Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1o. Cultivo - Strain GT - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Hoje dia 02/06/2020, tive a satisfação de por em prática uma parte do conhecimento, fascinante, sobre o cultivo de cogumelos. A possibilidade de explorar minha curiosidade científica associada a busca de auto conhecimento e evolução, me motivou a iniciar essa jornada.

Apesar de ser iniciante e advertido sobre os riscos de improvisar antes de adquirir alguma experiência, comecei fazendo uma adaptação que, de acordo com a literatura que li, não seria o ideal, mas mesmo assim me permiti fazer essa mudança. Utilizei uma panela de pressão elétrica para esterilizar o substrato, que de acordo com a especificação que encontrei na internet só chega a 12 psi de pressão, o que é inferior aos 15 psi indicados na maioria da literatura que tive acesso.

Sem mais demoras vamos ao diário de cultivo.
———
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Golden Teacher (GT)
PROCEDÊNCIA: Seringa Internet

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
Substrato foi misturado em uma bacia e depois distribuído em diversos recipientes: copos de vidro de whiskey, copo de vidro de geleia de mocotó, depósitos plásticos PP.

Todos foram esterilizados em panela de pressão elétrica por 90min.

1591146984252.jpeg
1591147016069.jpeg
1591147057929.jpeg
1591147097953.jpeg

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 02 / 06 / 2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

1591147232698.jpeg
1591147265131.jpeg
1591147300303.jpeg
1591147359982.jpeg
1591147412859.jpeg

Substrato 100% colonizado Data ___ / ___ / ____
(inserir foto)

---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Temperatura do Terrário ________ °c
Humidade ________

FLush Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

3° Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)
———
 
Última edição:
Salve! Agora li o diário todo hehe

Tá ficando profiça o seu terrário! Meus comentários:

*Já que você está com todos esses sensores, talvez seja interessante fazer o seu código escrever os valores de cada parâmetro em um .csv a cada N minutos. Aí depois você pode gerar uns gráficos bonitões e avaliar exatamente como o seu terrário está se comportando. Ou pelo menos logar toda vez que o cooler é acionado, depois que vc tiver o sensor de CO2, pra ter ideia de quantas vezes por dia ele está sendo acionado

*Na minha experiência, temperatura é bem menos importante que umidade e troca de ar. Eu não me preocuparia demais com esquemas de aquecimento/resfriamento. Inclusive acho desnecessário o uso de incubadora, ainda mais no nordeste. Aqui em SP meus copos colonizam tranquilamente se deixados em uma simples gaveta, mesmo no inverno

Mas pelo cuidado que você está tendo, certeza que vai ter uma colheita legal. Sigo acompanhando

Abraço!
Salve parceiro, obrigado pelos comentários, tenho o interesse em gerar os gráficos sim, mas no momento não tenho como fazer isso pois o arduino que tenho não tem módulo de cartão e não tem onde gravar. Ele será substituído em breve por um raspberry pi aí sim terei como gerar os gráficos e tal. Andei pesquisando e existe um software pra gerenciar cultivo de cogu, se chama mycodo, só conheci depois que já havia feito os pedidos dos sensores, talvez eu tenha que adaptar o código dele para incluir algum sensor que não seja suportado, mas acho que é de boa.


Abração e bom cultivo a todos. 🍄🍄🍄
 
Valeu pela resposta. Mais a noite vou implementar no meu.

Sobre os gráficos, é bem simples. Você vai usar o Node-Red pra receber, seccionar e organizar os dados, o InfluxDB pra armazenar e o Grafana ou o Chronograf pra exibir. Tudo open source e bem visual. Vai ficar legal no PiZero. Ansioso.
 
Hoje dia 20 de Junho de 2020 aniversariou meu primeiro bolo. Esse foi feito apenas o roll sem dunk, achei ele úmido quando tirei então decidi levar direto sem o dunk. No próximo faço um dunk pra comparar.
Fiz uma modificação na programação da ventilação do terrário, agora ele ventila por 2 min a cada 4 hr.
 

Anexos

  • 2406B14D-1EA7-43DB-A9D5-BAAE8A90FBC0.jpeg
    2406B14D-1EA7-43DB-A9D5-BAAE8A90FBC0.jpeg
    2.1 MB · Visualizações: 39
  • 7B0FE519-2A88-4944-A29A-E097EA654635.jpeg
    7B0FE519-2A88-4944-A29A-E097EA654635.jpeg
    1.5 MB · Visualizações: 41
  • F8D478F0-EA3C-4673-9B68-6AE3ED30E535.jpeg
    F8D478F0-EA3C-4673-9B68-6AE3ED30E535.jpeg
    3.3 MB · Visualizações: 38
Última edição:
Hoje dia 20 de Junho de 2020 aniversariou meu primeiro bolo. Esse foi feito apenas o roll sem dunk, achei ele úmido quando tirei então decidi levar direto sem o dunk. No próximo faço um dunk pra comparar.

Parabéns, está chegando a hora de ver os seus cogumelos aparecerem!
Acho que com essa configuração do terrário deve ficar um ambiente favorável pra eles. Provavelmente eles irão gostar muito.
Achei legal que o seu bolo ficou bem coberto de vermiculita mesmo sem dunk, vai ajudar muito na umidade do bolo. Os dos vídeos do canal "esporos no ar" no Youtube, que foi onde eu comecei a acompanhar, não ficaram assim.

Novamente, parabéns por todo o esforço e, que renda muitos frutos!
Estou gostando de acompanhar o seu trabalho!
 
Parabéns, está chegando a hora de ver os seus cogumelos aparecerem!
Acho que com essa configuração do terrário deve ficar um ambiente favorável pra eles. Provavelmente eles irão gostar muito.
Achei legal que o seu bolo ficou bem coberto de vermiculita mesmo sem dunk, vai ajudar muito na umidade do bolo. Os dos vídeos do canal "esporos no ar" no Youtube, que foi onde eu comecei a acompanhar, não ficaram assim.

Novamente, parabéns por todo o esforço e, que renda muitos frutos!
Estou gostando de acompanhar o seu trabalho!

Também achei que ficou bem legal e bem coberto, acho que a vermiculita S.Fina que uso ajudou a fixar e preencher melhor o bolo durante o roll.
 

Anexos

  • F13243EB-CA0E-4E4C-A701-887146B86579.jpeg
    F13243EB-CA0E-4E4C-A701-887146B86579.jpeg
    1,020 KB · Visualizações: 22
Salve parceiro, obrigado pelos comentários, tenho o interesse em gerar os gráficos sim, mas no momento não tenho como fazer isso pois o arduino que tenho não tem módulo de cartão e não tem onde gravar. Ele será substituído em breve por um raspberry pi aí sim terei como gerar os gráficos e tal. Andei pesquisando e existe um software pra gerenciar cultivo de cogu, se chama mycodo, só conheci depois que já havia feito os pedidos dos sensores, talvez eu tenha que adaptar o código dele para incluir algum sensor que não seja suportado, mas acho que é de boa.




Abração e bom cultivo a todos. 🍄🍄🍄
Você não precisa escrever esses dados com o Arduino. Pensa numa rede IoT. Um ESP32 serviria bem pra gente.

Dá pra você criar a rede com o Pi e enviar com o Arduino. O Pi vai ser o servidor que recebe os dados de n controladores, caso vc tenha um Arduino pra controlar sua iluminação por ex, e gerencia, analisa, grava e deixa isso na nuvem. De forma que vc pode acessar os gráficos de qualquer lugar ou por ex controlar um parâmetro. Caso deseje alterar algo no Arduino, setpoint do aquecedor, intervalo de tempo do fan, vc pública uma msg via MQTT pelo seu Android via 3g e o Pi recebe e repassa isso pro Arduino, que estará ouvindo no tópico que vc publicou com o Android.

Comece pelo Node-Red, fuçando nele...

Edit: sem o Pi da pra vc enviar os dados do Arduino via USB pro Node-Red e organizar e publicar com ele pro InfluxDB
 
Você não precisa escrever esses dados com o Arduino. Pensa numa rede IoT. Um ESP32 serviria bem pra gente.

Dá pra você criar a rede com o Pi e enviar com o Arduino. O Pi vai ser o servidor que recebe os dados de n controladores, caso vc tenha um Arduino pra controlar sua iluminação por ex, e gerencia, analisa, grava e deixa isso na nuvem. De forma que vc pode acessar os gráficos de qualquer lugar ou por ex controlar um parâmetro. Caso deseje alterar algo no Arduino, setpoint do aquecedor, intervalo de tempo do fan, vc pública uma msg via MQTT pelo seu Android via 3g e o Pi recebe e repassa isso pro Arduino, que estará ouvindo no tópico que vc publicou com o Android.

Comece pelo Node-Red, fuçando nele...

Edit: sem o Pi da pra vc enviar os dados do Arduino via USB pro Node-Red e organizar e publicar com ele pro InfluxDB

Entendi, pretendo fazer algo semelhante mas a ideia é substituir o arduino totalmente pelo pi zero w, vou conectar todos os sensores e reles diretamente no pi e ele fará tudo. É complicado pra mim deixar algo conectado via USB no arduino, não é preciso manter o pi e o arduino ao mesmo tempo já que o pi pode fazer todo o trabalho. Utilizarei o arduino para outros projetos depois que substituí-lo pelo PI zero w. Com relação a programação e mudança de parâmetros, pretendo rodar o Mycodo, um sistema também livre de gerenciamento de ambiente. Depois da uma olhada nele. Deixei o link em alguns posts acima.
Abraço e bons cultivos 🍄🍄🍄
 
Última edição:
Atualização 23/06/2020

Hoje coloquei o raspberry pi para começar a tirar fotos de 10 em 10 min para ver o desenvolvimento do bolo. A qualidade da câmera não é das melhores mas é o que é. Rsrs
Por enquanto um bolo apenas. O que aniversariou dia 20. Os outros estão 100% colonizados mas vou aguardar os 7 dias.

1592934558000.png
 
Atualização 23/06/2020

Hoje coloquei o raspberry pi para começar a tirar fotos de 10 em 10 min para ver o desenvolvimento do bolo. A qualidade da câmera não é das melhores mas é o que é. Rsrs
Por enquanto um bolo apenas. O que aniversariou dia 20. Os outros estão 100% colonizados mas vou aguardar os 7 dias.

View attachment 114719

Boa ideia. Dá pra fazer um timelapse depois!
 
Puts to amando acompanhar teu terrário ó! Espero que dê tudo certo! :D

Estou querendo testar clonagem e seleção utilizando agar e placa de petri, só que o agar de laboratório adequado para fungos e relativamente caro e vi algumas pessoas que usam o agar culinário com certo sucesso.
Pra turma que tá acompanhando, já tentaram? Recomendam alguma documentação, site, vídeo, post aqui no site?

O que eu tenho pra te recomendar foi uma técnica com papelão que criaram aqui e aparentemente muitas pessoas relataram bons resultados :D
Dá uma olhada se pode servir pra tu tbm hehe ^^
Técnica de clonagem em papelão

Boas safras rapaz o/ 🍄
 
Puts to amando acompanhar teu terrário ó! Espero que dê tudo certo! :D



O que eu tenho pra te recomendar foi uma técnica com papelão que criaram aqui e aparentemente muitas pessoas relataram bons resultados :D
Dá uma olhada se pode servir pra tu tbm hehe ^^
Técnica de clonagem em papelão

Boas safras rapaz o/ 🍄

Interessante, pode ser que eu teste futuramente. Obrigado por garimpar um tópico antigo e tão interessante.
Abraços. 🍄
 
Análise do terrário:

A temperatura do sensor DHT22 interno e do sensor laser externo estão condizentes. A umidade e que tem me causado dúvida, apesar de observar variação entre 88 e 95% durante o dia, hj à noite com clima chuvoso a umidade atingiu 99,90% estável, porém sem qualquer indício de condensação interna no terrário. A esmagadora maioria das fotos que vejo de terrários são tão úmidos que é visível a precipitação nas paredes do terrário. No meu apesar de mostrar 99,90% de umidade não demonstra qualquer condensação interna.

1593035714010.jpeg
Ansioso pra ver a próxima fase acontecendo, a chegada dos pins e a frutificação.
1593035932349.jpeg
 
Análise do terrário:

A temperatura do sensor DHT22 interno e do sensor laser externo estão condizentes. A umidade e que tem me causado dúvida, apesar de observar variação entre 88 e 95% durante o dia, hj à noite com clima chuvoso a umidade atingiu 99,90% estável, porém sem qualquer indício de condensação interna no terrário. A esmagadora maioria das fotos que vejo de terrários são tão úmidos que é visível a precipitação nas paredes do terrário. No meu apesar de mostrar 99,90% de umidade não demonstra qualquer condensação interna.

View attachment 114761

A ventoinha está ligando de tempos em tempos?
Se sim, não será porque quando a ventoinha liga ela retira um pouco da umidade do ambiente interno e com isso ela nunca chega ao ponto de saturação? 🤔

Ansioso pra ver a próxima fase acontecendo, a chegada dos pins e a frutificação.
View attachment 114763

Posta esse timelapse no fórum quando estiver pronto, pra gente acompanhar!!! 📺
 
Então a ventoinha liga de 4 em 4 horas por 2min. Então ela liga 6 vezes ao dia totalizando 12min de troca gasosa por dia. Tenho acompanhado e quando a ventoinha ativa por 2 min reduz em no máximo 3% a umidade, e em menos de 10min volta ao patamar anterior, antes da troca gasosa. Hoje em dia a variação de umidade está entre 84 e 99,9, quando chegar o umidificador ultrassônico “donut” como já vi sendo comentado aqui no fórum, conseguirei “controlar” a umidade relativa dentro do terrário com alguma precisão. Até lá, as condições climáticas são assim: temperatura varia de 26.x a 28.x e umidade de 88.x a 99.90. Sobre iluminação, se os cogus forem sensíveis a infravermelho, eles nasceram em direção a câmera que está fazendo o timelapse rsrs.
1593050513274.jpeg
 
Última edição:
Então a ventoinha liga de 4 em 4 horas por 2min. Então ela liga 6 vezes ao dia totalizando 12min de troca gasosa por dia. Tenho acompanhado e quando a ventoinha ativa por 2 min reduz em no máximo 3% a umidade, e em menos de 10min volta ao patamar anterior, antes da troca gasosa. Hoje em dia a variação de umidade está entre 84 e 99,9, quando chegar o umidificador ultrassônico “donut” como já vi sendo comentado aqui no fórum, conseguirei “controlar” a umidade relativa dentro do terrário com alguma precisão. Até lá, as condições climáticas são assim: temperatura varia de 26.x a 28.x e umidade de 88.x a 99.90. Sobre iluminação, se os cogus forem sensíveis a infravermelho, eles nasceram em direção a câmera que está fazendo o timelapse rsrs.
View attachment 114773

A caixa que você usa como terrário tem quantos litros de capacidade, eu vi um vídeo no Youtube que o tamanho da caixa também influencia na umidade. Caixas menores ficam úmidas mais facilmente. Quando eu vi esse vídeo fiquei até apreensivo porque comprei uma caixa de 56 litros e, talvez me de problemas.
 
A caixa que você usa como terrário tem quantos litros de capacidade, eu vi um vídeo no Youtube que o tamanho da caixa também influencia na umidade. Caixas menores ficam úmidas mais facilmente. Quando eu vi esse vídeo fiquei até apreensivo porque comprei uma caixa de 56 litros e, talvez me de problemas.
Não lembro exatamente a litragem dessa caixa, mas é algo em torno de 67 Litros. Concordo com você que o tamanho influência. Tenho dois ventiladores, um jogando ar pra dentro e o outro tirando o ar, sem qualquer filtro. Tomei essa decisão de não usar filtro com base no senso comum de abrir e abanar o terrário 3x ao dia. Se o cultivo suporta ser totalmente aberto e abanado, um ventinho sem filtro é o menor dos problemas. Não ignoro os agentes externos, formigas, moscas, insetos etc que podem entrar através das aberturas dos ventiladores, esse risco é conhecido e estou atento o máximo que posso para evitá-lo.
 
Última edição:
Back
Top