Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1o. Cultivo - Strain GT - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Hoje dia 02/06/2020, tive a satisfação de por em prática uma parte do conhecimento, fascinante, sobre o cultivo de cogumelos. A possibilidade de explorar minha curiosidade científica associada a busca de auto conhecimento e evolução, me motivou a iniciar essa jornada.

Apesar de ser iniciante e advertido sobre os riscos de improvisar antes de adquirir alguma experiência, comecei fazendo uma adaptação que, de acordo com a literatura que li, não seria o ideal, mas mesmo assim me permiti fazer essa mudança. Utilizei uma panela de pressão elétrica para esterilizar o substrato, que de acordo com a especificação que encontrei na internet só chega a 12 psi de pressão, o que é inferior aos 15 psi indicados na maioria da literatura que tive acesso.

Sem mais demoras vamos ao diário de cultivo.
———
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Golden Teacher (GT)
PROCEDÊNCIA: Seringa Internet

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
Substrato foi misturado em uma bacia e depois distribuído em diversos recipientes: copos de vidro de whiskey, copo de vidro de geleia de mocotó, depósitos plásticos PP.

Todos foram esterilizados em panela de pressão elétrica por 90min.

1591146984252.jpeg
1591147016069.jpeg
1591147057929.jpeg
1591147097953.jpeg

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 02 / 06 / 2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

1591147232698.jpeg
1591147265131.jpeg
1591147300303.jpeg
1591147359982.jpeg
1591147412859.jpeg

Substrato 100% colonizado Data ___ / ___ / ____
(inserir foto)

---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Temperatura do Terrário ________ °c
Humidade ________

FLush Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

3° Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)
———
 
Última edição:
Terrário pronto. Esperando os bolos.
Ainda na dúvida de faço o dunk e cold shock ou aniversário direto pro terrário.
 

Anexos

  • 23472722-7A20-4CD2-AB22-5E4460F51E18.jpeg
    23472722-7A20-4CD2-AB22-5E4460F51E18.jpeg
    2.7 MB · Visualizações: 51
Terrário pronto. Esperando os bolos.
Ainda na dúvida de faço o dunk e cold shock ou aniversário direto pro terrário.
Vou deixar minha opiniao baseada em meu primeiro cultivo em que fiz a comparacao com dunk e sem dunk, 3 bolos de cada.
Não teve diferença significativa... nos proximos pftek não vou nem fazer mais. Somente para os proximos flush.
Talvez em algum caso de colonização muito lenta pode acontecer de secar um pouco a mais os bolos mas ai é uma exceção. Nos proximos vai direto ao terrário sem nem cold shock.

Fiz o dunk de apenas 12h pois ja tinha botado 3 de molho na água e todos os mais experientes que perguntei indicaram ja aniversariar direto, ai nem deixei 24h.
 
Vou deixar minha opiniao baseada em meu primeiro cultivo em que fiz a comparacao com dunk e sem dunk, 3 bolos de cada.
Não teve diferença significativa... nos proximos pftek não vou nem fazer mais. Somente para os proximos flush.
Talvez em algum caso de colonização muito lenta pode acontecer de secar um pouco a mais os bolos mas ai é uma exceção. Nos proximos vai direto ao terrário sem nem cold shock.

Fiz o dunk de apenas 12h pois ja tinha botado 3 de molho na água e todos os mais experientes que perguntei indicaram ja aniversariar direto, ai nem deixei 24h.

Muito obrigado, sendo assim vou começar a aniversariar meus bolos. Já tenho um com 100% desde ontem, vou ver se aniversário ele amanhã. Junto com algum outro que possivelmente estará com 100% também.
 
Terrário pronto. Esperando os bolos.
Ainda na dúvida de faço o dunk e cold shock ou aniversário direto pro terrário.
Eu sugiro pelo menos algumas horas no dunk, apenas pra pevinir qualquer eventualidade ... Provavelmente vc vai fazer um roll com vermiculita nos bolos e pra isso vc tera q estereliza ela no microondas, enquanto a vermiculita esfria deixe os bolos submerso por um tempo, garanto que mal não vai fazer
 
Eu sugiro pelo menos algumas horas no dunk, apenas pra pevinir qualquer eventualidade ... Provavelmente vc vai fazer um roll com vermiculita nos bolos e pra isso vc tera q estereliza ela no microondas, enquanto a vermiculita esfria deixe os bolos submerso por um tempo, garanto que mal não vai fazer
Vou seguir sua dica. E esperar até sexta pra aniversariar. Vai ter uns 4 dias de 100% colonizado. A ideia é aniversariar apenas um dos 7 bolos.
 
Vou seguir sua dica. E esperar até sexta pra aniversariar. Vai ter uns 4 dias de 100% colonizado. A ideia é aniversariar apenas um dos 7 bolos.
É sempre bom previnir né?! Ja aconteceu de eu aniversariar bolos ressecados e perde um bom tempo com eles no terrario sem pinar ... e o ideal é que depois de 100% fique na incubadora por mais alguns dias, esse é o tempo de consolidação (colonização da parte interna do bolo, aquela area que não é possivel ver por fora do copo)
 
Salve, hoje passei o dia avaliando o terrário e acho que ficou dentro dos limites para pinagem.
Hoje de manhã as 7:00 antes da ventilação estava com 26,1 graus e 98,6 % de umidade.

1592522565926.jpeg
Depois da ventilação 25,9 graus e 91% de umidade.

1592522684744.jpeg
As 14:00 temperatura em 27,9 graus e umidade 92,1% antes da ventilação

1592522792054.jpeg
14:10 depois da ventilação temp 27,7 graus e umidade em 88,1%

1592522851650.jpeg
Agora a noite as 20:00 a temperatura estava em 27,3 graus e umidade em 95,2% antes de ventilar

1592522945834.jpeg
20:10 depois de ventilar a temp ficou em 27,2 graus e umidade em 92,8%

1592523006143.jpeg
Resumo temperatura ficou entre 26 e 28 graus e a umidade entre 88% e 98%.

A ventilação é feita de hora em hora com duração de 2 min, automatizado com arduino e dois coolers de computador, um jogando ar fresco dentro do terrário e o outro removendo ar do terrário.

Minha única preocupação é que não tenho filtros que impeçam a entrada de pequenos insetos, mosquitos ou contaminantes suspensos no ar pelas entradas dos coolers.

Estou ansioso para aniversariar logo um bolo que ja esta 100% colonizado a cerca de 48hr.

abraços 🍄

@AlmaLivre to otimista mesmo kkk, e você deveria está também, uma seringa ou carimbo desse primeiro cultivo será seu se ele for bem sucedido. Obrigado pelas dicas e apoio. Kkk

abração
 
Última edição:
Também estou. Kkkk Se der errado é minha responsabilidade, e se der certo também, porém com o mérito de todos que compartilharam, os conhecimentos sobre micologia, a grande parte nesse fórum, mas sem esquecer de considerar o conteúdo externo que também considerei.

sei que parece um super terrário, mas as dúvidas e anseios são os mesmos. Primeiro cultivo é primeiro cultivo. Mesmo parecendo profissional sou apenas um newbie.
 
Salve! Bacana teu cultivo, tô acompanhando.

Poderia me dizer qual biblioteca você utilizou pra programar o Arduino pra desligar e ligar baseado em tempo? Observei que você não utiliza um real time clocker pra isso. Está utilizando a função milis()?

Qual sensor de umidade é esse? Tô com um DHT11 mas o range superior é 95%
 
Salve! Bacana teu cultivo, tô acompanhando.

Poderia me dizer qual biblioteca você utilizou pra programar o Arduino pra desligar e ligar baseado em tempo? Observei que você não utiliza um real time clocker pra isso. Está utilizando a função milis()?
Verdade, fiz um timer baseado no clock do processador. Não é super preciso como utilizar um RTC e tem uma condição que deve ser considerada a cada 49 dias de acordo com o que eu li, não calculei, mas aceito que preciso resetar ele antes de 49 dias pra continuar funcionando, hoje nao me parece um probelema tao grande. rsrs... apertar o botao de reset do arduino uma vez por mes resolve rsrs... acho que vou ter que limpar o terrario com mais frequencia do que 49 dias. A capacidade de armazenar um unsigned long de milliseconds. Enfim não tratei essa exceção no código. Estou bem enferrujado pra escrever código. Vou compartilhar mas por favor sem julgamento. Fiz um merge e adaptação de vários códigos que vi nas pesquisas na internet.

Vou savar o post no celular editar incluindo o código amador que criei.

O sensor de umidade é o DHT22, é a evolução do DHT11, mais preciso, usa a mesma lib do dht11. O controle do tempo foi na marra. To enferrujado pra programar, em breve vou subatiruir esse artuino por um raspberrupi zero com wifi... espero que vc me ajude a gerar os graficos que vc fez... adorei...

Segue codigo frankenstein que esta rodando.

C:
// Example testing sketch for various DHT humidity/temperature sensors
// Written by ladyada, public domain

// REQUIRES the following Arduino libraries:
// - DHT Sensor Library: adafruit/DHT-sensor-library
// - Adafruit Unified Sensor Lib: adafruit/Adafruit_Sensor

#include "DHT.h"

//Carrega a biblioteca LiquidCrystal
#include <LiquidCrystal.h>

//Define os pinos que serão utilizados para ligação ao display
LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);

#define DHTPIN 13 // Digital pin connected to the DHT sensor
// Feather HUZZAH ESP8266 note: use pins 3, 4, 5, 12, 13 or 14 --
// Pin 15 can work but DHT must be disconnected during program upload.

// Uncomment whatever type you're using!
//#define DHTTYPE DHT11 // DHT 11
#define DHTTYPE DHT22 // DHT 22 (AM2302), AM2321
//#define DHTTYPE DHT21 // DHT 21 (AM2301)

//#define ledPin 7

// Connect pin 1 (on the left) of the sensor to +5V
// NOTE: If using a board with 3.3V logic like an Arduino Due connect pin 1
// to 3.3V instead of 5V!
// Connect pin 2 of the sensor to whatever your DHTPIN is
// Connect pin 4 (on the right) of the sensor to GROUND
// Connect a 10K resistor from pin 2 (data) to pin 1 (power) of the sensor

// Initialize DHT sensor.
// Note that older versions of this library took an optional third parameter to
// tweak the timings for faster processors. This parameter is no longer needed
// as the current DHT reading algorithm adjusts itself to work on faster procs.
DHT dht(DHTPIN, DHTTYPE);

// FAN

int fan = 10;
int fanTimes = 0;

// Timer Variables
long startMillis = 0;
long fanStartTime = 0;
unsigned long fanTimer = 1000UL * 60UL * 58UL; // Intervalo entre acionamentos
unsigned long fanEndTimer = 1000UL * 60UL * 2UL; // Tempo de acionamento
unsigned long fanUmidEndTimer = 1000UL * 60UL * 1UL; // Tempo de acionamento

volatile byte fanStateTimer = LOW;
volatile byte fanState = LOW;

void setup() {

//Define o número de colunas e linhas do LCD
lcd.begin(16, 2);

// Pin for relay module set as output
pinMode(fan, OUTPUT);
digitalWrite(fan, HIGH);

// pinMode(ledPin, OUTPUT);
Serial.begin(9600);
Serial.println(F("DHT22 test!"));

dht.begin();
}

void loop() {

// Wait a few seconds between measurements.
delay(2000);

// Atualizando timer
// Update, update, update...
unsigned long currentMillis = millis();

// Load startMillis
if (fanState == LOW & startMillis == 0) {
startMillis = currentMillis;
}

//Limpa a tela
lcd.clear();

// Reading temperature or humidity takes about 250 milliseconds!
// Sensor readings may also be up to 2 seconds 'old' (its a very slow sensor)
float h = dht.readHumidity();
// Read temperature as Celsius (the default)
float t = dht.readTemperature();
// Read temperature as Fahrenheit (isFahrenheit = true)
float f = dht.readTemperature(true);

// Check if any reads failed and exit early (to try again).
if (isnan(h) || isnan(t) || isnan(f)) {
Serial.println(F("Failed to read from DHT sensor!"));
return;
}

// Compute heat index in Fahrenheit (the default)
float hif = dht.computeHeatIndex(f, h);
// Compute heat index in Celsius (isFahreheit = false)
float hic = dht.computeHeatIndex(t, h, false);

Serial.print(F("Umidade: "));
Serial.print(h);
Serial.print(F("% Temperatura: "));
Serial.print(t);
Serial.print(F("°C "));
Serial.print(f);
Serial.print(F("°F Sensação Térmica: "));
Serial.print(hic);
Serial.print(F("°C "));
Serial.print(hif);
Serial.println(F("°F"));

//Posiciona o cursor na coluna 1, linha 0;
lcd.setCursor(0, 0);
//Envia o texto entre aspas para o LCD
lcd.print("Temp Umid Fan");
//Posiciona o cursor na coluna 0, linha 1;
lcd.setCursor(0, 1);
lcd.print(t);
lcd.print(" ");
lcd.print(h);
lcd.print(" ");
lcd.print(fanTimes);


// Acionamento da FAN por tempo

//Serial.print("Checando timer para inicio: currentMillis - startMillis = ");
Serial.print("fanTimes: ");
Serial.println(fanTimes);

if (currentMillis - startMillis > fanTimer & fanState == LOW) {
// Se passou X minutos e ventilador desligado
fanStateTimer = HIGH;
fanStartTime = currentMillis;
fanTimes += 1;
//Serial.print("Iniciando contador de tempo: ");
//Serial.println("fanStartTime");
}

if (fanStateTimer == HIGH & currentMillis - fanStartTime < fanEndTimer) {
fanState = HIGH;
digitalWrite(fan, LOW);
}
else if (fanState == HIGH & currentMillis - fanStartTime > fanEndTimer) {
fanState = LOW;
fanStateTimer = LOW;
startMillis = currentMillis;
digitalWrite(fan, HIGH);
}
/*
if ( h >= 99 & fanState == LOW ) {
fanStateTimer = HIGH;
fanStartTime = currentMillis;
fanTimes += 1;
}
else if (fanState == HIGH & (h <= 85 | currentMillis - fanStartTime > fanUmidEndTimer)) {
fanState = LOW;
fanStateTimer = LOW;
digitalWrite(fan, HIGH);
}
*/
}
 
Última edição:
Qual sensor de umidade é esse? Tô com um DHT11 mas o range superior é 95%

DHT22 chega a 99%
Salve, hoje passei o dia avaliando o terrário e acho que ficou dentro dos limites para pinagem.
Hoje de manhã as 7:00 antes da ventilação estava com 26,1 graus e 98,6 % de umidade.
View attachment 114506
Depois da ventilação 25,9 graus e 91% de umidade.
View attachment 114507
As 14:00 temperatura em 27,9 graus e umidade 92,1% antes da ventilação
View attachment 114508
14:10 depois da ventilação temp 27,7 graus e umidade em 88,1%
View attachment 114509
Agora a noite as 20:00 a temperatura estava em 27,3 graus e umidade em 95,2% antes de ventilar
View attachment 114510
20:10 depois de ventilar a temp ficou em 27,2 graus e umidade em 92,8%
View attachment 114511
Resumo temperatura ficou entre 26 e 28 graus e a umidade entre 88% e 98%.

A ventilação é feita de hora em hora com duração de 2 min, automatizado com arduino e dois coolers de computador, um jogando ar fresco dentro do terrário e o outro removendo ar do terrário.
Minha única preocupação é que não tenho filtros que impeçam a entrada de pequenos insetos, mosquitos ou contaminantes suspensos no ar pelas entradas dos coolers.
Estou ansioso para aniversariar logo um bolo que ja esta 100% colonizado a cerca de 48hr.

abraços 🍄
@AlmaLivre to otimista mesmo kkk, e você deveria está também, uma seringa ou carimbo desse primeiro cultivo será seu se ele for bem sucedido. Obrigado pelas dicas e apoio. Kkk

abração


Ficou muito bem feito!
Quero fazer um desse futuramente, mas com um sistema de aquecimento e tambem de refrigeraçao (talvez peltier) para cultivar durante o verao.

Abraços e bom cultivo!
 
Última edição:
Opa @fff
Blza, passei aqui pra elogiar o empenho e estarei acompanhando também.
Muito legais as fotos, a conversa de vocês também, trocando informações bem técnicas sobre a programação, coisa legal saber que vocês tem esse conhecimento.

O esforço em oferecer um ambiente controlado será bem visto pelo micélio. 👊 :cool:
 
DHT22 chega a 99%



Ficou muito bem feito!
Quero fazer um desse futuramente, mas com um sistema de aquecimento e tambem de refrigeraçao (talvez peltier) para cultivar durante o verao.

Abraços e bom cultivo!

Show de bola, estou aguardando chegar algumas coisas pra incrementar. O resfriador com peltier e dois dissipadores com coolers, uns umidificadores ultrassônicos e um aquecedor de aquário que no momento acho que não será necessário.
Sobre o DHT22 ele chega a marcar 99,9% de umidade, show de bola, não sei quando tempo ele vai aguentar, já ouvi gente falando que tanto os sensores quanto os coolers tem vida útil reduzir devido a alta umidade
 
Terrário pronto. Esperando os bolos.
Ainda na dúvida de faço o dunk e cold shock ou aniversário direto pro terrário.

Estou querendo construir um projetinho desse pra mim.
Gostaria de trocar informações sobre.
Já preparei aqui uma listinha de materiais que pretendo utilizar, mas qualquer apoio seria de grande utilidade.

Pensei em utilizar sensor de umidade e temperatura.
Aqui na Bahia sempre está mais quente, então até cheguei a pensar numa placa de Peltier para tentar amenizar. (Esse poderia estar ligado a um cooler para jogar ar para dentro do terrário)
Quanto a umidade, estou querendo comprar aqueles umidificador donut USB, mas enquanto não compro, pensei em deixar a bomba de aquário em um relê.
Para diminuir a umidade, seria ligar o cooler de "exaustão". Esse poderia ser acionado tbm com um sensor de CO2.
 
Estou querendo construir um projetinho desse pra mim.
Gostaria de trocar informações sobre.
Já preparei aqui uma listinha de materiais que pretendo utilizar, mas qualquer apoio seria de grande utilidade.

Pensei em utilizar sensor de umidade e temperatura.
Aqui na Bahia sempre está mais quente, então até cheguei a pensar numa placa de Peltier para tentar amenizar. (Esse poderia estar ligado a um cooler para jogar ar para dentro do terrário)
Quanto a umidade, estou querendo comprar aqueles umidificador donut USB, mas enquanto não compro, pensei em deixar a bomba de aquário em um relê.
Para diminuir a umidade, seria ligar o cooler de "exaustão". Esse poderia ser acionado tbm com um sensor de CO2.

A ideia é essa mesma, da uma olhada nesse link aqui do meu post de apresentação, lá eu mostro uma lista de material que pretendo usar no terrário. Tem o esquema de resfriamento com peltier tmb.


Abração e bom cultivo.
 
Salve! Agora li o diário todo hehe

Tá ficando profiça o seu terrário! Meus comentários:

*Já que você está com todos esses sensores, talvez seja interessante fazer o seu código escrever os valores de cada parâmetro em um .csv a cada N minutos. Aí depois você pode gerar uns gráficos bonitões e avaliar exatamente como o seu terrário está se comportando. Ou pelo menos logar toda vez que o cooler é acionado, depois que vc tiver o sensor de CO2, pra ter ideia de quantas vezes por dia ele está sendo acionado

*Na minha experiência, temperatura é bem menos importante que umidade e troca de ar. Eu não me preocuparia demais com esquemas de aquecimento/resfriamento. Inclusive acho desnecessário o uso de incubadora, ainda mais no nordeste. Aqui em SP meus copos colonizam tranquilamente se deixados em uma simples gaveta, mesmo no inverno

Mas pelo cuidado que você está tendo, certeza que vai ter uma colheita legal. Sigo acompanhando

Abraço!
 
Back
Top