Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1o. Cultivo - Strain GT - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Hoje dia 02/06/2020, tive a satisfação de por em prática uma parte do conhecimento, fascinante, sobre o cultivo de cogumelos. A possibilidade de explorar minha curiosidade científica associada a busca de auto conhecimento e evolução, me motivou a iniciar essa jornada.

Apesar de ser iniciante e advertido sobre os riscos de improvisar antes de adquirir alguma experiência, comecei fazendo uma adaptação que, de acordo com a literatura que li, não seria o ideal, mas mesmo assim me permiti fazer essa mudança. Utilizei uma panela de pressão elétrica para esterilizar o substrato, que de acordo com a especificação que encontrei na internet só chega a 12 psi de pressão, o que é inferior aos 15 psi indicados na maioria da literatura que tive acesso.

Sem mais demoras vamos ao diário de cultivo.
———
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Golden Teacher (GT)
PROCEDÊNCIA: Seringa Internet

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
Substrato foi misturado em uma bacia e depois distribuído em diversos recipientes: copos de vidro de whiskey, copo de vidro de geleia de mocotó, depósitos plásticos PP.

Todos foram esterilizados em panela de pressão elétrica por 90min.

1591146984252.jpeg
1591147016069.jpeg
1591147057929.jpeg
1591147097953.jpeg

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 02 / 06 / 2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

1591147232698.jpeg
1591147265131.jpeg
1591147300303.jpeg
1591147359982.jpeg
1591147412859.jpeg

Substrato 100% colonizado Data ___ / ___ / ____
(inserir foto)

---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Temperatura do Terrário ________ °c
Humidade ________

FLush Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

3° Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)
———
 
Última edição:
Parabéns pelo primeiro cultivo extremamente bem organizado irmão, o micélio parece tá se desenvolvendo lindamente e rápido.
Também iniciei meu primeiro essa semana, espero que dê certo também haha.

Se puder, faz um esquema ou tutorial desse sistema de sensores e automação da temperatura aí e do quais materiais precisa e onde comprar.
Gostei muito.

Abraços.

Opa Pedro, obrigado pelos elogios, espero que de tudo certo no seu cultivo também.
Então posso fazer sim o tutorial. O que eu fiz até o momento e algo simples, apenas um termostato com sensor externo acionando um aquecedor de aquário. Vou tirar um tempo para escrever em um outro post como fazer tipo um tutorial e aviso aqui quando tiver postado. O terrário ainda está na fase de ideias, o material já comprei porém não chegou ainda. Vou procurar fotografar todo o passo a passo da montagem do terrário e compartilhar aqui no fórum.
 
Hoje dia 02/06/2020, tive a satisfação de por em prática uma parte do conhecimento, fascinante, sobre o cultivo de cogumelos. A possibilidade de explorar minha curiosidade científica associada a busca de auto conhecimento e evolução, me motivou a iniciar essa jornada.

Apesar de ser iniciante e advertido sobre os riscos de improvisar antes de adquirir alguma experiência, comecei fazendo uma adaptação que, de acordo com a literatura que li, não seria o ideal, mas mesmo assim me permiti fazer essa mudança. Utilizei uma panela de pressão elétrica para esterilizar o substrato, que de acordo com a especificação que encontrei na internet só chega a 12 psi de pressão, o que é inferior aos 15 psi indicados na maioria da literatura que tive acesso.

Sem mais demoras vamos ao diário de cultivo.
———
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Golden Teacher (GT)
PROCEDÊNCIA: Seringa Internet

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
Substrato foi misturado em uma bacia e depois distribuído em diversos recipientes: copos de vidro de whiskey, copo de vidro de geleia de mocotó, depósitos plásticos PP.

Todos foram esterilizados em panela de pressão elétrica por 90min.

View attachment 113899
View attachment 113900
View attachment 113901
View attachment 113902

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 02 / 06 / 2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

View attachment 113903
View attachment 113904
View attachment 113905
View attachment 113906
View attachment 113907
Substrato 100% colonizado Data ___ / ___ / ____
(inserir foto)

---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Temperatura do Terrário ________ °c
Humidade ________

FLush Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

3° Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)
———
Esses potes pp5, cê passou alguma fita adesiva ou só tampou antes de ir pra PP?
 
Esses potes pp5, cê passou alguma fita adesiva ou só tampou antes de ir pra PP?

So tampei antes de ir pra PP. Tive a impressão que entrou água e eles ficaram mais unidos que os copos de vidro tampados com papel alumínio e fita. Mesmo assim inoculei todos “igualmente” dentro do possível rsrs, e estão germinando bem. Tanto os potes pp quantos os copos de vidro.
 
So tampei antes de ir pra PP. Tive a impressão que entrou água e eles ficaram mais unidos que os copos de vidro tampados com papel alumínio e fita. Mesmo assim inoculei todos “igualmente” dentro do possível rsrs, e estão germinando bem. Tanto os potes pp quantos os copos de vidro.

Meu primeiro cultivo foi com 3 potes PP5 de 230ml e utilizei somente a tampa.
Deu bastante certo.
Quando tentei reutilizar da mesma maneira deu contaminação.

No meu segundo cultivo eu utilizei um pote igual, somente com a tampa e deu certo tbm.
No terceiro cultivo eu tentei reutilizar esse mesmo pote, mas descartei a tampa, usei papel alumínio.
Espero que dê certo.

Não sei se o motivo da contaminação foi a tampa, mas não a usarei novamente.
Já tinham me alertado que ela não veda direito e corria o risco de contaminar, principalmente se reutilizasse, afinal o pote deforma um pouco na panela de pressão.

Essa foi minha experiência, mas pode ser que dei azar e foi outro motivo.
Ainda assim, prefiro evitar repetir.
 
Meu primeiro cultivo foi com 3 potes PP5 de 230ml e utilizei somente a tampa.
Deu bastante certo.
Quando tentei reutilizar da mesma maneira deu contaminação.

No meu segundo cultivo eu utilizei um pote igual, somente com a tampa e deu certo tbm.
No terceiro cultivo eu tentei reutilizar esse mesmo pote, mas descartei a tampa, usei papel alumínio.
Espero que dê certo.

Não sei se o motivo da contaminação foi a tampa, mas não a usarei novamente.
Já tinham me alertado que ela não veda direito e corria o risco de contaminar, principalmente se reutilizasse, afinal o pote deforma um pouco na panela de pressão.

Essa foi minha experiência, mas pode ser que dei azar e foi outro motivo.
Ainda assim, prefiro evitar repetir.
Eu queria mesmo é evitar de usar o papel alumínio, é muito chato o procedimento.
 
Esse lance com o peltier vai aumentar a chance de contaminação e queria evitar.

Por quê?

Essa corrente de ar é um fator que eu gostaria de evitar pois facilitaria algum contaminante chegar até um dos bolos, ou mesmo espalhar entre os bolos.

Na verdade, o uso de coolers ou ventilações assim é a queda drástica na umidade interna do terrário que causam, e não contaminações. Lembrando que o bolo colonizado já tem condições de se defender de contaminantes, então lidar com bolos pede limpeza e higiene, mas não assepcia.
 
Meu primeiro cultivo foi com 3 potes PP5 de 230ml e utilizei somente a tampa.
Deu bastante certo.
Quando tentei reutilizar da mesma maneira deu contaminação.

No meu segundo cultivo eu utilizei um pote igual, somente com a tampa e deu certo tbm.
No terceiro cultivo eu tentei reutilizar esse mesmo pote, mas descartei a tampa, usei papel alumínio.
Espero que dê certo.

Não sei se o motivo da contaminação foi a tampa, mas não a usarei novamente.
Já tinham me alertado que ela não veda direito e corria o risco de contaminar, principalmente se reutilizasse, afinal o pote deforma um pouco na panela de pressão.

Essa foi minha experiência, mas pode ser que dei azar e foi outro motivo.
Ainda assim, prefiro evitar repetir.

Ótimo saber disso. Esses potes PP tenho de ruma aqui. Porém nenhum foi comprado, eu guardo esses potes quando recebo nos deliveries, rsrs Pote de sopa, pote de tataki de salmao, de tudo no mundo. rsrs... lavo bem com detergente e foi pra PP, ainda bem que esta dando certo esses dois. Fiz uma coisa no preparo da incubadora que não vi ninguem falando aqui até agora. Após limpar com alcool 70, passei um spray de desinfetante chamado Lysoform. Dei uma apertada de uns 2 segundos dentro da incubadora e fechei por 1hr, depois ficou aberta por mais 1 hora antes de eu por os bolos dentro. Já fazem uns 10 dias e até hoje quando abro ainda sinto resquicios do cheiro desse desinfetante. Fiquei com medo dele matar o micélio por ter permanecido com cheiro até hoje, mas o resultado esta sendo satisfatório, acredito que tem ajudado a manter o ambiente dentro da incubadora protegido de boa parte dos contaminantes.

Não pretendo reutilizar os potes PP pois como falei, toda semana recebo mais quando peço comida. rsrs.

Abraços
Eu queria mesmo é evitar de usar o papel alumínio, é muito chato o procedimento.

Realmente é preciso mais precisão para trabalhar com o papel aluminio, já que ele é bem mais fragio que o plastico PP. Esse primeiro cultivo esta dando certo até agora, tanto com os copos de vidro e papel aluminio como com os potes PP.

Vamos torcer pra dar certo dos dois jeitos.. Se o resultado final dos potes PP for semelhante ao dos copos de vidro, devo passar a usar apenas os potes PP nos proximos bolos.
Por quê?



Na verdade, o uso de coolers ou ventilações assim é a queda drástica na umidade interna do terrário que causam, e não contaminações. Lembrando que o bolo colonizado já tem condições de se defender de contaminantes, então lidar com bolos pede limpeza e higiene, mas não assepcia.

Então, acho que você viu a explicação do porque nos postes seguintes, acho que a corrente de ar dentro do terrario ajudaria e levar um contaminante que possa esta na tampa, na parede, na argila espandida, sei la onde, até os bolos. Fico mais tranquilo por ouvir que o miscelio é resistente e não sofre contaminação com facilidade, mas como falei, essa é minha primeira vez. não tenho nenhuma experiencia com cultivo de cogu.

Sobre a queda de umidade não será um problema, pois pretendo colocar de 1 a 3 umidificadores ultrassonicos dentro do terrario, o quanto for necessário para corrigir a umidade, já estão a caminho devem chegar em breve esses umidificadores.

Comprei 3 desses que serão controlados por um arduino ou raspberry pi. Acho que vou começar com o arduino e depois migrar pro raspberry pi, pois pretendo deixar uma microcamera fotografando de tempos em tempos pra gerar um video tipo timelapse da frutificação.


1591989770183.png

Ainda estou aprendendo a usar o arduino com objetivo de automatizar o terrário.

Abraços
 

Anexos

  • 622E82F1-2805-422A-A083-0B32AFB00F22.jpeg
    622E82F1-2805-422A-A083-0B32AFB00F22.jpeg
    716.9 KB · Visualizações: 14
  • 6053F780-5EE7-43CF-8727-8182CFFACAF8.jpeg
    6053F780-5EE7-43CF-8727-8182CFFACAF8.jpeg
    2.2 MB · Visualizações: 14
Última edição:
Hoje foi dia de realizar upgrade na incubadora. Ela ganhou um termostato e um aquecedor de aquário de 20w que foi colocado dentro de uma garrafa plástica de 1L. Está programado para começar a aquecer a 28 graus e desligar quando a temperatura ambiente da incubadora chegar a 30 graus.

Segue fotos.

View attachment 114014

View attachment 114016
Alguns fios ficaram pequenos, depois vou arrumar a estética, esconder um pouco esses fios, grudar com fita dupla face etc.

Para a turma mais experiente, gostaria de dicas sobre a temperatura ideal.

Abraços e bons cultivos.


Legal, isso ajuda bastante a monitorar a temperatura!

Eu também tenho um termostato ligado a um aquecedor dentro de uma garrafa de vidro de 1L. No meu caso, eu defini a temperatura constante de 29 graus e 0.5 graus de diferença, ou seja, sempre que a temperatura chega a 28.5 graus, o aquecedor liga; e quando a água atinge os 29 graus o aquecedor desliga. Fiz assim porque notei que quando o aquecedor desliga a temperatura da água ainda sobe 0.5 graus, fazendo com que a incubadora atinja os 29.5 graus. Isso faz com que a variação de temperatura seja de apenas 1 grau e, se mantenha bem na média da temperatura recomendada (28 a 30 graus).

Inoculei os meus copos com TKSSS dia 1 deste mês e, estou esperando até o dia 21 para abrir a caixa pela primeira vez e ver como estão os meus bolos.
O que está difícil de controlar aqui é a ansiedade, rsrsrs.

Sucesso no cultivo pra você!!!
 
Legal, isso ajuda bastante a monitorar a temperatura!

Eu também tenho um termostato ligado a um aquecedor dentro de uma garrafa de vidro de 1L. No meu caso, eu defini a temperatura constante de 29 graus e 0.5 graus de diferença, ou seja, sempre que a temperatura chega a 28.5 graus, o aquecedor liga; e quando a água atinge os 29 graus o aquecedor desliga. Fiz assim porque notei que quando o aquecedor desliga a temperatura da água ainda sobe 0.5 graus, fazendo com que a incubadora atinja os 29.5 graus. Isso faz com que a variação de temperatura seja de apenas 1 grau e, se mantenha bem na média da temperatura recomendada (28 a 30 graus).

Inoculei os meus copos com TKSSS dia 1 deste mês e, estou esperando até o dia 21 para abrir a caixa pela primeira vez e ver como estão os meus bolos.
O que está difícil de controlar aqui é a ansiedade, rsrsrs.

Sucesso no cultivo pra você!!!

Sucesso pra você também. Pelo que entendi o seu termostato liga e desliga de acordo com a temperatura da água dentro da garrafa de vidro correto? Se for isso mesmo, você tem outro termômetro externo que mostre a temperatura do ar dentro da incubadora?

Aqui funciona assim, tem um sensor de temperatura ligado ao termostato, só que esse sensor fica suspenso no ar próximo a parede da incubadora e a garrafa que aquece fica no centro a uns 30cm de distância. Dessa forma a leitura da temperatura do termostato que uso é a temperatura do ar dentro da incubadora e não a temperatura da água. E aqui eu programei pra ele começar a aquecer quando atingir 28,4 e desligar quando a a temperatura chegar a 29,4 graus celsius. Lembrando que é com base na temperatura ambiente e não a temperatura da água. Nessa configuração a garrafa mesmo desligada continua aumentando a temperatura interna da incubadora em mais 0,6 graus chegando aos 30 graus celsius. Dessa forma a variação fica entre 28,4 e 30. O aquecimento liga umas 3 a 4 vezes por dia e não passa mais do que 15 min ligado para corrigir a temperatura.

Hoje retirei todos os meus 7 bolos para uma sessão de fotos e gosta muito da opinião dos mais experientes no fórum. O bolo do pote PP menor parece aveludado os dois bolos nos potes plásticos parecem com muita água ao redor. Os de vidro também parecem vem molhados por dentro, acho que pode ser influenciado por manter a temperatura em torno de 29 graus em média.

Me assusta um pouco toda essa água que aparece nas bordas mas o micélio em si parece saudável na grande maioria.

Seguem as fotos.
 

Anexos

  • 62A43E2E-6FB2-484E-9E37-4D1FD4762BA1.jpeg
    62A43E2E-6FB2-484E-9E37-4D1FD4762BA1.jpeg
    2.5 MB · Visualizações: 33
  • FEFF710B-E804-4E43-9D2D-B66F80580802.jpeg
    FEFF710B-E804-4E43-9D2D-B66F80580802.jpeg
    2.5 MB · Visualizações: 32
  • 7186CE06-62F5-4CED-A936-1D99C6B8B868.jpeg
    7186CE06-62F5-4CED-A936-1D99C6B8B868.jpeg
    2.6 MB · Visualizações: 33
  • 93D66589-83CB-4251-A647-65F90608CFC1.jpeg
    93D66589-83CB-4251-A647-65F90608CFC1.jpeg
    2.2 MB · Visualizações: 29
  • 1D086A31-EF06-4008-917B-BB2F195A6B45.jpeg
    1D086A31-EF06-4008-917B-BB2F195A6B45.jpeg
    2.2 MB · Visualizações: 30
  • 37C9FDDF-6518-429D-9AD6-000A937DCED9.jpeg
    37C9FDDF-6518-429D-9AD6-000A937DCED9.jpeg
    2.5 MB · Visualizações: 27
  • 588E427E-B339-4AC8-8EF1-01C090E5D171.jpeg
    588E427E-B339-4AC8-8EF1-01C090E5D171.jpeg
    2.5 MB · Visualizações: 22
  • 54E0257A-17D1-4E29-B3EA-B78E9FEF070B.jpeg
    54E0257A-17D1-4E29-B3EA-B78E9FEF070B.jpeg
    2.5 MB · Visualizações: 27
  • 2207ADE3-6760-45F2-8A91-F839F2DE5DCD.jpeg
    2207ADE3-6760-45F2-8A91-F839F2DE5DCD.jpeg
    2.8 MB · Visualizações: 27
  • 881539FE-7FFB-441F-9B8C-565D452AB36E.jpeg
    881539FE-7FFB-441F-9B8C-565D452AB36E.jpeg
    3.2 MB · Visualizações: 25
  • FF2A0951-FE76-480D-9192-AE3293E111BE.jpeg
    FF2A0951-FE76-480D-9192-AE3293E111BE.jpeg
    3.2 MB · Visualizações: 24
  • E171F412-D39B-4CA4-A160-C3B615A7988C.jpeg
    E171F412-D39B-4CA4-A160-C3B615A7988C.jpeg
    3.1 MB · Visualizações: 21
  • 576DAA00-4F0E-4D96-A861-BD6EBE09BFD8.jpeg
    576DAA00-4F0E-4D96-A861-BD6EBE09BFD8.jpeg
    3.4 MB · Visualizações: 18
  • D993E071-0BB6-4FDE-882F-A77D2A6CF3CE.jpeg
    D993E071-0BB6-4FDE-882F-A77D2A6CF3CE.jpeg
    2.6 MB · Visualizações: 14
  • AA7162AC-C642-421D-986A-44BA69B4819B.jpeg
    AA7162AC-C642-421D-986A-44BA69B4819B.jpeg
    2.8 MB · Visualizações: 15
  • 321AA9A9-6D72-4F0A-A939-6A5A604AD138.jpeg
    321AA9A9-6D72-4F0A-A939-6A5A604AD138.jpeg
    2.8 MB · Visualizações: 19
Cara, seu diário tá muito bom.
Bem organizado seu cultivo
Quase não precisa de atenção
Mano parabéns mesmo
🍄👽
 
Tá tudo OK com seus bolos e essa água é sinal de micélio saudável se você fez a receita nas proporções certas.

Só algumas fotos parece ter aparecido um micélio mais claro ao lado do cubensis, que poderia ser um contaminante.
 
Tá tudo OK com seus bolos e essa água é sinal de micélio saudável se você fez a receita nas proporções certas.

Só algumas fotos parece ter aparecido um micélio mais claro ao lado do cubensis, que poderia ser um contaminante.
Você está certo, tem mesmo alguns pontos com esse miscelio mais claro quase transparente, o que acha que devo fazer?

Esta falando sobre esse aqui né?

1592173092625.jpeg
 
Última edição:
Esta falando sobre esse aqui né?

Sim, tipo esse micélio mais claro e enevoado que para o crescimento do cubensis nas zonas de contato. A foto não dá 100% de certeza, mas parece.
 
Sim, tipo esse micélio mais claro e enevoado que para o crescimento do cubensis nas zonas de contato. A foto não dá 100% de certeza, mas parece.
Vou aguardar mais alguns dias e farei novas fotos. Não quero correr o risco de que isso se espalhe para os outros bolos caso se confirme ser uma contaminação. Vou deixá-los quietos por mais uns 2 dias e depois vejo como evoluiu. Obrigado pelas infos @ExPoro
 
Última edição:
Sucesso pra você também. Pelo que entendi o seu termostato liga e desliga de acordo com a temperatura da água dentro da garrafa de vidro correto? Se for isso mesmo, você tem outro termômetro externo que mostre a temperatura do ar dentro da incubadora?


Não. O meu termostato mede a temperatura da caixa mesmo, não da água. A única diferença é que o meu começa a aquecer em 28,5 e para em 29 graus, porque mesmo após o aquecedor desligar, a temperatura dentro da caixa ainda sobe 0,5 graus antes de começar a cair novamente. Isso faz com que a temperatura fique sempre entre 28,5 e 29,5 (ou seja, somente 1 grau de variação dentro da caixa).

Seguem as fotos.


Os seus bolos estão muito bonitos!!!
 
Não. O meu termostato mede a temperatura da caixa mesmo, não da água. A única diferença é que o meu começa a aquecer em 28,5 e para em 29 graus, porque mesmo após o aquecedor desligar, a temperatura dentro da caixa ainda sobe 0,5 graus antes de começar a cair novamente. Isso faz com que a temperatura fique sempre entre 28,5 e 29,5 (ou seja, somente 1 grau de variação dentro da caixa).




Os seus bolos estão muito bonitos!!!

Obrigado. Então temos quase a mesma configuração. Na minha incubadora a temperatura varia 1.5 chegando até 30. Quase a mesma coisa.
Abração e bons cultivos
 
Fazendo a montagem do arduino para automatizar o terrário. Ainda falta a programação para acionar os coolers.

Primeiro cooler foi montado no local, não vou utilizar nada para filtrar o ar. Espero que certo assim. Vi muita gente falando que depois que aniversaria dificilmente contamina. Outros tiraram os micropore para melhorar a troca de ar e ficou melhor sem, então vamos testar dessa forma.
 

Anexos

  • 0D066720-7A61-40DA-98DF-7C53E1659917.jpeg
    0D066720-7A61-40DA-98DF-7C53E1659917.jpeg
    2.6 MB · Visualizações: 39
  • C162655C-F8C9-49D1-B9B7-BF9E411E036B.jpeg
    C162655C-F8C9-49D1-B9B7-BF9E411E036B.jpeg
    1,007.2 KB · Visualizações: 36
  • 400BFB3E-9841-41F3-A8FE-BB08F33C6E87.jpeg
    400BFB3E-9841-41F3-A8FE-BB08F33C6E87.jpeg
    1.1 MB · Visualizações: 35
  • 671B68A1-8B64-493C-B9FB-F44ACA171B8C.jpeg
    671B68A1-8B64-493C-B9FB-F44ACA171B8C.jpeg
    1.5 MB · Visualizações: 38
  • 87EFC98B-BAF3-42F1-BE92-9DF3068CD633.jpeg
    87EFC98B-BAF3-42F1-BE92-9DF3068CD633.jpeg
    3.4 MB · Visualizações: 37
Última edição:
Segue atualização da colonização. O pote PP menor já está 100% colonizado, foi o vencedor, todos os outros estão com mais de 90% acho que com exceção do PP maior e um copo de whiskey que estava com suspeita de contaminação. Preciso correr pra finalizar o terrário nos próximos dias.
Estou com uma dúvida cruel agora que está chegando o dia de aniversariar os bolos, não sei se levo direto pro terrário ou faço o cold shock e dunk na geladeira por 12h. O que acham?
 

Anexos

  • 37125017-DD3F-44C4-9F06-CAFD4EF195D4.jpeg
    37125017-DD3F-44C4-9F06-CAFD4EF195D4.jpeg
    1.8 MB · Visualizações: 17
  • 014A0F7C-7130-419B-A24F-10D54B547691.jpeg
    014A0F7C-7130-419B-A24F-10D54B547691.jpeg
    1.9 MB · Visualizações: 16
  • AA78E97F-D86F-4335-A9DF-3C9FFAC5D92D.jpeg
    AA78E97F-D86F-4335-A9DF-3C9FFAC5D92D.jpeg
    1.6 MB · Visualizações: 15
  • 2FC1860C-52D4-41AD-A7C4-185E4530B1A1.jpeg
    2FC1860C-52D4-41AD-A7C4-185E4530B1A1.jpeg
    3.5 MB · Visualizações: 15
  • 4DE3E0D9-5623-45C3-A741-F24E67AF2288.jpeg
    4DE3E0D9-5623-45C3-A741-F24E67AF2288.jpeg
    3.3 MB · Visualizações: 15
  • 09C7C258-A922-4059-99D3-7A819002B45D.jpeg
    09C7C258-A922-4059-99D3-7A819002B45D.jpeg
    235.7 KB · Visualizações: 16
  • E0250B9D-4A54-4821-A212-6405D6D985C2.jpeg
    E0250B9D-4A54-4821-A212-6405D6D985C2.jpeg
    201.5 KB · Visualizações: 16
  • C452D6B8-99D1-4091-9DE7-5D8858BEA141.jpeg
    C452D6B8-99D1-4091-9DE7-5D8858BEA141.jpeg
    252.8 KB · Visualizações: 15
  • B6BF1915-0FC3-405E-AE05-BD7D7B5888D8.jpeg
    B6BF1915-0FC3-405E-AE05-BD7D7B5888D8.jpeg
    234.1 KB · Visualizações: 16
  • 986ADD49-E5AF-4E64-8445-3525B1A12922.jpeg
    986ADD49-E5AF-4E64-8445-3525B1A12922.jpeg
    216.7 KB · Visualizações: 17
  • ED415D6C-EB89-4F76-B10B-02F370212C3F.jpeg
    ED415D6C-EB89-4F76-B10B-02F370212C3F.jpeg
    293.4 KB · Visualizações: 16
  • 95E49CE6-C7A5-43EA-AA6F-CB37035CB553.jpeg
    95E49CE6-C7A5-43EA-AA6F-CB37035CB553.jpeg
    278.3 KB · Visualizações: 16
  • 16EACFDF-E36D-41B5-9467-6E6AC255B7E8.jpeg
    16EACFDF-E36D-41B5-9467-6E6AC255B7E8.jpeg
    211.2 KB · Visualizações: 15
Última edição:
Back
Top