Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1o. Cultivo - Strain GT - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Hoje dia 02/06/2020, tive a satisfação de por em prática uma parte do conhecimento, fascinante, sobre o cultivo de cogumelos. A possibilidade de explorar minha curiosidade científica associada a busca de auto conhecimento e evolução, me motivou a iniciar essa jornada.

Apesar de ser iniciante e advertido sobre os riscos de improvisar antes de adquirir alguma experiência, comecei fazendo uma adaptação que, de acordo com a literatura que li, não seria o ideal, mas mesmo assim me permiti fazer essa mudança. Utilizei uma panela de pressão elétrica para esterilizar o substrato, que de acordo com a especificação que encontrei na internet só chega a 12 psi de pressão, o que é inferior aos 15 psi indicados na maioria da literatura que tive acesso.

Sem mais demoras vamos ao diário de cultivo.
———
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Golden Teacher (GT)
PROCEDÊNCIA: Seringa Internet

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
Substrato foi misturado em uma bacia e depois distribuído em diversos recipientes: copos de vidro de whiskey, copo de vidro de geleia de mocotó, depósitos plásticos PP.

Todos foram esterilizados em panela de pressão elétrica por 90min.

1591146984252.jpeg
1591147016069.jpeg
1591147057929.jpeg
1591147097953.jpeg

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 02 / 06 / 2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

1591147232698.jpeg
1591147265131.jpeg
1591147300303.jpeg
1591147359982.jpeg
1591147412859.jpeg

Substrato 100% colonizado Data ___ / ___ / ____
(inserir foto)

---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Temperatura do Terrário ________ °c
Humidade ________

FLush Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

3° Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)
———
 
Última edição:
Tirei rapidamente um dos bolos para ver como está se desenvolvendo. Fazem exatos 4 dias desde a inoculação 96 horas aproximadamente.
Parece q tudo ta correndo bem, o grande segredo pra essa fase de incubação é paciencia mesmo ... tente não abrir muito a incubadora pros copos ficarem em uma temperatura constante, eu mesmo depois que faço a inoculação só vejo os copos depois de 7/8 dias !
 
Parece q tudo ta correndo bem, o grande segredo pra essa fase de incubação é paciencia mesmo ... tente não abrir muito a incubadora pros copos ficarem em uma temperatura constante, eu mesmo depois que faço a inoculação só vejo os copos depois de 7/8 dias !

Obrigado pela orientação, já vi muita gente falando sobre isso, pra reduzir o risco de contaminação, manter temperatura, manter co2, etc. É que a curiosidade, por ser o primeiro cultivo, foi maior que a boa prática rsrs. Como vi hoje e fazem 4 dias. Vou tentar so abrir novamente daqui uns 6 dias, se conseguir controlar a ansiedade e curiosidade. Abri poucas vezes, pq ainda estava finalizando o controle de temperatura, mas só tirei dois bolos para foto e rapidamente com muito cuidado pra não contaminar. Então agora e ter paciência mesmo.
Enquanto isso vou focar meu tempo livre pra preparar o terrário minimamente automatizado.
Abraços 🤗
 
Obrigado pela orientação, já vi muita gente falando sobre isso, pra reduzir o risco de contaminação, manter temperatura, manter co2, etc. É que a curiosidade, por ser o primeiro cultivo, foi maior que a boa prática
Sim kkkk o primeiro cultivo é assim mesmo, mas tente usar esse tempo livre pra ler alguns diarios mais antigos aqui do fórum, aprendi muita coisa passando horas e horas seguidas lendo por aqui ...
Logo vc tera bons resultados e vai valer a pena ter tido paciencia !
 
Última edição:
Muito legal , fff, curti tbem essa garrafa de caveira ae kkkkk. Parabéns ✌👽

Curto bastante essa garrafa. Foi um conjuntinho que adquiri da China, garrafa e copos, foi bem barato pelo que lembro. Ela fica mais bonita quando está mais cheia, mas como não tenho outro whiskey igual pra completar vou esperar terminar esse aí pra por outro.

1591559997189.jpeg

Estou querendo testar clonagem e seleção utilizando agar e placa de petri, só que o agar de laboratório adequado para fungos e relativamente caro e vi algumas pessoas que usam o agar culinário com certo sucesso.
Pra turma que tá acompanhando, já tentaram? Recomendam alguma documentação, site, vídeo, post aqui no site?

abraço a todos e bons cultivos 🍄
 
Salve save galera do fórum, hoje fazem 7 dias da inoculação e resolvi tirar um dos bolos para fazer algumas fotos e acompanhar o progresso.

Me pareceu bem saudável o micélio.
 

Anexos

  • AF1D9BCB-3F95-4A5F-BF04-06CCF8CA0885.jpeg
    AF1D9BCB-3F95-4A5F-BF04-06CCF8CA0885.jpeg
    1.4 MB · Visualizações: 37
  • 235D4270-331F-4C24-B396-F1A04E15DA5F.jpeg
    235D4270-331F-4C24-B396-F1A04E15DA5F.jpeg
    1.7 MB · Visualizações: 36
  • 657D489D-99BE-46DA-BE48-C4E5BD99189C.jpeg
    657D489D-99BE-46DA-BE48-C4E5BD99189C.jpeg
    1.6 MB · Visualizações: 32
  • 4CA48F3D-D2C5-4134-9C6B-54482CBEA45D.jpeg
    4CA48F3D-D2C5-4134-9C6B-54482CBEA45D.jpeg
    1.2 MB · Visualizações: 32
  • 88006172-40D2-4F8D-8924-7A595E373A14.jpeg
    88006172-40D2-4F8D-8924-7A595E373A14.jpeg
    1,019.5 KB · Visualizações: 35
  • EFAD6D9B-21C4-471F-8779-88B09E1F0220.jpeg
    EFAD6D9B-21C4-471F-8779-88B09E1F0220.jpeg
    1.5 MB · Visualizações: 36
  • 5B36BC94-1AE1-40D1-AF6B-D5F2A2312ABE.jpeg
    5B36BC94-1AE1-40D1-AF6B-D5F2A2312ABE.jpeg
    1.8 MB · Visualizações: 34
  • 3360C6C6-2BB0-428A-B961-E988F8B0B2F0.jpeg
    3360C6C6-2BB0-428A-B961-E988F8B0B2F0.jpeg
    1.6 MB · Visualizações: 35
  • 3E1B6CB1-0653-4D76-AF5A-E2E1C885495D.jpeg
    3E1B6CB1-0653-4D76-AF5A-E2E1C885495D.jpeg
    1.5 MB · Visualizações: 36
  • 6A78C24F-7708-4B25-AF36-13B9F370D330.jpeg
    6A78C24F-7708-4B25-AF36-13B9F370D330.jpeg
    1.6 MB · Visualizações: 39
Curto bastante essa garrafa. Foi um conjuntinho que adquiri da China, garrafa e copos, foi bem barato pelo que lembro. Ela fica mais bonita quando está mais cheia, mas como não tenho outro whiskey igual pra completar vou esperar terminar esse aí pra por outro.

View attachment 114058

Estou querendo testar clonagem e seleção utilizando agar e placa de petri, só que o agar de laboratório adequado para fungos e relativamente caro e vi algumas pessoas que usam o agar culinário com certo sucesso.
Pra turma que tá acompanhando, já tentaram? Recomendam alguma documentação, site, vídeo, post aqui no site?

abraço a todos e bons cultivos 🍄
PDA (potato dextrose agar) é um ótimo meio de cultivo. Tem gente que usa extrato de malte e levedura, mas eu prefiro apenas o caldo da batata, dextrose (3%) e ágar para gelificar.
Aqui não fica abaixo de 20 rsrs, pra deixar entre 23 e 27 nem precisaria de aquecedor. Já tem 1hr que ele está acionado e só elevou a temperatura de 27 pra 28.2 e parou ai. Estou pensando que existem dois fatores aí, o aquecedor de 50w é fraco e a garrafa que usei tem um plástico muito grosso e deve está dificultando a transferência de calor. Pensando aqui como deixar o sistema mais eficiente. Trocar o recipiente por um plástico mais fino e talvez menor. Se não funcionar ou tento reduzir a incubadora pra um isopor menor ou troco o aquecedor por um mais potente. Estou fazendo testes e aprendendo um pouco de eletrônica pra servir de base quando for automatizar o terrário. Chegou junto um arduino e sensores de temperatura, humildade, etc. Meu objetivo é criar um terrário programável para criar as condições ideais. Sei que não precisa de tanta coisa, mas estou juntando minha paixão por aprender coisas novas de tecnologia com a micologia. Aprendendo simultaneamente as duas áreas. Vdc.

Atualizando ...

Foi só um mal contato rsrs, fui verificar as conexões e percebi um fio quase se soltando do termostato. Refiz a conexão e agora está funcionando como o esperado. Vou deixar de hj para amanhã nessa configuração de 28 a 30 graus. Sei que está no limite superior do recomendado para a temperatura, mas sempre tive a impressão que fungos se desenvolvem melhor em ambientes quentes, então vou manter nessa temperatura enquanto faço algumas pesquisas e vejo os conselhos da turma aqui. Obrigado pelos comentários e incentivo @Poeiraviva .
View attachment 114019
Já comprou os sensores?

Estou com um sensor de CO2 e VOC's sobrando aqui e daqui uns dias, quando for pro terrário vou colocar ele pra funcionar e ver como varia. Estou planejando uma troca de ar automatizada: aciona o cooler de entrada de ar após atingir certa concentração de CO2.

Seu termostato afere a temperatura do líquido, certo? Coloca um termômetro pra aferir a temperatura do ar interno da caixa térmica. No meu sistema, por exemplo, pra temperatura da incubadora ficar em 27°C a têmpera do fluido dentro da garrafa fica em 47-55°C. Mas eu moro perto de Curitiba, moh frio
 
Última edição:
PDA (potato dextrose agar) é um ótimo meio de cultivo. Tem gente que usa extrato de malte e levedura, mas eu prefiro apenas o caldo da batata, dextrose (3%) e ágar para gelificar.

Já comprou os sensores?

Estou com um sensor de CO2 e VOC's sobrando aqui e daqui uns dias, quando for pro terrário vou colocar ele pra funcionar e ver como varia. Estou planejando uma troca de ar automatizada: aciona o cooler de entrada de ar após atingir certa concentração de CO2.

Então Yureq,
Sobre o PDA, você fala do vendido para laboratórios já pronto ou faz em casa com agar culinário e algumas batatas na panela?

Os sensores já comprei sim, apesar de não ter recebido ainda. Comprei a maioria da China no AliExpress, incluindo sensor de CO2, temperatura e umidade integrado modelo Ccs811 hdc1080, que realizará função semelhante a do seu projeto, a diferença é que pretendo utilizar o cooler (FAN) como exaustor removendo o CO2 de dentro do terrário, a entrada de ar no entanto deve ocorrer de modo passivo por furos cobertos por fita micropore ou outro material que permita uma melhor passagem de ar. Dessa forma pretendo diminuir o risco de contaminação na troca de ar. Pretendo deixar um umidificador ultrassônico tmb dentro do terrário boiando no fundo junto a argila expandida. Comprei tmb uns sensores de nível se umidade no solo, mas esses ficaram para uma segunda fase quando tentar fazer casting e monotub.

Qual sensor de CO2 você tem aí?
Como é o funcionamento desse sensor VOC?
Mora em qual cidade?

Abração
 
Última edição:
Seu termostato afere a temperatura do líquido, certo? Coloca um termômetro pra aferir a temperatura do ar interno da caixa térmica. No meu sistema, por exemplo, pra temperatura da incubadora ficar em 27°C a têmpera do fluido dentro da garrafa fica em 47-55°C. Mas eu moro perto de Curitiba, moh frio

Na verdade meu termostato mede a temperatura ambiente te do ar dentro da incubadora, não tenho medição de temperatura dentro da garrafa com água por não achar necessário. O aquecimento da garrafa está programado quando a temperatura do ar chegar a 28,4°C e desligar em 29,4°C dessa forma mesmo depois que desliga o aquecedor o ambiente continua aquecendo no interior da incubadora até os 30°C

Da pra ver o termostato a garrafa com o aquecedor e o sensor em algumas fotos.

Termostato
1591730560060.jpeg

Sensor de temperatura e garrafa para aquecimento.
1591730488033.jpeg
 
Na verdade meu termostato mede a temperatura ambiente te do ar dentro da incubadora, não tenho medição de temperatura dentro da garrafa com água por não achar necessário. O aquecimento da garrafa está programado quando a temperatura do ar chegar a 28,4°C e desligar em 29,4°C dessa forma mesmo depois que desliga o aquecedor o ambiente continua aquecendo no interior da incubadora até os 30°C

Da pra ver o termostato a garrafa com o aquecedor e o sensor em algumas fotos.
Termostato
View attachment 114112Sensor de temperatura e garrafa para aquecimento.
View attachment 114107
Ah sim, equívoco meu. Achei que o elemento aquecedor tinha um termostato interno. Dessa forma aí não tem erro.

Você está usando água dentro da garrafa? Tive que substituir por óleo pois a resistência não era blindada e estava oxidando horrores. Não aconteceu contigo?
 
Ah sim, equívoco meu. Achei que o elemento aquecedor tinha um termostato interno. Dessa forma aí não tem erro.

Você está usando água dentro da garrafa? Tive que substituir por óleo pois a resistência não era blindada e estava oxidando horrores. Não aconteceu contigo?

Então, tem aproximadamente uma semana que fiz esse setup e não daria tempo para observar um problema assim. De qualquer forma esse aquecedor foi feito para ficar submerso em água, já que é um aquecedor para aquário de peixes. Sendo assim acredito não ter problema com oxidação. Achei interessante o lance do óleo, sabe dizer qual dos dois mantém a temperatura por mais tempo, água ou óleo?
 
Achei interessante o lance do óleo, sabe dizer qual dos dois mantém a temperatura por mais tempo, água ou óleo?


Acho que não tem nenhum composto ou substância com calor específico maior que o da água.

Então ela mantém o calor mais tempo, embora demora mais a se aquecer.
 
Então, tem aproximadamente uma semana que fiz esse setup e não daria tempo para observar um problema assim. De qualquer forma esse aquecedor foi feito para ficar submerso em água, já que é um aquecedor para aquário de peixes. Sendo assim acredito não ter problema com oxidação. Achei interessante o lance do óleo, sabe dizer qual dos dois mantém a temperatura por mais tempo, água ou óleo?
O meu (Ebulidor Aquecedor Água Rabo Quente 12v Ou 24v Carro - R$ 17,90) deixou a água completamente laranjada em dois dias. Mas meu elemento aquecedor é bem simples. A resistência fica em contato com a água.
Acho que não tem nenhum composto ou substância com calor específico maior que o da água.

Então ela mantém o calor mais tempo, embora demora mais a se aquecer.
De fato. O único composto que me vem a cabeça, com calor específico superior ao da água, é a amônia.
Então, tem aproximadamente uma semana que fiz esse setup e não daria tempo para observar um problema assim. De qualquer forma esse aquecedor foi feito para ficar submerso em água, já que é um aquecedor para aquário de peixes. Sendo assim acredito não ter problema com oxidação. Achei interessante o lance do óleo, sabe dizer qual dos dois mantém a temperatura por mais tempo, água ou óleo?

Minha solução para incrementar a troca térmica entre a garrafa e o ambiente foi adicionar um cooler 12v de PC ligado 24/7 atrás da garrafa.
 
Última edição:
O meu (Ebulidor Aquecedor Água Rabo Quente 12v Ou 24v Carro - R$ 17,90) deixou a água completamente laranjada em dois dias. Mas meu elemento aquecedor é bem simples. A resistência fica em contato com a água.

De fato. O único composto que me vem a cabeça, com calor específico superior ao da água, é a amônia.


Minha solução para incrementar a troca térmica entre a garrafa e o ambiente foi adicionar um cooler 12v de PC ligado 24/7 atrás da garrafa.

Entendi, no meu caso estou usando esse aqui. É um aquecedor de aquário 220v e uso um termostato para ligar e desligar, diferente de controlar a potência elétrica como você faz aí no seu

Aquecedor Master Para Aquários Lagos E Fontes 20w - Full

Termostato Controle Temperatura W1209 Chocadeira Arduino

Comprei uma case de acrílico pro termostato.

Moro em Fortaleza e aqui a temperatura e bem alta então não preciso de muito para aquecer. Estou preocupado quando for pro terrário pra frutificar como vou baixar a temperatura pq aqui a temperatura normal dentro de casa fica entre 28 e 30 graus durante o dia. A noite chega a fazer uns 24 graus celsius.
 
Entendi, no meu caso estou usando esse aqui. É um aquecedor de aquário 220v e uso um termostato para ligar e desligar, diferente de controlar a potência elétrica como você faz aí no seu

Aquecedor Master Para Aquários Lagos E Fontes 20w - Full

Termostato Controle Temperatura W1209 Chocadeira Arduino

Comprei uma case de acrílico pro termostato.

Moro em Fortaleza e aqui a temperatura e bem alta então não preciso de muito para aquecer. Estou preocupado quando for pro terrário pra frutificar como vou baixar a temperatura pq aqui a temperatura normal dentro de casa fica entre 28 e 30 graus durante o dia. A noite chega a fazer uns 24 graus celsius.
Resfriar é meio complicado e não acredito que vá ser necessário pra você. Mas caso precise, acho que uma pastilha Peltier com um dissipador e um cooler resolve.
 
Resfriar é meio complicado e não acredito que vá ser necessário pra você. Mas caso precise, acho que uma pastilha Peltier com um dissipador e um cooler resolve.

Essa é a minha segunda opção, peltier com dois dissipadores e duas fans, como o da imagem anexo. Mas minha primeira opção é tentar manter a temperatura em torno de 26 a 27 graus celsius apenas utilizando o cooler de troca de ar e um umidificador ultrassônico, se conseguir reduzir uns 2 graus já fico feliz. Esse lance com o peltier vai aumentar a chance de contaminação e queria evitar.

Para Kit DIY PC Ventilador Cooler Dissipador de Calor Do Sistema de Refrigeração Peltier
 

Anexos

  • 4BB20738-674F-4FF5-989D-155409A24A4B.jpeg
    4BB20738-674F-4FF5-989D-155409A24A4B.jpeg
    439.6 KB · Visualizações: 11
Última edição:
Essa é a minha segunda opção, peltier com dois dissipadores e duas fans, como o da imagem anexo. Mas minha primeira opção é tentar manter a temperatura em torno de 26 a 27 graus celsius apenas utilizando o cooler de troca de ar e um umidificador ultrassônico, se conseguir reduzir uns 2 graus já fico feliz. Esse lance com o peltier vai aumentar a chance de contaminação e queria evitar.
Faltou o anexo.

Acredito que se encaixar bem a pastilha e o furo for feito num lugar limpo, selar com silicone, não tem erro.
 
Faltou o anexo.

Acredito que se encaixar bem a pastilha e o furo for feito num lugar limpo, selar com silicone, não tem erro.

Editei e adicionei o anexo. Então o lance é que pra distribuir o frio dentro do terrário ele tem um pequeno cooler que vai gerar uma corrente de ar para espalhar o ar frio dentro do terrário. Essa corrente de ar é um fator que eu gostaria de evitar pois facilitaria algum contaminante chegar até um dos bolos, ou mesmo espalhar entre os bolos.
 
Parabéns pelo primeiro cultivo extremamente bem organizado irmão, o micélio parece tá se desenvolvendo lindamente e rápido.
Também iniciei meu primeiro essa semana, espero que dê certo também haha.

Se puder, faz um esquema ou tutorial desse sistema de sensores e automação da temperatura aí e do quais materiais precisa e onde comprar.
Gostei muito.

Abraços.
 
Back
Top