Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1˚ Cultivo de B+ - Casing

Diário de cultivo problemático.
Hoje 21/09/2014 inicio meu diário de cultivo, no qual irei cultivar a strain B+

Para começar meu cultivo eu irei usar o substrato de milho de pipoca para montar um casing, já que aqui onde moro não encontrei a famosa vermiculita.

20/09/2014 - 9:30 am

Ontem iniciei o preparo e esterilização do milho, coloquei um pacote inteiro de 500 gramas na panela e deixei em água fervendo por 30 minutos, depois de cozinhar o milho, deixei por mais 24h na panela fechada para o milho absorver a água e amolecer.

p3WFJ0r.jpg

21/09/2014 - 8:15 am

Hoje acordei bem cedo para tirar o milho da panela, tirei o milho, coloquei em uma peneira bem grande e o lavei na água da torneira, depois coloquei o milho em um pote com água e 3 colheres de água sanitária, e vou deixar la no pote por mais 24h.
Enquanto o milho está na água sanitária eu fui dar uma pré esterilização nos potes que irei colocar o milho para colonização do micélio. Coloquei os potes em um balde com água e 1 copo de 250ml de água sanitária.

tHB51wg.jpg

Amanhã volto com o resto do preparo e já com a inoculação dos potes. ;)
 
o que significa esperar um dia todo ele secar num escorredor de macarrão, virando de tempos em tempos. Paciência é a chave do cultivo, com essa pressa aí só vai gerar frustração.

Concordo que o milho deva estar bem seco, porém deixar ele exposto 24 horas em um escorredor não é uma medida muito asséptica, não recomendo! Faça o que o @Arcturus sugeriu: seque os grãos com uma toalha limpa!!

Nos próximos potes, se fizer com milho, coloque uma camada de vermiculita ou pó de casca de coco seca no fundo, para absorver qualquer umidade excessiva.

Ia sugerir o mesmo, mas o @Buiuzao não encontrou vermiculita... :(

pega um pouco de luz (não é luz direta do sol)

Um pouco de luz não atrapalha a colonização, mas tem que ser muito fraca!!

eu deixei uma garrafa de 250ml com água no congelador para quando estiver calor eu colocar na incubadora, diminuindo assim a temperatura.

Boa solução para o problema da temperatura! ;) É um tanto cansativa, e requer mais atenção, mas diversos membros a utilizam para controlar a temperatura elevada do terrário/incubadora.

Você está se dedicando bastante no seu cultivo, vejo muito empenho!! Está fazendo tudo com cuidado e assepsia também, o que reduz em muito as chances de contaminação. Mas, he! Se algo der errado, não desanime, não são todos que tem coragem para iniciar com técnicas avançadas como as que você está fazendo!

Sigo acompanhando. :)
 
Concordo que o milho deva estar bem seco, porém deixar ele exposto 24 horas em um escorredor não é uma medida muito asséptica, não recomendo! Faça o que o @Arcturus sugeriu: seque os grãos com uma toalha limpa!!
Eu acredito no poder da Panela de Pressão! Let the vapor work! :contente:
 
Pessoal preciso de ajuda, eu tenho 1kg de milho de molho no calcário para correção de Ph, já está la desde ontem 8:00 am, mas o problema é que em cima da água juntou um monte de bactérias, sabe aquelas bolinhas, e agora ? Eu estava pensando em dar mais uma fervida no milho antes de ir para os potes e depois pra panela de pressão, mas já fazem mais de 72hr que o milho passou por processos (24h na panela que fervi inicialmente, 24h na água sanitária, 24h no calcário) e não sei se posso ferve-lo de novo, posso ?
 
mas já fazem mais de 72hr que o milho passou por processos (24h na panela que fervi inicialmente, 24h na água sanitária, 24h no calcário) e não sei se posso ferve-lo de novo, posso ?

Ferver novamente pode deixar os grãos muito moles. Lave os grãos em água corrente, depois basta secar bem e esterilize na PP.
 
Ferver novamente pode deixar os grãos muito moles. Lave os grãos em água corrente, depois basta secar bem e esterilize na PP.
Verdade acho que vou fazer isso mesmo, a PP vai remover os micro organismos :)
 
26/09/2014

Inoculei neste dia 3 potes de mais ou menos uns 350ml, e fiz um teste, inoculei 1 com 2 furos equidistantes, outro com 3, e outro com 4, utilizando minha seringa de esporos de B+. Fiz essa mudança na quantidade de furos para fazer uma comparação na velocidade de colonização do micélio para cada pote. E estão até hoje na incubadora, que é mantida em 26 - 28˚ graus, na incubadora tenho 5 potes, os 2 anteriores, do começo do cultivo, que inoculei inicialmente (dia 22/09/2014), e outros 3 grandões que inoculei dia 26/09/2014 e é sobre os benditos 2 que quero falar, já fazem, exatos 7 dias hoje que eles estão na incubadora, e até agora nada satisfatório, eles estão até agora naquela maldita fase de "micélio inicial" que não passa de uma mancha branca na parede interna do vidro, só que no caso está no fundo, rente a parede (não consegui tirar foto porque a maldita câmera não estava focando de jeito nem um). E está neste estágio já faz uns 5 dias depois do começo do desenvolvimento. O que pode ser ? A colonização estagnou ? Se sim, tem alguma ideia do por que ?

Olha aqui como os potes estão incubando:
4Q1Pz5k.jpg

Agora quero falar sobre os potes grandes, que estão incubando desde o dia 26 quando foram inoculados, bem esses potes de 350ml cada eu fiz de maneira diferente dos outros, coloquei em baixo uma camada de pó de fibra de coco seca de mais ou menos 1cm depois coloquei o milho esterilizado e levei para panela de pressão por 1 hora e 15 minutos, depois disso esperei a panela esfriar (como sempre) e levei para o quarto onde mantenho o máximo possível de esterilidade, inoculei os potes, como viram la em cima com 2 furos em um, 3 furos em outro e 4 no outro para comparar a corrida micélial. Depois de inoculados e lacrados com fita isolante, levei logo para a incubadora, ainda estavam com aquela água que fica nas paredes internas logo após a inoculação, que logo será absorvida pelo pó de coco que está la em baixo, mas tem uma coisa... Quando eles estão na incubadora parte que fica virada pra garrafa de gelo fica úmida por dentro, todos os potes fazem isso, é normal ? Não vai impedir o crescimento do micélio ?

Os potes ficaram desse jeito, não sei se a câmera pegou as gotinhas de água no interior do pote.
m2YvMYb.jpg

Bom é só isso por hoje, quando tiver mais notícias mágicas eu volto aqui pra avisar vocês. Abraços
 
O que pode ser ? A colonização estagnou ? Se sim, tem alguma ideia do por que ?

5 dias é muito pouco para determinar se a colonização estagnou ou não. Recomendo que deixe os potes sossegados por pelo menos 2 semanas.

Quando eles estão na incubadora parte que fica virada pra garrafa de gelo fica úmida por dentro, todos os potes fazem isso, é normal ?

É normal, não lembra da aula do ensino fundamental? :D Sobre condensação ou sobre três estados físicos da matéria, o sólido, o líquido e o gasoso? Pesquise a web para refrescar a memória.

Não vai impedir o crescimento do micélio ?

Pode atrasar a colonização, mas não por causa da condensação, e sim por ficar muito próximo ao gelo. Devido a temperatura muito baixa.
 
5 dias é muito pouco para determinar se a colonização estagnou ou não. Recomendo que deixe os potes sossegados por pelo menos 2 semanas.
Verdade vou esperar mais um pouco, estou me precipitando hehe

Pode atrasar a colonização, mas não por causa da condensação, e sim por ficar muito próximo ao gelo. Devido a temperatura muito baixa.
Verdade, realmente o gelo fica cerca de uns 3 á 4cm de distância de cada pote, se eu colocar um outro pote por cima da garrafa muda alguma coisa em relação a isso ?

Marque não gostei no seu post sem querer, pois estava sem mouse e tive que fazer os comandos tudo no teclado, ai quando cliquei tab pra passar de opção dei enter e parou em não gostei, me desculpe :p
 
se eu colocar um outro pote por cima da garrafa muda alguma coisa em relação a isso ?

Só observando o cultivo para saber. Se notar que o micélio está colonizando somente a parte oposta a garrafa de gelo, então certamente a temperatura está muito baixa para o micélio. Uma alternativa é sempre virar os potes, ou mantê-los afastado do gelo. Ou tirar os potes da incubadora quando temperatura ambiente não estiver tão alta. Durante a noite ou dias chuvosos, por exemplo.
 
Sugiro não colocar a garrafa de gelo ao lado dos potes como você fez, mas sim em um "compartimento" abaixo dos vidros. Você pode colocar a garrafa dentro de um pote, e sobre esse pote, um papelão, para os vidros que estão incubando poderem ser acomodados.

Tenha paciência, alguns esporos levam mais tempo que outros para germinarem. Quanto menos ansioso você ficar, e menos mexer nos vidros, maiores são as chances de sucesso. ;)
 
Sugiro não colocar a garrafa de gelo ao lado dos potes como você fez, mas sim em um "compartimento" abaixo dos vidros. Você pode colocar a garrafa dentro de um pote, e sobre esse pote, um papelão, para os vidros que estão incubando poderem ser acomodados.

Tenha paciência, alguns esporos levam mais tempo que outros para germinarem. Quanto menos ansioso você ficar, e menos mexer nos vidros, maiores são as chances de sucesso. ;)
Sim, vou fazer isso mesmo, um compartimento, com papelão para colocar a garrafa com gelo, assim não danificando o progresso do micélio
 
02/10/2014

Hoje, quando acordei logo pela manhã, fui até a cozinha pegar uma garrafa de gelo no freezer para colocar na incubadora, e quando abri a tampa da caixa organizadora, girei os potes no sentido contrário da garrafa (virei a parte que estava condensada por dentro para o lado oposto da garrafa de gelo), e enquanto girava os potes pequenos (do dia 22/09/2014) me deparo com uma maldição enviada do espaço em motivo e objetivo prejudicial á meu cultivo. Meu primeiro pote contaminou, e é claro com o maldito duende verde, então nem pensei e logo retirei ele de perto dos outros e o descartei de devida maneira, quanto aos outros potes, só sobraram 3 (os grandões que inoculei dia 26/09/2014) pelo seguinte motivo:
Quando estava descartando o pote que contaminou, reparei que aquelas "manchas brancas" que pensei que fosse micélio, era na verdade um excremento do próprio milho, e apresenta um péssimo odor, e reparei também que o outro pote que inoculei juntamente com esse apresentava o mesmo "excremento" e também apresentava o mal odor, e não pensei duas vezes e logo descartei o mesmo que estava ou iria ser contaminado em chances de 9 em 10, e acho que fez até bem descartar esses potes, porque estavam até agora sem sinal de vida, e quando o mesmo aparece é uma contaminação, então não fez mal, mas também não fez bem. E é claro, depois de perder 2 guerreiros na batalha, vou torcer para que os que restaram continuem vivos e vinguem seus irmãos que já se foram :(

Foto da maldita contaminação que aconteceu no pote:

tExINWA.jpg

Bom pessoal os outros potes grandes que inoculei dia 26/09/2014 que também estão apresentando essas mesmas "manchas" dos potes anteriores só que em muuuuuuuuito menor escala (2/15) diferente dos outros que estavam em (7/10), peço a vocês se puderem me ajudar, me dizerem por favor o que são essas manchas brancas (excremento do milho) e o que posso ter feito de errado ?

Grande abraço a todos :);)


 
Cara, primeiro cultivo e já querer lidar com milho é meio complicado. Milho é um substrato meio chato de lidar.
Eu recomendo começar com um bolo PF, ou grãos menores que são mais facil de esterilizar.
Bem mais fácil.
Bom pessoal os outros potes grandes que inoculei dia 26/09/2014 que também estão apresentando essas mesmas "manchas" dos potes anteriores só que em muuuuuuuuito menor escala (2/15) diferente dos outros que estavam em (7/10), peço a vocês se puderem me ajudar, me dizerem por favor o que são essas manchas brancas (excremento do milho) e o que posso ter feito de errado ?

Bem, o branco pode ser o amido do milho. Mas se tem mal cheiro é um problemão. Milho não é um serv vivo. Não metaboliza nada para produzir excremento. Tenha isso em mente.
 
O milho contamina facilmente manipulado sem glovebox principalmente na hora de retirar os potes da panela de pressão para lacrar, pois não tem o selo de vermiculita. A um tempo atras tive problemas com milho, pois estava esterilizado por uma hora apos pegar pressão, sempre surgia algum mofo do miolo. Dependendo da quantidade de milho como a que @Buiuzao preparou seria necessário esterilizar próximo a duas horas apos pegar pressão.
 
Cara, primeiro cultivo e já querer lidar com milho é meio complicado. Milho é um substrato meio chato de lidar.
Realmente é um substrato ruim para iniciantes como eu, mas como não encontrei a vermiculita e ainda não sabia sobe o substrato com fibra de coco e arroz integral optei pelo milho pois era o que tinha em mãos, mas logo irei fazer utilizando bolos PF com substrato de fibra de coco e arroz integral. Obrigado pela força, abraços. :)

O milho contamina facilmente manipulado sem glovebox principalmente na hora de retirar os potes da panela de pressão para lacrar, pois não tem o selo de vermiculita. A um tempo atras tive problemas com milho, pois estava esterilizado por uma hora apos pegar pressão, sempre surgia algum mofo do miolo. Dependendo da quantidade de milho como a que @Buiuzao preparou seria necessário esterilizar próximo a duas horas apos pegar pressão.
Realmente, estava sem uma gloverbox na época (apesar de ainda estar sem uma) e não pude seguir todos os procedimentos esteréis mas fiz o máximo possível para manter tudo estéril, e pelo jeito não deu muito certo :(, mas obrigado pela força, abração :)
 
Realmente é um substrato ruim para iniciantes como eu, mas como não encontrei a vermiculita e ainda não sabia sobe o substrato com fibra de coco e arroz integral optei pelo milho pois era o que tinha em mãos, mas logo irei fazer utilizando bolos PF com substrato de fibra de coco e arroz integral.

Experimente usar grãos mais facil que o milho.
Recentemente fiz um passo a passo para se trabalhar com centeio. Esses passos tambem podem ser feitos com outros grãos mais facil de achar como Arroz em casca.

https://teonanacatl.org/threads/grãos-de-centeio-preparo-versão-2.10489/

Tuto do RainSpirit com sementes de Passaros.

https://teonanacatl.org/threads/cultivando-cogumelos-com-sementes-para-pássaros.10185/
 
Vou fazer mais 2 CL's pois as que havia feito anteriormente estão demorando muito para se desenvolver, e preciso logo de micélio vivo para inocular novos potes de substrato (dessa vez com bolos PF do @GnomoLok :D, de fibra de coco e arroz inteiro), eu acabei de chegar da rua, e comprei glicose em pó. Mas não sei se o que comprei serve, pois contém alem da glicose outros sais (em bem pouca quantidade) mas não sei se pode prejudicar em alguma coisa, pode ?

Foto da caixinha que comprei (vem 4 pacotinhos dentro)

nVYgyF7.jpg

Espero ajuda se possível. Obrigado
Abraço.
 
Back
Top