Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1˚ Cultivo de B+ - Casing

Diário de cultivo problemático.
Hoje 21/09/2014 inicio meu diário de cultivo, no qual irei cultivar a strain B+

Para começar meu cultivo eu irei usar o substrato de milho de pipoca para montar um casing, já que aqui onde moro não encontrei a famosa vermiculita.

20/09/2014 - 9:30 am

Ontem iniciei o preparo e esterilização do milho, coloquei um pacote inteiro de 500 gramas na panela e deixei em água fervendo por 30 minutos, depois de cozinhar o milho, deixei por mais 24h na panela fechada para o milho absorver a água e amolecer.

p3WFJ0r.jpg

21/09/2014 - 8:15 am

Hoje acordei bem cedo para tirar o milho da panela, tirei o milho, coloquei em uma peneira bem grande e o lavei na água da torneira, depois coloquei o milho em um pote com água e 3 colheres de água sanitária, e vou deixar la no pote por mais 24h.
Enquanto o milho está na água sanitária eu fui dar uma pré esterilização nos potes que irei colocar o milho para colonização do micélio. Coloquei os potes em um balde com água e 1 copo de 250ml de água sanitária.

tHB51wg.jpg

Amanhã volto com o resto do preparo e já com a inoculação dos potes. ;)
 
ae cara, não sei se esse ae serve porque tem outros minerais contido, mais xarope de glicose e baratinho, você acha em loja de confeitaria.
oiá só, deixei ate o preço nele, já usei e tive sucesso !!!
20141003_120052.jpg :)
 
Mas não sei se o que comprei serve, pois contém alem da glicose outros sais (em bem pouca quantidade) mas não sei se pode prejudicar em alguma coisa, pode ?

Parece ter muito sódio. Não sei se vai dar certo.

É difícil arrumar um pouco de mel por aí?
 
É fácil, mas achei que com a glicose seria melhor, compro mel então ?

Glicose é bom, mas tem muito cloro misturado ai... Cloreto de sódio é basicamente sal de cozinha. Não é nada bom para uma CL.

Compre mel de abelha, ou mel de glucose (Karo). Ambos funcionam. Mas o Karo é mais indicado pq o mel comum é mais pesado e pode criar uns sedimentos no fundo.
 
Vou fazer mais 2 CL's pois as que havia feito anteriormente estão demorando muito para se desenvolver

Não foi por falta de aviso, São Tomé! :rolleyes:

eu acabei de chegar da rua, e comprei glicose em pó. Mas não sei se o que comprei serve, pois contém alem da glicose outros sais (em bem pouca quantidade) mas não sei se pode prejudicar em alguma coisa, pode ?

Acho que o nível de sódio está alto, mas não tenho certeza se realmente vai atrapalhar o metabolismo do micélio. Testa aí, depois nos informe os resultados.

Bom estou já preparando as CL's, usei açúcar branco mesmo, eu até fui ao super mercado comprar mel mas não achei "mel puro de colono"

Na sua cidade não existe nem mel Karo? Em nenhum canto? Procurou direito?
 
Inocular CLs sem a ajuda de uma glove-box acho um pouco arriscado, por experiência própria, antes de fazer a minha glove-box a média de contaminação proveniente da inoculação se aproximava dos 50% e teve uma vez que tive perca total, hoje após a construção da glove, o meu índice de acertos está muito próximo dos 100%.
 
Vou fazer mais 2 CL's pois as que havia feito anteriormente estão demorando muito para se desenvolver, e preciso logo de micélio vivo para inocular novos potes de substrato (dessa vez com bolos PF do @GnomoLok :D, de fibra de coco e arroz inteiro), eu acabei de chegar da rua, e comprei glicose em pó. Mas não sei se o que comprei serve, pois contém alem da glicose outros sais (em bem pouca quantidade) mas não sei se pode prejudicar em alguma coisa, pode ?

Foto da caixinha que comprei (vem 4 pacotinhos dentro)

View attachment 74240

Espero ajuda se possível. Obrigado
Abraço.
Não creio que seja prejudicial. Na dúvida, compra dextrose de marombado, comigo funciona 100%.
Temos que achar um nome pra essa Tek de AI+PDCDC hahahaha
 
Concordo com o @Ecuador, sera que é difícil arrumar um pouco de mel (karo) por aí?
é facil de achar, barato e funciona muito bem.
 
Concordo com o @Ecuador, sera que é difícil arrumar um pouco de mel (karo) por aí?
é facil de achar, barato e funciona muito bem.

Não foi por falta de aviso, São Tomé! :rolleyes:
Na sua cidade não existe nem mel Karo? Em nenhum canto? Procurou direito?

Comprei mel, agora parem de perturbar hehe, não achei o tal "karo" e comprei mel puro de colono como vi no tutorial do @tupy e vou usar o mesmo para fazer as CL's.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Quanto á glicose vou guardar para futuros testes, pois acho que se tentar com a glicose e dar errado acabo com meus esporos e já era :unhas:
Vou fazer as CL's nos potes antigos de milho, os lavei bem e deixei em molho na água sanitária, depois vou dar uma fervida antes de usa-los. Deixa eu ver se entendi, e se tiver algo errado por favor me corrijam, vou fazer cerca de 300ml de CL 150ml em um pote e 150ml em outro resultando 300ml, vou preparar em um pote maior 300ml de água fervida e ainda quente do fervimento e adicionar 1 colher de sopa de mel, depois de misturar bem, irei tampar o pote com plástico filme enquanto preparo os fracos para as CL's, irei ferver eles por uns 10 minutos e secar bem com papel toalha e álcool 70%, depois de secos vou colocar dentro a solução que havia preparado antes no pote grande, vou encher cerca de 1/3 dos fracos com a solução e logo em seguida tampa-los com os tampões de alumínio, depois levarei para PP por 30 minutos em pressão, isso é o suficiente ? Depois desses 30 minutos em pressão desligarei o fogo e esperarei esfriar até amanhã cedo, amanhã então irei inocular os fracos ja frios. Eu inoculo as CL's da seguinte maneira, assim que tiro os potes de dentro da PP já sacudo eles de maneira "violenta" para o oxigênio voltar para dentro do frasco, então passo a fita isolante em volta das bordas do papel alumínio para selar os fracos (devo fazer assim ou selar primeiro e depois sacudir ?) depois que selo os fracos, flambo a seringa de esporos e faço um furo central no tampão de alumínio e injeto 1/2 de ml no fracos (é o suficiente ? só tenho mais 1ml de esporos na seringa) e selo com fita isolante este furo, e levo os fracos para a incubadora. Esse é meu processo de inoculação dos fracos, fiz algo de errado ? (ainda não inoculei eles, estou já descrevendo ates para ficar sabendo se vou fazer algo errado).

Inocular CLs sem a ajuda de uma glove-box acho um pouco arriscado, por experiência própria, antes de fazer a minha glove-box a média de contaminação proveniente da inoculação se aproximava dos 50% e teve uma vez que tive perca total, hoje após a construção da glove, o meu índice de acertos está muito próximo dos 100%.
Realmente é arriscado, mas no momento o bolso ta "apertado" e não posso comprar uma caixa organizadora nem de isopor grandes o suficiente para uma Glover, já que aqui onde moro é tudo muito caro, será que posso fazer em uma caixa de papelão ?



Obrigado e como sempre um abração ;)
 
depois levarei para PP por 30 minutos em pressão, isso é o suficiente ?

20 minutos é suficiente.

assim que tiro os potes de dentro da PP já sacudo eles de maneira "violenta" para o oxigênio voltar para dentro do frasco, então passo a fita isolante em volta das bordas do papel alumínio para selar os fracos (devo fazer assim ou selar primeiro e depois sacudir ?)

Não precisa sacudir violentamente, o oxigênio depois volta naturalmente.

faço um furo central no tampão de alumínio e injeto 1/2 de ml no fracos (é o suficiente ? só tenho mais 1ml de esporos na seringa)

0,25ml é suficiente.

Esse é meu processo de inoculação dos fracos, fiz algo de errado ?

Sele os potes com fita isolante assim que tirar da PP, logo em seguita inocule e agite levemente.
 
Inocular CLs sem a ajuda de uma glove-box acho um pouco arriscado, por experiência própria, antes de fazer a minha glove-box a média de contaminação proveniente da inoculação se aproximava dos 50% e teve uma vez que tive perca total, hoje após a construção da glove, o meu índice de acertos está muito próximo dos 100%.

Realmente é arriscado,

Já que é arriscado que tal fazer o mais simples com os seus esporos?

Ou seja, uma inoculação multiesporos direta nos bolos.
 
Inocular CLs sem a ajuda de uma glove-box acho um pouco arriscado, por experiência própria, antes de fazer a minha glove-box a média de contaminação proveniente da inoculação se aproximava dos 50% e teve uma vez que tive perca total, hoje após a construção da glove, o meu índice de acertos está muito próximo dos 100%.
Realmente é arriscado
Já que é arriscado que tal fazer o mais simples com os seus esporos?

Ou seja, uma inoculação multiesporos direta nos bolos.

Bem, já falei algumas vezes aqui que não uso Glovebox e tenho bons resultados. Eu uso a tecnica do forno. E as CLs que fiz vingaram 100% sem contaminantes até agora. E não foram poucas as Cls que já fiz.
https://teonanacatl.org/threads/técnica-de-seringa-do-psilocyber.64/

Mas concordo que o mais simples é tentar injetar multi-esporos no Bolo. Se os esporos estão demorando para eclodir experimente aumentar a concentração de esporos na seringa que usar.
 
Falei que era arriscado mas não impossível, usei a tek do forno e realmente entre banheiro e quarto isolado ela foi a mais produtiva.
 
Falei que era arriscado mas não impossível, usei a tek do forno e realmente entre banheiro e quarto isolado ela foi a mais produtiva.

Eu digo mais... Já usei glove Box, e acho o forno melhor disparadamente. Ele simula o efeito de uma capela de fluxo.
Alguem pode discordar mas tenho uma glove box prontinha aqui e nem uso mais ela.
 
Eu digo mais... Já usei glove Box, e acho o forno melhor disparadamente. Ele simula o efeito de uma capela de fluxo.
Alguem pode discordar mas tenho uma glove box prontinha aqui e nem uso mais ela.
Em parte concordo, se vc tiver uma cozinha pequena e que seja fácil de limpar, ótimo, não é o meu caso aqui é uma 6x6 cheia de armários, muita prataria e utensílios, sai muito mais barato montar uma glove-box do que contratar uma equipe de limpeza para cada inoculação.
 
De nada adiantara uma glovebox caso a mesma não seja hermeticamente fechada. Digo isso, pois a minha quando borrifo desinfetante dentro não vaza cheiro. Praticamente o meu índice de contaminações e algo bem próximo de 0%. Quase todos os dias realizo algum procedimento e ja faz muito tempo que não tenho contaminações.
 
Em parte concordo, se vc tiver uma cozinha pequena e que seja fácil de limpar, ótimo, não é o meu caso aqui é uma 6x6 cheia de armários, muita prataria e utensílios, sai muito mais barato montar uma glove-box do que contratar uma equipe de limpeza para cada inoculação.

Sinceramente acho que não precisa. A minha cozinha é grande tmb cheia de armarios. O forno teoricamente isola a area que você vai trabalhar.
Eu mais para frente vou testar a efetividade do forno na pratica, colocando uma placa petri aberta por 30 mins perto do forno, e uma no ambiente externo (cozinha). E outra aberta dentro de uma glove box. E fazer a comparação.
Já estava pensando nisso, e postarei os resultados aqui assim que as amostras sairem ;)
 
Pessoal, no caso do forno, não vai rolar, o fogão aqui em casa fica em uma sala 1,70 x 3,00 metros, e nesta sala tenho a máquina de lavar, sacos de lixo, sacos vazios para lixo, tecnicamente é a sala mais "suja" daqui de casa, e obviamente não vou inocular minhas CL's la o_O
vou comprar uma caixa organizadora bem pequena (igual á que uso para incubadora) para fazer uma mini glover, por enquanto é só isso volto amanhã de manha antes da inoculação pra dar sinal de vida.

Abraços.;)
 
Pessoal, no caso do forno, não vai rolar, o fogão aqui em casa fica em uma sala 1,70 x 3,00 metros, e nesta sala tenho a máquina de lavar, sacos de lixo, sacos vazios para lixo, tecnicamente é a sala mais "suja" daqui de casa, e obviamente não vou inocular minhas CL's la o_O
vou comprar uma caixa organizadora bem pequena (igual á que uso para incubadora) para fazer uma mini glover, por enquanto é só isso volto amanhã de manha antes da inoculação pra dar sinal de vida.

Abraços.;)
A minha primeira glove-box era uma caixa de papelão forrada interna e externamente com papel alumínio e os aros feitos com isopor de cerveja litrão, quebrava um galho, usei por um bom tempo até ela ficar pequena, hoje essa mesma caixa serve muito bem como uma das minhas incubadoras. É só procurar um pouco que a ideia está postada na página certa.
 
Última edição:
Back
Top