Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1˚ Cultivo de B+ - Casing

Diário de cultivo problemático.
Hoje 21/09/2014 inicio meu diário de cultivo, no qual irei cultivar a strain B+

Para começar meu cultivo eu irei usar o substrato de milho de pipoca para montar um casing, já que aqui onde moro não encontrei a famosa vermiculita.

20/09/2014 - 9:30 am

Ontem iniciei o preparo e esterilização do milho, coloquei um pacote inteiro de 500 gramas na panela e deixei em água fervendo por 30 minutos, depois de cozinhar o milho, deixei por mais 24h na panela fechada para o milho absorver a água e amolecer.

p3WFJ0r.jpg

21/09/2014 - 8:15 am

Hoje acordei bem cedo para tirar o milho da panela, tirei o milho, coloquei em uma peneira bem grande e o lavei na água da torneira, depois coloquei o milho em um pote com água e 3 colheres de água sanitária, e vou deixar la no pote por mais 24h.
Enquanto o milho está na água sanitária eu fui dar uma pré esterilização nos potes que irei colocar o milho para colonização do micélio. Coloquei os potes em um balde com água e 1 copo de 250ml de água sanitária.

tHB51wg.jpg

Amanhã volto com o resto do preparo e já com a inoculação dos potes. ;)
 
Não quero ser pessimista, mas o milho é um grão muito complicado até para os mais experientes, no meu caso depois de 3 derrotas resolvi desistir de vez em fazer qualquer outra tentativa com o milho, vou me aperfeiçoar mais na PF tek e até fazer novas tentativa com outros tipos de grãos, mas milho com certeza nunca mais. Espero que você seja um novato de sorte e tenha êxito nessa empreitada, estaremos aguardando com o pensamento positivo:):):)
 
22/09/2014

Hoje acordei bem cedo (6:57) pois não aguentava mais esperar, depois de esperar o milho absorver a água sanitária para esterilizar o miolo, tirei ele e lavei em água da torneira. Logo em seguida sequei em pano de prato limpo e macio para deixar o mínimo possível de umidade no milho.

Depois recortei os tampões de papel alumínio (3 folhas para pote) e preparei para colocar o milho dentro dos potes.

BIHtNUV.jpg

Quando estava colocando o milho dentro dos potes percebi que não tinha milho suficiente para os 3 potes :(, então o negocio foi colocar milho até a metade de cada pote (depois compro mais 2kg de milho e faço mais potes)

GKwngHN.jpg

Depois coloquei os tampões de papel alumínio

kMsKBsz.jpg

Então depois de colocar os tampões levei pra panela de pressão, coloquei água até mais ou menos 1/3 dos potes e um pano de prato embaixo para não encostarem no fundo

gXR312E.jpg

Às exatas 7:45 terminei tudo e a panela ja estava no fogo, e vai ficar lá até 9:00, enquanto isso vou sair para comprar um isqueiro (pra poder flambar a agulha), e depois que a panela esfriar eu volto com a inoculação dos potes ;):)
 
Legal, mas creio que vá ficar umidade no fundo dos potes de qualquer maneira. O milho deve ser bem seco, o que significa esperar um dia todo ele secar num escorredor de macarrão, virando de tempos em tempos. Paciência é a chave do cultivo, com essa pressa aí só vai gerar frustração. Nos próximos potes, se fizer com milho, coloque uma camada de vermiculita ou pó de casca de coco seca no fundo, para absorver qualquer umidade excessiva.
Boa sorte.
 
22/09/2014

Hoje ás exatas 6:45 meus potes iscavam ja inoculados e prontos para encubação

8TGmNuh.jpg

Então coloquei eles dentro de um quartinho fechado onde a temperatura oscila entre 28 - 32 ˚ graus, é boa essa temperatura ???

TZVms1X.jpg

Não é totalmente escuro, pega um pouco de luz (não é luz direta do sol), posso deixa-los ali sem problema ???

Bom, agora é só esperar os primeiros sinais do micélio :feliz::);)
 
Então coloquei eles dentro de um quartinho fechado onde a temperatura oscila entre 28 - 32 ˚ graus, é boa essa temperatura ???

É tolerável até uns 30 graus, mas se possível mantenha a temperatura em no máximo 28 graus.
 
O milho deve ser bem seco, o que significa esperar um dia todo ele secar num escorredor de macarrão, virando de tempos em tempos.
Costumo secar o milho espalhando e revirando em jornal, depois reviro com papel toalha até ficar "seco". Faço isso em poucos minutos e não o dia todo. ;)
 
Última edição:
É tolerável até uns 30 graus, mas se possível mantenha a temperatura em no máximo 28 graus.
Vou fazer o possível, é por que aqui onde moro não encontrei termostato para aquário, na verdade até deve vender em algum lugar, eu que não pesquisei direito, vou ver melhor, por que sei que é de grande importância o termostato tanto na fase de incubação quanto na fase de frutificação
 
Vou fazer o possível, é por que aqui onde moro não encontrei termostato para aquário, na verdade até deve vender em algum lugar, eu que não pesquisei direito, vou ver melhor, por que sei que é de grande importância o termostato tanto na fase de incubação quanto na fase de frutificação

O termostato com aquecedor só se faz necessário quando a temperatura ambiente está muito abaixo do recomendado. No seu caso, já que está entre 30 a 32 graus, não vejo necessidade alguma de usar aquecedor. Recomendaria até deixar os potes em outro local com temperatura inferior.
 
O termostato com aquecedor só se faz necessário quando a temperatura ambiente está muito abaixo do recomendado. No seu caso, já que está entre 30 a 32 graus, não vejo necessidade alguma de usar aquecedor. Recomendaria até deixar os potes em outro local com temperatura inferior.
Ata, é pq eu pensei que o aquecedor também diminuia a temperatura, não tem nada que faz isso ? Por que aqui onde eu moro o lugar mais fresco é aqui nesse quarto onde deixei os potes.
 
Ata, é pq eu pensei que o aquecedor também diminuia a temperatura, não tem nada que faz isso ? Por que aqui onde eu moro o lugar mais fresco é aqui nesse quarto onde deixei os potes.
Acho que a tua temperatura de 32c é um pouco alta para incubação, estou com 12 copos encubando em uma temperatura máxima de 28,5c e estão indo muito bem, uso essa tática para estabilizar a minha temperatura que em determinados dias chega a 34c.
https://teonanacatl.org/threads/incubadora.9365/
 
Acho que a tua temperatura de 32c é um pouco alta para incubação, estou com 12 copos encubando em uma temperatura máxima de 28,5c e estão indo muito bem, uso essa tática para estabilizar a minha temperatura que em determinados dias chega a 34c.
https://teonanacatl.org/threads/incubadora.9365/
O termostato também diminui a temperatura ? Por exemplo, se a temperatura externa estiver em torno dos 32 graus, e eu colocar o termostato em 26 graus a água vai esfriar ?
 
Pessoal, estou pensando em fazer umas CL's por que não quero correr o risco de minha seringa de esporos acabar e não ter mais meios de continuação do ciclo mágico, então vou fazer as CL's, mas não tenho dextrose nem mel nem glucose ou glicose, e não vou comprar nem um dos mesmos, já que vi no tutorial do @tup que posso usar açúcar branco que tenho em casa mesmo, então é o que vou usar, mas lá no tutorial ele não disse quanto tenho que usar se for fazer com açúcar.
Eu irei inocular 2 potes de 400ml e gostaria de saber quanto de açúcar tenho que usar para cada pote ? (Não tenho uma balança de precisão aqui em casa) Então se for possível passar a medida em colheres ou em copos eu fico muito agradecido ;):):)
 
então vou fazer as CL's, mas não tenho dextrose nem mel nem glucose ou glicose, e não vou comprar nem um dos mesmos, já que vi no tutorial do @tupy que posso usar açúcar branco que tenho em casa mesmo, então é o que vou usar, mas lá no tutorial ele não disse quanto tenho que usar se for fazer com açúcar.

É muito complicado ir ao mercado para comprar mel? o_O

Você pode usar sacarose (açúcar branco), mas o micélio terá um desenvolvimento muito inferior. No shroomery há comentários (do bemushroomed) que devido a lentidão, também pode levar a senescência celular, mas tenho minhas dúvidas quanto a essa afirmação. Recomendo que ao menos adicione algum aditivo como o caldo de batata.

A quantidade de nutrientes é mesma. De 1 a 3% é seguro.

Eu irei inocular 2 potes de 400ml e gostaria de saber quanto de açúcar tenho que usar para cada pote ? (Não tenho uma balança de precisão aqui em casa) Então se for possível passar a medida em colheres ou em copos eu fico muito agradecido

1 colher de chá tem mais ou menos 4 gramas de açúcar. Agora os cálculos é com você. Boa sorte!
 
Bom estou já preparando as CL's, usei açúcar branco mesmo, eu até fui ao super mercado comprar mel mas não achei "mel puro de colono" (n)

24/09/2014
Antes de tudo preparei alguns vidros, um bem grande de 600ml para preparar a mistura e 2 de 300ml para inocular com os esporos, esterilizei todos eles
e a colher de sopa em uma panela grande antes de tudo, depois de pré-esterilizados nessa panela eu fervi 1 litro de água (não sabia se ia precisar então fiz bastante) depois que fervi a água coloquei ela no vidro maior (de 600ml) e adicionei uma colher de sopa de açúcar branco, e mexi bem com a colher que havia esterilizado antes até dissolver todo o açúcar.

jMOUcGw.jpg

Preparei os tampões de alumínio para os vidros menores, 2 folhas para cada vidro.

SWr9zy7.jpg

Então peguei os vidros menores (de 300ml) e enchi cerca de 1/3 dos vidros com a mistura de água e açúcar, e tampei com o papel alumínio. (Lembrando que passei álcool 70% nos tampões antes de fechar os vidros com eles).

bFksc29.jpg

Então levei os vidros para panela de pressão por 20 minutos em fogo alto, e deixei esfriar naturalmente até o dia seguinte

25/09/2014
Hoje acordei bem cedo (7:45) para inocular os potes, acordei, tomei banho, fui até a cozinha peguei a panela, trouxe para o quarto e inoculei os potes da seguinte maneira (me corrijam se fiz algo errado).
Antes de abrir a panela passei álcool 70% na tampa e envolta da tampa, abri a panela, tirei os potes, limpei o exterior deles com papel toalha e álcool 70%, e sacudi violentamente os potes para o oxigênio voltar, logo em seguida passei fita isolante em volta do papel alumínio de maneira que lacrasse os potes evitando assim a entrada de contaminantes. Depois fui até a cozinha novamente, peguei a seringa de esporos de B+ que estava na geladeira e trouxe para o quarto, esterilizei o ambiente, passei álcool 70% na mesa e usei spra lsol no ar para eliminar contaminantes, depois passei mais álcool 70% no tampão dos potes. Depois de esterilizar todo o ambiente vesti as luvas, então peguei a seringa tirei de dentro do plástico que ela vem, tirei a proteção da agulha e flambei a agulha durante uns 8 segundos. Esperei esfriar, nunca deixando a agulha encostar em nada, depois de uns 2 minutos esperando a agulha esfriar, sacudi um pouco para espalhar os esporos dento da seringa, fiz um furo central no primeiro pote e injetei 2/4 de ml no mesmo, lacrei imediatamente com fita isolante, então fiz o mesmo procedimento no segundo pote. Depois de inocular os 2 potes flambei novamente a agulha e esperei a mesma esfriar, depois de fria coloquei a proteção da agulha e guardei novamente dentro do saquinho que ela vem, e leve novamente para geladeira (a seringa fica naquela gaveta em baixo do congelador).

hzFBXpb.jpg Desculpe pela imagem, não foquei direito :D

Depois de ter inoculado os potes peguei uma caixa plástica organizadora (20 litros) que comprei ontem de tarde, para fazer uma incubadora, coloquei os potes la dentro (junto com os potes de milho, que ainda não deram sinal de vida), e deixei a caixa com os potes em um local bem fresco, já que a temperatura de ontem pra hoje está entre os 26˚ - 28˚ graus não fiz nada, mas quando a temperatura estiver maior (30˚ - 32˚ graus) eu deixei uma garrafa de 250ml com água no congelador para quando estiver calor eu colocar na incubadora, diminuindo assim a temperatura.

pXx8H4q.jpg Nesta aqui ficou boa a imagem rsrsrs...

Bom, então é isso, agora é só esperar os sinais mágicos nos potes com milho e nas CL's

Abraços a todos. :):);)
 
ainda tem esporos? se por acaso vc achar glucose no mercado, faça umas CL's pra comparar o desenvolvimento com a sacarose.

Boa sorte;)
 
Back
Top