Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1˚ Cultivo de B+ - Casing

Diário de cultivo problemático.
Hoje 21/09/2014 inicio meu diário de cultivo, no qual irei cultivar a strain B+

Para começar meu cultivo eu irei usar o substrato de milho de pipoca para montar um casing, já que aqui onde moro não encontrei a famosa vermiculita.

20/09/2014 - 9:30 am

Ontem iniciei o preparo e esterilização do milho, coloquei um pacote inteiro de 500 gramas na panela e deixei em água fervendo por 30 minutos, depois de cozinhar o milho, deixei por mais 24h na panela fechada para o milho absorver a água e amolecer.

p3WFJ0r.jpg

21/09/2014 - 8:15 am

Hoje acordei bem cedo para tirar o milho da panela, tirei o milho, coloquei em uma peneira bem grande e o lavei na água da torneira, depois coloquei o milho em um pote com água e 3 colheres de água sanitária, e vou deixar la no pote por mais 24h.
Enquanto o milho está na água sanitária eu fui dar uma pré esterilização nos potes que irei colocar o milho para colonização do micélio. Coloquei os potes em um balde com água e 1 copo de 250ml de água sanitária.

tHB51wg.jpg

Amanhã volto com o resto do preparo e já com a inoculação dos potes. ;)
 
A minha primeira glove-box era uma caixa de papelão forrada interna e externamente com papel alumínio e os aros feitos com isopor de cerveja litrão, quebrava um galho, usei por um bom tempo até ela ficar pequena, hoje essa mesma caixa serve muito bem como uma das minhas incubadoras. É só procurar um pouco que a ideia está postada na página certa.
Nossa não creio nisso, eu fiz exatamente isso uma caixa de papelão revestida internamente com papel alumínio, saiu da minha cabeça não vi em lugar algum hehe

Mas pessoal, venho hoje dar uma outra péssima notícia :(, hoje quando acordei cedo para logo inocular os fracos de CL's que havia esterilizado ontem a noite, levei a penal para o quarto, preparei todo o ambiente, e quando abri a panela... Um dos fracos tinha virado e inundou tudo por dentro :facepalm:, e o mel (não sei se devo ter feito algo errado) deixou bastante resíduos no fundo do vidro, não sei sé era excesso de mel ou algo assim mas sei que no final de tudo descartei os dois fracos (n)

E agora não me resta escolha, vou fazer uma inoculação multi esporos usando a Tek do @GnomoLok de fibra de coco e arroz integral, espero ter sucesso, logo logo volto com mais notícias ;)

Abraços.
 
Faço com mel karo, (6,70) o pote vc encontra em qualquer supermercado e até em padarias, uso uma colherzinha de chá para 1/2 copo de água.
 
e o mel (não sei se devo ter feito algo errado) deixou bastante resíduos no fundo do vidro, não sei sé era excesso de mel ou algo assim mas sei que no final de tudo descartei os dois fracos (n)

Um pouco de resíduos é natural e não faz mal ao micélio. Mas conforme o micélio cresce, esses resíduos ficam grudados no próprio micélio, então pode atrapalhar a visualização e identificação do mesmo, principalmente entre os iniciantes. Na próxima use no máximo 2% de nutrientes e dilua em água quente. Outra alternativa é usar uns 2 ou 3 filtros de café para coar o excesso de resíduos.
 
06/10/2014

Ontem acordei bem cedo (exatas 5:57) e logo fui preparar mais 2 CL's com mel, já que aprendi que os resíduos que o mel deixa no fundo não fazem mal ao micélio, só atrapalham visualmente... Então preparei as CL's usei uma colher de sopa de mel para 500ml de água, não vou citar todo os processos desde de o início pois já fiz isso e não tem necessidade de fazer de novo, então depois de preparar os fracos, levei para PP em 20 minutos na pressão e esperei esfriar até hoje de manhã, então tirei os frascos da panela e os inoculei e logo em seguida os coloquei dentro da incubadora que é minha antiga glover (na verdade nunca foi uma glover, fiz com o objetivo de uma glover mais virou uma incubadora :D) e está lá incubando, quanto aos potes com milho até agora nada, vou esperar até o dia 11 que é quando vai completar 15 dias desde a inoculação dos mesmos, se não tiver nada até lá irei descarta-los, eu acho na verdade que o milho está é brotando kkk, começou aparecer uns pontos brancos nos milhos do fundo uns pontos como se estivessem saindo do milho hehe. Logo logo volto com mais notícias :)

Olha como ficaram os fracos:
GVLVwrz.jpg

Incubadora (exterior):
ydK8BTP.jpg

Incubadora (interior):
KZgaVNM.jpg

Abração á todos ;)
 
Última edição por um moderador:
Olha como ficaram os fracos

:!: Por favor, não use sites externos ao CM para a hospedagem de imagens. Leia as regras do fórum e faça o upload no próprio post. Grato.

:teo_seta_direita: Artigo 13 - Não utilize sites de hospedagem de imagens

§ Único Além de quebrar a conexão segura (HTTPS), na maioria das vezes elas são ad trackers (como spywares) e devemos prezar pela privacidade dos membros do fórum.
 
Pessoal, tirem minha dúvida por favor, não vi resposta nem algo que cite isso em lugar algum aqui no fórum então vou perguntar aqui, esporos germinam em grãos de milho de pipoca ? Ou tenho que inocular com CL ou algum tipo de micélio vivo ? Pois tenho potes de milho que inoculei com uma seringa de esporos já fazem exatos 15 dias e até agora nada, e os esporos nem estavam velhos, estavam perfeitos e fiz tudo certinho, inclusive fiz duas CL's com os esporos e elas desenvolveram bem, não estou entendendo, o que faço ? Espero mais um pouco ? Ou descarto logo tudo e recomeço ?

Agradeço a sugestões, críticas etc... Obrigado e um grande abraço a todos ;):)
 
não vi resposta nem algo que cite isso em lugar algum aqui no fórum então vou perguntar aqui, esporos germinam em grãos de milho de pipoca ?

É sério?

Já leu ou pesquisou o sub-fórum Diários de Cultivo?
 
Já leu ou pesquisou o sub-fórum Diários de Cultivo?

Já li e re-li vários diários de cultivo onde usavam milho de pipoca como substrato, mas não encontrei nada em específico sobre "esporos não germinarem em grãos de milho de pipoca"
 
Já li e re-li vários diários de cultivo onde usavam milho de pipoca como substrato, mas não encontrei nada em específico sobre "esporos não germinarem em grãos de milho de pipoca"


Acho que você deve está fazendo a pergunta errada. Esporos não germinam, vez por outra, em qualquer substrato. Devia procurar por "esporos germinando em milho de pipoca", e aí acharia tópicos como estes:

- https://teonanacatl.org/threads/1º-cultivo-de-cogumelos-p-cubensis-puerto-rico.9827/
- https://teonanacatl.org/threads/casing-de-xapuri.9535/
- https://teonanacatl.org/threads/cultivo-b-milho-de-pipoca.9414/

e outros ...

Mas tem que ter foco e procurar.
 
Pois tenho potes de milho que inoculei com uma seringa de esporos já fazem exatos 15 dias e até agora nada, e os esporos nem estavam velhos, estavam perfeitos e fiz tudo certinho, inclusive fiz duas CL's com os esporos e elas desenvolveram bem, não estou entendendo, o que faço ? Espero mais um pouco ? Ou descarto logo tudo e recomeço ?

Em cultivo ME é assim mesmo, não dá para achar que com a mesma seringa todos os cultivos terão a mesma performance. Talvez clones é que podem ter performance similar, mas mesmo assim ainda há outras influências externas como a temperatura, nutrientes, etc.

Se não há contaminante, então recomendo que espere mais um pouco.
 
Não sei se a recomendação ja foi feita. Se foi, me perdoem, estou no celular, fica difícil de ler todos os posts.
Procure por pó de côco nas floriculturas, pecuárias, etc. Encontrei num growshop aqui perto de casa, ela pode substituir a vermiculita pra resultados quase idênticos. O @cubensisdedread já experimentou bastante com isso, se tu der uma olhada nos diários dele, ele até parou de usar vermiculita. O bom da vermiculita é utilizar em casings, bulk e na PF no dunk & roll, além da camada protetora. Mas acho que só com pó de côco e dunk sem roll ja dá uns bons resultados.
 
Pessoal, gastei uma seringa de 5ml's de esporos de B+ praticamente á toa, não foi totalmente em vão pois ainda tenho 4 CL's em desenvolvimento, mas os potes com milho contaminarão novamente e descartei todos, eu vou logo receber um print de A+ Albinos e irei iniciar um novo cultivo, quanto á esse pode ser descartado, obrigado á todos que me deram forças e apoio, logo irei iniciar um novo diário fiquem ligados ;):)

@Cosmik Pode mover o tópico para lixeira
 
Back
Top