Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º PFTEK do Moe! TKSSS

Diário de cultivo completo.
Senhores,

é com imensa alegria que abro meu primeiro diário de cultivo.
Enviei minha primeira carta para a PF dia 09/04, mas a mesma foi extraviada. Tentei novamente e fui abençoado com 2 carimbos: Corumbá e TKSSS. Para meu primeiro experimento, optei por usar um pedaço do carimbo TKSSS. Apesar de ter estudado bastante, acho que me faltou um pouco de organização antes de colocar a mão na massa. Bem, vamos aos detalhes:


1 - Confecção da seringa

Primeiramente tentaria fazer a seringa sem usar GloveBox. Hoje enquanto meu carimbo vinha da estação do correio até minha casa fui até o mercado municipal de minha cidade e acabei adquirindo por impulso outra caixa organizadora de volume em torno de 40L. Como estava sem tempo para fazer a engenhoca de isolamento para as mãos, acabei apenas cortando os círculos para as mãos com estilete quente. Esta semana reparei que no vídeo "Le't's Grow Mushroom" o cara usa uma glovboxe só com os furos, o que acredito que torne mais fácil manusear a mesma. Com certeza a vedação não é igual, porém acho que o fato de estar dentro da caixa, previamente limpa, ja auxilia bastante no isolamento de contaminantes.

Detalhes importantes desta fase:
- Usei pote de coleta de exame, achei relativamente fácil a raspagem do carimbo.
- O carimbo era grande, usei algo em torno de 1/8 do mesmo para 15ml de água.
- Após chacoalhar muito bem o pote, suguei parte do liquido para uma seringa de 10ml.
- Guardei o pote com o resto da solução na geladeira.
- Deixei a seringa para hidratar na geladeira.
- Usei a agulha para puxar o conteúdo do pote para a seringa, vocês acham que deveria ter puxado o conteúdo sem o auxílio da agulha?


2 - Preparo dos bolos

Para o preparo dos bolos usei a receita clássica: 2VER/1FAI/1H2O, misturei primeiro a VER com H2O para depois misturar a FAI. Fiz 4 copos de whisky que paguei a bagatela de R$2,50 cada.

Detalhes da fase:
- Coloquei uma camada úmida de VER antes da mistura, e mais um selo de VER seca após.
- Não consegui moer legal os grãos de arroz, meu liquidificador meio que moia o que estava embaixo e o de cima não, mesmo mexendo bem.
- Por usar VER grossa e FAI grossa, o substrato ficou bem aerado, além disso, não soquei ele no copo, acredito que isso seja um ponto positivo.
- Após colocar as 3 camadas de alumínio nos copos, já fiz os furos para inoculação nos mesmos com um palito de dente. Tampei os furos de 2 copos com micropore, os outros deixei abertos.
- Tentei fazer um suporte de arame para levantar os copos na panela, mas só de mexer no arame fiquei com a mão fedendo a algo metálico, abortei a experiência e usei panos no fundo da panela.
- Após 60min. de pressão na panela, acabei desligando para dar um confere se não faltava água. Fui cagão, pois ainda tinha um pouco de água. Deixei mais 40 minutos na pressão.

Agora estou esperando esfriar a panela e hidratar os esporos. Seria errado da minha parte inocular com apenas 12 horas de hidratação?

Nas próximas etapas postarei fotos, nesta primeira vez quis me concentrar bastante e optei por não fotografar.


3 - Inoculação dia 09/05 - 10:15

Bom, ao acordar fiz uma breve limpeza no interior da GloveBox para preparar a inoculação.
Espirrei lysol no ar e coloquei luvas, máscara e touca.

Detalhes:
- Um dos meus 4 copos estava trincado quando abri a panela, já diminuindo as chances de sucesso;
- Tirei os copos da panela, coloquei em cima da mesa e primeiro tampei os furos de cima com durex, após isso passei o durex em volta dos copos; Após inocular, colei mais um pedaço de fita por furo. Pergunta: É necessária a primeira camada de durex ou poderia ter inoculado direto nos furos para só tampar com fita após?
- Só cortei com estilete as sobras de alumínio após inocular, o que me prejudicou um pouco a visão durante as injeções;
- Usei 11ml de seringa para 3 copos, sei que poderia ter usado menos, porém como citei antes, o papel alumínio estava tampando minha visibilidade e eu queria garantir que fosse um pouco em cada furo;
- Para ter precisão na injeção, achei melhor usar o dedão para empurrar o embolo, pois com o dedo indicador não estava tendo força e precisão suficientes;
- Após inocular, tirei os copos da GB para tampar os furos com mais um pedaço de durex;
- Fiquei meio cabreiro de acender isqueiro dentro da GB para flambar a agulha, pois tinha álcool 70 ali dentro, sendo assim, apenas limpei a agulha com um guardanapo e alcool 70 entre cada copo;
- Quando cortei o alumínio, reparei em grãos de arroz inteiros no copo, tomara que isso não me prejudique.


4 - Incubação

Coloquei os 3 copos sobreviventes em uma caixa pequena que tenho, enrolei em uma toalha e coloquei pra adormecer dentro do armário na parte mais alta, onde ficará intocada até segunda feira de manhã.
 
Última edição:
Não lembro quem me perguntou esses dias, mas nasceu um pin albino.
 
Notei um azulamento no topo do bolo1 (último a pinar).

Será que pode ser contaminação?

1.jpg
 
Não umedeci ela nem uma vez após o dunk. É a hora?
 
olha moe, num primeiro momento me parece apenas falta de umidade normal, devido ao consumo dos cogumelos, assim que acabar o flush injeta agua no meio dos bolos que deve passar em 2 dias.
se nao passar pode ser trich
 
Após suas dicas fui fazer uma nova análise do bolo, e como o Ecuador citou, o topo do bolo estava visivelmente seco, acredito que pelo fato de terem se desenvolvido muitas primórdias ali em cima. Já umedeci o topo do bolo, agora vou acompanhar para ver o que acontece.

Obrigado novamente!

Caras,

notei que uma primórdia estava escurecendo, no mesmo bolo que azulou, optei por tirá-la do bolo.


1.jpg
 
Olha só moe, uma moeda cara! :)

Deixe eles lá, essa é a minha ideia... fica interessante os abortos pequeninos perto dos cogumelões.

Deixe para a faxina entre flushes, é bem melhor e não dá chance para contaminações.
 
Boa Moe!
Agora é só alegria hein meu chapa!

Uma fonte de PC velha é ideal para rodar esses coolers, uma única fonte pode alimentar varios coolers: faz uma junção entre todos os fios amarelos (+12V) e faça outra junção entre todos os fios pretos (terra) e ligue os coolers em paralelo (preto com preto e vermelho com amarelo). Para ligar a fonte de PC basta conectar o fio verde com algum dos fios pretos. Pode deixar os fios vermelhos (+5V) ou os laranjas (+3,3V) pra outras finalidades ou então corte-os.
 
Senhores,

hoje cedo terminei a colheita, só não sei ao certo se é de fato o fim do primeiro flush. O bolo1 que deu os maiores frutos, estava bem seco ontem, com aquele azulamento no topo, hoje colho os frutos maduros dele e ele ficou como na foto abaixo, minha dúvida é: são todos abortos tendo em vista que "teoricamente" o bolo ja deu seu 1º flush? Devo esperar mais ou já mando pra manicure?

Bolo com pins:
bolocarimbado.jpg

Estes 2 frutos não vi mais desenvolvimento, e o bolo deles também já "finalizou" seu flush.
abortosera.jpg

Este fruto estava aos pés de um maior que colhi e também não amadureceu, já é considerado um aborto?
1.jpg

Abraços a todos.
 
Acredito que é chegada a hora, é bom que você já limpa antes dos esporos começarem a atrapalhar...
 
Todos abortos.
O bolo foi bem comprometido, esporulou pesado em cima dele, se não limpar bem essa parte, até ficar branquinho novamente, ali não nascerão mais frutos.

Pode usar um ralador de cenoura pra fazer a raspagem. Hidrate o bolo por no máximo 12h
Role na vermiculita (úmida) e volte pro terrário.
 
Ola Moe!, alguma novidade irmao? Espero que esteja dando certo as coisas por ai, paz e luz!
 
Ola Moe!, alguma novidade irmao? Espero que esteja dando certo as coisas por ai, paz e luz!

Fala meu camarada, eu estava em estado de alerta aqui pois após terminar o primeiro flush acabei me precipitando e fazendo dunk nos 3 bolos, me parece que é mais vantajoso injetar. Após tirar os bolos do dunk e voltar eles pro terrário eu notei que eles mudaram de cheiro, estavam com um cheiro um pouco estranho. Como meus outros bolos ainda estão colonizando, optei por seguir a dica do Ecuador deixar os bolos no terrário mesmo com cheiro diferente para ver o que acontece.

Hoje fui lá ver e já tinha um PIN em um dos bolos. O cheiro não piorou nem melhorou.

Abraços!
 
Fala pessoal, um dos bolos ja deu um cogumelo a ponto de colher e agora está com 4 menores, como um destes frutos estava encostando na parede hoje abri o terrário para mudar o bolo de lugar, acontece que estava tão encucado que acabei olhando embaixo de um dos outros bolos e tinham 7 cogumelos já se desenvolvendo na parte de baixo. Virei o bolo de ponta cabeça deixando os frutos para cima, o problema é que eles nasceram meio encostados no bolo tomara que tenham força para virar para cima novamente. O outro bolo pinou hoje também.


1.jpg
 
Última edição:
tem luz direcionada ai Moe? parece que os frutos estão procurando luz.
 
Senhores e senhoras,

o segundo flush foi menor que o primeiro, rendeu 8 frutos pequenos os 3 bolos.
Notei que os bolos estavam bem secos (não sou experiente, mas pareciam) e como estava precisando de espaço no terrário optei por quebrar 2 dos bolos e coloquei em um vaso onde tenho salsinha e mais umas plantas meio mortas.
Cobri os 2 com uma mistura de terra com húmus e esterco de aves, dei uma bela regada e deixarei na varanda.

!Descobri que o mal cheiro no terrário após o dunk muito provavelmente era do terrário, pois não fiz a devida higienização. Digo isso pois quando quebrei os bolos no vaso os cheirei e estavam com cheiro de micélio em ótimo estado.

Fiz a experiência de injetar água no outro bolo que restou, pois pretendo manter ele no terrário mais uns dias.
Senti bastante dificuldade no processo de injeção, pois a água não saia da seringa de jeito nenhum, até troquei por uma agulha mais grossa mas a dificuldade se manteve. Consegui injetar 20ml no bolo, porém tive que injetar em vários pontos bem superficiais, teve momentos em que injetei com força e a água saía por um dos outros furos que fiz.

Quanto a secagem, não satisfeito com o esquema do cloreto de cálcio resolvi comprar 1kg de sílica gel para experimentar, a secagem foi notavelmente mais rápida.

Finalizo esta primeira experiência com a sensação de dever cumprido. Creio que as coisas fiquem mais fáceis daqui pra frente, pois hoje em dia sinto que sei muito mais do que quando iniciei este cultivo. Agradeço de coração a ajuda de todos, sem vocês não teria conseguido! Sintam-se a vontade para passar no bar, uma rodada por minha conta para todos!


http://www.youtube.com/watch?v=6blhdYBswfY


Jah Bless!
 
Back
Top