My brother of other mother
procrastination, definitivamente um tesão o seu spawn! Tah mt lindo isso meu velho!
Quanto a agitar o pote de grãos, dá pra ver nitidamente que ajuda e a explicação é bem simples;
(Nunca cultivei, mas lí terabytes aqui do forum e de artigos científicos sobre fungos, além de acompanhar silenciosamente muuuitos diários de cultivo e prestar muita atenção aos pequenos detalhes do que dá certo e o que dá errado).
Minha teoria é a seguinte: A movimentação do pote visa a homogenização dos grãos plenamente colonizados com os não colonizados.
Explico: Os grãos que já possuem seu
micélio, vão expandir suas redes miceliais para os grãos mais proximos. Só depois que esses grãos mais próximos já estão colonizados, eles vão crescer sua rede micelial para os proximos grãos. O problema é que nessa etapa, esse primeiro grão "precursor" não pode mais expandir sua rede micelial, afinal todos os grãos ao seu redor já estão colonizados. ESSE ENTÃO é o momento de movimentar o pote, permitindo assim que este grão expanda novamente sua rede micelial para outros grãos não colonizados.
O PROBLEMA está em agitar o pote demasiadamente, E ANTES que o grão "precursor de nova rede micelial" tenha expandido sua rede micelial para os grãos próximos, quebrando a rede micelial e iniciando todo o processo de expansão"quase que do zero" novamente.
O CORRETO (creio eu humildemente) é avaliar bem quando tivermos grandes focos de micélio, onde o grão com colonização perfeita já tiver feito seu trabalho de expandir sua rede micelial, e possa assim iniciar uma nova expansão através de uma movimentação muuuuito delicada do vidro.
É muito dificil dizer uma data precisa para a movimentação e se é 1, 2 ou 3 vezes o número correto, pois a
umidade dentro do pote, e a temperatura são fatores que fazem a expansão do micélio variar muito. No entando, na foto abaixo, podemos notar claramente que o primeiro pote da foto (da esquerda pra direita) seria muito beneficiado com a movimentação. E o ultimo pote que foi movimentado, tem grãos bem colonizados entre outros grãos ainda não colonizados, sendo exatamente a
essência desta técnica:
Acredito, humildemente, que basta ter sensibilidade para perceber quando a técnica de movimentação será de maior proveito, apenas entendendo o seu objetivo e essência.
E por favor, me corrijam Fungi Masters caso tenha falado algo incorreto, afinal, é assim que se aprende! : )