Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo do Gnomo - B+

Diário de cultivo completo.
Olá criaturas!

É com enorme demora mas prazer, que declaro aberto meu diário de 1º cultivo! Depois de ler o fórum por ANOS, caçar muito em pasto, tentar obter esporos e juntar toda a tralha e a coragem, eu comecei e não paro não! :fome::fome:

Primeiramente, venho agradecer o @PedroSil pelos esporos de B+ que estarei utilizando nesse cultivo, iremos descobrir juntos se o carimbo está ou não contaminado hehe :)
Quero agradecer também ao @Arcturus que me cedeu também esporos, porém ainda não chegaram e vão ficar pra um cultivo paralelo, que abrirei outro diário em breve! Obrigado cara! ;)
Agradeço também a toda a equipe de moderadores e membros pró-ativos do CM, que me possibilitaram o acesso a esse conhecimento ímpar!

Vamos lá!
Ontem preparei uma CL com dextrose (de marombado), água mineral e um vidro de conserva. Fiz quase tudo como no tutorial do @tup , unica coisa é que eu não tinha balança digital nem nada, fui no olhômetro (sei que isso é coisa de amador :oops:). Uma colher de sopa normal e 250ml de água mineral fervida. Tentei ser o mais asséptico possível! 30min de pressão a fogo alto, esfriou por umas 12hrs ou mais.
Hoje introduzi os esporos de B+ utilizando o método (meio impróprio... denovo) do tampo do fogão. Tudo esterelizado no álcool 70, sem correntes de ar, forno aceso. Agora torçam os dedos!

Resolvi fazer uma CL por alguns motivos:
-É fácil :cool:
-Não perco copos se o carimbo estiver contaminado :feliz:
-É eterno :eek:
-Todos amam :p
Se a CL correr bem eu inoculo nos copos e faço uma segunda CL a partir da primeira, pronto! Ai posso distribuir carimbos a torto e direito :whistle:

Algumas fotos da CL:
WP_20140820_001[1].jpg WP_20140820_002[1].jpg WP_20140820_003[1].jpg

Para a tampa eu utilizei a própria tampa do vidro, furada com prego fino e esterilizada na PP, depois com álcool 70 e então coberta de micropore. Quando esterilizei a CL na PP eu utilizei o método do tup, a tampa de alumínio. Depois só substituí e "vedei" com isolante :roflmao:

É isso aí pessoal! Agora a CL está no isopor fechado para a temperatura não variar bruscamente até que eu compre o aquecedor (terceira falha já, cara! :eek:h: abre o olho!) o que deve ocorrer hoje pela tarde.

Torçam por essas hifas! :p

Namastê

EDIT: vejam as fotos pelo anexo, não sei, no meu tempo anexar imagem no tópico era diferente... (o vidro parece sujo mas é riscado mesmo)

Última edição por um moderador:
Atualizações: A CL com A+ Albino, netos do @Arcturus veio forte e bonita! Amanha eu fotografo! Esporos novos são outro 500! As outras CL ainda nada.
Falando dos milhos:
Notei que em alguns vidros, a pronunciação de lipstick está perdendo para o cubensis, o micélio está colonizando por cima do lipstick e este está, digamos, "morrendo". O micélio está bem bonito!

Amanha coloco fotinhas pessoal!

Segue fotos!
WP_20140908_003.jpg WP_20140908_005.jpg
@Arcturus teus netos aí, representando!!
CL de Austrália começaaaando a aparecer, MDK nada ainda.

Vidro 1:
WP_20140908_006.jpg WP_20140908_007.jpg WP_20140908_008.jpg
Tá com uma cara meio feia, judiada... mas acredite, estava muito pior. Me parece que o micélio vem colonizando padrão, por cima de lipstick e tudo... vamos ver. (bolos meio virados para tentar homogeneizar a água excedente)
Vidro 2:
WP_20140908_009.jpg WP_20140908_010.jpg
Mesmo esquema do outro. Parece feio mas agora que tá bonito! Os outros copos de requeijão PP5 não vingaram muito bem, neles a água ficou ainda mais excessiva (nao sei por que).

WP_20140908_011.jpg
Seringa hidratandinho na geladeira, mexida 2 vezes por dia numa tentativa de não deixar grudar esporos nas paredes. Seringa de B+ dos netos do @PedroSil

Por enquanto é isso pessoal, essa semana devo arrumar vermiculita, caso contrario vai ser PFTek com pó de casca de coco mesmo, utilizarei a seringa de 20ml (4 copos). Quanto ao milho vou esperar ainda mais, ver se ele coloniza mais, se contamina mais ou se para. No ultimo dos casos, como disse, faço um outdoor/vaso.

Abraços.

Milho é muito complicado, embora seguindo a tek do Maurício fui 2 vezes derrotado, o problema do quando não dá certo é que a gente nem desconfia aonde errou, vou continuar tentando até acertar, mas reconheço que a PF tek é muito mais exata.

Bom, enquanto vos escrevo os bolos PFTek vão esterilizando...
Fiz hoje 4 copos 250mls de PFTek, com um adendo: ao invés de vermiculita, usei pó de casca de coco. Comecei deixando meu arroz por 1 hora imerso em água, pra dar uma pré-hidratada (apenas intuição de gnomo). Limpei tudo, a bancada e utensilios, os copos previamente fervidos, com alcool 70. Depois, misturei o arroz úmido ao pó de casca de coco (1 copo de arroz e 2 de pó) e só então a água. Como o arroz ja estava umido e a receita nao era a original, obviamente deve se observar a quantidade de água necessária. Fui colocando aos poucos e misturando, até chegar no ponto de espremer e sair algumas gotas. Foi menos que um copo de água, mais ou menos 3/4.
Fiz uma camada de pó em baixo dos copos, para absorver qualquer água excedente. Coloquei o substrato, limpei as bordas, coloquei as tampas de papel alumínio (2 folhas por copo) cortei as rebarbas e panela de pressão por 1hr. Vai esfriar ate amanhã, aí vou inocular. Volto a atualizar quando o micélio aparecer.

Não fiz selo de pó de CdC pois não tem sentido: essa camada é orgânica. O selo superior, creio, tenha validade e finalidade se for inorgânico.
Fica aqui um ensinamento que sintetizei hoje: "Você só estará apto a colher cogumelos mágicos a partir do momento que deixares de odiar o papel alumínio"
Porque, cara, não tem nada mais estressante que tentar cortar aquela coisa, foi feito pelo tinhoso, só pode! :mad::mad:
:roflmao:

WP_20140910_001.jpg WP_20140910_002.jpg WP_20140910_003.jpg WP_20140910_004.jpg WP_20140910_005.jpg WP_20140910_006.jpg

Abraços!
Edit: fiz 2 copos de whisky e 2 de extrato de tomate (marca OLÉ, para quem interessar) todos com 250mls, para poder comparar a corrida micelial entre copos largos e baixos X copos altos e estreitos.

Pode usar selo com pó de coco seco (Seco no forno ou sol)!

Sigo na Torcida aqui!

Última edição:
arroz por 1 hora imerso em água, pra dar uma pré-hidratada
quantidade de água necessária. ... ponto de espremer e sair algumas gotas.
Acredito que não seja mesmo necessário pré-hidratar, sendo mais fácil apenas seguir a receita PF-TEK padrão. Onde o ponto do substrato é aquele em que se espreme e sai "quase" uma gota.

É possível acrescentar mais água à receita depois, caso pareça muito seco, mas tirar água em excesso da receita é praticamente impossível. O mais fácil realmente é seguir a receita PF-Tek à risca, que fica no ponto perfeito!

Limpei tudo, a bancada e utensilios, os copos previamente fervidos, com alcool 70.
Eu uso álcool 70 para limpar as mãos, e tudo o que não deve conter resíduos de antissépticos (utensílios metálicos, e/ou que entram em contato com o micélio ou esporos).
Para a bancada e tudo o que pode ser limpo com cloro, eu uso água sanitária diluída em 10%. O álcool evapora completamente, mas o cloro fica e tem ação residual.

Ambos só tem efeito completo após 10 minutos da aplicação, então limpe a bancada, glove box etc. com pelo menos 10 minutos de antecedência.

Fiz uma camada de pó em baixo dos copos, para absorver qualquer água excedente.
...
Não fiz selo de pó de CdC pois não tem sentido: essa camada é orgânica. O selo superior, creio, tenha validade e finalidade se for inorgânico.
Orgânica porém não nutriente. Poderia ter feito um :teo_seta_direita: Double casing

papel alumínio...tentar cortar aquela coisa
Use tesoura afiada, que pode ser de barbeiro ou de cozinha, ou uma régua metálica.

a corrida micelial entre copos largos e baixos X copos altos e estreitos.
O substrato sendo homogêneo, o que observo é que o crescimento do micélio é igual em todas as direções, portanto, esférico ou, como parecerá na parede do copo, circular. Neste caso os copos mais "quadrados" (como os de whisky) levam vantagem, pois o micélio termina de cobrir a altura do copo mais ou menos ao mesmo tempo que a largura.
Os mais largos talvez sejam melhores que os mais altos, porque a umidade em parte desce por ação da gravidade, e assim nos mais largos irá ficar melhor distribuída. Além disso você pode inocular os mais largos em mais pontos ao longo da borda, de forma a "fechar" o copo mais rápido.

Boa sorte, paz e luz!

Grato pelas dicas @Salaam`aleik ! Só não segui a PF Tek a risca pois não tinha vermiculita, logo o procedimento todo (ao meu ver) precisa ser adaptado. O pó de casca de coco absorve muita água, imaginei que fosse necessário um pouco mais de água mas se deu o contrário. De qualquer maneira, PF Tek é uma técnica incrível mas eu me sinto mais confortável com as minhas experiências, até porque não tenho pressa alguma em obter cogumelos... E se eu conseguir uma variante da PF Tek que pra mim é mais fácil de fazer (usando pó de casca de coco, por exemplo) é melhor. Mas sem dúvida, é recomendável para iniciantes como eu, a PF Tek sim! :D

Obrigado pelas dicas, serão de grande valia!

Um abraço.

Procuro seguir a PF tek tradicional na grande maioria dos copos, deixo uns 1 ou 2 copos para testar pequenas variações de substratos, estou esperando uma Cl ficar no ponto e para testa-la vou inocular 4 mini-copos com pequenas variações na quantidade de água.

Copos inoculados com muita assepsia e sucesso, furos cobertos com micropore, agulha flambada antes de cada furo. O substrato ficou lindo depois da esterilização :p

Só aguardar agora.

Muito bom cara vou acompanhar seu cultivo de B+ aqui também
Muito sucesso ai é nós!

Atualizando: Minha CL de B+ contaminou com algo vermelho, se não for lipstick não sei o que é. Descartada. Já vou fazer mais uma com os esporos que ainda tenho. Os copos de pseudo-PFTek ainda sem sinal de micélio, mas está no prazo....
CL de austrália prontinha, quase toda colonizada. Vai pra geladeira aguardar um pouco!
CL de MDK nada, vou descartar e fazer outra.

No mais é isso amigos! Ah, coloquei um pouco da CL de A+ num papelão esterilizado, vamos ver!

Atualizada básica: Hoje, pude notar crescimento de micélio nos copos que inoculei dia 11/09 e nos dois copos de whisky, com mais força e em mais pontos. Conclusão: Psilocybe cubensis definitivamente adora whisky! hahahaha Brincadeiras a parte, só saiu na fotos os do copo de whisky, nos copos altos há colonização mas um pouco menos vigorosa e naturalmente a câmera do celular não pega. Nos copos de whisky temos 3 focos de colonização. nos copos altos, por enquanto só 2. Mas sem problema, coloniza tudo igual.
WP_20140916_002.jpg WP_20140916_003.jpg WP_20140916_005.jpg WP_20140916_006.jpg
Isso é muito bom! Mas eu já esperava e não há felicidade maior em ver o micélio bonito assim! Sei que a felicidade dos frutos deve ser aterradora mas por enquanto me satisfaz bastante!

Enquanto isso, no reino das CLs...
Austrália:
WP_20140916_007.jpg WP_20140916_008.jpg

Linda, não acham? :feliz:

A+ Albino:
WP_20140916_009.jpg

E ainda tenho a de MDK que finalmente hoje deu sinal de vida.
No mais é isso pessoal!
Um abraço.

Edit: EU quando vi meus copos colonizando \/

Última edição:
Isso é muito bom! Mas eu já esperava e não há felicidade maior em ver o micélio bonito assim! Sei que a felicidade dos frutos deve ser aterradora mas por enquanto me satisfaz bastante!

Se um dia tiver a oportunidade, veja o micélio frutificando quando você estiver sobre efeito da magia. É possível notar que não é somente você que está olhando os frutos, mas os frutos também olhando entre si através da sua mente.

Rá!! Mind Control!!

Sexta chuvosa, tá chovendo pra caramba aqui desde ontem e acho que não para antes de amanha a tarde! :eek: Quem ta curtindo vocês ja sabem quem é :sneaky::sneaky:
Enquanto isso, a 29ºC os copos de B+ vão explodindo de colonizando (fotos terríveis de feias, amanha se sair um sol eu tento fazer com luz natural, fica mais legal e substituo essas)
WP_20140919_002.jpg WP_20140919_004.jpg WP_20140919_005.jpg WP_20140919_006.jpg WP_20140919_008.jpg WP_20140919_010.jpg WP_20140919_011.jpg WP_20140919_012.jpg WP_20140919_013.jpg WP_20140919_014.jpg WP_20140919_015.jpg WP_20140919_017.jpg

Enquanto isso, fiz 3 CL's grandes, com vidro de conserva, para "eternizar" as strains que já tenho. Inocular de uma cl para outra zerada é bem divertido hehe. Mesmas de sempre, MDK, Australia e A+ Albino. De B+ vou fazer mais pra frente. Estou começando a organizar tudo para abrir um novo diário, desta vez de A+ Albino em bolos AI+PCC que não tem um nome de tek (opine um nome pra essa tek, ja que PF tek não pode ser...) [Côco tek uhaeuhahe]
Preciso já começar a arrumar tudo pra um terrário, meu deus! :unhas: E a grana? Ta curto curto curto esse mes :unsure::unsure:
Vou dar um jeito :p

No mais é isso moçada!
Abraços

Esse micélio vai bombar!! :feliz:

Para a tampa eu utilizei a própria tampa do vidro, furada com prego fino e esterilizada na PP, depois com álcool 70 e então coberta de micropore. Quando esterilizei a CL na PP eu utilizei o método do tupy, a tampa de alumínio. Depois só substituí e "vedei" com isolante :roflmao:

Evite abrir os vidros fora de uma glovebox, principalmente quando trabalhando com CLs ou BDAs!! ;)

Parabéns pelo empenho nos cultivos!!

Pequena att: Fazendo o terrário de galão de água vencido. Era 60 reais na caixa organizadora ou 60 reais em arroz e feijão, miojos e paranauês. Ficar sem comer não rola né? :ressaca:
Creio que vá funcionar 100%, fiz 8 furos do tamanho de um limão grande e cobri com papel filtro e fita adesiva. No topo coloquei uma máscara dessas de farmácia. Nas brechas que ficarem no corte com faca quente vou colocar fita ou vou cobrir a parte superior com uma sacola grande e limpa, pra realizar as trocas de ar forçadas.

Que acham? Feio sim, mas e funcional?
WP_20141002_004.jpg WP_20141002_006.jpg WP_20141002_007.jpg WP_20141002_009.jpg WP_20141002_010.jpg WP_20141002_012.jpg

Máscara de carvão ativado, segurança sempre! :rolleyes:
Os bolos seguem colonizando, 2 deles num 99% lerrrrdo agora! :cry: Os outros 2 parecem me uns 80%
Hoje iniciei um cultivo no mesmo padrão desse, só que com 5 copos. Vai ser de A+ albino ou MDK, não sei. Mas isso fica pra outro diário :LOL:
Abraços!

Back