Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo do Gnomo - B+

Diário de cultivo completo.
Olá criaturas!

É com enorme demora mas prazer, que declaro aberto meu diário de 1º cultivo! Depois de ler o fórum por ANOS, caçar muito em pasto, tentar obter esporos e juntar toda a tralha e a coragem, eu comecei e não paro não! :fome::fome:

Primeiramente, venho agradecer o @PedroSil pelos esporos de B+ que estarei utilizando nesse cultivo, iremos descobrir juntos se o carimbo está ou não contaminado hehe :)
Quero agradecer também ao @Arcturus que me cedeu também esporos, porém ainda não chegaram e vão ficar pra um cultivo paralelo, que abrirei outro diário em breve! Obrigado cara! ;)
Agradeço também a toda a equipe de moderadores e membros pró-ativos do CM, que me possibilitaram o acesso a esse conhecimento ímpar!

Vamos lá!
Ontem preparei uma CL com dextrose (de marombado), água mineral e um vidro de conserva. Fiz quase tudo como no tutorial do @tup , unica coisa é que eu não tinha balança digital nem nada, fui no olhômetro (sei que isso é coisa de amador :oops:). Uma colher de sopa normal e 250ml de água mineral fervida. Tentei ser o mais asséptico possível! 30min de pressão a fogo alto, esfriou por umas 12hrs ou mais.
Hoje introduzi os esporos de B+ utilizando o método (meio impróprio... denovo) do tampo do fogão. Tudo esterelizado no álcool 70, sem correntes de ar, forno aceso. Agora torçam os dedos!

Resolvi fazer uma CL por alguns motivos:
-É fácil :cool:
-Não perco copos se o carimbo estiver contaminado :feliz:
-É eterno :eek:
-Todos amam :p
Se a CL correr bem eu inoculo nos copos e faço uma segunda CL a partir da primeira, pronto! Ai posso distribuir carimbos a torto e direito :whistle:

Algumas fotos da CL:
WP_20140820_001[1].jpg WP_20140820_002[1].jpg WP_20140820_003[1].jpg

Para a tampa eu utilizei a própria tampa do vidro, furada com prego fino e esterilizada na PP, depois com álcool 70 e então coberta de micropore. Quando esterilizei a CL na PP eu utilizei o método do tup, a tampa de alumínio. Depois só substituí e "vedei" com isolante :roflmao:

É isso aí pessoal! Agora a CL está no isopor fechado para a temperatura não variar bruscamente até que eu compre o aquecedor (terceira falha já, cara! :eek:h: abre o olho!) o que deve ocorrer hoje pela tarde.

Torçam por essas hifas! :p

Namastê

EDIT: vejam as fotos pelo anexo, não sei, no meu tempo anexar imagem no tópico era diferente... (o vidro parece sujo mas é riscado mesmo)

Última edição por um moderador:
Pessoal, venho só relatar como anda. Fez um pouco de frio aqui por esses dias e parece que estagnou mas agora está pinando MUITO! :D Todos os bolos tem pins e o bolo melhor desenvolvido deve ter, jogando baixo, uns 20. O que me preocupa são os primeiros que sairam, acho que abortaram... uns 4 ou 5 (creio eu pelo frio ou borrifar...). Vou ler um pouco mais sobre abortos e como proceder, mas se quiserem deixar dicas eu agradeço. Tá com um cheiro absurdo de bom quando abro o terrário pra abanar :eba::fome:
Fotos dos meninos: (conseguem ver os abortos? :confused:)
WP_20141023_002.jpg WP_20141023_003.jpg WP_20141023_004.jpg WP_20141023_005.jpg WP_20141023_006.jpg

Essa fase é muito delicada, evite ficar manuseando os bolos ou abrindo o terrário pra ficar olhando. Nao borrife agua diretamente nos bolos. Uma simples queda de umidade pode fazer-los abortar.
Perfeitamente. Então não devo fazer trocas de ar forçadas? Deixo eles virem ao bel prazer?
De hoje (e ultima vez que mexo, então :censored:):
WP_20141024_001.jpg

@PedroSil olha teus netos aí meu velho!

Última edição:
Tenho andado meio sumido, tem tanto tópico que queria ler com calma, mas não dá!
Segue a primeira colheita do primeiro flush! Já estão no ventilador agora :D Calculo que dê umas 4 doses razoáveis ou vou usar de uma outra maneira, não sei, não tenho pressa.
Queria agradecer a todo mundo que ajudou, opinou, doou e colaborou de alguma forma com esse diário e com esse cultivo. Acho que peguei muitas manhas que a teoria não pôde passar e isso vai ser levado em conta nos próximos cultivos. Um muito obrigado em especial ao @PedroSil que doou os esporos desse cultivo. Acho que os próximos serão os teus A+ alb., @Arcturus :p
WP_20141027_001.jpg WP_20141027_002.jpgWP_20141027_005.jpgWP_20141027_004.jpg

Última edição:
Cara fico feliz que tenha dado certo, mas discordo com você em um ponto, esses cogumelos são no fim é toda sua energia depositada nesse processo e espero eu que para aprender com eles mesmo, então o mais correto a se fazer é comer todos eles fresquinhos, TODOS, a verdadeira experiência começa quando você aceita a lição que ele tem a te oferecer... Na proxima coma tudo fresquinho e veja no que dá. Falo isso porque fiz a mesma coisa ai me deram um toque então fica a dica! :)
Parabéns e muito sucesso ai

então o mais correto a se fazer é comer todos eles fresquinhos,

Não dá para comê-los frescos toda vez, @Cho;], porque nem sempre eles frutificam no período apropriado para uma experiência, tipo um final de semana ou feriado, por exemplo. Se você só quiser comer cogumelos frescos vai ter que adaptar o calendário da sua vida aos flush, e ainda por cima cultivar toda vez que quiser ter experiências com eles.

Além disso, acredite, os secos funcionam muito bem.

Sim eu sei disso @Ecuador mas quis dizer só por ser o primeiro cultivo com os B+, a primeira vez é sempre inesquecível então acho justo aproveita-los ao maximo, mas nem sempre da pra comer fresco, tambem tenho alguns frescos, alias ultimamente tenho secado todos os flush dos meus cultivos ja que estou na correria, enfim secos ou frescos funcionam e muito bem. Mas pegar uma strain que nunca trabalhou e experimentar eles fresquinhos é uma maravilha não tem como negar hehehehe

Obrigado pelo apoio, @Cho;] mas esse é meu primeiro CULTIVO... De experiências tenho longas passagens na DP dos Cogumelos (Sr. Delegado, tamo chegando!) :LOL::LOL::LOL:

Não pude usá-los frescos, mas a hora vai chegar, pode apostar! :p

Boas experiencias com seus primeiros filhos!!!
O meu primeiro flush eu sequei, já o meu segundo acho que chega pra esse fds e vou tentar comer tudo fresco.

Back