Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo do Gnomo - B+

Diário de cultivo completo.
Olá criaturas!

É com enorme demora mas prazer, que declaro aberto meu diário de 1º cultivo! Depois de ler o fórum por ANOS, caçar muito em pasto, tentar obter esporos e juntar toda a tralha e a coragem, eu comecei e não paro não! :fome::fome:

Primeiramente, venho agradecer o @PedroSil pelos esporos de B+ que estarei utilizando nesse cultivo, iremos descobrir juntos se o carimbo está ou não contaminado hehe :)
Quero agradecer também ao @Arcturus que me cedeu também esporos, porém ainda não chegaram e vão ficar pra um cultivo paralelo, que abrirei outro diário em breve! Obrigado cara! ;)
Agradeço também a toda a equipe de moderadores e membros pró-ativos do CM, que me possibilitaram o acesso a esse conhecimento ímpar!

Vamos lá!
Ontem preparei uma CL com dextrose (de marombado), água mineral e um vidro de conserva. Fiz quase tudo como no tutorial do @tup , unica coisa é que eu não tinha balança digital nem nada, fui no olhômetro (sei que isso é coisa de amador :oops:). Uma colher de sopa normal e 250ml de água mineral fervida. Tentei ser o mais asséptico possível! 30min de pressão a fogo alto, esfriou por umas 12hrs ou mais.
Hoje introduzi os esporos de B+ utilizando o método (meio impróprio... denovo) do tampo do fogão. Tudo esterelizado no álcool 70, sem correntes de ar, forno aceso. Agora torçam os dedos!

Resolvi fazer uma CL por alguns motivos:
-É fácil :cool:
-Não perco copos se o carimbo estiver contaminado :feliz:
-É eterno :eek:
-Todos amam :p
Se a CL correr bem eu inoculo nos copos e faço uma segunda CL a partir da primeira, pronto! Ai posso distribuir carimbos a torto e direito :whistle:

Algumas fotos da CL:
WP_20140820_001[1].jpg WP_20140820_002[1].jpg WP_20140820_003[1].jpg

Para a tampa eu utilizei a própria tampa do vidro, furada com prego fino e esterilizada na PP, depois com álcool 70 e então coberta de micropore. Quando esterilizei a CL na PP eu utilizei o método do tup, a tampa de alumínio. Depois só substituí e "vedei" com isolante :roflmao:

É isso aí pessoal! Agora a CL está no isopor fechado para a temperatura não variar bruscamente até que eu compre o aquecedor (terceira falha já, cara! :eek:h: abre o olho!) o que deve ocorrer hoje pela tarde.

Torçam por essas hifas! :p

Namastê

EDIT: vejam as fotos pelo anexo, não sei, no meu tempo anexar imagem no tópico era diferente... (o vidro parece sujo mas é riscado mesmo)

Última edição por um moderador:
Está com um aspecto, diria eu, "meio morto". (apesar de estar crescendo) Que me dizes? :huh:

Sua CL está bem parecida com um cultivo recente que postei aqui. No começo tive muitas dúvidas se realmente eram cubensis, então para não perder substratos, inoculei algumas gramas de grãos. Dentro de uma semana tive certeza que estava tudo certo.

Minha intuição diz que é cubensis. :)

Sua CL está bem parecida com um cultivo recente que postei aqui. No começo tive muitas dúvidas se realmente eram cubensis, então para não perder substratos, inoculei algumas gramas de grãos. Dentro de uma semana tive certeza que estava tudo certo.

Minha intuição diz que é cubensis. :)

A minha também, @Cosmik ! E veja bem, sou um gnomo! Teria como errar? hahahahah Mas para deleite de todos vou inocular os copos na fé e na raça que seja cubensis, porque se não forem eles vão virar é na força! (da insistência):mad:
:roflmao::roflmao::roflmao::roflmao::roflmao:

Segue atualizações!

WP_20140829_002.jpg
Olha só quem está de molho na água+água sanitária para amanhã fazer o último passo da tindalização? :D Já fiz os dois primeiros passos (Ferver por 30min/descanso 24hrs/lavar bem/ferver por 30min/24hrs descanso/lavar bem e agora água + agua sanitária/24hrs descanso/lavar bem/60min ferver/lavar bem/12hrs de molho em água para tentar retirar ao máximo a água sanitária/secar bem/copos/PP por 1hr)

E o micélio atual
:WP_20140829_003.jpg WP_20140829_004.jpg

Aceito dicas e ajuda, claro!

Domingão chuvoso e eu aqui, a lhes escrever... Vamos lá!
Ao passo que lhes escrevo tenho 3 copos (1 vidro de conserva e 2 de requeijão PP5) esterilizando na pressão por uma hora, todos eles com milho no mais do tindalizado que consegui :D
Tem ainda um vidro de conserva que ficou pra segunda leva de esterilização pois a panela não fechava com 2 de conserva (PP Clock 4,5lts) Já fica a dica: quer cultivar em vidro de conserva=panela de pressão ALTA
Quer cultivar em copos de whisky/requeijão=panela de pressão LARGA

Aqui onde moro consigo encontrar panelas com essas distinções, mais altas do que largas e vice e versa. ENFIM!
Lavei e esterilizei os copos com álcool 70 num algodão, por dentro e por fora, deixei os secando de boca para baixo sobre um pano limpo. Terminei de secar o milho que ficou passando por um longo processo de tindalização, como ensinado em tutorial aqui no fórum (Iniciantes: pesquisem!). Usei uma colher limpa para encher os copos até a metade, pus as tampas de alumínio limpas com álcool 70 e só apertei, sem lacrar nem furar. Um pano na panela, água e pressão! Vou utilizar como tampa definitiva as próprias tampas dos potes, que foram furadas e limpas com alcool 70 e agora estão na pressão junto com os copos (menos as tampas de plástico, nao sabia se elas eram de PP5 ou não)
Após tudo pronto e frio, vou inocular os copos com uma seringa de 20ml e uma agulha da mais grossa que encontrei, para inocular irei utilizar minha CL de B+ que está LINDA :p
WP_20140831_007.jpg WP_20140831_008.jpg
Os furos das tampas dos potes irão ser cobertas com micropore, para garantir qualquer troca gasosa que se faça necessária sem contaminar nada. Tomei o máximo de cuidado possível com assepsia.

WP_20140831_001.jpg WP_20140831_005.jpg WP_20140831_003.jpg WP_20140831_006.jpg
Até a próxima atualização! :cool:

Após tudo pronto e frio, vou inocular os copos com uma seringa de 20ml e uma agulha da mais grossa que encontrei, para inocular irei utilizar minha CL de B+ que está LINDA :p

Antes de usar a seringa, chacoalha bem a CL para quebrar o micélio em pedaços. Porque mesmo usando agulha grossa, pode acabar entupindo.

Uma dica para as futuras CLs, coloque algumas bolinhas de gude ou alguns pedaços de vidro. Assim facilita quebrar o micélio, e por ser de vidro não é complicado esterilizar. :fotos: https://teonanacatl.org/attachments/img_8010_320x200-jpg.28072/

Antes de usar a seringa, chacoalha bem a CL para quebrar o micélio em pedaços. Porque mesmo usando agulha grossa, pode acabar entupindo.
O que contribui bastante para o entupimento é usar muito carboidrato na CL. Quando em solução muito "doce" o micélio fica denso dificultando a passagem para a seringa, então quando forem fazer CLs calcule bem as proporções e de preferencia usem menos mel, dextrose... pois assim o micélio fica bem ralinho, fácil de quebrar e menos propicio a entupimento.

O que contribui bastante para o entupimento é usar muito carboidrato na CL. Quando em solução muito "doce" o micélio fica denso dificultando a passagem para a seringa, então quando forem fazer CLs calcule bem as proporções e de preferencia usem menos mel, dextrose... pois assim o micélio fica bem ralinho, fácil de quebrar e menos propicio a entupimento.
Traduzindo, micélio muito gordo ocupa muito espaço:roflmao::roflmao::roflmao:

1 dia e 1/2 depois da inoculação da CL apareceu um cara no meus milhos aí, disse que vai morar e depois paga... não sei! Vocês confiam nele?
WP_20140902_003.jpg

Tá mais pra Seu Madruga ou pra Professor Girafales?

P.S.: Os meus milhos ficaram assim, estourados, depois da PP 1hr. Na tindalização estavam só inchados. Isso significa problema? :oops:

Você ferveu demais o milho... Acho que só precisa ferver uma vez antes, descansar 24h, lavar em agua corrente, água+água sanitária, descansar 24h, lavar bem, secar e PP. Fiz assim e o micélio tá bem saudável, 4 potes.

WP_20140903_001.jpg WP_20140903_002.jpg :whistle::whistle::whistle::whistle::whistle:

O milho sem casca não parece um problema nem de longe preocupante para o micélio. Aliás, ele colonizou muito mais as áreas de conteúdo exposto. :eek:h:

Edit: sei que as fotos estão horríveis, usei uma lanterna porque só tenho um cel para fotografar, mas ao vivo e a cores parece sim muito com micélio de cubensis e não com cobweb ou algo assim. Só achei ele bem algodoado por enquanto, o que supostamente seria uma caracteristica nao desejavel por cultivadores (segundo alguns videos na internet)

Última edição:
Atualizações: O milho nos copos de conserva estão colonizando bem mas notei contaminantes (lipstick e um outro que ainda não sei se é contaminação ou mancha do milho, negro) Vou deixar lá incubando e ver até onde vai, depois fazer um out. Já notei que o uso de glovebox é indispensável (demorou hein, babaca). Vou providenciar essa semana. Depois da experiencia de hoje de confeccionar 3 CL's e uma seringa num banheiro bem desinfetado com água sanitária pura e álcool 70, passado e borrifado. Aquele vapor do álcool me corroeu por dentro até não querer mais. Mas creio que estava tudo bem estéril dessa vez, diferente da boca do forno (aquilo foi burrice). Bom, alguns aprendem lendo ou ouvindo e outros errando. Pelo menos serviu para aprender a não gastar mais tempo e recurso.

Fiz 3 CL's pequenas. Uma de Austrália, uma de A+ Albino do @Arcturus e uma de MDK. A seringa fiz de B+ do @PedroSil (Pedrão, teu carimbo é limpo sim! quem fez merda fui eu, visto que a CL não contaminou) para inocular PF tek domingo. Vou deixar a idéia do milho um pouco de lado até eu me acostumar 100% com os procedimentos e assepssia. Ainda não consegui reservar o laboratorio da facul para fazer os experimentos com BDA (Tenho 200g de ágar e uns 300 de dextrose esperando hahaha). Mas quando eu conseguir eu vou fazer e postar aqui.

Sem fotos por enquanto, encanei com contaminação e não quis por mais em risco o processo todo fotografando. Se colonizar eu fotografo.

Seringa hidratando na geladeira por 24hrs. Utilizei o método descrito pelo @tupy naquele PDF "Guia básico ilustrado". As CLs estão na incubadora a 28ºC constantes.
Se alguém quiser ver o estado dos milhos só pedir foto. O mais triste é ver que onde não está contaminado o micélio está forte, colonizando hard mesmo! Algodão lindo!. Mas é assim: descuidou, perdeu! Sorte se conseguir tirar uns frutos num out, mas não sei não.
Nesse diário vai seguir B+ nos PFTek, mais pra frente abro para as outras strains (to nem com pressa).

Agradeço IMENSAMENTE quem está acompanhando, e podem ter certeza, esse diário vai ser longo! Mas não vou desistir não;) Vai ser uma briga do Gnomo vs Contaminações até eu aprender certinho! Se algum moderador quiser colocar como problemático tem problema não. Só queria ter tido a grana pra fazer a glove antes de começar, maldita ansiedade da gota!
Abraços :)

Back