Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo do Gnomo - B+

Diário de cultivo completo.
Olá criaturas!

É com enorme demora mas prazer, que declaro aberto meu diário de 1º cultivo! Depois de ler o fórum por ANOS, caçar muito em pasto, tentar obter esporos e juntar toda a tralha e a coragem, eu comecei e não paro não! :fome::fome:

Primeiramente, venho agradecer o @PedroSil pelos esporos de B+ que estarei utilizando nesse cultivo, iremos descobrir juntos se o carimbo está ou não contaminado hehe :)
Quero agradecer também ao @Arcturus que me cedeu também esporos, porém ainda não chegaram e vão ficar pra um cultivo paralelo, que abrirei outro diário em breve! Obrigado cara! ;)
Agradeço também a toda a equipe de moderadores e membros pró-ativos do CM, que me possibilitaram o acesso a esse conhecimento ímpar!

Vamos lá!
Ontem preparei uma CL com dextrose (de marombado), água mineral e um vidro de conserva. Fiz quase tudo como no tutorial do @tup , unica coisa é que eu não tinha balança digital nem nada, fui no olhômetro (sei que isso é coisa de amador :oops:). Uma colher de sopa normal e 250ml de água mineral fervida. Tentei ser o mais asséptico possível! 30min de pressão a fogo alto, esfriou por umas 12hrs ou mais.
Hoje introduzi os esporos de B+ utilizando o método (meio impróprio... denovo) do tampo do fogão. Tudo esterelizado no álcool 70, sem correntes de ar, forno aceso. Agora torçam os dedos!

Resolvi fazer uma CL por alguns motivos:
-É fácil :cool:
-Não perco copos se o carimbo estiver contaminado :feliz:
-É eterno :eek:
-Todos amam :p
Se a CL correr bem eu inoculo nos copos e faço uma segunda CL a partir da primeira, pronto! Ai posso distribuir carimbos a torto e direito :whistle:

Algumas fotos da CL:
WP_20140820_001[1].jpg WP_20140820_002[1].jpg WP_20140820_003[1].jpg

Para a tampa eu utilizei a própria tampa do vidro, furada com prego fino e esterilizada na PP, depois com álcool 70 e então coberta de micropore. Quando esterilizei a CL na PP eu utilizei o método do tup, a tampa de alumínio. Depois só substituí e "vedei" com isolante :roflmao:

É isso aí pessoal! Agora a CL está no isopor fechado para a temperatura não variar bruscamente até que eu compre o aquecedor (terceira falha já, cara! :eek:h: abre o olho!) o que deve ocorrer hoje pela tarde.

Torçam por essas hifas! :p

Namastê

EDIT: vejam as fotos pelo anexo, não sei, no meu tempo anexar imagem no tópico era diferente... (o vidro parece sujo mas é riscado mesmo)

Última edição por um moderador:
Cê acha? aqui encontro tudo barato, menos esses malditos pedaços de plástico transparente. Procurei de diversas marcas e tipos, a mais barata é uns 50 mangos e ainda assim é pequena. Não caberiam 4 bolos PF... No way!

Quando sobrar uma grana vou investir pesado e pegar uma grandona, aí é só sossego :D

Dae Loki! Ando devagar aqui no fórum, mas vim especialmente para ver a saga do amigo. Vai na fé que tu consegue.
Eu tô aqui com dois bolos terminando de colonizar, carimbo daquele mesmo chapéu.
Boas vibrações!

Dae Loki! Ando devagar aqui no fórum, mas vim especialmente para ver a saga do amigo. Vai na fé que tu consegue.
Eu tô aqui com dois bolos terminando de colonizar, carimbo daquele mesmo chapéu.
Boas vibrações!
Valeu! Tá indo devagar mas ta indo e vai ate o fim! :)

Procura nas lojinhas de 1.99, no supermercado achei por 60 aqui tbm
Filho, eu rodei essa cidade todinha. Tem não. 60 é muito pra mim agora, infelizmente.

Aniversariei 2 copos hoje, estão lá na jacuzzi, na geladeira, se banhando! Amanhã já vão pro terrário completar seu ciclo na Terra ehhehe
Achei o cheiro do micélio um tanto quanto estranho... Não era doce, tinha cheiro de chão de floresta, parece-me. Bom, qualquer cogumelo que saia de lá, valeu a experiência de acompanhar um ser crescendo :D

Sem fotos, preferi não demorar no procedimento. Mas amanhã vai ter ibagens sim :LOL:

Abraços.

Se esse "chão de floresta" é tipo "terra depois da chuva" tá tranquilo... Os meus normalmente cheiram assim, puxando para um "levemente adocicado".
Sigo acompanhando e torcendo... :deolho:

Que tal dar o nome da TEK que usa fibra de coco de GNOMO TEK ? :D:p
ahahahah mas não fui o primeiro a usar essa tek, vamos fazer um levantamento e damos o nome do primeiro user que a utilizou! Fica mais justo :p

Caso a noite e madrugada seja frio frutifica bem! O contra é que produz poucos esporos.
Então, nessa época já nao fica frio a noite... Estabilizou em 25ºC (dentro do terrario) aqui e acho que durante o dia levante para 28ºC no máaaaximo.
Vai dar boa!

Então, nessa época já nao fica frio a noite... Estabilizou em 25ºC (dentro do terrario) aqui e acho que durante o dia levante para 28ºC no máaaaximo.
Pelo menos os meus sempre frutificam nessa mesma gama de temperatura. Depois atualizo o meu
diário pra voce ver ;)

Olá pessoal! Ando meio sumido do fórum, correrias e etc...
Fazem 8 dias de terrário, algumas mudanças nele... Vivendo e aprendendo. Coloquei mais um bolo nele e acho que hoje vai o último pro dunk e roll, amanha segue pro terrário.
Temos 1 cabeçudinho. Mas só 1 até agora. O terrário, percebi, estava com pouca umidade... os bolos secavam as paredes de um dia para o outro. Fechei 4 dos 8 buracos que fiz. Melhorou um pouco. Mas penso em fechar TODOS os buracos dele e fazer uma troca a mais (estou fazendo uma vez por dia, mas tem 4 furos) 2 trocas sem furo nenhum é vantagem ou não? Como posso fazer com a umidade? Aqui não tem perlita, estou usando arg. expandida mesmo e não entendo como a umidade anda baixa... :\

WP_20141016_001.jpg

Mas penso em fechar TODOS os buracos dele e fazer uma troca a mais (estou fazendo uma vez por dia, mas tem 4 furos) 2 trocas sem furo nenhum é vantagem ou não? Como posso fazer com a umidade? Aqui não tem perlita, estou usando arg. expandida mesmo e não entendo como a umidade anda baixa... :\

Só testando mesmo, @GnomoLok. A umidade depende de outros fatores, tipo a temperatura, o tamanho do terrário e, quando tem furos, a umidade do ambiente.

Boa sorte.

To com esse problema de umidade também @GnomoLok, o tempo anda muito seco e ta um calor que parece um deserto.
Eu to abrindo as vezes e dou uma borrifada na parede do terrário, mas mesmo assim ta foda, os meus tão crescendo devagarzinho, as vezes penso que vão virar abortos, mas eles estão aparentemente muito saudáveis. Que tal arrumar um pouco de vermiculita num pires, esterilizar e depois vc vai umidecendo com agua mineral pode te ajudar??

Grato amigos, sinceramente senti uma boa mudança após fechar os furos e reduzir as trocas, mas introduzir borrifadas de água mineral gelada para tentar acalmar a temperatura. Já consigo ver primórdias vindo com força, creio que encontrei a "mão" desse terrário.

Agradeço as opiniões! :p Em breve posto os chapeludos aqui!

Grato amigos, sinceramente senti uma boa mudança após fechar os furos e reduzir as trocas, mas introduzir borrifadas de água mineral gelada para tentar acalmar a temperatura. Já consigo ver primórdias vindo com força, creio que encontrei a "mão" desse terrário.

Agradeço as opiniões! :p Em breve posto os chapeludos aqui!
O pin set vem mesmo sem troca de ar constante, a diferença é que sem a troca de ar os pins ficam finos e compridos, já com troca de ar constante (sem prejudicar a umidade ideal) os pins ficam rechonchudos formando cogumelos mais baixos, base firme, talos grossos e chapeis grandes ao contrario da falta de ar.

Nós meus cultivos com saco-terrário não tenho feito mais troca de ar manual apenas tenho deixado intencionalmente o filtro exposto a uma corrente de vento natural como uma janela ou varanda... Quando os cultivos ficavam em local fechado sem corrente de ar mesmo fazendo troca de ar manualmente parecia que não estava adiantando, então resolvi mudar.

Última edição:
Back