Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo Australian

Diário de cultivo completo.
06/02/2013
Chegada do Carimbo( Australian) e preparação das seringas. 2 de 10ml

20:00hrs
1- Esterelizando a Glove box com Lysoforme liquido(nao achei de jeito nem um lysol) e alcool 96º (não achei o 70º), esterelizei o copo de licor fervendo em fogo maximo por 10minutos, e tbm as seringas com agua de outra panela deixando dentro por 2 minutos e trocando. coloquei tudo dentro da glovebox esterelizada com alcool e lysoforme.

22:30

2- Hora de passar o carimbo p/ a seringa. Tive bastante trabalho para raspar o carimbo, ele era de tamanho pequeno, acho que acabei colocando muito esporos, foi primeira vez que fiz isso mas uma seringa ficou bem escura e outra ficou quase transparente, acho q eu poderia ter usado metade doque usei... mas foi primeira vez pelo menos ja aprendi isso.

08/02/2013

10:00 Am Preparo do Substrato.

Fiz usando arroz cateto integral com alguns grãos vermelhos, procurei em uns 4 locais de produto natural e só achava o arroz integral normal sem casca... ai comprei esse cateto por ter algns graos vermelho com casca misturado. Fiz com a proporção de 2 copos de vermiculita 1 copo de FAI e 1 copo de agua. Coloquei a Vermiculita depois a farinha e misturei bem os dois, depois disso acrescentei 1 copo de água, eu achei que ficou muito umido ficou até um pouco de agua no fundo ai misturei bem, fiz uma camada de vermiculita nos 5 copos e quando ia passar o substrato eu apertava bem pra tirar todo excesso de umidade, eu fiz a proporção pra 4 copos, mas no final de tudo acabou sobrando um pouco entao coloquei em um copo menor e coube certinho.Depois passei algodao com alcool e lysoforme na borda dos copos e coloquei o selo de vermiculita.
Na hora de esterelizar nao coube os 5 na panela, coloquei apenas 4, o outro coloquei em uma panela de cozinhar a vapor que é funda, deixei as 2 panelas por 1 hora contado depois do inicio do barulho da pressão. Fui fazer outras coisas e esqueci que a panela sem pressão ia evaporar a agua, cheguei la a panela tava preta sem agua(vou prestar atenção nesse copo), ai deixei la pra nao ter perigo de quebrar o copo, estao as duas panelas esfriando e anoite vou fazer o processo de inoculação....
copos na panela.JPGGlove box.JPGlimpando a borda.JPG

Obs: o pano que coloquei na panela peguei direto na gaveta sem cheirar nem ver, achando q estava limpo, enquanto a panela de pressão soltava fumaça começou sair um cheiro forte no vapor, fiquei em duvida em ser o pano ou se era do arroz e vermiculita(nunca fiz isso antes entao nao sei se tem cheiro quando esquenta) mas estou preocupado em o pano estar mofado, visivelmente estava limpo e lavado.
Ai estão as fotos do processo todo. A glove box nao esta pronta, estou improvisando com papel film e fita, troco toda vez que uso... logo estarei comprando um vidro pra por ai e deixar certinha...

08/02/13

Inoculação

Passei tudo pra glove box: fita, tesourinha, os 4 copos, algodão, alcool seringa.... um dos copos quebrou, que ficou na panela que acabou a agua, rachou o fundo mas passando a unha n da nem pra sentir ai limpei com alcool e colei uma fita isolante, o substrato desse copo estava bem mais seco...
copos inoculados.JPG

Última edição por um moderador:
Alguns pontos de miscélio colonizando o solo ja, 2º noite de armário. o outro casing nao olhei pq nao estou mexendo.

solo perto (1).JPG
solo perto (25).JPG

Casing na bandeija de aluminio indo bem na colonização do solo, esse casing foi feito com um copo inoculado de 200ml.
DSC00575.JPG DSC00577.JPG

Quando abri fiquei com medo de ser cobweb pq parece um algodao nao tao branco, achei q o miscélio seria mais branco... tinha até uma parte algodoada fora do solo, na parte de aluminio. Tentei sentir o cheiro mais senti um cheiro leve de miscélio de cubensis, nada de azedo DSC00576.JPG . Alguem pode me ajudar ? sei que tem por todo lado essa informação, mas eu nao consegui ter certeza mesmo vendo fotos e lendo. se alguem puder....

E aqui é a foto do casing no pote de Barro, esta indo bem na colonização tbm DSC00572.JPG DSC00573.JPG , mas tbm tive medo de cobweb hehehhe, tomara que seja preocupação de iniciante.. valeu galera

Espere alguns dias por favor, para visualizarmos melhor, cubensisdedread.

Isso é micélio de cubensis sim. Alguns casing's parecem estar secos, não? Faça uma hidratação por injeção (seringa e agulha) ou com borrifador mesmo.

Isso é micélio de cubensis sim. Alguns casing's parecem estar secos, não? Faça uma hidratação por injeção (seringa e agulha) ou com borrifador mesmo.
Ele esta seco sim, visivelmente bem de pertinho da pra ver que nao tem umidade, pelo menos no casing de aluminio que é vermiculita e fibra de coco.... o outro no pote de barro com pó de pinus vermiculita e um pouco de fibra de coco esta um pouco mais umido... vou fazer isso com o borrifador com uma nevoa bem fina por cima. obrigado Anatman!

tirei uma foto hj pq a colonização do casing maior esta mais rapida, acho q ele vai ser aniversariado antes, apesar que eu estou tentando entender ainda quando é a hora de aniversariar, caso esteja na hora me avisem hehe. segui o conselho do anatman e dei uma borrifada de agua nos dois, estavam realmente seco... o cheiro que saiu de dentro dos casing era delicioso de miscélio de cubensis mesmo, nada de azedo. nada de cobweb. Valeu galera

DSC00578.JPGDSC00579.JPG

O pote de barro está pronto para frutificar. O outro eu esperaria mais um ou dois dias...

Quem decide a hora correta de frutificar é o micélio, independente do momento do aniversário. Cansei de preparar casings e logo em seguida por no terrário. Acredito ser mais válido(necessário) esse periodo de recolonização do micélio, para bulks.

Boa Noite galera, vim atualizar aqui a situação dos copos inoculados dia 11...
colonização dia 11.JPG os copos do lado esquerdo com fita isolante estão com a colonização mais rapida, eles estavam apenas com a tampa de papel aluminio, os outros 2 com fita crepe, estava com a tampa original do recipiente, com 4 furos pequenos, nao sei se a tampa tem haver com isso. o copo com fita isolante em cima esta quase 100%, mas vou deixar pra esperar mais um copo ficar 100% pra montar um casing com 2 copos, ja que o casing montado com 1 copo só ficou pequeno.
copos inoculados dia 11 furo.JPG todos os copos ja estão com furos pra troca de gases. todos serão feito casing.

aqui umas fotos dos 2 casing que estão no terrario
2casing terrario.JPG O casing da esquerda na quentinha de aluminio foi colocado apenas um copo colonizado de 200ml, ficou com pouco substrato, o proximo sera com 2 copos. O Casing maior de barro foi feito com 4 copos colonizados e uma boa quantidade de vermiculita pasteurizada em baixo.

espaço terrario.JPG e aqui é o espaço, ainda cabe bastante coisa hehehe, sera feito mais 2 casing na quentinha com 2 copos, o copo que sobrar vou bolar um casing menor, mas ja decidi que nesse cultivo nao vou fazer bolo.

valeu galera, logo ta crescendo e eu vou postando as fotos.

Última edição:
Agora vai, entre 8 e 15 dias começa a formação dos basidiomas :)
Segura coração, hehe.

Noix.

Agora vai, entre 8 e 15 dias começa a formação dos basidiomas :)
Segura coração, hehe.

Noix.
Pooooooo agora segura coração msm hehehhe apesar que essa ansiedade é mais gostosa doque esperar a colonização, pq eu fiquei encanado com contaminação. e de agora em diante pelo que vi é mais dificil contaminar, então pelo menos porenquanto é só alegria.... e os copos que fiz pra contenção caso contaminasse, estão seguindo muito bem na colonização. pelo jeito vai da cogu pra caramba hehehe. abração man vlew

Salve galera vim atualizar as fotos... o casing no pote de barro esta coisa linda de se ver, o casing menor na quentinha com um copo só esta com a colonização mais fraca do solo, deve ser a quantidade por ter menos miscélio, da pra ver bem a fibra de coco meio grande e a vermiculita por cima... amanha pretendo dunkar um dos copos que esta na incubadora e fazer um outro casing. os outros 4 copos vou fazer + 2 casing.

DSC00598.JPG Pote de barro
DSC00599.JPG Pote de barro
DSC00600.JPGcasing na quentinha
DSC00602.JPG

valeu galera... nao vejo a hora de crescer essas crianças e me deixar igual a foto do pato donaldsssssss na australia kkkk

O casing da quentinha parece estar seco, não? Se estiver, borrife bastante água enquanto os nós hifais não aparecem.

O casing da quentinha parece estar seco, não? Se estiver, borrife bastante água enquanto os nós hifais não aparecem.
Então Anatman, o casing da quentinha parece estar mais seco, eu nao borrifei pq quando ligo o umidificador as bordas ficam todas 'suadas' e eu fico com medo de enxarcar, ai acabei deixando mto seco... vou borrifar entao pra molhar. valeu mano

´Copo dunkado agora, amanha anoite vai ta sendo feito casing, os otros 4 copos creio que menos de 1 semana estarão no ponto pra casing tbm... boa noite boa semana galera
DSC00603.JPG

pode borrifar sem medo, principalmente no meio.

Opa cubensisdedread, desculpa invadir teu post pra tirar essa dúvida, é que vi os brothers dando dica de quando o casing ta pronto pra aniversariar e queria que vissem esse aqui:

DSCN5107.JPGDSCN5109.JPG reparem que tem uma plantinha que cresceu aí mesmo sem luz provavelmente por causa da camada de casing que fiz com Húmus de minhoca + Vermiculita. O substrato foi pó de côco + arroz. Eaí será que rola aniversariar?

Abração!

P.S.: Tô acompanhando teu cultivo, emanando boas vibrações! gogogo!
DSCN5106.JPGDSCN5110.JPGDSCN5111.JPG

Opa cubensisdedread, desculpa invadir teu post pra tirar essa dúvida, é que vi os brothers dando dica de quando o casing ta pronto pra aniversariar e queria que vissem esse aqui:

View attachment 44919View attachment 44920 reparem que tem uma plantinha que cresceu aí mesmo sem luz provavelmente por causa da camada de casing que fiz com Húmus de minhoca + Vermiculita. O substrato foi pó de côco + arroz. Eaí será que rola aniversariar?

P.S.: Tô acompanhando teu cultivo, emanando boas vibrações! gogogo!
Opa brother nao invadiu nada nao tranquilo, muito legal o esquema que vc montou do terrario no armário cara.... Quanto a pergunta vou deixar pra galera responder mesmo pq eu nao sei muito bem. Boa sorte ai brother to acompanhando!!!
Abração!

Pode esperar mais uns duas, LouroJose, mas vigie dia a dia.

Boa Noite galera colorida.... Enquanto os primeiros casing´s aniversariado dia 27 e dia 28 estão no terrário, hoje fiz mais algumas coisas enquanto isso... o pote de barro esta nascendo alguns pins, mas nao trei foto pq sao pequenos, de amanha pra depois vou tirar fotos.... ontem mandei um copo pro terrario em forma de casng em uma caneca de porcelana, fiz pensando em tirar uma foto quando estiverem grande... ontem fiz outra glove box a minha antiga na caixa de plastco soltou o vidro e achava pequena, comprei um isopor de 50 litros e montei uma melhor aproveitando a tampa de vidro da outra... ontem fiz uma cultura liquida com o carimbo do australian, seguindo os passos do Anatman que tem me ajudado bastante... aprendi tbm a fazer umas psatilhas que achei mto massa hehe entao fiz com uns b+ que tinham aqui, hoje vou dunkar mas 2 copos que estão prontos ja fiz mistura do casing que sera feito amanha.... la vai as fotos
copos casing amanha.JPGcopo colonizado que ira ser dunkado hj
mistura casing amanha.JPG mistura de casing pros copos de cima e mais 2 copos que estão quase prontos... casca de pinus, fibra de coco vermiculita e calcário.
cultura liquida.JPG cultura liquida feita com maltodetrina 100% do milho, comprada em farmacia... fiz o pote segundo os passos do Anatman. fiz uma seringa de esporos usandomuito pouco do carimbo, nao cheguei a usar nem 1/5.. fiz em seringa de 10ml, injetei 4mls na cultura, e guardei o resto.

vaca casing.JPG como ia sobrar 1 copo fiz um casing nessa caneca pelo menos pra tirar uma foto dps

glove dentro.JPG Glove box por dentro caixa 50lts, créditos a minha namorada que encapou com papel aluminio hehe
glove frente.JPG Glovebox Por fora

pastlha.JPG e aqui as pastilhas com b+, na balança de coznha deu 23g mas n sei se essa balança é confiavel....

Porenquanto é só pessoal, amanha ou depois volto com fotos dos pins.... valeu

A glove ficou profissional, micelio muito rizomorfico e a CL feita com a seringa de esporos minimiza as contaminações nessa fase. Os cogus brotando dessa vaquinha ai vai ficar maneiro rsrs Abraço!

Back