Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo | 3 strains | milho | bulk

Diário de cultivo completo.
Vou logar aqui meu primeiro cultivo de cogumelos, sou preguiçoso então tava adiando desde o fim do ano passado porém me deu um troço e resolvi fazer hoje, comecei lá pelas 21h:

  • Coloquei 2kg de milho na pressão com uns 6-7 litros d'agua por 30min pra hidratar(grão c/ pelo menos 52% de umidade segundo meus cálculos, ficou no ponto meio duro mas fácil de apertar)
  • Deixei a panela esfriar e tirei o milho ainda pelando, drenei a agua e espalhei bem numa toalha pra tirar o excesso de umidade, o ponto certo é quando não tiver aquele "brilho"
  • Feito isso comecei a encher as 15 jarras de ~550mL, deu exato a quantia de milho enchendo entre 2/3 e 3/4 dos vidros
  • Furo da tampa cobri com uma camada de micropore(o de papel, não plástico) e mais um papel alumínio pra não entrar agua

fvNJt0T.jpg

vai fazer 20min que tá esterilizando, assim que acabar desligo e vou dormir deixo esfriando durante a noite e amanhã inoculo
 
Última edição:
grãos expostos, um dos monos ficou demais até ja colonizou o topo vide foto acima

como é milho acho que pode afetar mais mas não tenho nenhuma referencia

Entendi, acho que pode haver benefício com esse "late casing" sim, só tem que saber exatamente o momento ideal para fazer-lo.

Vi alguns casos em que fizeram antes demais e contaminou, e outros que fizeram muito tarde e só atrasou o desenvolvimento ou não fez nada de diferente.

Pensei em uma camada de vermiculita quando você falou de eles estarem expostos e catei algo parecido com o que eu faria no shroomery:

https://www.shroomery.org/11382/Late-casing
 
segue uma foto do casing mais porco que os senhores vão ver: :fumar:
lMHmU43.jpg


esqeci o coco no microondas e aquelas fibras pegaram fogo estourou o vidro mó cáca :eca:

tinha um sensorzinho chines dando sopa aqui de $1,38 dolaros e resolvi botar ele no monotub

sTDceWN.jpg

OBS: ta lendo 68% pq abri a tampa
 

Anexos

  • gPbwiEb.jpg
    gPbwiEb.jpg
    125.3 KB · Visualizações: 51
  • sTDceWN.jpg
    sTDceWN.jpg
    154.9 KB · Visualizações: 50
Última edição:
comprei 4kg de pó de côco e o vendedor mandou 6 lol

Ainda me perguntando se o late casing vai trazer mais beneficio do que risco de contaminação, vi posts a favor/contra ambos

pics

-----------

Nobre @Shroomaniac, procure embutir as imagens de suas postagens no post, pois assim garante que elas estarão disponíveis enquanto o Teo existir não importa quando alguém leia seu diário no futuro. Já quando usa imagens externas, é muito comum elas se perderem. :coffee:

Torcendo aqui até a sua frutificação. Parabéns por todo o esforço demonstrado nos estudos. :)
 
Última edição:

Hum.... Tenho a impressão que tem algo errado.
Esse Higrometro mede as coisas através de uns buracos nele, e pelo fundo também.

Ele está todo do lado de dentro do terrário? Tem buracos travados?

Uma dica sobre ele :
-é comum ele chegar a 99% e saturar lá, mesmo que baixe pra 95,90,85, ele continua em 99%. sempre que olho e está em 99%, eu tiro e coloco num cooler pra secar por dentro e testo a umidade pra ver se tá a 99% mesmo!

Valeu!
 
parece que deu uma estagnada na colonização do sub mas deve ser efeito do observador vou esperar mais uns dias

EDIT: temperatura caiu aqui pra 23ºC tbm deve ser isso neh

Hum.... Tenho a impressão que tem algo errado.
Esse Higrometro mede as coisas através de uns buracos nele, e pelo fundo também.

Ele está todo do lado de dentro do terrário? Tem buracos travados?

Uma dica sobre ele :
-é comum ele chegar a 99% e saturar lá, mesmo que baixe pra 95,90,85, ele continua em 99%. sempre que olho e está em 99%, eu tiro e coloco num cooler pra secar por dentro e testo a umidade pra ver se tá a 99% mesmo!

Valeu!

Eu fiz assim, desenhei com uma canetinha e cortei um buraco com o ferro de solda ele atingiu 99% em alguns minutos, ele tem aquelas travinhas do lado que fica bem encaixado mas depois vou passar cola quente pra vedar 100%

o que quero monitorar é o FAE/RH ao longo de horas/dias creio que uma variação de alguns minutos não importa tanto

pensei em usar um sensor desses que enfia no solo mas como o sub deve ficar sempre úmido acho que não faria sentido

a posição que pus ele foi embaixo do furo superior na lateral menor da caixa pois é onde tem menos água escorrendo devido ao fluxo de ar entrando/saindo por ali


Abs.
 
Última edição:
aquele "pseudo-casing" que fiz ali em cima ta quase terminando de colonizar, com certeza é o mono mais agressivo apesar que deixei mais grãos na parte de cima o que ajudou pra formar uma camada inteira colonizada

o albino começou bem rapido mas depois aquelas bolas de micelio foram murchando como se tivesse "dissolvendo" na condensação ou o micelio tivesse buscando mais nutrientes no sub seilah mas o terceiro tubo as bolinhas ainda tão proeminentes
 
Tubo d ecuador que fiz o casing dia 13/03

shroom_01.jpg

Começar a introduzir FAE hoje tirando uma camada de micropore dos furos embaixo e meia camada dos furos de cima

Furos com +-28mm 1 em cada lado tapados com micropore seguindo a tek do @Pastywhite

shroom_02.jpg shroom_03.jpg

RH na minha cidade tá 100% hoje, e o sub parece bem úmido então vou evitar o "misting" por agora

Acompanhando essa produção, que pros meus padrões, é grande! Show, aula demais!

Tamo junto fiote!

É nóis gnomo doido

tacale pau nesses albinos
 
Última edição por um moderador:
Surprise Mothafucka :!::!::!:

We have pins :eba:

Completando 4 semanas da inoculação dos grãos

Levantei pra mijar e percebi que o tubo d cambodian spawnado dia 8 resolveu pinar

Primeiro que percebi foi esse clusterzinho, pensei "fodeu, deve ser um contaminante":roflmao:

shroom_04.jpg shroom_05.jpg shroom_06.jpg shroom_07.jpg
 
Última edição por um moderador:
update 21/3:

coloquei o ultimo tubo(albino) pra frutificar hoje, ele e o ecuador parecem bem estagnados comparado ao tubo do cambodian que preparei 1 dia depois, a razão acho que descobri ser o nivel de agua que nesses ultimos ficou maior e da pra perceber pela cor mais escura do sub(não beba alcool quando preparar o sub)

mas isso não é problema assumindo que a agua vá evaporar nos próximos dias

o que me preocupa é ter causado um overlay com aquele casing visto que ele tá 100% colonizado e ja vejo até sinal de metabólitos

shroom_08.jpg
 
Última edição por um moderador:
update 21/3:

coloquei o ultimo tubo(albino) pra frutificar hoje, ele e o ecuador parecem bem estagnados comparado ao tubo do cambodian que preparei 1 dia depois, a razão acho que descobri ser o nivel de agua que nesses ultimos ficou maior e da pra perceber pela cor mais escura do sub(não beba alcool quando preparar o sub)

mas isso não é problema assumindo que a agua vá evaporar nos próximos dias

o que me preocupa é ter causado um overlay com aquele casing visto que ele tá 100% colonizado e ja vejo até sinal de metabólitos

nYo5iUJ.jpg

Pode jogar uma fina camada de vermiculita se desejar.
 
Pode jogar uma fina camada de vermiculita se desejar.
tava pensando nisso, apesar de achar que vermiculita tem nutrientes e vai induzir mais colonização do casing é melhor do que ficar esperando secar ou molhar mais e acabar sufocando o sub, vou esperar mais 1-2 dias e jogar vermiculita então pra ver o que rola
 
Ecuador já consigo ver 3-4 pins solitarios se formando, coloquei essa tampa azul translucida ontem só pra zuar, tem uma lampada de 6400k uns 2m acima dos tubos que deve fornecer energia suficiente pros pins

shroom_09.jpg

Cambodian segue evoluindo 2 dias apó o 1º pin

shroom_10.jpg

#vem monxtru

shroom_12.jpg

Bora comemorar o nascimento dos meninos com meus amigos Dunhill e Dalmore

shroom_13.jpg

Vocês acham que devo molhar o tubo dos pins??
 
Última edição por um moderador:
voces acham que devo molhar o tubo dos pins??
A umidade lá dentro tem que estar em 85~91%, então se tem água nas paredes, e não está secando é porque tá em 99%.
Deixa como está, a camada de casing vai fornecer umidade pro micélio e pros pins em baixo, e o ar em cima tem que ser mais seco mesmo pra os cogumelos avançarem!
Boa sorte aí, tão lindões!

(AAAH!! Faz um latecasing neles!!! Pelo que o cara comenta parece ser muito bom!
 
A umidade lá dentro tem que estar em 85~91%, então se tem água nas paredes, e não está secando é porque tá em 99%.

Deixa como está, a camada de casing vai fornecer umidade pro micélio e pros pins em baixo, e o ar em cima tem que ser mais seco mesmo pra os cogumelos avançarem!

Boa sorte aí, tão lindões!

(AAAH!! Faz um latecasing neles!!! Pelo que o cara comenta parece ser muito bom!

Me referia ao tubo desses que tao crescendo mesmo

O outro eu nao tenho como medir o RH agora, sequei as paredes com alcool pra limpar tavam muito sujas mas acho que ta bem umido o sub ainda e tbm fiz o late casing mas colonizou tudo

Valeu

Eita acho que esse nasceu circuncisado o_O ou será que amadureceu em 2 dias ja??

shroom_14.jpg
 
Última edição por um moderador:
23/03

Colhi o primogenito, ficou bem azulzin

shroom_15.jpg shroom_16.jpg shroom_17.jpg

Tentando tirar um carimbo mas parece meio estéril o que acham??

shroom_18.jpg

BTW recebi aqui um carimbo do @coguosho que logo vai pro agar/monotub

Valeu por fortalecer a quebrada brother, só agradece hahaha
 
Última edição por um moderador:
Back
Top