Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo | 3 strains | milho | bulk

Diário de cultivo completo.
Vou logar aqui meu primeiro cultivo de cogumelos, sou preguiçoso então tava adiando desde o fim do ano passado porém me deu um troço e resolvi fazer hoje, comecei lá pelas 21h:

  • Coloquei 2kg de milho na pressão com uns 6-7 litros d'agua por 30min pra hidratar(grão c/ pelo menos 52% de umidade segundo meus cálculos, ficou no ponto meio duro mas fácil de apertar)
  • Deixei a panela esfriar e tirei o milho ainda pelando, drenei a agua e espalhei bem numa toalha pra tirar o excesso de umidade, o ponto certo é quando não tiver aquele "brilho"
  • Feito isso comecei a encher as 15 jarras de ~550mL, deu exato a quantia de milho enchendo entre 2/3 e 3/4 dos vidros
  • Furo da tampa cobri com uma camada de micropore(o de papel, não plástico) e mais um papel alumínio pra não entrar agua

fvNJt0T.jpg

vai fazer 20min que tá esterilizando, assim que acabar desligo e vou dormir deixo esfriando durante a noite e amanhã inoculo
 
Última edição:
Um pouco precipitado, mas tudo bem... Seco meus cogumelos ao vento na varanda, e depois dentro de um ZipLock com um antimofos neutro, em pouco tempo ele tá 100% seco e quebra só de olhar.

No caso desse poste o problema todo é como ele guarda, que com o tempo vem a se reidratar. Mas aí vai de cada um.

(Quero tanto um dia ter esse problema do ágar! hahahaha)
 
Um pouco precipitado, mas tudo bem... Seco meus cogumelos ao vento na varanda, e depois dentro de um ZipLock com um antimofos neutro, em pouco tempo ele tá 100% seco e quebra só de olhar.

No caso desse poste o problema todo é como ele guarda, que com o tempo vem a se reidratar. Mas aí vai de cada um.

(Quero tanto um dia ter esse problema do ágar! hahahaha)
Aqui no sul não daria certo o clima é muito úmido, nem dessicante parece funcionar....vc pesa ele antes/depois pra comparar a perda de água?

--------------------
bora preparar mais uns 10L de spawn pro G2G, to com 30 jarras sobrando agora...:sneaky:
 
Última edição:
hahahahah
Boa sorte, vai gastar um dia ou dois nisso aí!
Eu to no meu processo lento aqui de fazer 1L por semana...

nem dessicante parece funcionar
Se você coloca em um saco fechado hermeticamente tanto faz a umidade do lado de fora...
 
hahahahah
Boa sorte, vai gastar um dia ou dois nisso aí!
Eu to no meu processo lento aqui de fazer 1L por semana...
vou fazer igual no OP, da preparação dos grãos até colocar nas jarras e terminar de esterilizar não levei mais que 3-4h


Se você coloca em um saco fechado hermeticamente tanto faz a umidade do lado de fora..

ainda assim, prefiro não me fiar em dessicantes além de demorado perdem muita eficiencia ao final da desidratação :cautious:

https://teonanacatl.org/attachments/figure2-png.98752/
 

Anexos

  • figure2.png
    figure2.png
    30.8 KB · Visualizações: 16
Última edição:
Não que um desumidificador desses não possa ser útil. Eu mesmo usaria se algum estivesse disponível.

Mas seus temores de perder cogumelos secos em silica não procedem. E falo isso porquê já sequei e guardei no freezer, em um recipiente hermeticamente fechado, com silica gel, que se manteve sempre azul. E duraram cinco anos. De vez em quando eu tirava um pouco. Acho que manteriam a potência por mais tempo ainda, mas acabaram.
 
digo perder nas primeiras 24-48h de secagem, não durante o armazenamento....a velocidade de oxidação dos ativos é proporcional a quantidade de água ou seja quanto mais rápido secar menor a perda

apesar q esses tempos comprei de uma loja conhecida e os cogus não chegaram cracker dry, tavam secos só não quebradiços, guardei eles assim a vácuo no freezer e um mes depois com o dobro da dose não senti nada

como falei meu caso é meio complicado pois aqui é muito úmido o ano todo(RH 94% nesse momento) e duvido que eu conseguiria secar 2-3kg numa velocidade razoável nessas circunstâncias
 
Última edição:
e duvido que eu conseguiria secar 2-3kg numa velocidade razoável nessas circunstâncias


Qual a capacidade e secagem que você calcula para esse desumidificador?
 
Última edição:
Tire fotos do decorrer.
Ficaria feliz em acompanhar tal produção de titã
 
Ta querendo deixar um batalhão inteiro doidão ? 3 terrários...:eek::unhas::roflmao:
 
Dizem que os cubensis preferem um pouco mais de profundidade, quem gosta de espessura fina são os pans.

Como você tem muito micélio sendo produzido, tenta fazer monotubes mais profundos e economiza espaço de terrario.

Mas ainda assim, bela produção está por vir! Quero ver fotos deles grandes!
 
Dizem que os cubensis preferem um pouco mais de profundidade, quem gosta de espessura fina são os pans.

Como você tem muito micélio sendo produzido, tenta fazer monotubes mais profundos e economiza espaço de terrario.

Mas ainda assim, bela produção está por vir! Quero ver fotos deles grandes!
te dizer que superestimei o volume do sub, calculando a área x volume do mono era pra ter ficado com 4cm mas ficou 2-3


pensando se compensa esperar uns dias e fazer um late casing pra cobrir os grãos expostos e corrigir os desniveis escrotos que deixei :cartaovermelho:


---------------------------------------------------------------

cheguei agora abri o armario e surpresa!

H4MaMwU.jpg

apareceu os algodãozinho :love:
 
Última edição:
comprei 4kg de pó de côco e o vendedor mandou 6 lol

Ainda me perguntando se o late casing vai trazer mais beneficio do que risco de contaminação, vi posts a favor/contra ambos

pics

-----------

Qual que seria a finalidade desse casing?

Aumentar a umidade? Diminuir a incidência de "blobs"?

Ou só porque o volume está baixo?
 
Qual que seria a finalidade desse casing?

Aumentar a umidade? Diminuir a incidência de "blobs"?

Ou só porque o volume está baixo?
grãos expostos, um dos monos ficou demais até ja colonizou o topo vide foto acima

como é milho acho que pode afetar mais mas não tenho nenhuma referencia
 
Back
Top