Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo | 3 strains | milho | bulk

Diário de cultivo completo.
Vou logar aqui meu primeiro cultivo de cogumelos, sou preguiçoso então tava adiando desde o fim do ano passado porém me deu um troço e resolvi fazer hoje, comecei lá pelas 21h:

  • Coloquei 2kg de milho na pressão com uns 6-7 litros d'agua por 30min pra hidratar(grão c/ pelo menos 52% de umidade segundo meus cálculos, ficou no ponto meio duro mas fácil de apertar)
  • Deixei a panela esfriar e tirei o milho ainda pelando, drenei a agua e espalhei bem numa toalha pra tirar o excesso de umidade, o ponto certo é quando não tiver aquele "brilho"
  • Feito isso comecei a encher as 15 jarras de ~550mL, deu exato a quantia de milho enchendo entre 2/3 e 3/4 dos vidros
  • Furo da tampa cobri com uma camada de micropore(o de papel, não plástico) e mais um papel alumínio pra não entrar agua

fvNJt0T.jpg

vai fazer 20min que tá esterilizando, assim que acabar desligo e vou dormir deixo esfriando durante a noite e amanhã inoculo
 
Última edição:
Quanto potes você tem aí cara. Quero ver o quanto de cogumelos essa brincadeirinha vai render.

Acompanhando.
 
Quanto potes você tem aí cara. Quero ver o quanto de cogumelos essa brincadeirinha vai render.

Acompanhando.
são 15, mas acabei de olhar e coloquei 1 deles vazio lol onde eu tava com a cabeça :fumar:

calculando pelo BE do cubensis deve dar algo em torno de 2 a 4kg frescos(100-200%) mas como pretendo usar bulk não sei como deve afetar o rendimento

É difícil começar.. aí a gente começa e é difícil esperar haha

Sucesso aí! :fome:
é bem por ae hahaha

tirei da panela e ainda tavam quentinhos, esse cheirinho de pamonha é mto bom kkkk :fome:

GMahATl.jpg

estourou a casquinha da maioria dos grãos

E8g8GAJ.jpg

devidamente inoculados e rotulados: :fotos:
1mL por pote, seringas compradas há 2 meses

8YVBjRs.jpg

agora é rezar pras entidades shamanicas e esperar :unhas::greyalien:

wm8UMfB.jpg

Alguem que ja tiver cultivado com milho sabe se é normal quando os gráos estouram aquele nucleo dele ficar meio preto?? será que cozinhou demais?
 
Última edição por um moderador:
Alguem que ja tiver cultivado com milho sabe se é normal quando os gráos estouram aquele nucleo dele ficar meio preto?? será que cozinhou demais?

Eu não cultivo com milho, mas li um dos tutoriais durante a transferência pra Nova Biblioteca que explica que o ponto exato seria alguns milhos racharem, não todos. Acredito que seja um dos artigos desta seção :teo_seta_direita: Produção de Substratos | Teonanacatl.
 
1ml em cada vidro será que pode ser pouco?? estou na mesma etapa que vc e meus vidros sao iguais, mas enchi eles um pouco mais com milho, so que agora estou me perguntando se esse 1ml nao será pouco para o vidro. Imagino que mesmo com uma quantidade mínima de esporos tudo vai acontecer e apenas a velocidade de proliferação seja diminuida, estou certo?
 
Se tratando de milho, 1ml é o suficiente.
Você espera colonizar um pouco de quebra o micélio, espalhando ele pro resto do pote todo.
 
1ml em cada vidro será que pode ser pouco?? estou na mesma etapa que vc e meus vidros sao iguais, mas enchi eles um pouco mais com milho, so que agora estou me perguntando se esse 1ml nao será pouco para o vidro. Imagino que mesmo com uma quantidade mínima de esporos tudo vai acontecer e apenas a velocidade de proliferação seja diminuida, estou certo?
pois é aqui faz recém 4 dias e ja apareceu varios pontos em mais de uma jarra(não chequei todas)

acho que 1mL é suficiente se o grão tiver no ponto certo sem excesso de agua

temperatura aqui fica sempre na faixa dos 30ºC dentro do armario e com 2 camadas de micropore
 
que outra opção teria? cobweb? mas é normal contaminantes aparecerem nessa velocidade?

Há uma infinidade de esporos dos mais variados fungos na sua casa. Descobrir qual fungo exatamente tomou conta do seu cultivo é bem difícil, a menos que você tenha uma bom microscópio. As dicas que posso te dar são as seguintes:
  • Micélio de cubensis é branco. Se for outra cor, cinza, etc, é outra coisa.
  • Se expande como se um círculo estivesse ficando mais largo.
  • É "peludinho" ou parece com pequenas raízes. Quando é só grão que é inoculado a tendência inicial é ele ser mais algodoado.
  • Não toma conta de um substrato inteiro do dia para a noite. Se colonizou tudo em 2 dias, não é cubensis.
  • Se parecer que jogaram um monte de açúcar de confeiteiro em cima do substrato, não é cubensis.
  • Se esporular e ficar uma cor diferente (verde, azul, amarelo cocô de bebê) ou ficar com bolinhas pretas nas pontas, não é cubensis.
  • Se parecer uma penugem não é cubensis.
  • Se um micélio de cubensis encontra uma barreira e faz uma linha branca, como se tivesse sido desenhado um mapa, provavelmente é contaminação por bactéria.
Todas essas explicações são super subjetivas e nada científicas, então não vá sair por aí falando mal de mim, por favor. :p
 
Há uma infinidade de esporos dos mais variados fungos na sua casa. Descobrir qual fungo exatamente tomou conta do seu cultivo é bem difícil, a menos que você tenha uma bom microscópio. As dicas que posso te dar são as seguintes:
  • Micélio de cubensis é branco. Se for outra cor, cinza, etc, é outra coisa.
  • Se expande como se um círculo estivesse ficando mais largo.
  • É "peludinho" ou parece com pequenas raízes. Quando é só grão que é inoculado a tendência inicial é ele ser mais algodoado.
  • Não toma conta de um substrato inteiro do dia para a noite. Se colonizou tudo em 2 dias, não é cubensis.
  • Se parecer que jogaram um monte de açúcar de confeiteiro em cima do substrato, não é cubensis.
  • Se esporular e ficar uma cor diferente (verde, azul, amarelo cocô de bebê) ou ficar com bolinhas pretas nas pontas, não é cubensis.
  • Se parecer uma penugem não é cubensis.
  • Se um micélio de cubensis encontra uma barreira e faz uma linha branca, como se tivesse sido desenhado um mapa, provavelmente é contaminação por bactéria.
Todas essas explicações são super subjetivas e nada científicas, então não vá sair por aí falando mal de mim, por favor. :p

boa valeu pelas dicas, entao vou esperar + uns dias antes de tirar conclusões, queria mesmo inocular mais jarras mas to sem esporos :arghh:

microscópio é uma puta ferramenta, será que um desses baratinho daria certo??
 
boa valeu pelas dicas, entao vou esperar + uns dias antes de tirar conclusões, queria mesmo inocular mais jarras mas to sem esporos :arghh:

microscópio é uma puta ferramenta, será que um desses baratinho daria certo??

Espere colonizar 100% e faça um grão para grão e você vai ter tanto micélio que não vai saber o que fazer.

Esse microscópio aí não é bom não, mas você deveria investir em aprender agar que vai ser bem mais útil do que ter um microscópio.
 
6.5 dias depois da inoculação, Albino e Ecuador tão bem promissores, Cambodian ta bem atrás acho que a seringa tava entupida pois tinha um pedação de esporo nela


U7O8hIX.jpg

es7swAm.jpg


XmriJnk.jpg

micélio do ecuador parece bem forte/denso, suspeito que seja seringa de algum isolamento

ta indo tão rapido que ja pedi mais 15 jarras por sedex :LOL:
 
Última edição:
Se era seringa de esporos não tem como ser clone. Se era uma cultura líquida é possível mas não é provável.
 
Se era seringa de esporos não tem como ser clone. Se era uma cultura líquida é possível mas não é provável.

eh, quis dizer uma "masterstrain" não clone, só acho isso pq a loja que comprei as seringas vende cogu dessa strain então é provavel que ja tenha algumas gerações de isolamento
 
eh, quis dizer uma "masterstrain" não clone, só acho isso pq a loja que comprei as seringas vende cogu dessa strain então é provavel que ja tenha algumas gerações de isolamento

Não existem esporos isolados. Isso é uma contradição em termos. A seleção é feita de secções de micélio e pode conter várias strains ou chegar a um ponto onde há apenas uma strain, aí temos o isolamento. Por outro lado, temos a seleção de frutos que eliminam algumas características e tornam a raça mais estável, mas isso nunca será um isolamento pois esporos, mesmo vindo de um carimbo de uma raça bem estável, ainda terão uma grande variação genética.
 
Última edição:
Não existem esporos isolados. Isso é uma contradição em termos. A seleção é feita de secções de micélio e pode contar várias strains ou chegar a um ponto onde há apenas uma strain, aí temos o isolamento. Por outro lado, temos a seleção de frutos quem eliminam algumas características e tornam a raça mais estável, mas isso nunca será um isolamento pois esporos, mesmo vindo de um carimbo de uma raça bem estável, ainda terão uma grande variação genética.
então mas não falei que era um isolamento, nem esporos isolados, falei sobre "esporos de um isolamento"
 
Back
Top