Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo | 3 strains | milho | bulk

Diário de cultivo completo.
Vou logar aqui meu primeiro cultivo de cogumelos, sou preguiçoso então tava adiando desde o fim do ano passado porém me deu um troço e resolvi fazer hoje, comecei lá pelas 21h:

  • Coloquei 2kg de milho na pressão com uns 6-7 litros d'agua por 30min pra hidratar(grão c/ pelo menos 52% de umidade segundo meus cálculos, ficou no ponto meio duro mas fácil de apertar)
  • Deixei a panela esfriar e tirei o milho ainda pelando, drenei a agua e espalhei bem numa toalha pra tirar o excesso de umidade, o ponto certo é quando não tiver aquele "brilho"
  • Feito isso comecei a encher as 15 jarras de ~550mL, deu exato a quantia de milho enchendo entre 2/3 e 3/4 dos vidros
  • Furo da tampa cobri com uma camada de micropore(o de papel, não plástico) e mais um papel alumínio pra não entrar agua

fvNJt0T.jpg

vai fazer 20min que tá esterilizando, assim que acabar desligo e vou dormir deixo esfriando durante a noite e amanhã inoculo
 
Última edição:
então mas não falei que era um isolamento, nem esporos isolados, falei sobre "esporos de um isolamento"

Ok. Mas se você isolar uma strain e tirar um carimbo de esporos de um fruto dela, os genes vão ser embaralhados e você novamente terá uma grande variação genética, o que significa que vai ter micélio que coloniza mais rápido e mais devagar, micélio que frutifica e micélio que não, frutos pequenos e grandes, etc, etc, etc.

Os fatores mais importantes para a "força" do micélio são: 1) Quão novos eles são. 2) Qualidade do substrato. 3) Condições de colonização (temperatura, umidade, troca de ar).

Isso que você lê por aí que tal raça coloniza mais rápido que a outra, que coloniza em temperatura diferente da outra, é na maior parte jogada de marketing dessas lojas que vendem esporos para tornar aquela raça especial. Quando estamos falando de species diferentes, aí é outra coisa, mas raças de uma mesma especie, em geral, é balela.
 
Última edição:
Ok. Mas se você isolar uma strain e tirar um carimbo de esporos de um fruto dela, os genes vão ser embaralhados e você novamente terá uma grande variação genética

sem dúvidas, mas pelo que lí(shroomery, RogerRabbit) ainda tem uma grande vantagem sobre um carimbo "normal"....ou não??

de qualquer forma agár ja tá na minha lista depois que pegar a mãnha dos grãos
 
Última edição:
Ok. Mas se você isolar uma strain e tirar um carimbo de esporos de um fruto dela, os genes vão ser embaralhados e você novamente terá uma grande variação genética, o que significa que vai ter micélio que coloniza mais rápido e mais devagar, micélio que frutifica e micélio que não, frutos pequenos e grandes, etc, etc, etc.

Os fatores mais importantes para a "força" do micélio são: 1) Quão novos eles são. 2) Qualidade do substrato. 3) Condições de colonização (temperatura, umidade, troca de ar).

Isso que você lê por aí que tal raça coloniza mais rápido que a outra, que coloniza em temperatura diferente da outra, é na maior parte jogada de marketing dessas lojas que vendem esporos para tornar aquela raça especial. Quando estamos falando de species diferentes, aí é outra coisa, mas raças de uma mesma especie, em geral, é balela.

sem dúvidas, mas pelo que lí(shroomery, RogerRabbit) ainda tem uma grande vantagem sobre um carimbo "normal"....ou não??

de qualquer forma agár ja tá na minha lista depois que pegar a mãnha dos grãos

Como o @coguosho disse, há enorme variação genética mesmo de um carimbo feito a partir de um isolamento perfeito.

Contudo, sobre seu questionamento, @Shroomaniac, um cogumelo de "sangue nobre" (ótimo isolamento) tenderá a esporular um percentual maior de esporos com as características desejadas no isolamento. É por isso que primeiro uma espécie selvagem passa pela domesticação, que envolve primeiro o isolamento e ao fim a produção de esporos cuja variabilidade genética em geral (mesmo com todas as mutações) se adapta melhor ao cultivo caseiro do que os esporos resultantes do carimbo selvagem. Acredito que o caminho para se chegar a um ponto ideal seja isolar seguido de multiesporos seguido de isolamento novamente seguido de multiesporos seguido de isolamento e assim sucessivamente, a cada vez mais aumentando a incidência de esporos com as características desejadas, em face a depender menos de mutações aleatórias para se chegar no objetivo favorável.

*Desconfio que seja assim que se chega a estabilizar strains albinas - não basta apenas um isolamento. (Alguém me corrige?)​

Também houve no fórum em 2015-2016 uma série de cultivos provenientes de um excelente isolamento de MDK - do qual tenho um carimbo-neto que pretendo tirar seringas para o inverno - que tinham uma produtividade alta mais fácil. Era bem aparente a diferença dos micélios resultantes daquele isolamento para os carimbos "normais" de sucessivos cultivos multiesporos. Meus diários com aquele carimbo são todos os que possuem MDK no título. :coffee:

Mas, de qualquer forma, uma boa genética (isolamento ou carimbo de isolamento de isolamento de isolamento) irá apenas otimizar o que o setup do seu cultivo permitir. Eu com um isolamento perfeito num in vitro de verão sem qualquer cuidado produzirei muito, muito menos que um excelente terrário com um cultivo multiesporos sem qualquer isolamento anterior recente. :bigode:
 
Última edição:
sem dúvidas, mas pelo que lí(shroomery, RogerRabbit) ainda tem uma grande vantagem sobre um carimbo "normal"....ou não??

de qualquer forma agár ja tá na minha lista depois que pegar a mãnha dos grãos

Sim. Relendo teu post agora acho que tinha entendido errado o que você tinha dito. Obrigado pela paciência de explicar.
 
Como o @coguosho disse, há enorme variação genética mesmo de um carimbo feito a partir de um isolamento perfeito.

Contudo, sobre seu questionamento, @Shroomaniac, um cogumelo de "sangue nobre" (ótimo isolamento) tenderá a esporular um percentual maior de esporos com as características desejadas no isolamento. É por isso que primeiro uma espécie selvagem passa pela domesticação, que envolve primeiro o isolamento e ao fim a produção de esporos cuja variabilidade genética em geral (mesmo com todas as mutações) se adapta melhor ao cultivo caseiro do que os esporos resultantes do carimbo selvagem. Acredito que o caminho para se chegar a um ponto ideal seja isolar seguido de multiesporos seguido de isolamento novamente seguido de multiesporos seguido de isolamento e assim sucessivamente, a cada vez mais aumentando a incidência de esporos com as características desejadas, em face a depender menos de mutações aleatórias para se chegar no objetivo favorável.

*Desconfio que seja assim que se chega a estabilizar strains albinas - não basta apenas um isolamento. (Alguém me corrige?)​

Também houve no fórum em 2015-2016 uma série de cultivos provenientes de um excelente isolamento de MDK - do qual tenho um carimbo-neto que pretendo tirar seringas para o inverno - que tinham uma produtividade alta mais fácil. Era bem aparente a diferença dos micélios resultantes daquele isolamento para os carimbos "normais" de sucessivos cultivos multiesporos. Meus diários com aquele carimbo são todos os que possuem MDK no título. :coffee:

Mas, de qualquer forma, uma boa genética (isolamento ou carimbo de isolamento de isolamento de isolamento) irá apenas otimizar o que o setup do seu cultivo permitir. Eu com um isolamento perfeito num in vitro de verão sem qualquer cuidado produzirei muito, muito menos que um excelente terrário com um cultivo multiesporos sem qualquer isolamento anterior recente. :bigode:
perfeita explicação @ExPoro, li também que tirar esporos é necessário pra evitar o problema da senescência, seria isso o mesmo que "estabilizar"??

engraçado, ontem tava lendo sobre mini-monos / shoeboxes no shroomery e pensando exatamente nisso que vc falou sobre o impacto do setup na B.E, por exemplo nas shoeboxes(6L) do mushboy mesmo ele usando 2L de spawn o peso seco final não aumentava em relação á 1L...ja nos mini-monos(20L) do Pastywhite os mesmos 2L rendia o triplo

MDK é o próximo da lista que quero cultivar, na verdade quase peguei ele quando comprei, teoria dos 100 macacos é forte aqui haha

Sim. Relendo teu post agora acho que tinha entendido errado o que você tinha dito. Obrigado pela paciência de explicar.
Tmj brother
 
perfeita explicação @ExPoro, li também que tirar esporos é necessário pra evitar o problema da senescência, seria isso o mesmo que "estabilizar"??

Não. :)

A senescência é quando chega num ponto em o micélio está velho e morre. Isso acontece com todo ser vivo, exceto células cancerígenas, com o telômero (link pra Wikipedia) se perdendo com o passar das reproduções celulares e assim prejudicando vagarosamente as funcionalidades das células novas. Assim envelhecemos até morrer. :velhinho: :morto:

Quando digo estabilizar, significa chegar num cogumelo capaz de gerar esporos predominantemente com determinada qualidade. Não se chega perto da senescência nesse caso, que ocorreria mais com sucessivos isolamentos e clonagens sem inoculações multi-esporo até que o micélio morra. Então estabilizar, termo que não sei se mais alguém usa, seria fazer uma seleção artificial através de isolamentos e inoculações multi-esporo - pra evitar a senescência e reduzir a chance de mutações não desejadas com exemplares cada vez mais geneticamente "ideais". Mas não sei se é exatamente assim que é feito. Em suma, estabilizar é chegar a um cogumelo cuja inoculação multi-esporo dele e de seus descendentes estarão dentro das características esperadas quando se iniciou o isolamento. :bigode: Acredito que isso ocorre porque a cada clonagem após a inoculação multi-esporo se isola aos poucos uma genética mais e mais "forte" pelas novas mutações segundo as características desejadas, reduzindo as mutações para caracteres não desejados.
 
4 dias

preciso perguntar pois sou n00b ainda

micélio??

View attachment 98517


Zoom

View attachment 98518

Zoom

6.5 dias depois da inoculação, Albino e Ecuador tão bem promissores, Cambodian ta bem atrás acho que a seringa tava entupida pois tinha um pedação de esporo nela


View attachment 98524

View attachment 98525


View attachment 98526

micélio do ecuador parece bem forte/denso, suspeito que seja seringa de algum isolamento

ta indo tão rapido que ja pedi mais 15 jarras por sedex :LOL:

update: 10º dia
temperatura atual da caixa 31.6ºC

2NidCr1.jpg


depois de agitar

3LfNuHw.jpg

milho ta mais seco e escuro, sinal que preciso frutificar logo certo?? agora que agitei devo esperar ele colonizar 100% denovo??

valeu.
 
Última edição:
eh, pelo que li no google era pra ter agitado antes msm, fiquei meio na duvida se tava 100% colonizado ou só "por fora" pois recém faz 10 dias que inoculei....acho que vou esperar 2-3 dias, se recuperar de boa é pq ta saudavel :D


ainda não chegou o resto dos vidros(correio maldito), nem comprei as caixas :atrapalhado:

tava pensando em usar 3 monotubs de 30L com coco/verm pasteurizados no balde e spawn na proporção 1:~1.5, o que acha??

EDIT: talvez faça casing tbm ainda nao me decidi
 
Última edição:
4 das 5 jarras de AA+ e 2 de ecuador ja se recuperaram 2 dias após o shake, cambodian não tinha agitado por ultimo mas tão logo atrás colonizando bem até

pretendo iniciar o spawn run no começo dessa próxima semana segunda ou terça no max.


desidratador paguei hoje tomara que chegue antes do prazo, pelo q li nessa thread acima(55+ paginas) fazer dunk dos grãos diminui a colonização do sub pra ~5-7 dias
 
Última edição:
fiz o spawn do terceiro mono hoje pra fechar esse round, uma das jarras de cambodian tava suspeita com um cheiro meio doce mas foi assim mesmo

sub foi coco/verm = 80/20
bulk:spawn ratio = 1.5
2,4L de spawn por caixa, caixa de 30L comprada no zaffari :)

m3nUAkS.jpg

cambodian fresquinho

PfUJXmC.jpg

AA+ e ecuador com 1 dia na frente

grf3sak.jpg


PHF8Lue.jpg

esse ficou bem exposto os grãos...azar
 
Última edição:
olha quem acabou de chegar
pfv, me conta o que é isso.... não consigo adivinhar pra que isso serve! :eek:

[edit]
ok...ok.... pesquisei algumas páginas por "funkitchen" e não achei nada igual, no segundo que postei isto e mudei de aba, tá lá "Desumidificador de alimento".

Você comprou isto SÓ pra secar cubensis?
 
pfv, me conta o que é isso.... não consigo adivinhar pra que isso serve! :eek:

[edit]
ok...ok.... pesquisei algumas páginas por "funkitchen" e não achei nada igual, no segundo que postei isto e mudei de aba, tá lá "Desidratador de alimento".

Você comprou isto SÓ pra secar cubensis?

Sim, me dei de aniversario

acho que vo faze beef jerky e abacaxi tbm mas a principio é pros cogus :cool:

por R$208,99 c/ frete eu achei uma barganha, é um item indispensável pra quem usa bulk
 
Última edição:
Porque? Por causa da "alta" produção?

E parabéns!! :D

Valeu hehe

eu gosto dessa comparação de um user entre os diferentes niveis de "cracker dry"...

mesmo esses ultimos 2-3% de agua que vc não ve tem um impacto forte na degradação

ja pensou perder todo teu trabalho por não conseguir secar direito a tempo? imagina se o cara usar agar então

Once you start agar you soon end up with more colonized plates than you can use. So you start knocking them into masters. Real quick you end up with a load of masters. So you expand em. All of a sudden you have 100 quarts of spawn you need to use, but the whole time you kept up with the agar and the masters. So now those are going in the fridge, you run out of jars and you are all out of room for monos. Your fridge is full of fruits cause your 3 dehydrators can only dry a half pound at a time and you have an industrial black garbage bag full under your bed.

Happens to everyone when they start agar. . .
 
Back
Top