Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - Desejem-me sorte!

Diário de cultivo completo.
Galerinha!

Finalmente após um mês de espera pelo carimbo, comecei meu 1° cultivo. Tomei bastante cuidado com a assepsia, usando luvas, máscara, óculos, avental. Estou utilizando vermiculita + arroz integral orgânico (um pouco moído e um pouco triturado). Esterilizei meus três copos de whisky na panela de pressão por 1h. Usei bastante álcool 92% para esterilizar o local a inoculação (trabalhei numa mesa lisa de metal, pois é mais fácil de esterilizá-la com pano e álcool). A minha incubadora contém: 01 termostato de aquário; 01 pote com água para ligar o termostato; 01 termômetro (comprei um digital e me dei mal, pois é preciso pressionar a ponta deste termômetro por um minuto para obter a temperatura, então comprei um dos antigos mesmo que mede a temperatura ambiente); três potes utilizando o método PF TEK... Tudo numa caixa de isopor.

É isso aí galera, tomei todos os cuidados possíveis e segui os procedimentos à risca. Me desejem sorte!!!

Grande abraço blood brothers
SP_A0233.jpgSP_A0234.jpgSP_A0236.jpgSP_A0235.jpg

Bom dia irmãos.

Seguinte, não estou conseguindo manter a temperatura do terrário que é ideal para a frutificação. Trabalho 8 horas por dia, quando chego em casa verifico que a temperatura do terrário está em 26 graus. O termostato só liga automaticamente se a temperatura do ambiente estiver mais baixa do que indicada no regulador do termostato, ou seja, ele só esquenta acima de 20 graus. Se a temperatura ambiente estiver 26 graus e meu termostato estiver regulado para 20 graus, ele não liga.

Tenho colocado todos os dias pela manhã (8h00) uma garrafa de 600ml cheia de gelo dentro (sem água, para derreter mais lentamente) no centro do terrário. Porém, quando eu chego do trabalho às 18:30h, o gelo já está derretido e a temperatura volta a ficar em mais ou menos 25 graus.

Alguma sugestão para baixar a temperatura e manter em 20ºC-22ºC??

Abraço

Brods

Manter a temperatura com garrafas nao é muito complicado,mas da trabalho.falo por experiencia propia, aqui na minha regiao é 30º entao, essa é minha unica soluçao no momento. Usar garrafas

quando eu uso garrafas de 500 ml no meu terrario elas ficam 4 horas com temp. de 21°
perfeito, depois dessas 4 horas a temp. sobe

quando uso garrafas de 1 litro, elas passam 7 horas com temp. de 20° a 25º
melho ainda!!

ou seja, te aconsselho usar garrafas com agua congelada de 1 litro no terrario,dura mas tempo

quando vc colocar essas garrafas de 8:00 da manha, elas vao ficar com a temp. legal ate as 3:00 h da tarde. seria ideal que outra pessoa colocasse uma garrafa de 500 ml pedrificada nesse horario no terrario. Quando vc chegasse em casa a temp ainda estaria baixa.

Boa Kelber. Não tinha pensado em congelar a água dentro da garrafa. Vou fazer isso.

Valeu!

Seguinte meu povo,

Consegui controlar a temperatura com a garrafa de água congelada no centro do terrário. Vou ter que ficar colocando sempre a garrafa até que o clima esfrie.

O que estava aumentando a temperatura era a lâmpada. Comprei uma lâmpada fria, daquelas brancas. Pensei que realmente ela não esquentava, por ser uma "lâmpada fria", mas ela esquenta sim.

Tudo resolvido, agora é só aguardar.

Abraço

Porque a lâmpada?

Se eu te contar que os fungos só precisam de alguma luz na frutificação e mesmo assim quanto mais no escuro deixar melhor, expondoa luz só 15 minutos do dia, para orientar o crescimento deles em direção a luz, porém quanto mais escuro na frutificação, mas eles crescem a procura de luz.

Porque a lâmpada?

Se eu te contar que os fungos só precisam de alguma luz na frutificação e mesmo assim quanto mais no escuro deixar melhor, expondoa luz só 15 minutos do dia, para orientar o crescimento deles em direção a luz, porém quanto mais escuro na frutificação, mas eles crescem a procura de luz.
sei nao lysergic.
sem luz demora muito mais pra pinar, com pouca luz os cogumelos ficam quebradicos...
sei nao.

Em partes eu concordo com Lysergic

hj em dia eu nao estou dando tanta importancia com a luz assim durante o periodo de pinagem.

deixo meus casing's quase q no escuro, depois de 5 dias quando eles pinam aí que eu vou e coloco eles pra receber uma luz matinal.

Porque a lâmpada?

Preciso da lâmpada pelo motivo do meu terrário ser uma caixa escura que não entra luz de fora... Só pra constar, eu deixo a tampa da caixa fechada o tempo todo.

Abraço

Já pensou em usar um led? Acho que com algumas pilhas dá pra usá-lo por bastante tempo. E é fácil de fazer uma gambiarra. Fica a idéia =)

Já pensou em usar um led? Acho que com algumas pilhas dá pra usá-lo por bastante tempo. E é fácil de fazer uma gambiarra. Fica a idéia =)

É uma ótima ideia tmb. Vou pesquisar sobre isso.

Abraço

primeiro vai subir o micelio, chegar a uma certa altura, murchar e ae aparecem as primordias.
ate 15 dias de espera pode ser normal, com strains indo pra 23 e outras com 7-8 dias.

Mortan, 6 dias se passaram e o micélio não subiu nada. A única diferença que notei foi que o micélio cresceu um pouco na parte debaixo somente, colonizando a parte debaixo onde havia o selo de vermiculita seca (digo que o selo estava embaixo porque quando aniversariamos o bolo ele fica de cabeça pra baixo). Eu sei que é cedo pra pinar, mas normalmente o micélio não cresce pra cima quando está no terrário?

Sou da opnião de usar leds, não a falta de luz completa.

Mortan, o cogumelo vai receber luz, porém não de uma lampada. Acho a ideia da lampada ruim.

Pouca luz, nenhuma lampada.

É isso aí galera. Peguei uma lâmpada led.

Leds na hands e no aguardo das primórdias. :rolleyes:

Legal!
Pensei em led pq ele produz quase nenhum calor e é extremamente ecoômico, principalmente as útimas gerações.

Sorte no teu cultuvo, brodis!

Consegui diminuir 2 graus com a lâmpada de led. Tá se mantendo em 24°C. Queria baixar mais ainda. To colocando garrafas de agua congelada e mantém nos 24°C. Já já eu ivento alguma coisa.

abraço

Tá baum 24, 23 serial ideal.

em vez de se preocupar tanto em manter a temperatura baixa, voce deveria estar preocupado em mante-la CONSTANTE.
eh muito mais importante a constancia do que a temperatura baixa em si.
vejo varios cultivos frutificando ate a 27 graus - desde que eles sejam constantes.
:pos:

em vez de se preocupar tanto em manter a temperatura baixa, voce deveria estar preocupado em mante-la CONSTANTE.
eh muito mais importante a constancia do que a temperatura baixa em si.
vejo varios cultivos frutificando ate a 27 graus - desde que eles sejam constantes.
:pos:

Blza. Agora não mexo mais no terrário. Mudei alguns itens de lugar e agora tá mais organizado.

Abraço blood brothers

Back