Informação geral
- Raça(s)
- Ecuador
- Inoculação
- 28/02/2021
- Inoculação via
- Seringa ME
- Assepsia (Inoculação)
- Tampa de forno de fogão ligado, fogo de boca pra flambagem das seringas
- Aniversário
- 04/04/2021
- Terrário
- Garrafa PET
- Substratos
- Vermiculita, FAI, Água (2:1:1 de volume)
Previamente
Bem, recomecei meus cultivos nesse ano na segunda metade do verão, com um carimbo de Ecuador que retirei do cultivo de verão do ano passado (Completo - PF PET Tek #1 - Ecuador em Garrafas PET (16° Diário)). A ideia é que um carimbo retirado de um cogumelo que desenvolveu muito bem no calor teria mais genéticas aptas ao verão do RJ.
Me parece a princípio que deu certo, pois todos os copos colonizaram em taxa normal (2 semanas e meia a 1 mês) e com grande sucesso (apenas 1 de 8 copos teve contaminação, mesmo assim a venceu).
==> eis os copos totalmente colonizados. Alguns há mais de semana, outros há um ou dois dias. Eram um total de sete como esses, com tampas de alumínio/metal.
==> e descobri que o Cubensis come ferrugem! Ele devorou toda a ferrugem das bordas das tampas que estavam armazenadas há anos. Formaram esse micélio borrachudo no local, e "limparam" toda a ferrugem, deixando apenas o metal limpo...
Métodos Usados
Bem, todo o cultivos será feito conforme os tutoriais de atualização da PF Tek. Para informações específicas, para as etapas já realizadas e futuras, visitem os seguintes links:
- Destaque - Atualização PF Tek 2020 - Substrato
- Tutorial - Atualização PF Tek 2020 - Inoculação
- Tutorial - Atualização PF Tek 2020 - Feitura do Terrário de Garrafa Pet
- Atualização PF Tek 2020 - Secagem, Conservação e Consumo
- Atualização PF Tek 2020 - Secagem, Conservação e Consumo e
- Tutorial - Atualização PF Tek 2020 - Feitura de Carimbo e Seringa
No caso deste diário até o lançamento dele, já fizemos as etapas 6 (feitura de carimbo e seringa), 1 (feitura do substrato), 2 (inoculação), 3 (preparo do terrário e aniversário).
As observações que gostaria de fazer são sobre o terrário em Garrafa PET, que tão erroneamente é perfurado embaixo para uma ventilação desnecessária e que provavelmente pode inutilizar sua garrafa tornando a troca gasosa excessiva:
==>perlon nas tampas para livre circulação do ar, retenção da umidade e manter insetos longe o melhor possível. Se não tem perlon, micropore é uma boa. Se não quiser micropore, pode só usar a tampa da garrafa mesmo, bem soltinha (se precisar de mais troca de ar) ou menos soltinha (se quiser realçar a umidade). Na prática, o perlon dá o melhor equilíbrio.
==> nível da água na metade da altura total das argilas expandidas, em média. As argilas foram previamente limpas com preparo de água e cloro "no olho" por umas horas, ontem. Hoje, apenas água da bica (não filtrada e clorada da rua) foi posta no fundo do terrário para umidificação. Por favor, verifiquem também que não há furos embaixo da Garrafa PET.
Não foi realizado dunk com os bolos, pois estavam bem úmidos ao aniversariar.
==> E, por fim, foi feito roll com os bolos. Com direito a camadinha superior de vermiculita.
==> o visual dos bolos na janela. Local com ampla ventilação, sem sol direto ao longo do dia.
Casing no Vaso de Planta, e Contaminação
==> como não achei uma sétima garrafa, então dei andamento aos meus experimentos de tentar tornar a PF Tek (ainda mais) simples numa progressão da in-vitro para algo mais simples com um casing exposto, sem precisar regular troca gasosa. Vamos ver no que dará esse primeiro vasinho.
==> por fim, dos 8 copos inoculados, apenas 1 contaminou (= 77,5% de sucesso). Como identificar que contaminou? Esse amarelão aí é fruto da guerra do micélio contra o contaminante, em especial bacteriano. Parece que o micélio venceu, mas vô deixar pra frutificar in-vitro. Retornei com ele pra geladeira-incubadora aqui de casa.
E é isso, gente. Obrigado por estarem aqui comigo, vocês me dão sempre muita força. Fui!
Atualização 1 - Pinagem (08/04/2021)
==> fotos de 3 das 6 garrafas. Todas pinaram de ontem pra hoje, e quando verifiquei agora já estavam deste tamanho.Destaque pro fato de que tanto os bolos que completaram 100% um dia antes do aniversário quanto os que consolidaram mais de uma semana pinaram ao mesmo tempo, o que indica a questão de não precisar esperar o tempo de "consolidação".
Atualização 2 - Primeiros Cogumelos Maduros (10/04/2021)
Com uma alta taxa de pinos que viraram cogumelos jovens, eis as fotos da primeira onda dos 6 bolos nas PETs:
==> observem o crescimento em 2 dias. Desses 6 bolos, 4 já estão aptos a serem colhidos.
Cuidados diários:
- Pré-pinagem: 3 ventilações e um espargimento de água sobre o micélio todo dia. Terrários com condições boas de umidade e troca gasosa pelas condensações nas paredes e comportamento do micélio.
- Pós-pinagem: ventilação 3x ao dia, sem espargimento de água.
Momento da Colheita. Poderia ser hoje, visto que a maioria está jovem ou maduro já (começaram a rasgar ou desconectar o véu), mas desejo:
- Retirar alguns carimbos dos cogumelos pioneiros, então eles devem abrir mais os chapéus até ficarem levemente cóncavos; e
- Colher tudo junto quando os mais jovens amadurecerem e os mais velhos ainda estiverem firme e fortes. Não há diferença sensível de potência por peso seco em relação ao momento da colheita desde o fim da juventude até pouco antes da morte do cogumelo por "velhice".
Atualização 3 - Tirada de Carimbos e Primeira Colheita (11 e 12 de Abril)
Bem, carimbos foram tirados ontem e hoje dos cogumelos pioneiros de cada bolo:
==> a esquerda, chapéu tirado hoje para depositar esporos por 12 horas. A direita, o chapéu já foi retirado após 12 horas e agora o alumínio está em secagem do carimbo por cerca de 12 horas, ou mais. Observem se há condensação nas paredes dos potes. Se houver, deixe o carimbo em secagem por mais um dia. Repita até o pote não ter umidade interna visível.
=> dois dos 3 bolos a serem colhidos hoje, ainda dentro das garrafas e antes de tirar carimbo dos maiores.
=> eis o total colhido hoje. Corresponde ao mesmo tanto de ontem. Amanhã, quando retirar o chapéu que foi carimbar, vou pesar tudo junto. Por ontem e hoje, o que foi colhido fica no "frio extra" da geladeira até amanhã pra ir tudo pro mesmo preparo. A geladeira conserva bem os cogumelos frescos inteiros por apenas alguns poucos dias. Eu não passaria de 3 ou 4 dias sem fazer chá ou secagem.
=> 240 gramas frescas de 6 bolos, que foram pro chá.
Atualização 4 - Primeira Onda no Casing em Vaso de Planta (18 de Abril)
Com uma pinagem que demorou poucos dias a mais que os bolos pra ficar visível na superfície da camada de vermiculita, a frutificação teve o desenvolvimento dos frutos mais lentos, por estar com livre circulação de ar, o que os deixava mais secos.
==> frutificação consistente. Frutos endurecidos por estarem fora de ambiente com controle de umidade (terrário). Azulamento forte por conta de hematomas pelo ressecamento. Alguns se deformaram totalmente, mas todos cresceram. Exceto por dois que perderam toda a forma, os demais todos concluíram o ciclo de abrirem o chapéu e esporularem com sucesso.
==> 34,4 gramas frescas na pesagem. Mesma média por bolo das garrafas.
Atualização 5 - Segundo Flush: eficácia do dunk; secagem; pesagem. Primeiro contaminante durante a contaminação. (23/04/2021)
Vamos na ordem das fotos:==> apenas pros que ficam em dúvida, é normal os chapéus e bolos ficarem assim pretos ou roxos escuros por conta dos esporos que foram soltos. E sim, um cogu pode esporular pra cima do próprio chapéu a depender das pequenas correntes de ar no terrário. Kkk
==> a secagem é feita via túnel de vento, na primeira etapa. Depois vão pra potes com sílica até ficarem 100% secos. Por fim, são armazenados em um pote grande, com sílica gel.
==> Contaminação. Justamente no bolo em que o perlon da tampa sumiu e eu deixei ficar sem filtro, veio um duende verde. Ele já deve tá profundo no micélio (alguns cm), pelo tamanho, mas vou aproveitar a frutificação que vier. Com isso, condeno o bolo ao não intervir agora, mas salvo pelo menos a segunda leva de dois cogus.
Um outro bolo colhido hoje tinha um pequeno ponto de duende verde. Retirei mais de 50% do micélio até só restar micélio durinho saudável, após a colheita.
==> Roll após dunk de 48 horas. Como sigo o Tao da Preguiça (kkk) não quis tirá-los com 24 horas do mergulho, e só fui tirar hoje. A submersão foi feita no próprio terrário, com argilas e tudo mais. A tampa fez pressão pra tudo ficar debaixo da água.
Foi interessante observar a turbidez de cada garrafa com o dunk. Quanto mais estressado o bolo, menos límpida. Um deles demonstrou precisar bem soltar fluídos.
Objetivo extra do roll: após 2 flushes e 2 dunks, os bolos tinham um alto grau de moleza, mas saudável. Acredito que com a camadinha de vermiculita da milanesa, o micélio vá dar uma colonizada e se reforçar pra mais uns flushes sem contaminação.
Vejam que o dunk já é suficiente pra tornar o flush vindouro maior e mais rápido de vir, como se mostra e fala na foto a seguir. O roll, nesse momento, vira reduzir a fragilidade de um micélio que não se expande desde o aniversário.
==> e eis diferença entre dunk e não dunk. 5 dos 6 bolos que fiz a primeira colheita sofreram dunk. 4 deles já estavam com os frutos secando em novo dunk. Um deles estava pronto pra segunda colheita desde ontem. E o que não foi dunkado, produziu quase nada no segundo flush!
A diferença foi muito bizarra para mantidas as mesmas condições!!!
PESAGEM: esqueci de medir o total. Desculpem!
Atualização 6 - O Fim: Todos contaminaram, mas a Maioria ainda frutificou com Contaminação
Bem, um dos benefícios do cultivo em garrafa é que os bolos já estão isolados, então na medida em que um a um surgiam os duendes verdes (já depois do segundo flush não vale muito a pena tentar salvar o micélio, em regra). Os coloquei do lado de fora. Foram 5 copos. 3 deles tiveram um delicioso, demorado e farto terceiro flush.Vamos às condições de cada um:
--> esse foi o que contaminou primeiro. No caso, o único em que o mofo foi 100% vitorioso, cobrindo todo o bolo, sem qualquer espaço de frutificação.
--> esses três bolos contaminaram, mas as manchas verdes não se espalharam muito. Estagnaram e então em duas semanas devagar deram lindas e derradeiras frutificações. Ah, só pra comentar, uma vez contaminado, não ventilei nem troquei ar nem mexi com umidade nem nada. Ficaram lá, no abafado e úmido, e mesmo assim deram grandes frutos.
O quinto bolo não frutificou, nem o mofo desenvolveu.
Após a colheita, foi tudo descartado. Inclusive o casing no vaso de plantas, que também deu mofo verde kkk.
E é isso!
Assim dou por encerrado o Diário. E quem estiver precisando de carimbo, pode ir no Compartilhando & Trocando que abri a oferta lá de 4 dos carimbos que tirei nesse cultivo.