Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Abandonado Burma c/ PF-Tek

Diário de cultivo abandonado.

Informação geral

Raça(s)
Burma
Inoculação
13/10/2024
Inoculação via
Seringa Multi-Esporos
Assepsia (Inoculação)
Glovebox
Terrário
Caixa Organizadora c/ Perlita
Técnica(s)
PF-Tek
Substratos
Arroz Integral Biológico Moído; Vermiculita
Com os primeiros bolos a terminarem a colonização no meu outro cultivo iniciado no mês passado e que pode ser visto AQUI, resolvi iniciar outro cultivo com outro carimbo que aqui tenho da strain "Burma", gosto sempre de ter mais de uma strain disponível e ainda não tinha cultivado esta.

12 de Outubro de 2024:

Iniciei o cultivo, fazendo a receita de PF-TEK nos habituais potes PP5. Este primeiro lote tem 7 potes que é o que cabe na panela de pressão.
Enchi também as duas seringas com água mineral e enrolei-as em alumínio para esterilizar junto com os potes na panela que ficou em lume médio durante 1h após a válvula começar a rodar com o vapor.
Seringas c/ água antes de irem para a PPOs potes PF-Tek preparados para esterilizarPotes dentro da PP antes de ir para o lumeTampa c/ 3 furos no pote de plástico para pf-tek

13 de Outubro:

Passadas cerca de 20h da esterilização, tive finalmente tempo para fazer a inoculação.
Limpei toda a mesa e cadeiras em volta com detergente da louça. Depois lavei com lixivia essa área assim como a glove box. No fim passei um pouco de desinfetante "Sanytol" na panela de pressão, na mesa e na glove box, deixando o interior um pouco húmido com o produto.
Abri a PP e passei os potes e as seringas para a glove box, onde já tinha colocado um isqueiro longo desinfectado, uma chávena de café expresso desinfectada para fazer a seringa de esporos e um papel encharcado em Sanytol e um pouco de álcool 70%.
Aí tive um imprevisto, as seringas tinham ficado praticamente sem água no interior. Foi a primeira vez que me aconteceu e penso que terá sido por colocá-las com as agulhas viradas para baixo. Portanto coloquei água mineral num copo e utilizei a função de esterelização de biberões do micro-ondas. Passei um pouco da água fervida para a chávena expresso e voltei a colocar dentro da glove box a arrefecer.
45 minutos depois abri o carimbo e com a ponta da seringa raspei os esporos para a chávena, puxei a água para dentro e para fora da seringa várias vezes para misturar e sugar o máximo de esporos e passei para a inoculação dos potes, flamejando a agulha antes de inocular cada copo.
Primeiro lote já inoculado na Glove Box Vista da entrada da mão da glove box

Por fim, fiz mais 7 potes que estão neste momento a arrefecer na panela de pressão, assim como uma nova seringa com água para fazer a inoculação amanhã.

Atualizações recente

Cultivo terminado


Nenhum dos bolos começou a pinar até ontem. Desde o aniversario que o cheiro dos bolos, apesar de não ser de contaminação, também não era fresco.
Alguns dos bolos também estavam moles ao toque, como quando começam a ficar depois de vários flushes, embora não tenham feito nenhum.
Como tal, descartei todos os bolos ontem e o terrário será limpo e guardado até ao próximo cultivo.
É por este tipo de problemas que faço cultivo em simultâneo de duas strains.
Última edição:
Bom, este cultivo tem sido um pouco mais atribulado.

Por fim, 82 dias (!!) depois da inoculação fiz o Dunk de 8 bolos. Ficaram dois dias dentro de água e depois fiz o roll com vermiculita que deixei por 40 minutos no forno a 220º.
Estranhamente, mesmo ao fim deste tempo todo, ainda nenhum dos copos tinha cogumelos a nascer dentro dos potes.
Houve algumas perturbações na incubação devido a diferenças de temperaturas um pouco mais bruscas assim como a época festiva obrigou-me a deslocar os copos alguns dias para um local menos apropriado para incubar. Entretanto já estão dentro do terrário.
Descartei 2 ou 3 bolos pois apesar de não detectar cheiro de contaminação eles tinham um aspecto que não gostei muito.

Fotografia atual do terrário (a parte sombreada a amarelo são 3 bolos do cultivo anterior que estão a dar os últimos frutos):
20250106_025106.jpg

Veremos o sucesso deste cultivo. Felizmente o anterior correu bem e estes imprevistos são precisamente o motivo de eu ter o hábito de fazer dois cultivos quase em simultâneo.

Ainda ficaram mais uns 2 ou 3 bolos na incubadora que na próxima semana irei colocar no terrário, tinham uns pontos que não tenho a certeza se já estão 100% colonizados. Também não tinha espaço no terrário portanto a espera até é conveniente.

Quando surgirem os primeiros frutos venho atualizar.
28 de Novembro:

Passou um mês e 3 dias desde a última atualização e os potes estão quase completamente colonizados.
Existem alguns pontos que ainda não estão, provavelmente nas próximas duas semanas irei aniversariar alguns deles.

20241128_005708.jpg

Informação do Diário

Categoria
Psilocybe Cubensis
Adicionado por
Mindfulness
Visualizações
987
Comentários
5
Atualizações
5
Última atualização

Mais em Psilocybe Cubensis

Mais do(a) Mindfulness

Compartilhar este diário

Back
Top