Informação geral
- Raça(s)
- Ecuador
- Inoculação
- 28/02/2021
- Inoculação via
- Seringa ME
- Assepsia (Inoculação)
- Tampa de forno de fogão ligado, fogo de boca pra flambagem das seringas
- Aniversário
- 04/04/2021
- Terrário
- Garrafa PET
- Substratos
- Vermiculita, FAI, Água (2:1:1 de volume)
Previamente
Bem, recomecei meus cultivos nesse ano na segunda metade do verão, com um carimbo de Ecuador que retirei do cultivo de verão do ano passado (Completo - PF PET Tek #1 - Ecuador em Garrafas PET (16° Diário)). A ideia é que um carimbo retirado de um cogumelo que desenvolveu muito bem no calor teria mais genéticas aptas ao verão do RJ.
Me parece a princípio que deu certo, pois todos os copos colonizaram em taxa normal (2 semanas e meia a 1 mês) e com grande sucesso (apenas 1 de 8 copos teve contaminação, mesmo assim a venceu).


Métodos Usados
Bem, todo o cultivos será feito conforme os tutoriais de atualização da PF Tek. Para informações específicas, para as etapas já realizadas e futuras, visitem os seguintes links:
- Destaque - Atualização PF Tek 2020 - Substrato
- Tutorial - Atualização PF Tek 2020 - Inoculação
- Tutorial - Atualização PF Tek 2020 - Feitura do Terrário de Garrafa Pet
- Atualização PF Tek 2020 - Secagem, Conservação e Consumo
- Atualização PF Tek 2020 - Secagem, Conservação e Consumo e
- Tutorial - Atualização PF Tek 2020 - Feitura de Carimbo e Seringa
No caso deste diário até o lançamento dele, já fizemos as etapas 6 (feitura de carimbo e seringa), 1 (feitura do substrato), 2 (inoculação), 3 (preparo do terrário e aniversário).
As observações que gostaria de fazer são sobre o terrário em Garrafa PET, que tão erroneamente é perfurado embaixo para uma ventilação desnecessária e que provavelmente pode inutilizar sua garrafa tornando a troca gasosa excessiva:


Não foi realizado dunk com os bolos, pois estavam bem úmidos ao aniversariar.


Casing no Vaso de Planta, e Contaminação


E é isso, gente. Obrigado por estarem aqui comigo, vocês me dão sempre muita força. Fui!
Atualização 1 - Pinagem (08/04/2021)



Destaque pro fato de que tanto os bolos que completaram 100% um dia antes do aniversário quanto os que consolidaram mais de uma semana pinaram ao mesmo tempo, o que indica a questão de não precisar esperar o tempo de "consolidação".
Atualização 2 - Primeiros Cogumelos Maduros (10/04/2021)
Com uma alta taxa de pinos que viraram cogumelos jovens, eis as fotos da primeira onda dos 6 bolos nas PETs:


Cuidados diários:
- Pré-pinagem: 3 ventilações e um espargimento de água sobre o micélio todo dia. Terrários com condições boas de umidade e troca gasosa pelas condensações nas paredes e comportamento do micélio.
- Pós-pinagem: ventilação 3x ao dia, sem espargimento de água.
Momento da Colheita. Poderia ser hoje, visto que a maioria está jovem ou maduro já (começaram a rasgar ou desconectar o véu), mas desejo:
- Retirar alguns carimbos dos cogumelos pioneiros, então eles devem abrir mais os chapéus até ficarem levemente cóncavos; e
- Colher tudo junto quando os mais jovens amadurecerem e os mais velhos ainda estiverem firme e fortes. Não há diferença sensível de potência por peso seco em relação ao momento da colheita desde o fim da juventude até pouco antes da morte do cogumelo por "velhice".
Atualização 3 - Tirada de Carimbos e Primeira Colheita (11 e 12 de Abril)
Bem, carimbos foram tirados ontem e hoje dos cogumelos pioneiros de cada bolo:




Atualização 4 - Primeira Onda no Casing em Vaso de Planta (18 de Abril)
Com uma pinagem que demorou poucos dias a mais que os bolos pra ficar visível na superfície da camada de vermiculita, a frutificação teve o desenvolvimento dos frutos mais lentos, por estar com livre circulação de ar, o que os deixava mais secos.


Atualização 5 - Segundo Flush: eficácia do dunk; secagem; pesagem. Primeiro contaminante durante a contaminação. (23/04/2021)
Vamos na ordem das fotos:


Um outro bolo colhido hoje tinha um pequeno ponto de duende verde. Retirei mais de 50% do micélio até só restar micélio durinho saudável, após a colheita.

Foi interessante observar a turbidez de cada garrafa com o dunk. Quanto mais estressado o bolo, menos límpida. Um deles demonstrou precisar bem soltar fluídos.
Objetivo extra do roll: após 2 flushes e 2 dunks, os bolos tinham um alto grau de moleza, mas saudável. Acredito que com a camadinha de vermiculita da milanesa, o micélio vá dar uma colonizada e se reforçar pra mais uns flushes sem contaminação.
Vejam que o dunk já é suficiente pra tornar o flush vindouro maior e mais rápido de vir, como se mostra e fala na foto a seguir. O roll, nesse momento, vira reduzir a fragilidade de um micélio que não se expande desde o aniversário.

A diferença foi muito bizarra para mantidas as mesmas condições!!!
PESAGEM: esqueci de medir o total. Desculpem!
Atualização 6 - O Fim: Todos contaminaram, mas a Maioria ainda frutificou com Contaminação
Bem, um dos benefícios do cultivo em garrafa é que os bolos já estão isolados, então na medida em que um a um surgiam os duendes verdes (já depois do segundo flush não vale muito a pena tentar salvar o micélio, em regra). Os coloquei do lado de fora. Foram 5 copos. 3 deles tiveram um delicioso, demorado e farto terceiro flush.Vamos às condições de cada um:




O quinto bolo não frutificou, nem o mofo desenvolveu.
Após a colheita, foi tudo descartado. Inclusive o casing no vaso de plantas, que também deu mofo verde kkk.
E é isso!
Assim dou por encerrado o Diário. E quem estiver precisando de carimbo, pode ir no Compartilhando & Trocando que abri a oferta lá de 4 dos carimbos que tirei nesse cultivo.