Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Abandonado Quarto Cultivo (Segundo verdadeiro)

Cultivo de P. Cubensis Porto Rico; B+AKM.
Diário de cultivo abandonado.

Informação geral

Raça(s)
Porto Rico; B+AKM
Inoculação
26/04/2025
Inoculação via
SOLUÇÃO MULTI-ESPOROS, CULTURA LÍQUIDA
Assepsia (Inoculação)
FLUXO DE AR QUENTE EM FORNO DE COZINHA
Terrário
MONOTUB, CAIXA ORGANIZADORA
Técnica(s)
INOCULAÇÃO VIA ME, INOCULAÇÃO VIA CL, SPAWN, MONOTUB, CASING
Substratos
VERMICULITA, MILHO, PÓ DE COCO
Hoje (12/04/2025) resolvi fazer meu quarto cultivo de P. Cubensis.
Para contextualizar vocês, até eu estou confuso com os meus cultivos anteriores, eu abandonei os outros diários por vários motivos. Mas enfim, os meus PFTEKS falharam todos kkkkkkkkk, e o meu monotub de B+AKM deu muito certo. Por isso, vou arriscar um cultivo de spawn com solução de esporos e monotub.
Meu medo é a capacidade de solução de esporos inocular o grão de milho estéril, além de conseguir fazer um solução de esporos limpa o suficiente.
Estarei utilizando um carimbo de esporos que colhi do meu primeiro cultivo (11/2023) com casing em saco de cultivo, a genética era um tal de Puerto Rico que estou adaptando em Português como Porto Rico. Lembro de ter feito o Carimbo com bastante cuidado, lembro também que era uma genética de cogumelos pequenos e delicados para colher, que oxidavam em uma cor que se não estou confundindo era muito escuro (talvez pela fragilidade do cogumelo), e que o cogumelo que eu escolhi para fazer o carimbo era bem grande e tinha um chapéu bem largo. Acredito que esse carimbo esteja viável e limpo...
Seria um saco ter que limpar em ágar ou em flocão, mas em ultimo caso tenho uma cultura líquida de B+AKM mais ou menos da mesma época do carimbo no fundo da geladeira, mas ela também deve ter estragado.
Sobre o carimbo, ele foi guardado dentro de um envelope de papel dentro de um livro de psicologia kkkkkkkkkkkkkk (melhor lugar para guardar um carimbo de P. Cubensis).
O plano é: Comprar água de injeção, um copinho de coleta de exame estéril, dois borrifadores, milho de pipoca, vermiculita e esterco. lysoform.
Como eu já tenho seringas, tampa de seringas, agulhas, luvas, mascaras, terrário, embalagens de plástico para esterilizar grãos e substrato, alcool 70%, água sanitária não irei gastar com isso.
Pretendo preparar essa semana a solução de esporos, e guardar nas seringas, para no dia 26/04 inocular nos potinhos de spawn.
O fundo do meu terrário mede 22x33cm, eu eu quero fazer um bolo de 6cm de altura, fazendo as contar eu preciso de aproximadamente 4,3 litros de bolo para ter essa altura no fundo desse monotub. Para isso vou me planejar para fazer 1,5 litros de spawn, 3 litros de substrato, sendo 2,5 litros de substrato com vermiculita esterco e pó de coco em partes iguais, e 500ml de vermiculita úmida e estéril para a cobertura.
Cada embalagem plástica que pretendo usar tem 500ml de capacidade, então em média precisarei de 4 potinhos de milho, para ter um pouco mais de espaço para chacoalhar e quebrar o micélio, além de mais 6 potinhos para o substrato, para mim, isso só dá certo em 5 vezes diferentes com a panela de pressão no fogo... (Pretendo agora usar saco de assar para esterilizar o substrato mais rápido) Vai dar trabalho (Nem tanto).
Gostaria da sugestão de vocês sobre a viabilidade de se usar solução de esporos para inocular spawn.​

Atualizações recente

Boa tarde aos camaradas aqui do Teo.
Hoje foi dia de preparar a pipoca para fazer o Spawn de Porto Rico. A única diferença em relação ao anterior (B+AKM) foi a quantidade (mas não sei o que aconteceu que deu menos que o esperado), usei 565g de milho de pipoca, fiz aquela hidratação forçada na panela de pressão com água por meia hora em fogo baixo, mais 15 min com ela desligada, deixei um pouco mais de molho na agua quente para chegar no ponto que eu queria, onde ele fica macio o suficiente para quebrar na ponta dos dedos, com o miolo úmido, mas sem rachar durante o cozimento nem a depois na esterilização.
Não sei se o grão tinha pego alguma umidade antes de eu pesar, mas hoje consegui um pouco mais de um litro de spawn, mas longe de 1,5 litro.
Talvez eu opte em fazer o monotub com o B+AKM, e deixe o Porto Rico para montar em casings.
Amanhã irei inocular o grão com a seringa ME que preparei e já está hidratando tem vários dias.
Espero que de certo kkkkkkkkkkk.
Hoje não tem fotos pois o processo é idêntico ao que já fiz (além de eu ter esquecido de tirar fotos kkkkkkkk)
Por hoje é isso pessoal.
Boa tarde aos camaradas.
Hoje venho só relatar a minha experiência de incubação dos grãos inoculados. Aqui onde moro está fazendo um pouco de frio, em casa a temperatura está variando de 20 até 24 graus, estaria perfeito para frutificar, mas para a colonização está um pouco frio.
Para isso eu adquiri um aquecedor de aquário de 50W, coloquei dentro de um galão pet de 5L com água e setei o termostato do aquecedor em 31°C. Isso para que o galão dentro da minha incubadora improvisada de caixa de papelão mantenha uma temperatura mais próxima do ideal para a colonização.
Eu tive que brincar um pouco com as temperaturas do termostato, pq não me interessa a temperatura da água, mas sim dos grãos. como a caixa de papelão não é o melhor dos isolantes térmicos, com a garrafão aquecido a 31 graus o ambiente ficou por volta de 27, o que para mim é aceitável



O próximo investimento que irei fazer é uma caixa de isopor para fazer de incubadora.
Um abraço à todos os camaradas que acompanham e interagem aqui no meu diário. ❤️
Última edição:
Bom dia aos camaradas do Teo.
Aqui em casa hoje foi dia de inocular meu fungo nos grãos que preparei ontem.
Todos os trabalhos limpos me dão um pouco de ansiedade pq ninguém gosta de perder tempo, e material, mas por hora acredito que hoje foi a inoculação mais tranquila que já fiz.
Acordei 5h30, corri separar o material: agua sanitária 10%, lysoform, álcool 70%, os potinhos com grão estéril, um par de luvas, uma máscara, a seringa de CL, duas agulhas (para caso uma entupa ou entorte), fita micropore, papel toalha, e papel alumínio).
Fui na cozinha, onde fiz uma ordem básica, limpei e sanitizei o ambiente do forno, e os arredores dele. Tomei aquele banhão nervoso kkkkkkk me enxuguei, coloquei uma roupa limpa e me preparei para o serviço.
Limpei e sanitizei duas cadeiras uma para eu sentar, e outra para ficar de suporte de alguns utensílios.
Sanitizei novamente o ambiente, vesti as luvas e a máscara, e sanitizei as luvas com alcool 70% e me preparei para o serviço.
Com o forno aceso e a tampa aberta e úmida de água sanitária e lysoform decidi usar uma folha de papel alumínio encima da tampa para ajudar (psicologicamente kkkkk) com a esterilidade do ambiente, o que assim que coloquei já sanitizei com agua sanitária, lysoform, e álcool 70% (calma pessoal, o álcool eu passei com um papel toalha embebido).
Coloquei meus potinhos na tampa, removi o lacre (sem rasgar), sanitizei as tampas com álcool, e já separei 4 pedaços de micropore e colei um em cada potinho.
A seringa eu desembalei do papel aluminio, borrifei alcool e tirei a tampa para colocar a agulha. Purguei uma bolha de ar da seringa e já esterilizei a agulha em uma boca acesa do fogão, com a agulha incandescente furei os potinhos e logo em seguida tampei com a micropore.
View attachment 216907
Depois de terminado o serviço, peguei os lacres que estavam todos inteiros, dei duas borrifadas de álcool e devolvi só para evitar de que caísse qualquer contaminante no micropore. Coloquei os potinhos inoculados dentro de uma sacola e é isso, agora eles estão na minha incubadora improvisada.
View attachment 216908
A única coisa que vou ter que fazer é conseguir colocar o meu termostato de aquário para esquentar a incubadora (hoje de manhã estava algo entre 21 e 22 graus célsius medidos com aqueles termometros de aquário em fita.
E então é isso pessoal. sexta eu volto com os grãos do Porto Rico.

Informação do Diário

Categoria
Psilocybe Cubensis
Adicionado por
PURUNGASCIENCE
Visualizações
3,760
Monitoradores
3
Comentários
12
Atualizações
6
Última atualização

Mais em Psilocybe Cubensis

Mais do(a) PURUNGASCIENCE

Compartilhar este diário

Back
Top