Terrário, Manutenção dos Bolos e Colheita

Terrário é o lugar onde vai ocorrer a fase final da cultura, onde vão surgir os cogumelos. Basicamente o terrário é um recipiente que serve para proteger os bolos e os cogumelos, e manter um meio ambiente propício à produção.

Recipiente: Um aquário dá um ótimo terrário. Bonito e prático. Deve ter no mínimo 30 cm de altura. Calcule um bolo de capacidade a cada quadrado de 15 x 15 cm. Entretanto um ou mais aquários para conter muitos bolos é caro. Muitos recipientes alternativos podem ser usados. Um bom recipiente é um galão plástico de água de 20 litros. A parte superior, onde fica o bico, pode ser cortada, deixando o tubo reto. Uma tampa de vidro, com uma camada de espuma colada na borda, é barata, e serve para vedar bem. Em um galão desses cabem 4 bolos. Use estes ou outros recipientes conforme conseguir adaptá-los à função.

Umidade: É desejável que a umidade do terrário seja alta. Isso pode ser conseguido de com uma ou a combinação de várias técnicas.
  • Umidificador: produz vapor d’água, que se for quente deve ser resfriado antes de chegar ao terrário.

  • Fundo de material poroso: mantendo-se um fundo destes parcialmente umedecido, há uma evaporação contínua, que aumenta bem a umidade. O ideal é usar perlita, mas esse material não é disponível no Brasil na forma ideal para uso em culturas. Na falta de perlita uma mistura de Pedra-pomes, areia e vermiculita deve ser a melhor alternativa. Pode acumular água no fundo e ser necessário drenar de vez em quando. Materiais orgânicos como xaxim em pó se contaminam rapidamente, então são inúteis.

  • Borbulhadores de aquário: servem para aumentar um pouco a umidade. Se o circuito for interno, quer dizer, com o borbulhador dentro do terrário, é mais eficiente em elevar a umidade. Com o borbulhador fora do aquário a troca de ar é favorecida, e você praticamente não precisa se preocupar com o acúmulo de CO2. Em um terrário sem troca de ar, pelo menos uma vez ao dia você deve abri-lo e deixar ventilar, para a entrada de oxigênio e a saída de gás carbônico. Lembre que fungos não são plantas e não fazem fotossíntese. Eles respiram oxigênio e excretam gás carbônico o tempo inteiro.

  • Pulverizador: esses pulverizadores comuns de jardins. O spray de água não deve ser dirigido diretamente para os bolos. Estes não conseguem absorver água dessa maneira. Para usar um pulverizador você deve colocar um anteparo, um escudo, acima dos bolos, e pulverizar água nesse anteparo.

  • Umidificação direta dos bolos: no site de PF é descrita uma técnica de "duplo casing" que nada mais é do que umedecer a camada de vermiculita que ficou entre o suporte e os bolos, e adicionar no topos destes outra camada úmida de vermiculita. Essas camadas inferior e superior de vermiculita devem ser mantidas úmidas, evitando-se o excesso, como chegar a escorrer água pelos lados, enquanto não houverem cogumelos surgindo nelas ou nas proximidades. Nos intervalos dos fluxos elas podem voltar a ser umedecidas. Esta técnica funciona muito bem.
Coloque os bolos no terrário sobre a base escolhida. Evite o contato dos bolos com o material do fundo. Os cogumelos não necessitam de luz para crescer, só para indicar a direção certa do crescimento. Se estiverem em um armário ou local fechado, basta uma luz suave durante algumas horas por dia. Cuidado com o super aquecimento. Não cozinhe suas culturas.

Agora é só esperar o aparecimento dos frutos. Vários pins se formam, mas normalmente só alguns deles crescem. Os que param de crescer e escurecem são abortos. Se você conseguir identificá-los e colhê-los antes de ficarem escuros eles serão aproveitáveis. Se apodrecerem tire-os do bolo de qualquer jeito, mas jogue-os fora. Os pins que crescerem chegarão até a fase final de produção de esporos, a não ser que você impeça, colhendo-os antes. O momento ideal para colher é quando o chapéu vai começar a se abrir. Arranque o cogumelo do bolo. Algum micélio pode vir junto. Não deixe pedaços de cogumelo lá para apodrecerem e favorecerem o aparecimento de contaminação. As partes pressionadas ou cortadas dos cogumelos vão ficar azuladas em poucos minutos. Isso é normal, devido ao processo de desfosforilação da psilocibina para psilocina.

O motivo de se colher o cogumelo antes do chapéu abrir é que a concentração de psilocina e psilocibina é maior nas fases jovens. Quando o chapéu vai se abrir você tem uma ótima taxa de princípios ativos e uma boa biomassa. Se você deixar o cogumelo crescer além disso a qualidade cai, além de ficarem mais fibrosos e menos digeríveis. Se você quiser coletar seus próprios prints (carimbos) de esporos é bom deixar um cogumelo grande chegar até a maturidade. Na verdade, é bom coletar prints de pelo menos 10 cogumelos, em bolos e fluxos diferentes, para se garantir contra uma possível mutação deletéria. Mais tarde voltaremos aos prints.

Um bolo pode, conforme a técnica, a linhagem de cubensis e as condições de cultura, fornecer ao longo de seus fluxos de 10 a 30 cogumelos, ou seja, de 5 a 10g secas. Ocorrem até 5 ou 6 fluxos, mas normalmente para em 4.
Próxima página: Secagem
Previous page: Colonização