Preparação do Meio de Cultura

Meça o volume necessário das sementes de pássaros, secas. Elas devem ser colocadas em água e levadas ao fogo. Para cada copo de sementes coloque 2 a 3 copos de água. Esquente até ferver. Deixe fervendo por meia hora em fogo baixo. Complete a água para não secar se necessário. Em seguida escorra em um escorredor ou coador por meia hora. A água escorrida pode ser reservada para usar na mistura. É cheia de nutrientes. Após serem escorridas por meia hora as sementes estão prontas, com a quantidade certa de água. Cada copo de sementes secas, após fervido e escorrido, fica com o volume aproximado de 2,5 a 3 copos. Meça e misture a vermiculita e a farinha de arroz integral, secas, nas proporções correspondentes. A quantidade de água a ser adicionada nessa mistura de vermiculita e farinha de arroz é de 40 a 60 ml para cada copo da mistura. Se você reservou a água da fervura das sementes, use-a agora no lugar de água mineral.

Junte as sementes de pássaros fervidas e escorridas. Após tudo misturado o meio não pode ficar cheio de água. Ele fica no máximo úmido ao toque. Se ficar sobrando muita água é porque algo deu errado. Em regra, falta de água é melhor do que excesso. Após misturar bem, prepare-se para colocar o meio nos vidros.

Alternativamente, pode ser usado um meio feito somente de sementes de pássaros e um pouco de arroz integral, inteiros, sem vermiculita ou farinhas. Para fazer esse meio misture 2 copos de sementes de pássaros (alguma mistura com predominância de milho alvo, de preferência) e 1 copo de arroz integral (ou arroz com casca). Se você quiser pode enriquecer a mistura, com niger. A mistura de sementes e arroz é preparada como as sementes do método acima, e após escorrida embalada nos copos. Pode-se usar ou não o selo de vermiculita (veja a seguir). Se você não tiver vermiculita ou não usar o selo terá que tomar cuidados redobrados com a esterilização e limpeza do ambiente.