Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Z-Strain * Primeiro Cultivo

Diário de cultivo completo.
Salve!
Pois é... Depois de tanto espreitar, opinar e questionar por mais ou menos 1 ano, estou aqui fundando meu primeiro diário de cultivo. :)
Li muitos posts, vi várias técnicas e métodos, enfim, acho que vai sair tudo certo se a temperatura da Bahia permitir, porque vontade de tripar eu tenho. Felizmente esse ano já tive oportunidade de experimentar a Salvia Divinorum, e agora não vejo a hora de mastigar um cogu.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Cultivo:
A cada etapa vou listando os itens e seus respectivos valores - quando lembrar :rollees: - , pra dar uma noção a quem ainda for comprar. Vamo lá:

1 - GLOVEBOX:
Hoje à tarde, com a ajuda da minha assistente(mãe), confeccionamos uma glovebox de isopor. O material utilizado foi:
- 1m de cano (só vendem esse tamanho no mínimo, acho que foi uns 10-15 mango$)
- 1 bisnaga de cola silicone (umas 5 prata$)
- 1L alcool 96º (não lembro quanto foi...)
- 1 isopor médio (14 conto$).
- 3 pares de luvas (seilá, baratinho. menos de 2)
- plástico pvc (R$1,55.)
- papel laminado (não sei. já tinha) e pronto.
O esquema pra montar eu vi aqui no forum mesmo, não me lembro onde, não consegui achar o que mais gostei. Mas procurem, a confecção é bem simples!
Por sinal, aos moderadores, sugiro que deixei em highlight' os tópicos mais interessantes sobre confecção de glovebox, visto que é um item bastante importante. Quando achá-los, listarei aqui.

Depois de concluida a glovebox, vem o lance dos esporos e seringas.

2 - SERINGA:
Primeiro esterilizei(com alcool) itens de um a um e, com luvas também esterilizadas, fui colocando os itens na glovebox, pelo cantinho do plástico.
Itens:
- Potinho de exame(fezes-urina/ 0,50 cents) com a pazinha dentro. (este pote foi fervido, porque não veio bem lacrado.)
- Esporos Z-strain(doação profungos), e por último
- 2 Seringas de 5ml(1,50R$ +-) já com água(fervida) dentro. Utilizei este método: https://teonanacatl.org/threads/seringas-extremamentes-simples.511/

Com a pazinha que veio com o potinho raspei todo o esporo(tinha apenas 1,5 cm de diametro) dentro do pote. Em seguida, injetei a água(10ml) e suguei algumas vezes seguidamente para fazer a mistura, até que a cor da água pareceu ficar meio homogênea(roxeada). Depois disso abri a glovebox, peguei as seringas e as coloquei na geladeira e as deixarei lá até amanhã à noite para a tal hidratação.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Enquanto isso, espero por sugestões.
Aqui onde moro(FSA-BA) deve fazer em torno de 27º/32º durante o dia e à noite um pouco menos :mad:.

Lá vão as dúvidas:
- Deveria ter utilizado mais água, ter feitos mais seringas, mesmo com um carimbo de 1,5 cm?

- Melhor fazer inoculação nos copos ou posso tentar aquele método do pote do sorvete(que achei mais simples)?
https://teonanacatl.org/threads/simplificando-o-bulk.1920/

- E o bolo? até que temperatura ele aguenta? Preciso utilizar algum método de resfriamento?

p.s.: vou utilizar vermiculita e arroz integral pra substrato.

Vamo comer fandangos!

(♪ The Funeral Orchestra - We are the end.)

Hail!

ai55.tinypic.com_2pozlao.jpg

espero que sim, Bolo. rs

Acho que hoje já injetarei aquela injeção d'água. Tenho que ir comprar o material do terrário também.

Acabei de injetar 2,5ml de água em cada copo, com exceção do primeiro que cometi a ignorância de injetar 5. espero que não tenha problema, foi no copo mais bonito. Os copos estavam todos brancos, com exceção do fundo onde coloquei a vermiculita seca. Acho que é pra isso mesmo que ela serve, né? deixar soltinho no fundo.
Amanhã mais ou menos esse horário vou tirá-los para colocar no terrário.

O terrário é uma vasilha plástica quadrada, grande , passível de ser totalmente vedada. No fundo dela colocarei aquelas pedrinhas de aquário com uma quantidade para manter a umidade e temperatura mais resfriada. Para observar a temperatura colocarei um termômetro de ambiente(que ainda não pude ir comprar) e para manter o terrário resfriado vou usar a mesma técnica que vi no diário de uma garota daqui de perto, Salvador, que cultivou ano passado na mesma faixa de temperatura que está agora. A técnica era colocar um vaso de água mineral de 500ml pra gelar, e ela colocava dentro do terrário nos momentos mais quentes do dia.
Alguma dica ou objeção?

Eu acho que o selo de vermiculita no fundo é só pra evitar acúmulo de água, eu só uso o selo superior.
Usa um spray pra umidificar as paredes do terrário e não esquece da ventilação

Melhor vc usar garrafas de 500 ml do que usar o vaso,dependendo do tamanho do terrário vc pode usar garrafas de 1 litro que elas resfriam o terrario por mas tempo.A temperatura aí na sua região ta em quanto?

Eu acho que o selo de vermiculita no fundo é só pra evitar acúmulo de água, eu só uso o selo superior.
Usa um spray pra umidificar as paredes do terrário e não esquece da ventilação

Justo. A ventilação vou fazer manualmente, abanando o terrário três vezes ao dia. correto? daqui a pouco vou armar o terrário com as pedrinhas de aquário e aquelas pedras de rio e colocar uma quantidade d'água que não as cubra. fique no meio mais ou menos.

Melhor vc usar garrafas de 500 ml do que usar o vaso,dependendo do tamanho do terrário vc pode usar garrafas de 1 litro que elas resfriam o terrario por mas tempo.A temperatura aí na sua região ta em quanto?

Hum. Beleza então. a vasilha que servirá de terrário - tipo aquelas 'tapouer' - é grande. terá espaço para a garrafa d'água de 1L. boa ideia! a temperatura aqui pode chegar aos 35 durante o dia. mas onde os bolos ficarão chega aos 30 - 31. Felizmente é bem ventilado e não muito abafado.

mais uma questão. o plástico da vasilha que vou utilizar é quase transparente. tem algum problema? quanto ao lance da luminosidade, quais as regulagens e em quais etapas? Meu quarto é quase penumbra o dia todo, se eu fecho completamente as persianas. Mas geralmente abro um pouco e entra uma quantidade agradável de luminosidade. E aí?:D

Última edição por um moderador:
Coloque água ate um pouco abaixo da linha de pedras, de forma que as pedras de cima fiquem umidas. Se possível subistitua as pedras de rio por argila expandida ou perlita, por serem porosas são mais funcionais.

Problema nenhum quanto ao terrário ser transparente, o que pode ocorrer é os cogus não ficarem retos.

Sobre a luminosidade, o ideal é 12h/12 de luz indireta.

coloque algumas gotas de agua sanitaria na agua do terrário e uma tampinha de agua oxigenada no borrifador, nunca borrife em cima dos bolos.

Não vi nada sobre o choque térmico, o famoso dunk and roll!!!

Vai rolar??

Hum. Beleza então. a vasilha que servirá de terrário - tipo aquelas 'tapouer' - é grande. terá espaço para a garrafa d'água de 1L. boa ideia! a temperatura aqui pode chegar aos 35 durante o dia. mas onde os bolos ficarão chega aos 30 - 31. Felizmente é bem ventilado e não muito abafado.

Se o seu terrário for menor que 50 litros não é muito bom colocar as garrafas de 1L,pois a temperatura pode ficar muito baixa em torno dos 15° a 17°. Mas se ele for mas ou menos esse tamanha então blz,pode usar na boa que elas vão deixar a temperatura adeguada por pelomenos umas 9 horas.

A temperatura aí ta igual aqui na minha região,alta de mas...é bom da um DUNK pra deixar os bolos mas idratados.

Vai firme!!

Coloque água ate um pouco abaixo da linha de pedras, de forma que as pedras de cima fiquem umidas. Se possível subistitua as pedras de rio por argila expandida ou perlita, por serem porosas são mais funcionais.

Sobre a luminosidade, o ideal é 12h/12 de luz indireta.
coloque algumas gotas de agua sanitaria na agua do terrário e uma tampinha de agua oxigenada no borrifador, nunca borrife em cima dos bolos.

Beleza!
Quanto às pedras, estou usando ambas. Aquelas redondinhas de rio e utilizei três sacos de perlita. Tem água sanitária na água do terrário, que está abaixo das perlitas sim. Quanto à água oxigenada, vou providenciar.

Sobre a luminosidade, como meu quarto é meio escuro, vou tirar as proteções que havia colocado, para que assim ele(o terrário) receba essa meiota de luz.

Gracias, khrin!

Não vi nada sobre o choque térmico, o famoso dunk and roll!!!

Vai rolar??

Salve, prezado!
Sobre o choque térmico e dunk, eu nunca tinha visto nada até então. Agora que pesquisei, vi que dunk consiste em imergir os bolos n'água. É isso mesmo? Os bolos fora do copo? oO

Se o seu terrário for menor que 50 litros não é muito bom colocar as garrafas de 1L,pois a temperatura pode ficar muito baixa em torno dos 15° a 17°. Mas se ele for mas ou menos esse tamanha então blz,pode usar na boa que elas vão deixar a temperatura adeguada por pelomenos umas 9 horas.

A temperatura aí ta igual aqui na minha região,alta de mas...é bom da um DUNK pra deixar os bolos mas idratados.

Vai firme!!

Salve, Kleber!
Acho que o terrário é menor que essa quantidade sim. Creio que usar vasilha de 1/2 litro vai ser suficiente sim. Já pedi ao 'coroa' que compre o termômetro, pra eu acompanhar mais fidedignamente essa temperatura. Vou postar as imagens e o procedimento do terrário.

Quanto ao dunk, vi que consiste em submergir os bolos dentro d'água. Mas os bolos já fora do copo? é isso mesmo?

Gracias, amigo. Firme sim! Sempre em frente!

Saudações, cogumelitas! rs

Vou descrever o procedimento de transferência dos bolos pro terrário.

TERRÁRIO:

Como já havia mencionado, visto que já haviam passado mais de 15 dias e os copos estavam todos brancos, injetei anteontem 2,5 ml de água em cada copo e os coloquei na geladeira.

Ontem(hoje às 2 da madrugada) comecei o processo de transferir os bolos pro terrário.
Para a confecção do terrário utilizei:
* Uma vasilha plástica que me custou 15 contos.
* Três sacos de perlita branca. 2,50 pratas cada saco.
* Dois sacos de pedras arredondadas(de rio). 2,50 cada saco.

Coloquei as perlitas e pedras num balde onde fiz a lavagem das mesmas. Utilizei bastante água sanitária(cloro) e lavei repetidamente as pedras, até que não saisse mais nenhum 'suco' delas e ainda deixei de molho por um tempo na água sanitária.
Nesse meio tempo utilizei o alcool para limpar a vasilha(terrário) por dentro e por fora, assim como os pires que utilizei para amparar o bolo na sua retirada do copo.
Daí então coloquei as pedras dentro do terrário e adicionei alguns copos d'água à medida que não cobrissem as pedras.
Como são muitos bolos(9), não deu pra usar os pires dentro do terrário por causa do espaço. Então eu coloquei sobre as pedras duas camadas de papel alumínio e ainda uma camada de vermiculita onde os bolos foram amparados. Inclinei o terrário e até então só estou abrindo para a troca de ar, mas ainda não coloquei mais água.
Para o resfriamento, creio que não será viável colocar nenhuma garrafa, decorrente da falta de espaço. Acho que vou utilizar de pedaços de gelo e água gelada.

Seguem abaixo as fotos do terrário. Observem:

aimg148.imageshack.us_img148_545_0101113618.jpgaimg573.imageshack.us_img573_7198_0101113546.jpgaimg585.imageshack.us_img585_8454_0101113429.jpgaimg227.imageshack.us_img227_4317_1231220418.jpg

Última edição por um moderador:
Quando o bolo estiver 100% colonizado coloque em um recipiente cheio de agua mineiral(pode ser filtrada) e deixa na parde de baixo da geladeira por 1 dia.

serve para hidratação e induzir a pinagem.

* na verdade acho que voce já fez o dunk injetando a água, algumas pessoas preferem injetar água nos copos a submergir os bolos.

recomendo você dar uma olhada nesse video:

só recomendo um pouco mais de cuidado no manuseio dos bolos.

me enganei na quantidade de água, a quantidade que falei é para o uso de argila expandida, no caso da perlita pode ser menos agua

Quando o bolo estiver 100% colonizado coloque em um recipiente cheio de agua mineiral(pode ser filtrada) e deixa na parde de baixo da geladeira por 1 dia.

serve para hidratação e induzir a pinagem.

Khrin!
Já injetei água neles sim. Agora que consegui um termômetro vi que a temperatura do terrário está entre os extremos de 26º e 29º e tá bem húmido. Tá bom, né?
Hoje à tarde coloquei um copo empedrado dentro e borrifei um pouco de água nas paredes. Percebi que a temperatura ficou por cerca de uma 4 hras em torno dos 22º. E aí?

Muito bom esse video. Super explicativo. Vou esperar mais um pouco e fazer o DUNK&ROLL. Correto?

Gracias!

Khrin!
Já injetei água neles sim. Agora que consegui um termômetro vi que a temperatura do terrário está entre os extremos de 26º e 29º e tá bem húmido. Tá bom, né?
Hoje à tarde coloquei um copo empedrado dentro e borrifei um pouco de água nas paredes. Percebi que a temperatura ficou por cerca de uma 4 hras em torno dos 22º. E aí?

Muito bom esse video. Super explicativo. Vou esperar mais um pouco e fazer o DUNK&ROLL. Correto?

Gracias!
o ideal eh que seja constante.
se nao puder fazer ela ficar constante, nao use as pedras de gelo.
evite borrifar muita agua tambem nas paredes.
borrife pelo lado de fora com um ventilador ligado que ja resolve muito.
abrir o terrario eh errado, em qualquer circunstancia.

de resto tudo certinho tem tudo pra dar cachomelos ae.

Salve, Mortandello!

o ideal eh que seja constante.
se nao puder fazer ela ficar constante, nao use as pedras de gelo.
Uhum! Entendi. Ela é constante. Essa medida que dei é em relação aos extremos mesmo, como se fosse as capacidades mínimas e máximas que os bolos vão receber, pois a temperatura aqui nessa época não muda bruscamente nem varia tanto assim. Hoje por exemplo que ele teve baixas temperaturas quando botei gelo, mas quando o efeito passou ficou toda parte do tempo nos 27º, até agora está.

evite borrifar muita agua tambem nas paredes.
borrife pelo lado de fora com um ventilador ligado que ja resolve muito.
Ok. Até então borrifei média de 2x ao dia. o ventilador fica ligado todo o tempo, acho que por isso também a manutenção da temperatura, fato que o cômodo é fresco, ventilado e não pega muito sol(diretamente).

abrir o terrario eh errado, em qualquer circunstancia.
Ish. Errei um monte então. :eek: Mas e sobre aquele lance da troca de ar? preciso mesmo de toda aquela tecnologia de tubos e afins. ou não precisa? Levanto a tampa, abano(quando borrifo , o faço aqui) e fecho novamente o terrário, dinamicamente. Me ferrei:?:

de resto tudo certinho tem tudo pra dar cachomelos ae.
Então VIVA! Preciso que dê certo. Que venham! :cool:

Gracias!:pos:

Uhum! Entendi. Ela é constante. Essa medida que dei é em relação aos extremos mesmo, como se fosse as capacidades mínimas e máximas que os bolos vão receber, pois a temperatura aqui nessa época não muda bruscamente nem varia tanto assim. Hoje por exemplo que ele teve baixas temperaturas quando botei gelo, mas quando o efeito passou ficou toda parte do tempo nos 27º, até agora está.
Ta um pouco quente, os cogumelos vao amadurecer bem rapido.

Ok. Até então borrifei média de 2x ao dia. o ventilador fica ligado todo o tempo, acho que por isso também a manutenção da temperatura, fato qure o cômodo é fresco, ventilado e não pega muito sol(diretamente).
ok, borrife a caixa pelo lado de fora, umidecendo a parte externa
mantenha o ventilador ligado que a evaporacao do lado de fora rouba (ATE 3 GRAUS) temperatura.
a queda de temperatura no plastico faz a agua do ambiente do terrario se precipitar(formar goticulas)

Ish. Errei um monte então. :eek: Mas e sobre aquele lance da troca de ar? preciso mesmo de toda aquela tecnologia de tubos e afins. ou não precisa? Levanto a tampa, abano(quando borrifo , o faço aqui) e fecho novamente o terrário, dinamicamente. Me ferrei:?:
pesquise sobre troca de ar aqui no forum, eu mesmo ja postei como resolver facilmente umas 300 vezes usando furos 2 cms acima da coluna de agua.
Então VIVA! Preciso que dê certo. Que venham! :cool:

Gracias!:pos:
vao dar sim.
ja ultrapassou a fase mais dificil, adequando corretamente poucas coisas tu ja se ajeita ae pra frutificacao.

Ê!
Pessoas, percebi que já estão surgindo Pins em metade dos bolos. problema que tô percebendo que alguns dos bolos está meio azulado. Acho que é algo relacionado com a temperatura, porque uma garota de salvador cultivou na mesma época e teve esse mesmo problema. HEEEEEELP ME!
Vários pins nos topos dos bolos. Estou utilizando o copo de agua gelada pra manter a temperatura mais baixa nos momentos muito quentes, porque esquentou 1-2º nesses ultimos dias.
Que é isso azul? Percebi que os bolos azulados não cresceram pins. só em um.
Vou pesquisar no dirário dela o que ela fez, mas ao mem o tempo preciso que me ajudem aqui também.

Gracias! vamos pins!

O azulamento é normal. Tenta manter a temperatura ideal sem grandes variações, assim ocorrem menos abortos.
qual o link do diário que você está acompanhando? Fiquei curioso.

Ê!
Pessoas, percebi que já estão surgindo Pins em metade dos bolos. problema que tô percebendo que alguns dos bolos está meio azulado. Acho que é algo relacionado com a temperatura,

A azulamento dos bolos é provocado por umidade baixa.

E quanto mais você abaixar a temperatura mais difícil fica manter um bom nível de umidade.

Back