Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Z-Strain * Primeiro Cultivo

Diário de cultivo completo.
Salve!
Pois é... Depois de tanto espreitar, opinar e questionar por mais ou menos 1 ano, estou aqui fundando meu primeiro diário de cultivo. :)
Li muitos posts, vi várias técnicas e métodos, enfim, acho que vai sair tudo certo se a temperatura da Bahia permitir, porque vontade de tripar eu tenho. Felizmente esse ano já tive oportunidade de experimentar a Salvia Divinorum, e agora não vejo a hora de mastigar um cogu.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Cultivo:
A cada etapa vou listando os itens e seus respectivos valores - quando lembrar :rollees: - , pra dar uma noção a quem ainda for comprar. Vamo lá:

1 - GLOVEBOX:
Hoje à tarde, com a ajuda da minha assistente(mãe), confeccionamos uma glovebox de isopor. O material utilizado foi:
- 1m de cano (só vendem esse tamanho no mínimo, acho que foi uns 10-15 mango$)
- 1 bisnaga de cola silicone (umas 5 prata$)
- 1L alcool 96º (não lembro quanto foi...)
- 1 isopor médio (14 conto$).
- 3 pares de luvas (seilá, baratinho. menos de 2)
- plástico pvc (R$1,55.)
- papel laminado (não sei. já tinha) e pronto.
O esquema pra montar eu vi aqui no forum mesmo, não me lembro onde, não consegui achar o que mais gostei. Mas procurem, a confecção é bem simples!
Por sinal, aos moderadores, sugiro que deixei em highlight' os tópicos mais interessantes sobre confecção de glovebox, visto que é um item bastante importante. Quando achá-los, listarei aqui.

Depois de concluida a glovebox, vem o lance dos esporos e seringas.

2 - SERINGA:
Primeiro esterilizei(com alcool) itens de um a um e, com luvas também esterilizadas, fui colocando os itens na glovebox, pelo cantinho do plástico.
Itens:
- Potinho de exame(fezes-urina/ 0,50 cents) com a pazinha dentro. (este pote foi fervido, porque não veio bem lacrado.)
- Esporos Z-strain(doação profungos), e por último
- 2 Seringas de 5ml(1,50R$ +-) já com água(fervida) dentro. Utilizei este método: https://teonanacatl.org/threads/seringas-extremamentes-simples.511/

Com a pazinha que veio com o potinho raspei todo o esporo(tinha apenas 1,5 cm de diametro) dentro do pote. Em seguida, injetei a água(10ml) e suguei algumas vezes seguidamente para fazer a mistura, até que a cor da água pareceu ficar meio homogênea(roxeada). Depois disso abri a glovebox, peguei as seringas e as coloquei na geladeira e as deixarei lá até amanhã à noite para a tal hidratação.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Enquanto isso, espero por sugestões.
Aqui onde moro(FSA-BA) deve fazer em torno de 27º/32º durante o dia e à noite um pouco menos :mad:.


Lá vão as dúvidas:
- Deveria ter utilizado mais água, ter feitos mais seringas, mesmo com um carimbo de 1,5 cm?

- Melhor fazer inoculação nos copos ou posso tentar aquele método do pote do sorvete(que achei mais simples)?
https://teonanacatl.org/threads/simplificando-o-bulk.1920/

- E o bolo? até que temperatura ele aguenta? Preciso utilizar algum método de resfriamento?


p.s.: vou utilizar vermiculita e arroz integral pra substrato.

Vamo comer fandangos!

(♪ The Funeral Orchestra - We are the end.)

Hail!

ai55.tinypic.com_2pozlao.jpg
 
Essa é minha humilde visão do caso....

- Deveria ter utilizado mais água, ter feitos mais seringas, mesmo com um carimbo de 1,5 cm?

Bem mais água, ou raspado bem menos... Você só precisa de 2 esporos que se completem para iniciar uma bela colonização, e eles são imperceptíveis a olho nu...
Se tivesse raspado metade disso:
\_/
Para 80ml, que se não me engano é o que cabe num potinho, já estava maaais que ótimo! Sua seringa está lotada de esporos, inocule poquíssimas gotas, 2 ou 3, acredito ser o suficiente...

- Melhor fazer inoculação nos copos ou posso tentar aquele método do pote do sorvete(que achei mais simples)?
https://teonanacatl.org/threads/simplificando-o-bulk.1920/

Vai de copos... Acho que obterá mais sucesso. Vide que o tópico está no item "Avançado"... Comece aos poucos... Copos, sem dúvida!

- E o bolo? até que temperatura ele aguenta? Preciso utilizar algum método de resfriamento?

Eu acho que o resfriamento só irá atrapalhar... Deixe-os em temperatura ambiente, você disse que aí oscila entre 27ºC e 32ºC...
Manda numa prateleira mais fresquinha pra conseguir manter uns 27ºC, Tá mais que bom...

p.s.: vou utilizar vermiculita e arroz integral pra substrato.

Bom, eu tive O sucesso, usando esse guia no meu primeiro cultivo:
https://teonanacatl.org/threads/guia-completo-de-cultivo-básico.2865/
Apenas observe quantos copos pretende fazer, essa receita rende uns 8 copos, aproximadamente... Com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos... huaHUa
Se achar muito, divida ela pela metade!

Na dúvida, beerre antes de azedar o cultivo... Não adapte e nem tome alguma decisão sem uma consulta no site ou com algum membro!
Acho que talvez precise de algum tipo de resfriamento de terrário pro verão que virá... Será em dezembro, possivelmente, quando terá um, e em dezembro o calor na BA é monstro! Já comece a ler sobre...

Boa sorte, novato plebeu!
 
Salve à Majestade!
Estou lendo e relendo o manualzinho pra deixar tudo pronto. Espero que não tenha problema eu deixar a seringa mais de 24 na geladeira. Não tive capacidade de fazer ontem... farei hoje.



Copos de acrílico resistente não servem, mesmo que suportem alta temperatura? Comprei destes. Oo :confused:
 
Não acredito que suportem não... Sinceramente...
Copos americanos, de café em buteco, saca? Copos de Nutella... Potes de poliestireno de alta resistência, tipo os de requeijão tb...
Se a seringa estiver bem embalada em alumínio limpo, aguenta meses na geladeira... Relaxa...
Somente reveja os copos... Ou poste fotos... Não adapte... Se não há material, não siga... Mas copo, é copo... De uísque ou de pingado, é tudo copo de vidro...
 
Hum... =|
A cremogema é indispensável? Como já está tudo pronto aqui, vou arriscar 4 copos pra ver. Se aguentarem, bem... se não, tento amanhã novamente e adiciono a cremogema à mistura.
Depois de tudo, mais tarde, atualizo o diário com as informações completas.
 
daqui a duas horas veremos se os copinhos de acrilico seguraram a onda. Vou anexar algumas imagens que fiz de ultima hora.
ai55.tinypic.com_29vgrwg.jpgai52.tinypic.com_2m2e3ac.jpg

Como já previsto pela Dutch Queen, os copinhos não suportaram a pressão, cederam. Infelizmente...
Amanhã vou de americano, ou coisa do tipo.

Dúvida:
- Posso reaproveitar o substrato de hoje? Penso que sim, já que ele vai ser esterilizado mesmo... Aproveito e adiciono a cremogema.
Ele está coberto com o papel alumínio, bem guardado. Fiz muito...
- Já que o conteúdo da seringa está bem concentrado, uso 1/2 ml em cada copo?
- Os bolos, depois de inoculados devem ir pra local escuro? Se sim, quão escuro e até quando?
- Os 10 ml usaria em 8 copos de whisk. Nos americanos que são menos volumosos devo fazer em uns 10, né?


Mesmo que meio óbvio, perguntar não ofende, né?! Melhor ir na cautela. ;D

Amanhã posto mais fotos e detalho o preparo do substrato.
 
Última edição por um moderador:
As fotos do que aconteceu com os copos de acrílico 'resistente'. Foi praga proferida pela Dutch Queen. rs. Mas não tem problema. :mad:

Comprei uns de vidro que acho que sairão perfeitos. Mais tarde coloco fotos deles já com o novo substrato dentro, agora com cremogema e gesso! lol :rolleyes:
 
Tem que ser polipropileno pra aguentar. Mas vidro é melhor mesmo.
Vai com fé.
 
Já tive sucesso com essa strain, me rendeu belos frutos.

Boa sorte no seu cultivo.

Posso reaproveitar o substrato de hoje? Penso que sim, já que ele vai ser esterilizado mesmo... Aproveito e adiciono a cremogema. Ele está coberto com o papel alumínio, bem guardado. Fiz muito...

Pode sim.

Já que o conteúdo da seringa está bem concentrado, uso 1/2 ml em cada copo?

Uma seringa ideal é aquele em que você não enxerga nada, somente água límpida e clarinha. Essa de deixar a "seringa bem escura" é marketing de e-shops. Isso não é bom.
Quanto menos esporos na sua seringa melhor.

- Os bolos, depois de inoculados devem ir pra local escuro? Se sim, quão escuro e até quando?
Eu deixo os bolos colonizando em luz ambiente, não precisa se preocupar em deixar no escuro.

- Os 10 ml usaria em 8 copos de whisk. Nos americanos que são menos volumosos devo fazer em uns 10, né?

Use 1ml por copo ou até menos.
 
Po, os copos quebraram ou a tampa de aluminio que saiu por causa da pressão?

Achei que os copos estão pouco vedados.

Passa uma fita pra prender o alu-folha no copo
Foto-0085.jpg
faz um furo no centro da tampa com um palito de dente depois cobre com outra tampa prendendo so com o elastico, quando for tirar a tampa já tenha em mão um pedaço de fita pra cobrir o furo. Coloca um pedaço de fita em cada lugar onde for inocular pra não rasgar o alu-folha depois da inoculação cobre com outro pedaço, pode ser durex mesmo mas eu prefiro fita isolante.
 
Está vendo?
Quando não observamos o necessário a providência age assim.

Está sendo divertido?
Ou aborrecedor?

Cuidado amigo! Leia as regras antes de postar.
Seu cultivo está servindo para vermos o que não deve ser feito e o que deve ser observado.

Boa sorte!
 
Não improvise... O manual é claro... Não tem erro...
Num roguei praga não, só avisei...
Não vejo a necessidade de elástico, fitas... Um barbante de algodão cru sempre deu certo comigo...
Não reaproveite, o que se perdeu, se perdeu...
O Cremogema não é indispensável, mas é uma quantia maior de nutrientes que você dá para seus futuros filhotes, o que é ótimo!
Quanto ao gesso, colherzinha raza de café... Um tico, se puder opte por cascas de ovos... Sempre rendem bem comigo...
Vou repetir, não adapte... Siga a risca, quando pegar a mão, vai saber por si só onde e porque adaptar... Sem experiência, nem arrisque qualquer adaptação... Vai perder tempo e trabalho...
Acima de tudo:
Cuidado!
Boa sorte!
 
já testou e viu que não deu certo, agora vai!!!rsrs

tire suas duvidas, sempre tem o pessoal pronto pra lhe ajudar!

boa sorte
 
Se quer seguir a risca o manual e garantir mais ainda que não contamine, passe fita, nao custa nada.
*achei o topico, se voce não entendeu direito a minha explicação, ve esse tópico que diz passo a passo
https://teonanacatl.org/threads/como-lacrar-potes-e-inocular-grãos.2223/

Se não entrou agua nos copos o substrato pode ser reaproveitado, eu reaproveitaria pelo material ser caro e chato de encontrar.

Não desanima, meu primeiro e segundo cultivo deram certo, mas no terceiro só perdi tempo e dinheiro. Não desanimei, to refazendo o cultivo
 
Já tive sucesso com essa strain, me rendeu belos frutos.

Boa sorte no seu cultivo. ....

Obrigado, tupynambá. Tudo o que disse foi copiado e feito!:pos:

Salve!

O BOLO:
Pessoal. Utilizei o método de bolo PF, mais especificamente e integralmente a receita que aparece aqui no guia completo de cultivo básico: https://teonanacatl.org/threads/guia-completo-de-cultivo-básico.2865/

Como substrato usei vermiculita e arroz, e na quantidade fiz menores proporções. Também utilizei a cremogema e o giz.
Como a experiência com os copos plásticos deu errado(como previsto), comprei pct de 6 copos de vidro(R$10,90) e mais 3 americanos(R$1,80). O formato dos 6 copos me pareceu perfeito para cultivo, já que o apropriado é o formato com boca maior que a base.
A histerilização dos copos fiz em duas partes.

Dia 13/11 - Primeiro coloquei 4 copos dos maiores. Esperei pelo resfriamento natural da panela, até mais, na verdade. Procedi com todo o cuidado de tapar os furos, deixando os pedaços de fita já cortados antes, para tapá-los o mais rápido possível. Cortei também pedaços de fita isolante e colei nos copos nos lugares que foram furados pela agulha, para evitar de rasgar o papel, e antes de furar, já deixei cortados os pedaços que cobririam os furos.
Para inoculação, tinha 10ml de esporos da Z-strain. Utilizei metade deles, ou seja, utilizei +-0,5ml em cada furo, sendo que furei 2 buracos em cada copo. Respeitei toda a etapa e recomendações e enfim guardei os copos num compartimento do meu guarda-roupas onde não incide muita luz.

Dia 15-11 - Repeti todo o processo de histerilização e inoculação, sendo que agora usei 2 grandes e 3 americanos. Utilizei quase todo o resto dos esporos. Média de 3,8ml - 4,0ml. Depois de tudo feito, coloquei os copos junto aos outros no guarda-roupas.

Ainda guardo um resto de esporos na seringa, que está na geladeira.

ai52.tinypic.com_24149ef.jpgai53.tinypic.com_2m5jpxk.jpgai54.tinypic.com_rsd8rb.jpgai54.tinypic.com_25rz82c.jpg

Po, os copos quebraram ou a tampa de aluminio que saiu por causa da pressão?

Achei que os copos estão pouco vedados.

Não, man. A tampa saiu porque os copos ficaram com o formato retorcido, facilitando o desprendimento, tá ligado?! Eles ficaram bem amarrados. Os de vidro que usei tem a boca excelente por conta de uma saliência que ajuda o barbante a prender.

Quando fui furar os copos, tive esses cuidados que você indicou aí sim.

Gracias, amigo!

Não improvise... O manual é claro... Não tem erro...
Sim. O manual é excelente. Nos copos nº 2 fiz tudo à risca, começando pelo material do copo. rs

Num roguei praga não, só avisei...
Claro que não. Eu estava só brincando.:p:

Acima de tudo:
Cuidado!
Boa sorte!

Gracias, ó majestade! ;)

já testou e viu que não deu certo, agora vai!!!rsrs

tire suas duvidas, sempre tem o pessoal pronto pra lhe ajudar!

boa sorte

hehe. Pois é, Victor. O espírito foi mais ou menos esse aí, de testar. Se tivesse dado certo teria sido legal também. Mas felizmente arrumei ótimos copos de vidro e ainda por um preço bacana.
O pessoal aqui realmente é bastante prestativo. Por isso que esse é um dos foruns que sempre vejo, sempre tem alguém 'on'.

Agradeço! Agora vai! Abraço.

Valeu pela dica e pelo manual. Infelizmente só vi depois que já tinha feito todo o processo, mas acho que o barbante deu conta.

Se não entrou agua nos copos o substrato pode ser reaproveitado, eu reaproveitaria pelo material ser caro e chato de encontrar.

Não desanima, meu primeiro e segundo cultivo deram certo, mas no terceiro só perdi tempo e dinheiro. Não desanimei, to refazendo o cultivo

Não reaproveitei o material não porque demorei de usá-lo. Fica tranquilo, não desanimei. Só estava mesmo sem tempo, final de semestre é f... Valeu pelo incentivo. Boa sorte também!
Gracias!

Bom. Seguem aí fotos atualizadas dos copos.
"- Hum? Que é isso?! Está surgindo algo!" rs

Dêem uma olhada. Tá ficando bonito, não?

Copo grande mais de perto:
ai54.tinypic.com_nxwbo9.jpg

Copo americano, do dia 15/11:
ai51.tinypic.com_6hsu3k.jpg

Onde eles ficam:
ai55.tinypic.com_2jg5ufp.jpg
 
Última edição por um moderador:
que micelio mais lindo Migh(detalhe do super rizo na segunda foto), dai vao brotar muitos azulzinhos comcerteza!!! Boa sorte!
 
que micelio mais lindo Migh(detalhe do super rizo na segunda foto), dai vao brotar muitos azulzinhos comcerteza!!! Boa sorte!

Ô, Insider. Pois é. Estão bonitões. Hoje as 'manchas' já estão ficando unificados, fechando. Logo logo rola algo. Tenho que começar a mecher no terrário. Comprei uma vasilha plástica grande pra fazer. Desde já peço sugestões. A cidade aqui faz seus 33º durante o dia. A temperatura do lugar onde estão os bolos não sei ao certo, vou arrumar um termômetro, mas chutaria máximo de 27º-28º

Valeu pelo incentivo. Espero que venham bombando mesmo. rs

Gracias!
 
Muito belos.
ja imagino oq vai sair da ir.

Paz e luz.
 
Back
Top