Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Tutorial Tutorial Cultura Líquida

Não usei medidas precisas, mas estimo que quase 200 mls ou um pouco menos. Foi um pouco menos da metade de um copo de ~375ml. A colher de sopa também não foi muito cheia. Não tenho como pesar nem medir essas coisas, tive que fazer no olhômetro, mas a mistura ficou claramente mais escura do que as outras CL que vi com mel.

Chegando em casa hoje, vou ver se faço outras com menos glicose. É que as medidas variam do Karo, para o Mel, e nem há medidas específicas para esta Glicose + Açúcar invertido, então estou incerto. Mas pela cor muito escura da mistura, acredito que tenha sido demais.

É, fazer de olhômetro sempre complica um pouco. Nunca vai ficar uma medida promissora.

Você não tem um medidor daqueles de fazer bolos, graduado em ml's? Você encontra facilmente em lojas de plásticos, e por um preço irrisório..
 
Trabalho com uma escassez muito grande de recursos, pois moro sozinho e me mudei há pouco tempo. Tudo o que eu usei até hoje eu tive que comprar com a finalidade de cultivo, incluindo a panela de pressão e os copos de vidro. A própria glicose em si é mais escura que o Karo, então espero que seja apenas a cor. Nunca vi fotos de CLs feitas com essa mistura, então não tenho como comparar. Uma das três misturas que fiz foi metade do copo, a que provavelmente mais chega próxima das medidas corretas, porém sobrou menos espaço para oxigênio no copo, o que pode prejudicar.

Enfim, vivendo e aprendendo. Eu fui confiante porque havia lido "1 colher para 1/3 de copo" e foi isso que eu fiz, nem pensei na hora.
 
Enfim, vivendo e aprendendo. Eu fui confiante porque havia lido "1 colher para 1/3 de copo" e foi isso que eu fiz, nem pensei na hora.



Hum, a medida inicial que o @tupy fala é:

Conforme observei em vários cultivos, uma medida base é 4% de açúcar por 100ml de água. Isso seria uma máxima. Posso colocar menos açúcar que funciona. Não acrescente açúcar em demasia acreditando que irá apressar o processo, não irá, só irá retardar o crescimento ou até estagnar.


E logo em seguida ele acrescenta:

Estou usando essas medindas em minhas CLs e tendo bons resultados:
250ml : água mineral fervida
2g: de dextrose



Ou seja, ele usa menos de 1% de dextrose.

Mas se o máximo é 4% e você colocou uma colher de sopa em aproximadamente 200 ml pode ter colocado um pouco mais que isso sim. Conforme a fonte uma colher de sopa de açúcar (para termos uma base de comparação) tem de 10 a 12g.
 
Estou torcendo para que eu esteja errado, mas ainda não vi culturas tão escuras quanto as minhas. Pode ser que nas fotos elas pareçam mais claras. Não está completamente opaca, dá pra ver claramente os esporos lá dentro e através dela, porém de acordo com meus cálculos, provavelmente acabei colocando um pouco demais, o que é pior do que colocar de menos. Fiz uma pesquisa aqui e culturas costumam ser bem sucedidas de 1-5%, sendo 10% letal aos esporos.

A colher de sopa não foi muito cheia, e ficou um pouco de mel colado nela. Estou rezando para que pelo menos o copo que tem mais líquido, tenha oxigênio suficiente para os esporos eclodirem, assim não preciso usar os esporos do carimbo novamente. A cultura está lá a 2 dias, será que os esporos já morreram ou eu poderia coloca-los em uma mistura maior para salvá-los?
 
A cultura está lá a 2 dias, será que os esporos já morreram ou eu poderia coloca-los em uma mistura maior para salvá-los?

Não mexa, deixe como está. Quando se tenta reparar o erro o problema só piora na maioria das vezes.

Aguarde a germinação dos esporos, e caso ela não aconteça, inicie uma nova cultura líquida, descartando as anteriores.
 
Eu preparei recentemente uma CL com "500ml de água destilada" e uma colher de "Karo" (20 minutos na pressão)
Deu certo!
 
Acabei de chegar em casa e verificar as CLs. Os copos eram de 430 ml, as misturas não estavam tão escuras quanto imaginei, ou talvez tenham ficado mais claras. Os dois copos com menos líquido, estão quase na metade, ou seja, aproximadamente 210-220 ml, não demonstraram nenhum sinal de desenvolvimento ainda. O outro copo que tem uns 70% do líquido, já dá pra observar algumas nuvens bem pequeninhas.

Agora é rezar pra não contaminar e desenvolver bem. Se desenvolver eu tiro fotos e posto aqui.
 
Segue mais uma contribuição de CL contaminada: Micélio de Trichoderma
A foto é antiga (alguns membros já devem ter visto), mas como fazia parte de um tópico que não existe mais, resolvi compartilhá-la novamente.
Cerca de uma semana após essa foto, o micélio começou a boiar e a superfície mudou para uma coloração verde (produção de esporos).

IMGP1040.JPG

Spooked eyes!
 
Pessoal, desculpa reviver o tópico.
Vi que pode usar uma seringa multiesporos pra inocular os potes já preparados com a dextrose e água.
Minha duvida é : Quantos ml da seringa uso pra inocular cada pote? ( usei pouco menos de 1/4 de um carimbo pra um seringa de 20 ml)
Sou novo aqui, e espero não estar quebrando nenhuma regra.
Se alguém poder responder fico muito agradecido.
Paz!
 
Última edição:
A menor quantidade que você usar, será suficiente.

O quanto você pesquisar sobre o assunto, nunca será demais.

Por mais que você leia, leia e leia mais, sempre será pouco.

Bem vindo ao fórum! ;)
 
Muito obrigado.
Sempre eu passava aqui no CM pra ler os relatos e tek de cultivos, mas só agora resolvi fazer o meu.
 
Poucos esporos já rendem uma CL, mas eu creio que 2-3 ml de solução de esporos seja a medida adequada.

Para facilitar o processo, você pode pular a parte da seringa, raspando com um bisturi ou anel de inoculação o carimbo diretamente para a CL.
 
Outra duvida, vou preparar uma CL hoje, e gostaria de saber,no lugar da dextrose, eu posso usar maltodextrina?
 
Outra duvida, vou preparar uma CL hoje, e gostaria de saber,no lugar da dextrose, eu posso usar maltodextrina?

Não recomendo. Maltodextrina é um adoçante para ser facilmente digerido pelo corpo humano. Também é usada para adoçar cerveja, já que maltodextrina não é fermentável pela levedura. Recomendo que use dextrose, Karo ou extrato de malte. Boa sorte!

Maltodextrin is a sweat, easily digested carbohydrate made from cornstarch. The starch is cooked, and then acid and/or enzymes (a process similar to that used by the body to digest carbohydrates) are used to break the starch into smaller chains (3-20 chains in maltodextrin). These chains are composed of several dextrose molecules held together by very weak hydrogen bonds.
 
A glucose que comprei é essa aqui:
glucose.jpg

Glucose líquida, consistência de um xarope denso, de cor bastante transparente, quase cristal.

É bem grudento (crêdeuspai como isso gruda na colher, no dedo, no copo....)
Dica: colocar e pesar a glucose antes, já no recipiente onde for misturar à água, pois como escorre muito lentamente, é difícil acertar os gramas direito. Depois adicionar a água proporcionalmente, conforme a quantidade de glucose que cair no copo.

Experimentei o grude :fome: mas não achei o gosto tão doce, na verdade bem fraco, apesar de parecer bastante calórico. Espero que o micélio goste :D
 
Back
Top