Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Tutorial Tutorial Cultura Líquida

Ola novamente, dessa vez fiz mais uma tentativa de cultivo. Usei 500ml de água mineral e uma colher de sopa de mel(não muito cheia)dividi em 4 garrafas.
Esterilizei na panela de pressão por 20 min, coloquei em um saco plastico transparente (aqueles de comida)deixei em uma escrivaninha (o lugar mais quente e escuro que achei) e apos 1 semana, finalmente uma CL mostrou algum sinal.
"pelas fotos não da para ver mais ficou meio amarelo por causa do mel (agua)"
 

Anexos

  • 20150619_165154.jpg
    20150619_165154.jpg
    57.2 KB · Visualizações: 92
  • 20150619_165439.jpg
    20150619_165439.jpg
    52.3 KB · Visualizações: 91
  • 20150619_172850.jpg
    20150619_172850.jpg
    85.2 KB · Visualizações: 93
Ola novamente, dessa vez fiz mais uma tentativa de cultivo. Usei 500ml de água mineral e uma colher de sopa de mel(não muito cheia)dividi em 4 garrafas.
Esterilizei na panela de pressão por 20 min, coloquei em um saco plastico transparente (aqueles de comida)deixei em uma escrivaninha (o lugar mais quente e escuro que achei) e apos 1 semana, finalmente uma CL mostrou algum sinal.
"pelas fotos não da para ver mais ficou meio amarelo por causa do mel (agua)"

Não está com o aspecto desejável de uma CL saudável, se for usar, use um "copo teste" antes de investir em uma escala maior.
 
... vou esperar para ver como reage os outros copos, esse só vou utilizar em ultimo caso. Acredito que esse acabou mostrando resultado mais rápido, pois estava encostado no gabinete, os outros estão mais distante.
 
ah sim, entendi agora, muito obrigada pelo esclarecimento! :feliz:
outra dúvida que surgiu: pelo o que li no tópico, o micélio deve colonizar 50% da água, certo?
na hora de sugar a água com micélio para criar as seringas, devo necessariamente só utilizar a parte da água que contém o micélio?
Os outros 50% de água que não contem micélio, serve também para criar as seringas, ou deve ser descartada?
Estas seringas com micélio devem ser usadas imediatamente? Ou elas podem ser conversadas em geladeira, ou temperatura ambiente, e por quanto tempo?

Obrigada desde já:oops:

Olá, boa noite a todos! Iniciando aqui no fórum hehe

Tupy, faço minhas as dúvidas da Nephtys e peço o seu auxílio para esclarecê-las, se possível e conveniente para ti!

Abraços e grato desde já!
 
Tupy, faço minhas as dúvidas da Nephtys e peço o seu auxílio para esclarecê-las,

Boa noite.

Você percebeu que o @tupy respondeu à @Nephtys e ela ficou satisfeita com as explicações, não?

Restou alguma dúvida da sua parte?
 
Opa, blz?

Bom, pelo que vi, a menos que eu não tenha prestado atenção (mas acho que não é o caso), as dúvidas da @Nephtys na página anterior são os posts nºs 138 e 140, e o @tupy só respondeu (post n.º 139) as do 138, mas não as do 140 (que eu "quotei" acima - post n. 144).

Bom, é isso, mas qualquer equívoco meu pode falar aí (já vi que é comum iniciantes postarem coisas desnecessárias, não quero ser desatento assim rsrs), vlw!
 
Tem razão. Falta o @tupy responder as dúvidas do post 140.

Espero que todas essas citações ao nome dele o tragam de volta ao tópico.
 
Opa, blz?

Bom, pelo que vi, a menos que eu não tenha prestado atenção (mas acho que não é o caso), as dúvidas da @Nephtys na página anterior são os posts nºs 138 e 140, e o @tupy só respondeu (post n.º 139) as do 138, mas não as do 140 (que eu "quotei" acima - post n. 144).

Bom, é isso, mas qualquer equívoco meu pode falar aí (já vi que é comum iniciantes postarem coisas desnecessárias, não quero ser desatento assim rsrs), vlw!

ah sim, entendi agora, muito obrigada pelo esclarecimento! :feliz:
outra dúvida que surgiu: pelo o que li no tópico, o micélio deve colonizar 50% da água, certo?
na hora de sugar a água com micélio para criar as seringas, devo necessariamente só utilizar a parte da água que contém o micélio?
Os outros 50% de água que não contem micélio, serve também para criar as seringas, ou deve ser descartada?
Estas seringas com micélio devem ser usadas imediatamente? Ou elas podem ser conversadas em geladeira, ou temperatura ambiente, e por quanto tempo?

Obrigada desde já:oops:

Não há como medir "no olho" se o micélio colonizou 50% da água, então não foque nessa situação. Você vai perceber uma estrutura que o micélio forma que parece uma "nuvem" algo bonito e com certa densidade.
Quando for retirar o micélio com a seringa (lembrando de usar uma seringa com diâmetro maior, as seringa de diâmetro padrão de farmácia entopem o bico) retire somente o micélio, ou parte dele, podendo guardar o resto na geladeira, e usar posteriormente. Por experiência própria já guardei por 3 meses e voltei a usar. Acredito que a água que está ao redor, fornecendo sustentação ao micélio não consiga colonizar um substrato. Mas é só especulação minha, até hoje não testei e não encontrei nenhum estudo que tenha feito uso apenas da água de dentro da CL ao invés do micélio visível.
Desculpe a demora em responder.
 
Estou precisando de ajuda. Uma das CL acabou "subindo pelo frasco" não sei se e bom ou não.
Acredito que como tinha resíduo nas paredes do frasco o "micelio" acabou subindo, não sei se e contaminante, gostaria da opinião de alguém mais experiente .
Sei que as fotos não são boas.
 

Anexos

  • 20150726_224552.jpg
    20150726_224552.jpg
    53.5 KB · Visualizações: 84
  • 20150726_224609.jpg
    20150726_224609.jpg
    95.4 KB · Visualizações: 86
  • 20150726_224616.jpg
    20150726_224616.jpg
    73.5 KB · Visualizações: 81
Uma das CL acabou "subindo pelo frasco" não sei se e bom ou não.

É indiferente. Isso ocorreu porque provavelmente você não fez movimentos circulares com a CL regularmente, não é? Esse movimento circular de pelo menos 1 minuto por dia é útil para estimular a troca gasosa e por tabela o crescimento do micélio, e também evitar problemas como o seu caso.

Sua CL já está boa para ser armazenada na geladeira. O micélio não crescerá mais do que isso.
 
É indiferente. Isso ocorreu porque provavelmente você não fez movimentos circulares com a CL regularmente, não é? Esse movimento circular de pelo menos 1 minuto por dia é útil para estimular a troca gasosa e por tabela o crescimento do micélio, e também evitar problemas como o seu caso.
Sua CL já está boa para ser armazenada na geladeira. O micélio não crescerá mais do que isso.

Pode ser, mas como a foto não está tão nítida, pode até mesmo ser material orgânico que ficou preso nas paredes de vidro e secou por ali, ficando grudado, e não micélio.
 
Realmente não mexi nos frascos frequência, já coloquei na geladeira, e tirei mais algumas fotos e mesmo com a luz do dia não saiu muito nítida , espero que ajude a identificar.
 

Anexos

  • 27-07 (1).jpg
    27-07 (1).jpg
    84 KB · Visualizações: 62
  • 27-07 (2).jpg
    27-07 (2).jpg
    55.9 KB · Visualizações: 57
  • 27-07 (3).jpg
    27-07 (3).jpg
    51.4 KB · Visualizações: 59
  • 27-07 (4).jpg
    27-07 (4).jpg
    56.9 KB · Visualizações: 59
  • 27-07 (5).jpg
    27-07 (5).jpg
    45.6 KB · Visualizações: 60
  • 27-07 (8).jpg
    27-07 (8).jpg
    91 KB · Visualizações: 57
Saudações CM!

Inoculei uma seringa de PESA em cultura líquida (água + dextrose) em 21/07 e até 06/08 não tinha nenhum sinal de micélio. Resolvi então introduzir em cada copo de CL um pouco de mel, cerca de 1 a 2 ml para cada copo com 200 ml. Fiz tal procedimento usando uma seringa com mel que foi previamente esterilizada. Hoje pude observar o surgimento de uma pequena nuvem micelial num dos copos. Minha questão é: por que os esporos não ativaram com dextrose?

obs: usei dextrose em pó, sem sabor. A CL está numa incubadora com temperatura controlada entre 26 e 27 graus.
 
Como foi o procedimento da dextrose, qual proporção de dextrose usou?

Também pode ser que os esporos iniciais estivessem inviáveis, e o que você está vendo no copo seja contaminação.
 
Segui o procedimento do tutorial, 2%. Vou ver como evolui a nuvem micelial nos próximos dias e dou um feedback. Tomei a decisão de reinocular com mel como recurso último para "salvar" a CL. Parte da seringa do PESA utilizei para fazer um spawn com grãos de milho e o micélio tem se desenvolvido sem contaminação, @Salaam`aleik. Oremos, pois. Grato pelo retorno.
 
Bom tópico. Vou testar a receita 500 ml água + 1 colher de mel, esterilizei 2 potes pp com 250 ml de água cada pré-misturadas na proporção e vou inocular agora com 1ml de uma seringa multiesporos de Cambodian. Vamos ver no que dá.
 
Ao inocular grãos com CL, devemos chacoalhar os grãos?
 
Eu fiz isso meio q sem querer e parece que o micélio não surgiu em em um ponto mas no pote todo de uma forma geral.. Não sei se foi bom..
 

Anexos

  • IMG_20160127_195105.jpg
    IMG_20160127_195105.jpg
    64.1 KB · Visualizações: 36
Eu fiz isso meio q sem querer e parece que o micélio não surgiu em em um ponto mas no pote todo de uma forma geral.. Não sei se foi bom..
Quando a foto não está nítida (sem foco) fica difícil de chegar a alguma conclusão @Leo, desculpe, agora só esperando para ter certeza de algo.
.
 
Back
Top