Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Tutorial Tutorial Cultura Líquida

Tem tanto link parecido que fica difícil, só ontem li 3 sobre cultura liquida e nenhum especificava como esse ai... não da pra ler todos.

Bem, eu não precisei ler todos os links para encontrar a resposta. Em menos de 1 minuto eu achei usando o sistema de buscas do fórum. :)
 
o tempo que vocês demoram pra dar uma resposta dessa é o mesmo pra responder a pergunta de alguém
 
o tempo que vocês demoram pra dar uma resposta dessa é o mesmo pra responder a pergunta de alguém

Nessa sua conta não está computado o tempo que poupamos depois que a pessoa entende que deve pesquisar as informações existentes ao invés de perguntar tudo que lhe passa à cabeça. Tem novato que vem perguntar o que é esporo, o que é bolo etc. Uma vez que a pessoa ache que vão lhe responder qualquer coisa a lista de perguntas é bem extensa.

Se você tiver tempo para responder aos novatos que não querem pesquisar faço-lhe a mesma proposta que já fiz a outros e ninguém assumiu. Abro um tópico e movo para lá todas essas perguntas, e aí você vai acessando e respondendo. Já se você não tiver tempo ou não quiser assumir essa tarefa, com licença, mas nós já escolhemos como gerenciar o nosso tempo.
 
Mesmo não sendo experiente tentei fazer uma cultura liquida e um com papelão, com um resto de micélio que "caiu" do bolo.
Não sei se deu certo, porque fico... meio estranho.
O papelão fico ate "bonito". mas a liquida ta assim.
Foi usado apenas açúcar (aquele de cozinha).
 

Anexos

  • 20150303_172155[1].jpg
    20150303_172155[1].jpg
    53.5 KB · Visualizações: 99
  • 20150303_172158[1].jpg
    20150303_172158[1].jpg
    56.1 KB · Visualizações: 99
  • 20150303_172105[1].jpg
    20150303_172105[1].jpg
    63.5 KB · Visualizações: 98
  • 20150303_172214[1].jpg
    20150303_172214[1].jpg
    60.6 KB · Visualizações: 97
  • 20150303_172220[1].jpg
    20150303_172220[1].jpg
    56.5 KB · Visualizações: 92
Mesmo não sendo experiente tentei fazer uma cultura liquida e um com papelão, com um resto de micélio que "caiu" do bolo.
Não sei se deu certo, porque fico... meio estranho.
O papelão fico ate "bonito". mas a liquida ta assim.
Foi usado apenas açúcar (aquele de cozinha).
Tem formiga na CL?
 
não, eu dei uma boa olhada não tem nem um inseto só uns pedaços do bolo.
quando eu tirei do copo fico um pouco preso, deve ser a fibra de coco.
 
Mesmo não sendo experiente tentei fazer uma cultura liquida e um com papelão, com um resto de micélio que "caiu" do bolo.
Não sei se deu certo, porque fico... meio estranho.
O papelão fico ate "bonito". mas a liquida ta assim.
Foi usado apenas açúcar (aquele de cozinha).

Tanto o papelão quanto a CL estão contaminados, nem perca tempo.
 
Usei a receita de 2g de dextrose e agua mineral do tupy... mas parece que contaminou.. não usei uma glovebox.. quando conseguir montar uma tentarei denovo..
 

Anexos

  • IMG_2942.JPG
    IMG_2942.JPG
    39.6 KB · Visualizações: 91
  • IMG_2944.JPG
    IMG_2944.JPG
    37.1 KB · Visualizações: 93
  • IMG_2945.JPG
    IMG_2945.JPG
    45.5 KB · Visualizações: 91
A agitação da CL após a esterilização é realmente um fator fundamental? Se não fazer esse procedimento se obtêm sucesso?
Porque fiz minha CL em um copo com papel alumínio, e não da pra agitar sem que escorra e molhe a fita que esta vedando, melecado tudo.
Se a resposta for "sim, é um fator fundamental" quais seria as minhas alternativas?
 
A agitação da CL após a esterilização é realmente um fator fundamental? Se não fazer esse procedimento se obtêm sucesso?
Porque fiz minha CL em um copo com papel alumínio, e não da pra agitar sem que escorra e molhe a fita que esta vedando, melecado tudo.
Se a resposta for "sim, é um fator fundamental" quais seria as minhas alternativas?

No teu caso não há necessidade de agitar a cultura. Fique tranquilo.
 
Outras medidas:
  • 250ml água mineral para:
  • 1 colher de sopa de Karo
Inoculando CLs em substratos:
Para se trabalhar com micélio proveniente de CL´s usa-se preferencialmente agulhas de seringas com diâmetro maior, evitando assim entupir a agulha. Porque a agulha padrão é muito estreita.

Observação:
Uma CL pronto, já com micélio bem desenvolvido (2 semanas) pode ser guardado em geladeira (não freezer) por no máximo 7 meses. O ideal é 3 meses.

---------------------------------------------------

Técnicas de outros membros:
Uma dúvida, @tupy Antes das duas semanas terminarem, os potes ficam fora da geladeira? em ambiente escuro? aonde armazená-los antes de visíveis crescimentos miceliais?
 
Uma dúvida, @tupy Antes das duas semanas terminarem, os potes ficam fora da geladeira? em ambiente escuro? aonde armazená-los antes de visíveis crescimentos miceliais?

Deixe os potes repousarem em temperatura ambiente (se não tiver disponível uma incubadora que estabilize a temperatura). Não há necessidade de luz artificial para o micélio, use a luz ambiente.
Na geladeira você deve guardá-los só quando concluírem um crescimento visível.
 
Deixe os potes repousarem em temperatura ambiente (se não tiver disponível uma incubadora que estabilize a temperatura). Não há necessidade de luz artificial para o micélio, use a luz ambiente.
Na geladeira você deve guardá-los só quando concluírem um crescimento visível.

Oi Tupy, eu fiquei meio confusa. No começo do post, na parte do tutorial é informado para deixar os copos dentro de uma incubadora.
Neste ultimo post vc afirma para deixar à luz ambiente. Eu não entendi. Devo deixar os copos dentro da incubadora fechada (e assim eles ficarão no escuro) ou deixar simplesmente à luz ambiente, sem mantê-los no local escuro? Qual é o ideal/mais recomendado?
 
Oi Tupy, eu fiquei meio confusa. No começo do post, na parte do tutorial é informado para deixar os copos dentro de uma incubadora.
Neste ultimo post vc afirma para deixar à luz ambiente. Eu não entendi. Devo deixar os copos dentro da incubadora fechada (e assim eles ficarão no escuro) ou deixar simplesmente à luz ambiente, sem mantê-los no local escuro? Qual é o ideal/mais recomendado?

Sim, compreendo que pode ter confundido um pouco, eu que deveria me ater ao que foi informado primeiramente, desculpe. É que com o tempo "vamos pegando a manha" e deixando de lado algumas "regras". Mas vamos lá. Deixe dentro de uma incubadora. ;) E não se preocupe muito agora, essa fase é bem simples, difícil algo dar errado.
 
ah sim, entendi agora, muito obrigada pelo esclarecimento! :feliz:
outra dúvida que surgiu: pelo o que li no tópico, o micélio deve colonizar 50% da água, certo?
na hora de sugar a água com micélio para criar as seringas, devo necessariamente só utilizar a parte da água que contém o micélio?
Os outros 50% de água que não contem micélio, serve também para criar as seringas, ou deve ser descartada?
Estas seringas com micélio devem ser usadas imediatamente? Ou elas podem ser conversadas em geladeira, ou temperatura ambiente, e por quanto tempo?

Obrigada desde já:oops:
 
Back
Top