Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Tutorial Tutorial Cultura Líquida

Quero iniciar uma CL.

Tenho a possibilidade de utilizar esta dextrose:
20200215_174921.jpg -----» 20200215_174946.jpg


Eu julgo que funcionará, mas gostaria da vossa opinião. Funciona?

Obrigado desde já!
 
Última edição:
Óptimo, muito obrigado.

Pretendo fazer apenas com 100ml de água mineral (metade do explicado no tutorial) devo entoa utilizar metade da dextrose (apenas 1g?)
 
Sim, as proporções se mantém.

Mas em se tratando de cultura líquida, acho que 100 ml é pouco... Não rende tantas seringas, a menos que você vá fazer múltiplas culturas de 100 ml cada.

E dextrose se não for em pó, é chato de lidar (grudento). Mesmo se for em pó, fica mais difícil medir apenas 1 g, do que usar logo uma quantidade maior (com proporcionalmente mais água), e preparar mais cultura(s).

Na dúvida, você poderia fazer culturas com diferentes proporções (0.5 g para 100 ml, 1 g para 100 ml, 2 g para 100 ml... e assim por diante), para ver qual concentração se sai melhor para a dextrose que você tem em mãos.
 
Obrigado pela resposta.

Entretanto acabei por fazer duas em dois biberões de bebé:
1- 100ml de água mineral comercializada + 4g de Dextrose pura em pó (suplemento desportivo) + Inoculação de outra cultura liquida que tem 9 dias
2- 80ml de água mineral comercializada + 3g da mesma dextrose + Esporos com 3 anos

Na primeira já noto um pouco mais de pedaços de micélio no dia seguinte. Na segunda (dos esporos) tenho vários elementos no interior que se parecem com pequenos pelos semi-transparentes... não sei se seria do carimbo ou desenvolvimento de algum tipo de micélio.

Relativamente à quantidade, eu acho 100ml suficiente pois permite-me inocular cerca de 50 copos - coisa que NUNCA irei fazer antes da CL expirar.

Bom, irei esperar para ver como corre.
 
oi, boa noite galera, eu fiz uma tentativa de CL com esporos de G.Teacher água e açúcar, eu equivoque em algumas coisas, e minha primeira C.L. mas gostaria de vocês me dar uma opinião. já tem 21 dias apos inoculação,
 

Anexos

  • 20200802_183033.jpg
    20200802_183033.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 43
  • 20200802_183054.jpg
    20200802_183054.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 43
  • 20200802_182955.jpg
    20200802_182955.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 41
Parecem boas, micélio branco com água cristalina, é o que consigo ver pelas fotos.

Mas a resposta definitiva vem com a inoculação em bolos.
 
Parecem boas, micélio branco com água cristalina, é o que consigo ver pelas fotos.

Mas a resposta definitiva vem com a inoculação em bolos.
Oi, gratidão pela resposta, hoje eu vou fazer umas inoculaçoes em bolo e vou tentar um casing em issos negocios de marmitex, vou fazer um post amostrando o processo.
 
Comprei um carimbo de albino a+ e queria saber se é melhor fazer cultura liquida ou seringa de esporos para inocular, cultura liquida rende mais certo?
 
Comprei um carimbo de albino a+ e queria saber se é melhor fazer cultura liquida ou seringa de esporos para inocular, cultura liquida rende mais certo?

Tanto faz.

A diferença da CL é que a inoculação já vai ser direto de um micélio já eclodido, o que se correr bem ajuda na colonização de forma sensível, segundo relatado por muitos cultivadores. E também se pode conservar por anos um micélio vivo em CL na geladeira, enquanto uma seringa de esporos perde a viabilidade em 1 a 2 anos.

Mas ambos rendem muuuuuuuuuuuuuuuito, seringa de esporos ou seringa de CL.

Pra iniciantes? Simplifiquem. Façam seringa de esporos e pronto. :)
 
Após o crescimento do micélio, toda a água pode ser usada nas seringas ou só a "nuvenzinha"?
Há grandes chances que toda a água tenha pedaços de micélio, mas idealmente haverão pedaços visíveis na seringa.
Você pode dar uma chacoalhada na CL antes de fazer a seringa, para desprender pequenos pedaços - é mais fácil que tentar sugar o "chumaço" e a agulha entupir.
 
Back
Top