Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Tutorial Tutorial Cultura Líquida

Belo tutorial, gratidão ao CM e ao tupy !
não vejo a hora de praticar isso! :D

Valeu.
Eu fui indo por erros e acertos, até chegar a essas conclusões.
Base empírica mesmo.

tupy, para sugar a CL do copo existe algum detalhe específico para não entrar contaminantes? Digo isso pois o ideal é utilizar várias "doses" desta cultura, então para isso tem que preservar ao máximo a integridade dela, após sugar a água com o micelio se veda rapidamente com esparadrapo? valeu pela força!
 
para sugar a CL do copo existe algum detalhe específico para não entrar contaminantes? Digo isso pois o ideal é utilizar várias "doses" desta cultura, então para isso tem que preservar ao máximo a integridade dela, após sugar a água com o micelio se veda rapidamente com esparadrapo? valeu pela força!

Esse procedimento deve ser feito preferencialmente dentro de uma glovebox, onde os contaminantes têm mais dificuldade de atingir as culturas.

Se o pote está coberto com um alumínio, você pode removê-lo até a metade, por exemplo, sugar o micélio com uma agulha grossa e logo em seguida fechar.

Mas existem diversos jeitos... inclusive na gringolândia têm umas tampas especiais, que podem ser feitas em casa, que servem para o propósito das CL´s:



Nesse tutorial o cara mostra como fazer essas tampas. Mas esses materiais são bem difíceis de achar por aqui.
 
e ai pessoal , sou novo aki, mas pelo que eu estava lendo sobre o amido de milho, quando ele é aquecido ele deixa de ser uma pasta branca e vira uma goma translucida cimilar ao agar, nunca testei, mas teoricamente daria certo, é ele que ajuda a expessar molhos, doces, etc, qualquer amiduo aquecido tende a se tornar um gel tranlucido , polvilho e amiduo são os mais claros, acho que funcionaria bem, quando meus exporos chegarem eu testo e posto os resultados vlw
 
e ai pessoal , sou novo aki, mas pelo que eu estava lendo sobre o amido de milho, quando ele é aquecido ele deixa de ser uma pasta branca e vira uma goma translucida cimilar ao agar, nunca testei, mas teoricamente daria certo, é ele que ajuda a expessar molhos, doces, etc, qualquer amiduo aquecido tende a se tornar um gel tranlucido , polvilho e amiduo são os mais claros, acho que funcionaria bem, quando meus exporos chegarem eu testo e posto os resultados vlw

Pode até ser que vire um gel ou algo similar, mas se não me engano o amido tem em sua composição amilase e outro componente de cadeia longa, acho que um polisacarideo. TALVEZ, só talvez, esse processo hidrolisa esse polisacarideo e transforma ele em glicose, mas acho díficil (aliás, até achar difícil é especulação, na verdade eu não tenho a mínima idéia, faz tempo que eu não faço aulas de bioquímica...)

Se esse processo de quebra ocorrer, pode ser que ele seja um bom componente pra cultura líquida sim, mas precisa estudar mais, fazer mais experiências pra achar a proporção certa. Vc pode começar isso, faça sua tek xD
 
Pode até ser que vire um gel ou algo similar, mas se não me engano o amido tem em sua composição amilase e outro componente de cadeia longa, acho que um polisacarideo. TALVEZ, só talvez, esse processo hidrolisa esse polisacarideo e transforma ele em glicose, mas acho díficil (aliás, até achar difícil é especulação, na verdade eu não tenho a mínima idéia, faz tempo que eu não faço aulas de bioquímica...)

Se esse processo de quebra ocorrer, pode ser que ele seja um bom componente pra cultura líquida sim, mas precisa estudar mais, fazer mais experiências pra achar a proporção certa. Vc pode começar isso, faça sua tek xD

O amido é milho sem a casca, e transformado em pó, ao meu ponto de vista seria tão bom quanto o milho, posso estar errado, mas como disse antes, vou testar antes
 
Minha contribuição de cultura líquida
Contaminada.
01.JPG 02.JPG

Resultado:
03.jpg
 
Última edição por um moderador:
Lotados de psilocibina desde o micélio! Azulam muito, parabéns!
 
Isso ai é contaminação....


A ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos.
 
Alguém sabe dizer se a mistura de açúcar invertido (http://pt.wikipedia.org/wiki/Açúcar_invertido) com glicose funcionaria?

Tem textura e cor semelhante à Karo ou Melado, é da Yoki e diz ser "Alimento à base de glicose". A composição química é: "Glicose e açúcar invertido".
 
Funciona sim, já usei dele em duas CLs e funcionou.

Qual medida você utilizou? Tem alguma foto dessa CL?
Tô achando que calculei mal, 1 colher de sopa foi demais. Ficou uma cor muito forte, e não houve crescimento aparente ainda.
 
Qual medida você utilizou? Tem alguma foto dessa CL?
Tô achando que calculei mal, 1 colher de sopa foi demais. Ficou uma cor muito forte, e não houve crescimento aparente ainda.

Essa é a medida citada pelo @tupy. Quantos mls de água você utilizou?
 
Não usei medidas precisas, mas estimo que quase 200 mls ou um pouco menos. Foi um pouco menos da metade de um copo de ~375ml. A colher de sopa também não foi muito cheia. Não tenho como pesar nem medir essas coisas, tive que fazer no olhômetro, mas a mistura ficou claramente mais escura do que as outras CL que vi com mel.

Chegando em casa hoje, vou ver se faço outras com menos glicose. É que as medidas variam do Karo, para o Mel, e nem há medidas específicas para esta Glicose + Açúcar invertido, então estou incerto. Mas pela cor muito escura da mistura, acredito que tenha sido demais.
 
Back
Top