Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Tutorial Tutorial Cultura Líquida

Se o seu carimbo for fresquinho faça uma seringa de esporos!
Se o seu carimbo for mais velhinho faça uma cultura líquida com ele, não é difícil.

Valeu tupyzao. haha.
Irei pedir um carimbo na prófungos, não consegui uma casa de cambio pra pegar um euro e pedir o carimbo na FSRE, mas acho que vou fazer uma CL mesmo, pela questão de economia...

Abraços

Outra duvida. hehe.
Estou afim de usar mel para minha CL, uso a mesma quantia de mel, como se estivesse fazendo um cultivo em karo?(ou seja, uma colher de mel para 250ml de agua?)
 
Última edição por um moderador:
Bem eu iria de dextrose, fica uma cultura fácil de visualizar entende? você consegue observar bem o micélio e identificar possiveis anomalias. Mas é uma questão de gosto.

Mas karo e Mel fazem o serviço bem feito também.

Uma colher de sopa (rasinha) de Mel ou Karo para 400ml de água. :)
 
Então, tupy, eu tambem iria de dextrose, rodei minha city aqui e não encontrei. :| Nem o Karo eu não achei.

E, acho que o seu sonho se foi por agua abaixo... Não há vermiculita aqui na cidade pra vender... Fui em várias lojas, e não encontrei ...
 
E, acho que o seu sonho se foi por agua abaixo... Não há vermiculita aqui na cidade pra vender... Fui em várias lojas, e não encontrei ...

Um dia eu achei num velhinho, onde nunca achei que iria encontrar!

Procure principalmente em lojinhas pouco famosas, geralmente eles têm.
 
você pode trabalhar com pó de casca de côco ao invés da vemiculita @massaroli.
 
vc pode tentar outros meios , como um bulk por exemplo...
esterco vc acha com certeza, alem do po de coco que e muito facil de achar...
 
É para usar água destilada ou mineral? É um ótimo tutorial, mas essa parte não ficou clara, no começo ele fala água destilada fervida, e depois que adiciona água mineral...
 
É para usar água destilada ou mineral? É um ótimo tutorial, mas essa parte não ficou clara, no começo ele fala água destilada fervida, e depois que adiciona água mineral...


Realmente tem essa confusão no meio do texto. Acho que dá na mesma, mas o tupy pode esclarecer melhor.

Aguardemos.
 
É para usar água destilada ou mineral? É um ótimo tutorial, mas essa parte não ficou clara, no começo ele fala água destilada fervida, e depois que adiciona água mineral...

Erro meu, somente utilizei de água mineral fervida. Já alterei as nomenclaturas no primeiro post.
 
Gostaria de saber se posso utilizar uma seringa ao invés do carimbo pra fazer a CL.
Gostei muito da técnica tupy, com certeza irei fazer!!
 
Gostaria de saber se posso utilizar uma seringa ao invés do carimbo pra fazer a CL.
Gostei muito da técnica tupy, com certeza irei fazer!!

Pode usar, os esporos irão germinar da mesma maneira! Eu diria que é até mais aconselhado, pois evita os riscos de contaminação.
 
Uma colher de sopa rasa de açucar refinado (aproximadamente 20g) para 500ml de água mineral está correto??

Pesquisei bastante mas ainda permaneceu essa dúvida.

Estou fazendo nesse exato momento! =)

Valeu!!

paz!
 
Uma colher de sopa rasa de açucar refinado (aproximadamente 20g) para 500ml de água mineral está correto??

Pesquisei bastante mas ainda permaneceu essa dúvida.

Estou fazendo nesse exato momento! =)

Valeu!!

paz!


Pesquisou mal entao LamelaAzul , açucar refinado NAO serve para fazer cultura liquida. Pesquise melhor.
 
Insider,
primeiramente eu não pesquisei mal. Pesquisei até demais. O próprio tupy deixa claro no início do post que pode-se usar desde o açucar branco da sua mesa, até dextrose e tal. Portanto, ficou uma confusão sim, além disso não encontrei nada dizendo que não se pode usar açucar refinado. Falta de pesquisa pode ter certeza que não é meu amigo!
Talvez realmente não se pode usar açúcar refinado, mas pelo que lí, eu entendi que pode sim, pois o necessário é uma fonte de glicose. Entendo que os processos para o refinamento possam deixar impurezas no açúcar, mas não sei se faz mal para o micélio! Se vc tiver 100% certeza do que está dizendo, corrija-me!

Acabei de ler em site em inglês que não funciona com açúcar de mesa o_O. AGORA EU ESTOU MUITO CONFUSO!
Valeu!
 
Última edição:
]Acabei de ler em site em inglês que não funciona com açúcar de mesa o_O. AGORA EU ESTOU MUITO CONFUSO!
Valeu!

Que bom, mas é necessário discernimento sobre tudo que lemos. Todos nós aqui somos amantes da micologia amadora, e podemos cometer erros também. Por exemplo, se você pesquisar pelas mensagens do Mauricio, irá notar que ele já bateu nessa mesma tecla várias vezes. Açúcar de cozinha é sacarose!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sacarose
http://www.shroomery.org/9145/Liquid-Culture-Basics

Household sugar (sucrose) shouldn't be used.

Dextrose alone is usually not recommended, but will work, due to the lack of additional nutrients its growth may be slower but due to its clarity it may be easier to spot contamination. Light malt extract and honey can be used alone. Additional nutrients can be added such as peptone, various flours could be used but it is much harder to determine the stage of mycelium growth due to cloudiness.
 
Back
Top