Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Thai BHT e Pink Buffalo - 1o. Cultivo Rivelino - Jan/08 - passo a passo

Diário de cultivo problemático.
Finalmente estou começando o meu primeiro cultivo.
Espero que tudo corra bem...

Como alguns já devem ter visto em um post anterior, estava com uma dúvida entre qual dos três strains que recebi iria começar o cultivo.
- Mexican Dutch King
- Pink Bufalo
- Thai BHT

Acabei decidindo usar dois, o Pink Buffalo e Thai BHT.

Raça/Strain: Pink Buffalo e Thai BHT
Fornecedor: prófungos
Substrato: Vermiculita + Farinha de arroz integral!

Lista de ingredientes/acessórios(foto1 abaixo):

- 8 copos de whisky
- papel alumínio
- Lysol + borrifador
- 3 pares luvas plásticas
- plastico com o qual improvisei uma glovebox no meu armario
- 1 saco de 250 gramas de vermiculita (achei que ia ser pouco e comprei 4 sacos(1kg). Mas para os meu 8 copos de whisky as 250g vão ser suficientes)
- 500g de farinha de arroz integral comprada em loja de produtos naturais.
- 2 seringas de 20 ml
- sabonete protex
- 1 lamparina com lâmpada fria(para a glovebox)
- Fita durex
- 2 copos para coleta de exame esterelizados
- agua destilada esteril
- 2 carimbos de esporos

Seringa:

Fiz uma seringa ontem(22/01)(Pink Buffalo) e a outra hoje(23/01).

Ontem usei alcool 92 para limpar as paredes do armário e o plástico. Colei o plástico com durex. Fiz furos para os braços e comecei a trabalhar, usando as luvas cirurgicas. Devido a minha falta de prática acho que cometi alguns erros:
1o. furei o dedo com a agulha já com os esporos
2o. deixei algumas coisas de colher para raspar o esporo e papel alumínio para enrolar a seringa. Pedi então para um amigo esterelizar com alcool e passar para dentro da glove box.

Raspei todo o conteúdo do carimbo para o potinho coletor com agua destilada, aspirei a agua com a seringa ejoguei de volta várias vezes, para misturar o esporo na água.

Hoje acho que me sai melhor, com a Thai BHT. Comprei lysol e limpei tudo a glovebox de novo. Fui limpando cada acessório e botando lá dentro. Não esqueci de nada. Dessa vez o processo foi mais rápido e sem erros.

Tenho duas seringas de 20 ml. A do Pink Buffalo já está pronta, passaram 24 horas já. A do Thai BHT vou esperar até amanhã.

Substrato:
Como ia fazer apenas quatro copos agora,enchi:
2 copos com vermiculita
1 copo com agua
1 copo com farinha
(segundo a proporção que mais vi indicada no fórum)

Para misturar segui o conselho do Maurício, misturando a vermiculita e a agua antes, para depois acrescentar a farinha de trigo.

Botei a camada de vermi no copo embaixo.
Botei o substrato(socando bem com a colher-isso é certo?)
selei com a vermiculita
e fechei com as três camadas de papel alumínio.
Deixei na pressão(com agua até a metade do copo) por 40 minutos. e agora estou esperando esfriar para inocular o Pink Buffalo.
mesa.jpgglovebox.jpgtrabalhando.jpgproporcoes.jpgvermi+agua.jpgvermi+farinha.jpgcopo.jpgaluminio.jpgpressao.jpg
 
Quanto à luz estou mantendo uma luz fria dentro do armário 24 horas por dia.
Hoje desde as 9:00hs consegui manter a temperatura abaixo dos 20 graus, apenas acrescentei mais um pote de gelo no meio da tarde.


Grande Rivelino!!! Olha só quanto o que você mencionou da luz! Creio que você tenha que deixar a ligar 12/12, tipo 12 horas ligada e 12 horas desligada. Eu também cultivo os meus dentro do armário!! ^^' você pode ver o modelo do meu primeiro cultivo que foi um sucesso aqui no diário de cultivo com o nome de 1º Cultivo Ecuador publicado por mim! Até mais e boa sorte! Continue a manter a temperatura e a luz e é só esperar pinar!

Paz e Humildade!:pos:
 
como ja foi falado aqui, duas pedras porosas na extremidade da mangueira oposta a bombinha.. voce divide o fluxo usando as torneirinhas msm.. as pedras porosas devem estar dde baixo da agua.. se tiver alguma duvida pode procurar um terrario q eu montei passo a passo bem parecido com o seu no forum.. e a luz aconselho a deixar 12 hrs ligada e 12 hrs desligada, da pra comprar um timer analogico q custa uns 30 reais ou fazer na mao msm ;)
 
Fala Rivelino

Pode manter a luz ligada 24horas/dia, e mantenha a temperatura abaixo de 20º, até o surgimento dos pins.

A luz, neste estágio do cultivo, excita a formação de hifas, primórdias, e por fim, os corpos de frutificação. Para isso ocorrer, então, os fatores mais importantes são a claridade, alto nível de oxigênio (troca de ar) e a baixa temperatura.

Depois de surgirem os pins, a luz só tem a função de guiar o crescimento dos frutos, então pode usar um ciclo de 12/12h, ou como quiser. No escuro , os cogumelos demoram mais a desenvolverem, ganhando mais massa.

Sucesso no seu cultivo!:pos:
 
A bombinha de ar já está funcionando, valeu galera!
Vou tirar os 4 copos restantes do dunk daqui a pouco e botar no terrário.
Queria botar aquela camada de vermiculita no prato e em cima do bolo.
Pesquisei e não consegui achar, como esterelizo e preparo essa vermiculita para a cobertura?
Tenho um microondas, posso usar...
Ah.. a temperatura fica se mantendo abaixo dos 18... será que isso pode dar problema?
armario.jpgdentro_potes.jpgtemperatura.jpg
 
Para esterilizar a varmiculita vc pode optar pelo microondas ou forno convencional, fica a seu critério !!!

Costumo deixar uma meia hora no forno em temperatura de 200°C e parece que está dando certo, mas existem muitos outros que utilizam o micro para isso, porém não sei lhe dizer quanto tempo e potência usar !

Quanto a temp, eu acho que está meio baixa demais sim, a faixa ideal é de 18°C até 21 no pau brabo. Acredito que baixa como está, poderá prejudicar a pinagem !!!

O terrario tá lindão mesmo, capricho, limpeza e organização....Parabéns até aqui irmão !!!

Muita Paz e Luz !
 
Para esterilizar a varmiculita vc pode optar pelo microondas ou forno convencional, fica a seu critério !!!

Costumo deixar uma meia hora no forno em temperatura de 200°C e parece que está dando certo, mas existem muitos outros que utilizam o micro para isso, porém não sei lhe dizer quanto tempo e potência usar !

...................
Eu deixo por 5 minutos o microondas, depois cubro com 3 camadas de filme plático e deixo por mais 2 minutos. Tudo em potência alta!
Não usei forno convencional até agora e funciona!

Paz e Luz!
 
Botei os 4 bolos restantes no terrário..
Agora é só esperar...
Valeu pelas dicas galera.. essa vermiculita que eu ponho no forno ou no microondas é hidratada ou seca mesmo?
todos.jpg
 
Botei os 4 bolos restantes no terrário..
Agora é só esperar...
Valeu pelas dicas galera.. essa vermiculita que eu ponho no forno ou no microondas é hidratada ou seca mesmo?
Eu sempre esterelizo a vermiculita, levemente úmida, pois a esterelização é otimizada pelo vapor da água utilizada para umedecer.

Paz e Luz!
 
6o. dia, Estado dos bolos.

Hoje é Segunda-Feira, 25/02. Já se passam 6 dias que os bolos estão no terrário. A temperatura tem se mantido abaixo dos 20graus, com raros casos em que passa um pouco disso. As vezes diminui um pouco de 18graus, chegando até 16.
Tenho solo de perlita, com bastante água, borrifo agua com um um pouco de agua sanitária nas paredes do terrário pelo menos duas vezes ao dia. Tenho bomba de ar com duas saídas e quatros orificios pequenos em cada parede do isopor.
Nada de Pins ainda.
Estou achando os bolos um pouco estranhos, ressecados, sei lá... vejo em outros diários outros bolos que parecem estar tão mais brancos e saudáveis. Pelo que percebi, parece que o micélio não se desenvolve no terrário, é isso mesmo?
Estou postando umas fotos... O que vcs acham deles? Estão saudáveis? Tem algum problema?
Esterelizei um pouco de vermiculita agora e depois que esfriar vou acrescentar embaixo dos pratos.
terrario.jpgbolo1.jpgbolo2.jpgbolo3.jpgbolo4.jpgbolo5.jpgbolo6.jpgbolo7.jpg
 
Me parecem bem saudaveis teus bolos.. A vermiculita parece bem umida.. isso eh otimo, soh tem um bolo q notei um leve azulamento.. N sei se isso eh o efeito da foto, mas esse azulamento eh sinal que o micelio ta enfraquecendo ali.. pode ser oxigenacao, temperatura ou umidade..
voce vai ver que dps q acrescentar essa camada nova de vermiculita eles vao ficar mais bonitos ainda!
ta de parabens rivelino! mas eu particularmente axo desnecessario borrifar agua 2x ao dia..

GOOD VIBRATIONS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
6o. dia, Estado dos bolos.

Hoje é Segunda-Feira, 25/02. Já se passam 6 dias que os bolos estão no terrário. A temperatura tem se mantido abaixo dos 20graus, com raros casos em que passa um pouco disso. As vezes diminui um pouco de 18graus, chegando até 16.
Tenho solo de perlita, com bastante água, borrifo agua com um um pouco de agua sanitária nas paredes do terrário pelo menos duas vezes ao dia. Tenho bomba de ar com duas saídas e quatros orificios pequenos em cada parede do isopor.
Nada de Pins ainda.
Estou achando os bolos um pouco estranhos, ressecados, sei lá... vejo em outros diários outros bolos que parecem estar tão mais brancos e saudáveis. Pelo que percebi, parece que o micélio não se desenvolve no terrário, é isso mesmo?
Estou postando umas fotos... O que vcs acham deles? Estão saudáveis? Tem algum problema?
Esterelizei um pouco de vermiculita agora e depois que esfriar vou acrescentar embaixo dos pratos.



Fala Rivelino

Gerar cogumelos em bolos é mais difícil que em casings. Por que?

Porque o terrário tem que ter condições ideais para ocorrer a PINAGEM e seu terrário não está oferecendo.

Isso não quer disser que está tudo perdido, só que os bolos vão pinar na base onde a vermiculita está úmida e o micélio protegido da corrente de ar.

Os bolos estão com a superfície seca, porque a umidade interna não é suficiente.

É preciso que a umidade fique estável dentro do terrário. Cada vez que você abre para borrifar água a atmosfera úmida é desfeita.

É preciso um equilíbrio entre a umidade gerada pela perlita e o ar injetado para a que o nível fique elevado, senão a perlita gera a umidade mas o ar injetado arrasta para fora.

Ainda assim os bolos pinarão, pode esperar mais alguns dias.

A perlita no fundo do terrário não pode estar coberta pela água, o nível de água deve estar abaixo da superfície do tapete de perlita, ok.
 
Bolos com tapete de Vermiculita

Muito obrigado Caruero e Mauricio pelas dicas preciosas...

Fiz as camas de vermiculita e troquei alguns pratos por potes..
Tirei um pouco de agua do terrário (sorte que o isopor tem uma tampinha de plástico justamente para isso) mas acho que depois vou tirar mais.
Vou parar de borrifar então, vou apenas abrir(uma vez a cada 8 horas) para a troca dos gelos, que é algo que não posso evitar.
Espero que tudo corra bem...
terrario_camas.jpgbolo_cama1.jpgbolo_cama2.jpg
 
Está tudo nos conformes!
Um pouquinho de paciência que já eles aparecem!
Uma coisa que não podemos esquecer é que estamos no verão. A não ser que você possua um aparato(Muilok) que controle rigidamente a temperatura ou que seu terrário se encontre em uma sala ou quarto com ar-condicionado(Mauricio), por mais que façamos a troca de gelo ainda haverá variação de temperatura e umidade.
Paz e Luz!
 
6o. dia, Estado dos bolos.

Gerar cogumelos em bolos é mais difícil que em casings. Por que?

Porque o terrário tem que ter condições ideais para ocorrer a PINAGEM e seu terrário não está oferecendo.


Eu sempre achei o contrário.

Para mim o casing requer mais prática e experiência. E é mais arriscado.



Os bolos estão com a superfície seca, porque a umidade interna não é suficiente.

É preciso que a umidade fique estável dentro do terrário. Cada vez que você abre para borrifar água a atmosfera úmida é desfeita.

Não sei se por influência das primeiras técnicas que li, mas sempre abri para borrifar, no mínimo duas vezes por dia, mais vezes nos finais de semana, e sempre deu certo. Acho que na verdade a borrifação aumenta a umidade.

A cobertura de vermiculita ajuda.

Mas está rolando muita ansiedade. Seis dias é muito pouco para ficar preocupado se os bolos pinaram ou não.
 
6o. dia, Estado dos bolos.

Eu sempre achei o contrário.

Para mim o casing requer mais prática e experiência. E é mais arriscado.


Não sei se por influência das primeiras técnicas que li, mas sempre abri para borrifar, no mínimo duas vezes por dia, mais vezes nos finais de semana, e sempre deu certo. Acho que na verdade a borrifação aumenta a umidade.

A cobertura de vermiculita ajuda.

Mas está rolando muita ansiedade. Seis dias é muito pouco para ficar preocupado se os bolos pinaram ou não.

Tá no prazo ainda .... A espera pode durar até 15 dias, depois disso eu ficaria preocupado !!!

Tenha paciência que eles aparecerão logo logo !!!

Paz e muita Luz !
 
14o. dia e nada!

Hoje é 4/03, o aniversário foi em 19/02
Chegou no 14o. dia e nada de pins.
Estou preocupado.
Já fiz mais furos no terrário,
Botei recipientes embaixo dos potes de gelo para que não entrassem em contato direto com a perlita, prejudicando a umidade.
Tirei bastante da água, deixando apenas a camada de agua abaixo da perlita.
Tenho mantido a temperatura entre 18 e 20 graus, com raras exceções.
E nada..

Parece que os Bolos estão um pouco secos, ou secando..
Tem uma coisa que pensei que pode estar influenciando:
Toda a vez que troco a garrafa com gelo, limpo com alcool.
Será que alguma sobra do alcool na garrafa pode estar evaporando no terrário e criando algum tipo de ambiente nocivo ao micélio?

Estou pensando em fazer casings com os bolos.
Será que isso resolveria?
Isso é possivel à esta altura do processo?

terrario.jpgbolo1.jpgbolo2.jpg
 
14o. dia e nada!

Tenho mantido a temperatura entre 18 e 20 graus, com raras exceções.
E nada..


Já pensou em deixar a temperatura em outra faixa, tipo 24 a 26 graus?
 
14o. dia e nada!

Já pensou em deixar a temperatura em outra faixa, tipo 24 a 26 graus?
Dizem que no Ecúador é mais forte.
mas 24 -= 26 nao é muito nao fera?
Aprendi que a faixa de frutificação era de 19-21 graus
Com seu desempenho OTIMO a 20 graus.
Mas isso é aqui no brasil né.
No Ecuador é mais forte.
 
Fala guasca!
Cara, me parece meio ressecado teu bolo.. Ele pode estar pinando em baixo onde tem mais umidade..

Quando ao alcool, eu limpo as garrafinhas com alcool 70 graus sempre antes de ir pro terrario e nunca tive problemas..
Voce esta usando bombinha de aquario? Ja li num post por aqui que ela tem q ser regulada pelo tamanho do terrario para nao bombear muito ar e jogar pra fora a umidade.

Paz irmao
 
14o. dia e nada!

Dizem que no Ecúador é mais forte.
mas 24 -= 26 nao é muito nao fera?
Aprendi que a faixa de frutificação era de 19-21 graus
Com seu desempenho OTIMO a 20 graus.
Mas isso é aqui no brasil né.
No Ecuador é mais forte.


Temperatura de frutificação ou para pinar?

De qualquer modo veja isto:

Formação dos primórdias:
Umidade relativa: 95-100%.
Temperatura do ar: 23.3-25.6°C.
Duração: 6-10 dias.
CO2: menos de 5000 ppm.
Trocas de ar: 1-3 por hora.
Luz: difusa natural ou 12-16 horas/dia em lâmpada fluorescente grow-lux com prevalescência no espectro azul no comprimendo de onda de 480 nanômetros.
Frutificação/Colheita:
Umidade relativa: 85-92%.
Temperatura do ar: 23.3-25.6°C.
CO2: menos de 5000 ppm.
Trocas de ar: 1-3 por hora.
Padrão dos flushs: A cada 5-8 dias.
Estágio da colheita: Quando o chapéu fica convexo e logo depois de ocorrer a ruptura do véu parcial.
Luz: Indireta natural ou como acima.
Potencial de produção: Em média 0.9-1.8 kg/0.9m² ao longo de 5 semanas de frutificação. Um máximo não foi estabelecido.

https://teonanacatl.org/threads/parâmetros-de-diversas-espécies.2262/


A temperatura baixa pode estar é prejudicando a umidade. Uma bombinha superdimensionada, que lembraram bem, também pode estar fazendo o mesmo..


E no geral, tendo uma boa umidade pelo menos o strain Matias Romero é cultivável até no verão do Rio, sem controle de temperatura, somente mantendo em um armário fresco e ventilado. Produz menos por flush que no inverno, e o bolo tem um ciclo de vida mais curto, mas pina e frutifica.



Já pensou em colocar mais vermiculita úmida em cima e em baixo dos bolos, Rivelino? É o double casing.
 
Back
Top