Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Thai BHT e Pink Buffalo - 1o. Cultivo Rivelino - Jan/08 - passo a passo

Diário de cultivo problemático.
Finalmente estou começando o meu primeiro cultivo.
Espero que tudo corra bem...

Como alguns já devem ter visto em um post anterior, estava com uma dúvida entre qual dos três strains que recebi iria começar o cultivo.
- Mexican Dutch King
- Pink Bufalo
- Thai BHT

Acabei decidindo usar dois, o Pink Buffalo e Thai BHT.

Raça/Strain: Pink Buffalo e Thai BHT
Fornecedor: prófungos
Substrato: Vermiculita + Farinha de arroz integral!

Lista de ingredientes/acessórios(foto1 abaixo):

- 8 copos de whisky
- papel alumínio
- Lysol + borrifador
- 3 pares luvas plásticas
- plastico com o qual improvisei uma glovebox no meu armario
- 1 saco de 250 gramas de vermiculita (achei que ia ser pouco e comprei 4 sacos(1kg). Mas para os meu 8 copos de whisky as 250g vão ser suficientes)
- 500g de farinha de arroz integral comprada em loja de produtos naturais.
- 2 seringas de 20 ml
- sabonete protex
- 1 lamparina com lâmpada fria(para a glovebox)
- Fita durex
- 2 copos para coleta de exame esterelizados
- agua destilada esteril
- 2 carimbos de esporos

Seringa:

Fiz uma seringa ontem(22/01)(Pink Buffalo) e a outra hoje(23/01).

Ontem usei alcool 92 para limpar as paredes do armário e o plástico. Colei o plástico com durex. Fiz furos para os braços e comecei a trabalhar, usando as luvas cirurgicas. Devido a minha falta de prática acho que cometi alguns erros:
1o. furei o dedo com a agulha já com os esporos
2o. deixei algumas coisas de colher para raspar o esporo e papel alumínio para enrolar a seringa. Pedi então para um amigo esterelizar com alcool e passar para dentro da glove box.

Raspei todo o conteúdo do carimbo para o potinho coletor com agua destilada, aspirei a agua com a seringa ejoguei de volta várias vezes, para misturar o esporo na água.

Hoje acho que me sai melhor, com a Thai BHT. Comprei lysol e limpei tudo a glovebox de novo. Fui limpando cada acessório e botando lá dentro. Não esqueci de nada. Dessa vez o processo foi mais rápido e sem erros.

Tenho duas seringas de 20 ml. A do Pink Buffalo já está pronta, passaram 24 horas já. A do Thai BHT vou esperar até amanhã.

Substrato:
Como ia fazer apenas quatro copos agora,enchi:
2 copos com vermiculita
1 copo com agua
1 copo com farinha
(segundo a proporção que mais vi indicada no fórum)

Para misturar segui o conselho do Maurício, misturando a vermiculita e a agua antes, para depois acrescentar a farinha de trigo.

Botei a camada de vermi no copo embaixo.
Botei o substrato(socando bem com a colher-isso é certo?)
selei com a vermiculita
e fechei com as três camadas de papel alumínio.
Deixei na pressão(com agua até a metade do copo) por 40 minutos. e agora estou esperando esfriar para inocular o Pink Buffalo.
mesa.jpgglovebox.jpgtrabalhando.jpgproporcoes.jpgvermi+agua.jpgvermi+farinha.jpgcopo.jpgaluminio.jpgpressao.jpg
 
1o. Cultivo (Thai BHT e Pink Buffalo) - passo a passo

Grande Bigode que fala, utilizo esta mesma marca de arroz integral. :pos:
 
1o. Cultivo (Thai BHT e Pink Buffalo) - passo a passo

Parabéns pela iniciativa Riva....

Estaremos na torcida pelo sucesso de seu cultivo !!!

Dá-lhe profungos na negrada hhhhhhhhuuuuuuuuuuuuuuuu.....:p:

Paz e Luz !!!
 
1o. Cultivo (Thai BHT e Pink Buffalo) - passo a passo

Opa, está muito bem preparado
Tem tudo para seu cultivo ser um sucesso :eek:k:

Estarei acompanhando...

Muita sorte e use lysol a lavonte kkkkkk mate tudo essa bixarada :eek:

Abrax
 
Inoculei os 4 primeiros potes agora (23/01 - 19:00).
A seringa utilizada foi com o strain Pink Buffalo, que já havia passado 24 horas na geladeira.
Os potes foram fervidos durante 30 minutos na pressão.
Passei todos os materiais que ia utilizar para dentro da glove box, devidamente esterilizados com lysol:
- isqueiro
- seringa(tirei do aluminio e botei na glovebox)
- fita e estilete

Dei uma boa borrifada com Lysol no teto da Glove. (ela já estava esterelizada de antes).
A seringa era de 20 ml. Furei e inoculei nos quatro pontos. A cada pote queimava a agulha. Fiquei com medo do calor matar os esporos, mas queimei mesmo assim. Nos dois primeiros potes acho que botei muito. Depois fui diminuindo a quantidade. No final dos quatro potes havia inoculado 15 ml, sobraram 5ml na seringa, guardei na geladeira. Foi demais não? Basta uma espirradinha em cada ponto que esta bom, não é?
Borrifei Lysol em uma caixa de impressora que tinha aqui e passei os potes para ela fechei e botei no armário. Amanhã vou inocular os outros quatro copos com a Thai BHT.
Estou pensando em comprar mais copos(mais uns 8) e fazer tudo o que tenho, inclusive o Mexican Dutch. O que vcs acham? Será que eu espero um pouco para ver no que vão dar esses 8 potes e aprender mais? Ou já faço tudo logo?

Tô achando os copos um pouco secos.. o que vcs acham?
saindo_panela.jpgcolocando_glovabox.jpgmateriais_inoculacao.jpglacrado.jpgcolocando_4.jpgcaixa_inocul_4.jpg
 
1o. Cultivo (Thai BHT e Pink Buffalo) - passo a passo

Tô achando os copos um pouco secos.. o que vcs acham?
Umidos demais!
O ponto é de umido pra seco.
Quanto mais aerado o substrato ficar melhor, na propria panela de pressao a vermiculita ja absorve umidade suficiente pro cultivo.
Só por curiosidade Rivelino, se o tempo de esterelizaçao é padronizado em 60 - 90 minutos, porque cargas dagua esterelizou somente por 30 minutos?

Quanto a quantidade de soluçao de esporos em cada furo:
No maximo 1 ml.
Nao deve ter atentado pra isto mas a receita padrao ensina a inocular uma gota encostado no vidro incliinado e deixar ela escorrer naturalmente até o fundo do copo.
Isso facilita a colonizaçao do copo todo, e propicia um desenvolvimento mais rápido para cultivos de soluçoes multi-esporos.

Quanto a fazer mais copos:
Espere pelo menos 10 dias.
Primeiro confirme a colonizaçao desses copos, e se tiver disponibilidade de tempo e espaço, aproveite pra fazer os outros.
Assim , se aconteceu algo extremamente errado que impossibilite seu cultivo, vc saberá exatamente onde e como errou (visto que esta MAIS OU MENOS seguindo a rceita padrão) e tem como ser auxiliado pelo pessoal que ja conhece os procedimentos - padrão.
Acredito que vai dar tudo certo já na primeira, só estou meio ressabiado mesmo com o tempo de esterelizaçao.
Estou acompanhando :):pos:
 
1o. Cultivo (Thai BHT e Pink Buffalo) - passo a passo

Como o Alien disse: Tem tudo pra dar certo de primeira.. :)
Boa sorte ..
 
1o. Cultivo (Thai BHT e Pink Buffalo) - passo a passo

Também acho que você deva esperar esses começarem a colonizar para fazer outros. Assim você pode corrigir possíveis erros.

Da próxima vez espere a panela pegar a pressão e então deixe no mínimo 60 à 70 minutos, antes de apagar o fogo.

Só abra a panela quando estiver fria, senão ocorre muita condesação dentro dos copos.

O substrato não deve ser socado dentro do copo, quanto mais solto melhor, os espaços aceleram a colonização.

É suficiente injetar 2 ou 3 gotas por furo, sendo 4 furos equidistantes em cada copo.
 
1o. Cultivo (Thai BHT e Pink Buffalo) - passo a passo

Tem tudo pra dar certo meu guri!
Vai com calma e deixa os fungos se desenvolverem, procura nao expor a luz os copos e mexe neles o menos possivel.
Quanto a estar seco, concordo com o alien, acho q esta um pouco acima a umidade. Pelo que vi voce fez tudo com muita organização entao vai tranquilo q vai da tudo certo..
E quanto a esporos, acredite nao precisa mais q uma gota msm, uma seringa ja me rendeu uns 10 copos, todos germinaram e se desenvolveram bem..

To de olho aqui torcendo pra q tudo de certo!
 
1o. Cultivo (Thai BHT e Pink Buffalo) - passo a passo

Ok pessoal, obrigado por estarem me acompanhando...
Vou fazer então apenas o 4 copos restantes, dessa vez vou diminuir um pouquinho na água e deixar mais tempo na pressão.
 
1o. Cultivo (Thai BHT e Pink Buffalo) - passo a passo

Vai com tudo meu velho!! Que pelo que vi te dedicou bastante! Tens tudo para dar certo... só tem que cuidar o tempo de PP mesmo! abraços e to torcendo aqui! =P~~


Paz e Humildade
 
1o. Cultivo (Thai BHT e Pink Buffalo) - passo a passo

Galera,
Botei os novos potes na panela agora, com um azulejo embaixo, conforme vi em um outro diário.
Mas mais ou menos aos 40 minutos senti um cheiro de queimado.
A água acabou...
Acho que o substrato queimou, ou no mínimo secou.
Vou jogar fora e fazer outro, botar mais agua e fazer pressão em fogo mais baixo.
panela.jpgcopo_queimado.jpg
 
1o. Cultivo (Thai BHT e Pink Buffalo) - passo a passo

Galera,
Botei os novos potes na panela agora, com um azulejo embaixo, conforme vi em um outro diário.
Mas mais ou menos aos 40 minutos senti um cheiro de quiemado.
A água acabou...
Acho que o substrato queimou, ou no mínimo secou.
Vou jogar fazer outro, botar mais agua e fazer pressão em fogo mais baixo.
nao precisa de azulejo nem nada em baixo, eu esterelizo marcando 3 dedos de agua a partir do fundo com os copos já colocados dentro da panela, espero ferer e fecho, marco 60 minutos e ja era.
 
1o. Cultivo (Thai BHT e Pink Buffalo) - passo a passo

lembre-se de por agua até metade dos copos +-.. os azulejos ajudam porque eles aumentam a altura de copos pequenos como copos de whisky.. aumentando assim o volume de agua dentro da panela e impedindo q ela entre no copo.. Paz irmaozinho

EDIT:
Ah e eu uso azulejos apenas quando sao potes plasticos.. para evitar que o fundo grude na panela..
 
1o. Cultivo (Thai BHT e Pink Buffalo) - passo a passo

Fala aí Rivelino. blz?

por aqui eu coloco a agua até a metade dos copos.... deixo o fogo medio/baixo e quando a panela enche de pressão e começa a apitar eu deixo fogo baixinho mesmo. Vc tem que ficar de olho no vapor, se parar de sair vapor lá de dentro por ter certeza que acabou a agua. Mas por aqui com fogo baixo eu consigo deixar por 60min ou mais, as vezes 90min.

boa sorte aí!!
sucesso!!
 
1o. Cultivo (Thai BHT e Pink Buffalo) - passo a passo

Boa sorte aí no cultivo, não desanima não, acontece mesmo de secar a água...abracos!
 
1o. Cultivo (Thai BHT e Pink Buffalo) - passo a passo

Valeu galera..
O CM é mesmo muito bom!
Mal postei a dúvida já tem várias respostas..
"Help on the fly"...
Botei a panela no fogo de novo, agora vai ficar em fogo baixo.
 
Fiz a segunda inoculação (25/01 - 15:00).
Essa eu acho que foi bem mais garantida.
Usei a 2a. seringa de Thai BHT, que foi feita com mais segurança.
Deixei os copos por 75 minutos na pressão.
Dessa vez eu deixei em fogo baixo e a água aguentou tranquilamente.
Inoculei com da outra vez, dentro da glovebox e com bastante lysol.
Passei a fita durex nos copos após as inoculações(isto é necessário mesmo?)
Foram para a caixa com as outras 4. Agora é só esperar.
Dei uma olhada nas outras quatro, nada ainda. Mas acho que é cedo mesmo...
lacrado.jpgcaixa.jpg
 
Bigode está controlando a temperatura na caixa onde estão os copos?
 
Não..tenho que comprar um termometro. Mas estou no RJ e a temperatura aqui esta entre 25 e 30 graus. Acho que está bom, não? A temperatura ideal é 27 graus né? Vou comprar um termometro..
 
Back
Top