Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Thai BHT e Pink Buffalo - 1o. Cultivo Rivelino - Jan/08 - passo a passo

Diário de cultivo problemático.
Finalmente estou começando o meu primeiro cultivo.
Espero que tudo corra bem...

Como alguns já devem ter visto em um post anterior, estava com uma dúvida entre qual dos três strains que recebi iria começar o cultivo.
- Mexican Dutch King
- Pink Bufalo
- Thai BHT

Acabei decidindo usar dois, o Pink Buffalo e Thai BHT.

Raça/Strain: Pink Buffalo e Thai BHT
Fornecedor: prófungos
Substrato: Vermiculita + Farinha de arroz integral!

Lista de ingredientes/acessórios(foto1 abaixo):

- 8 copos de whisky
- papel alumínio
- Lysol + borrifador
- 3 pares luvas plásticas
- plastico com o qual improvisei uma glovebox no meu armario
- 1 saco de 250 gramas de vermiculita (achei que ia ser pouco e comprei 4 sacos(1kg). Mas para os meu 8 copos de whisky as 250g vão ser suficientes)
- 500g de farinha de arroz integral comprada em loja de produtos naturais.
- 2 seringas de 20 ml
- sabonete protex
- 1 lamparina com lâmpada fria(para a glovebox)
- Fita durex
- 2 copos para coleta de exame esterelizados
- agua destilada esteril
- 2 carimbos de esporos

Seringa:

Fiz uma seringa ontem(22/01)(Pink Buffalo) e a outra hoje(23/01).

Ontem usei alcool 92 para limpar as paredes do armário e o plástico. Colei o plástico com durex. Fiz furos para os braços e comecei a trabalhar, usando as luvas cirurgicas. Devido a minha falta de prática acho que cometi alguns erros:
1o. furei o dedo com a agulha já com os esporos
2o. deixei algumas coisas de colher para raspar o esporo e papel alumínio para enrolar a seringa. Pedi então para um amigo esterelizar com alcool e passar para dentro da glove box.

Raspei todo o conteúdo do carimbo para o potinho coletor com agua destilada, aspirei a agua com a seringa ejoguei de volta várias vezes, para misturar o esporo na água.

Hoje acho que me sai melhor, com a Thai BHT. Comprei lysol e limpei tudo a glovebox de novo. Fui limpando cada acessório e botando lá dentro. Não esqueci de nada. Dessa vez o processo foi mais rápido e sem erros.

Tenho duas seringas de 20 ml. A do Pink Buffalo já está pronta, passaram 24 horas já. A do Thai BHT vou esperar até amanhã.

Substrato:
Como ia fazer apenas quatro copos agora,enchi:
2 copos com vermiculita
1 copo com agua
1 copo com farinha
(segundo a proporção que mais vi indicada no fórum)

Para misturar segui o conselho do Maurício, misturando a vermiculita e a agua antes, para depois acrescentar a farinha de trigo.

Botei a camada de vermi no copo embaixo.
Botei o substrato(socando bem com a colher-isso é certo?)
selei com a vermiculita
e fechei com as três camadas de papel alumínio.
Deixei na pressão(com agua até a metade do copo) por 40 minutos. e agora estou esperando esfriar para inocular o Pink Buffalo.
mesa.jpgglovebox.jpgtrabalhando.jpgproporcoes.jpgvermi+agua.jpgvermi+farinha.jpgcopo.jpgaluminio.jpgpressao.jpg
 
Uma pergunta/sugestão.

O uso daqueles borbulhadores de aquário (não sei se é a mesma coisa que as bombinhas) na água do fundo do terrário não seria um meio de disseminar gotículas de água pelo interior da caixa?

Aumentaria a umidade bastante eu imagino.

Se eu falei bobagem desconsiderem, hehe. Foi só uma idéia que me ocorreu.

Boa sorte Rivelino.

and good vibes
 
Uma pergunta/sugestão.

O uso daqueles borbulhadores de aquário (não sei se é a mesma coisa que as bombinhas) na água do fundo do terrário não seria um meio de disseminar gotículas de água pelo interior da caixa?

Aumentaria a umidade bastante eu imagino.

Se eu falei bobagem desconsiderem, hehe. Foi só uma idéia que me ocorreu.

Boa sorte Rivelino.

and good vibes
Falou besteira não! Por acaso, quase todo mundo que cultiva utiliza bomba+borbulhador.:D

Riva....
Bomba de ar você encontra para todos os tamanhos de terrário (aquário).
E, quanto a limpeza das garrafas eu aconselho o uso de hipoclorito (água-sanitária, cândida, etc...). Geladeira é um lugar infestado de contaminantes!
Paz e Luz!
 
CHuta de 3 dedo rivelino.
e endireita essas perna lokao.
cuidado com a cana.
 
ahahaha.. tô tentano tô tentano...rsrs..
uma hora vai acontecer, eu sei..

Acho que o problema é umidade mesmo.. Não consegui achar com regular a bomba..
vou desligar ela algumas horas durante o dia..
 
18o. dia de terrário..
Acho que meu cultivo tá indo pro brejo mesmo pessoal...
Botei mais perlita umida no terrário,
fechei os furos deixando apenas um do tamanho de uma moeda,
mas nada de umidade... muito menos pins...
Começo a achar que devia ter feito mesmo um sistema de terrário melhor, com serpentina e tudo.
Mas por tudo que li achei que a perlita bastaria...

Acho que dois bolos contaminaram, já isolei eles. (estão nas fotos, é mesmo contaminação?) Estão na geladeira, dentro de uma panela de pressão.


Tentei fazer um casing com um outro bolo, usei vermiculita umida e esterilizada, quebrei o bolo em cima e deixei dois dias no escuro fechado. Hoje qdo fui completar com a outra camada achei um pouco estranho o estado da coisa. Está nas fotos, é assim mesmo, ou é algum outro tipo de fungo?

Só sobraram quatro bolos... vou ver no que vai dar...

Já vou começar a preparar um novo cultivo, dessa vez vou fazer apenas casings..
cont1.jpgcont2.jpgcasing.jpgcasing2.jpgcasing3.jpgSOBREVIVENTES.jpg
 
Puxa, cara, meus pêsames.. mas tomara que eles resucitem, boas vibrações pra vocês.
 
Não desanima não! A bomba deve ficar ligada 24h por dia. Que regulagem você não conseguiu?
Quanto ao casing, isso é micélio irmão! Cobre com vermiculita tamponada e espera!

Paz e Luz!
 
Finalmente, qdo fui olhar há 5 dias atrás,(já ia destativar o terrário e começar outro cultivo),
vi que um cogumelo havia nascido no último casing que sobrou...
Ficou relativamente grande, colhi e agora estou secando, tem mais um bem pequeno que está crescendo..
Não consegui tirar foto, só com celular, e ainda não consegui passar para o computador, mas tão logo conseguir posto aqui..
Estou começando um novo cultivo, vou fazer casings com substrato de milho agora..
Em breve estarei postando..
Abraços e agradecimentos a todos..:pos::pos::pos:
 
nos bolos - repita o dunk, nao contaminounada é falta dagua.
as vezes os bolos nao conseguem absorver agua suficiente no dunk e simplesmente nao pinam nem se desenvolvem.
nos casigns cobre tudo com vermiculita humida, e injeta soluçao de 5 ML de café sem açucar(chá de café coado) pra cada 100 ml de agua.
aguarde 4 dias e sorria meu bem.
 
Olairmão, já cultivei BHT eles não frutificam bem em bolos porque não foram domesticados pra isso. Em casing, dão poucos frutos também. Minha maior coleta foi em cultivos outdoors. Atrip com eles são as melhores pra mim, bem sonhadoras e sem ansias. Boa sorte e tente montar um casing depois de afogá-los, acho que vai dar certo.
 
Injetei agua+café ontem pela manhã, junto com a camada de vermiculita umida.. estou no aguardo..
Valeu pessoal..!:pos::pos:
 
Já passaram 6 dias que eu injetei café e não rolou mais nenhum pin.O micelío cresceu e já tomou bem a camada do casing.

Mas eu não sei o que acontece com o meu terrário. Tenho um higrômetro desses da Exo terra, de ponteiro.
Ele está dentro do terrario e nunca marca mais que 90.
O terrário é uma caixa de isopor. O vidro na tampa tá lacrado com silicone. Tenho apenas um buraco de 6x6 cm com acrilon na lateral. Tem uma camda de 10cm de perlita com agua em todo ele.
Não abro o terrário há 3 dias...
Por que será que não consigo a umidade?
 
fala rivelino só aqui na janelinha acompanhando sua trajetória!! maninhos é o seguinte, tu não tá usando bomba para fazer bolhas no fundo do terrário??

Então é crucial para aumentar a umidade colocar uma bombinha pra fazer bolhas nos fundo do terrário, inclusive se puder abrir o terrário duas vezes ao dia para que possa ser realizada a troca gasosa e borrifar água para simular uma chuva. Temos que sempre simular as características ambientais consideradas próximas do ideal para o desenvolvimento dos frutos.

Estas medidas tomo aqui em meus cultivos, mas derrepente vocÊ possa encontrar outros métodos inclusive mais eficientes com nossos amigos, esta é só uma sugestão, pois torço pelo seu sucesso!!!:pos::D.
 
Já passaram 6 dias que eu injetei café e não rolou mais nenhum pin.O micelío cresceu e já tomou bem a camada do casing.

Mas eu não sei o que acontece com o meu terrário. Tenho um higrômetro desses da Exo terra, de ponteiro.
Ele está dentro do terrario e nunca marca mais que 90.
O terrário é uma caixa de isopor. O vidro na tampa tá lacrado com silicone. Tenho apenas um buraco de 6x6 cm com acrilon na lateral. Tem uma camda de 10cm de perlita com agua em todo ele.
Não abro o terrário há 3 dias...
Por que será que não consigo a umidade?

Chegou a dar choque térmico neles? Quanto a umidade, é bom forrae o piso e a lateral do terrário com um plástico, como fazem os gringos. Você mantém a temperatura baixa pq não tampou o isopor todo e a umidade fica bem mais alta. Repare nos cultivos gringos, todos usam esses plásticos!
 
Pelo menos 3 pins galera!!:pos::pos: e acho que até tem mais..
Tô sem camêra, senão postava umas fotos...
Acho que as coisas por aqui são mais demoradas mesmo...
Basidioma a bomba tá ligada sim.
Mr Lango. vou tentar esse método no proximo cultivo que está germinando agora..
Valeu Mortandello, acho que a injeção foi essencial!:pos:
 
e ai galera.....eu tenho uma dúvida.....depois de inoculado o copo e tal.....sei q deve-se coloca-lo em um lugar escuro e quente....tipo nuns 30°...e me disseram q uma lampada é suficiente.....vc saberiam me dizer de qntos wats seria essa lampada? e se tenho q deixa-la acessa por 30 ou mais dias ???
 
talvez uma lâmapada não seja tão legal... tenta aquecedores de aquário com água... mas leia os outros tópicos antes, tem explicações bem simples e que funcionam... boa sorte, e parabéns riva, tô de olho nesses thai :D
 
Final do Cultivo

PÔ GALERA.. faz um tempão que eu não posto aqui...
Esse cultivo já miou.. mas no final dele brotaram dois Thai BHT de tamanho médio que eu tomei e tive uma viagem bem legal, sem visões, mas com sensações e insigths bem profundos. Acabaram por gerar uma crise forte na minha vida, pois comecei a perceber coisas que não estava vendo antes, mas no final foi muito positivo, uma mudança pra melhor mesmo. Ai sou grato, todo o esforço da cultivo desde janeiro gerou os resultados. E acredito que na medida certa para o momento, pq mesmo sendo apenas dois, acredito que uma viagem de nível 1 ou menos, foi bem forte para mim...:pos::pos::pos:
Peço aos moderadores que esse cultivo seja movido para os concluidos...
Iniciei outro cultivo em milho com casings que deu bem certo, já deu o primeiro flush, que eu colhi uns trinta cogumelos.. Já tirei até carimbos e está no segundo flush..
Vou tentar postar o diário desse cultivo.
Abraço a todos!
 
Back
Top