Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Thai BHT e Pink Buffalo - 1o. Cultivo Rivelino - Jan/08 - passo a passo

Diário de cultivo problemático.
Finalmente estou começando o meu primeiro cultivo.
Espero que tudo corra bem...

Como alguns já devem ter visto em um post anterior, estava com uma dúvida entre qual dos três strains que recebi iria começar o cultivo.
- Mexican Dutch King
- Pink Bufalo
- Thai BHT

Acabei decidindo usar dois, o Pink Buffalo e Thai BHT.

Raça/Strain: Pink Buffalo e Thai BHT
Fornecedor: prófungos
Substrato: Vermiculita + Farinha de arroz integral!

Lista de ingredientes/acessórios(foto1 abaixo):

- 8 copos de whisky
- papel alumínio
- Lysol + borrifador
- 3 pares luvas plásticas
- plastico com o qual improvisei uma glovebox no meu armario
- 1 saco de 250 gramas de vermiculita (achei que ia ser pouco e comprei 4 sacos(1kg). Mas para os meu 8 copos de whisky as 250g vão ser suficientes)
- 500g de farinha de arroz integral comprada em loja de produtos naturais.
- 2 seringas de 20 ml
- sabonete protex
- 1 lamparina com lâmpada fria(para a glovebox)
- Fita durex
- 2 copos para coleta de exame esterelizados
- agua destilada esteril
- 2 carimbos de esporos

Seringa:

Fiz uma seringa ontem(22/01)(Pink Buffalo) e a outra hoje(23/01).

Ontem usei alcool 92 para limpar as paredes do armário e o plástico. Colei o plástico com durex. Fiz furos para os braços e comecei a trabalhar, usando as luvas cirurgicas. Devido a minha falta de prática acho que cometi alguns erros:
1o. furei o dedo com a agulha já com os esporos
2o. deixei algumas coisas de colher para raspar o esporo e papel alumínio para enrolar a seringa. Pedi então para um amigo esterelizar com alcool e passar para dentro da glove box.

Raspei todo o conteúdo do carimbo para o potinho coletor com agua destilada, aspirei a agua com a seringa ejoguei de volta várias vezes, para misturar o esporo na água.

Hoje acho que me sai melhor, com a Thai BHT. Comprei lysol e limpei tudo a glovebox de novo. Fui limpando cada acessório e botando lá dentro. Não esqueci de nada. Dessa vez o processo foi mais rápido e sem erros.

Tenho duas seringas de 20 ml. A do Pink Buffalo já está pronta, passaram 24 horas já. A do Thai BHT vou esperar até amanhã.

Substrato:
Como ia fazer apenas quatro copos agora,enchi:
2 copos com vermiculita
1 copo com agua
1 copo com farinha
(segundo a proporção que mais vi indicada no fórum)

Para misturar segui o conselho do Maurício, misturando a vermiculita e a agua antes, para depois acrescentar a farinha de trigo.

Botei a camada de vermi no copo embaixo.
Botei o substrato(socando bem com a colher-isso é certo?)
selei com a vermiculita
e fechei com as três camadas de papel alumínio.
Deixei na pressão(com agua até a metade do copo) por 40 minutos. e agora estou esperando esfriar para inocular o Pink Buffalo.
mesa.jpgglovebox.jpgtrabalhando.jpgproporcoes.jpgvermi+agua.jpgvermi+farinha.jpgcopo.jpgaluminio.jpgpressao.jpg
 
Aqui rivelino a temperatura varia entre 23 à 31, e as recompensas são colhidas.:)
 
Finalmente começou a germinar!
Dois dos quatro potes inoculados em 23/01.Estava dando mais uma lida nos outros diários e vi que cometi um erro crucial:Abri as caixas algumas vezes nesse período para ver com estava.
Acho que isso atrasou em muito o processo. Tomara que não invalide.A partir de agora vou abrir só daqui a cinco dias..

Comprei um termômetro bem legal em uma loja de refrigeração. Custou vinte reais.
Ele tem um fio com a medição na ponta que posso botar dentro da caixa.
Lá tinha também um higrometro que acho que vou comprar mais tarde, só que é meio salgado, custa R$70.A temperatura da caixa fechada no armário agora esta em torno de 27 graus.

Um dos copos da segunda inoculação rachou quando no incidente em que agua secou na PP.
Usei ele mesmo assim, só que agora vi que ele tá meio estranho, tem algo ali que até é branco, mas não parece micélio. Botei em outra caixa e deixei na cozinha bem longe dos outros.

Foto 1 - Micélio
Foto 2 - Caixa com termometro
Foto 3 - Pote Rachado
micélio.jpgtermometro.jpgpote_rachado.jpg
 
A foto ta meio escura... ou eu que to meio cego não sei..... mas parece micelio sim.

Da um tempo.... esquece eles por uns dias.... deixa quieto por uns 7-10 dias.

boa sorte aí
 
Fala Riva


O pote rachado pode jogar fora, está contaminado.

Ter aberto para ver o desenvolvimento não causa problema, mas deixe quieto por 8 dias, tenha paciencia.
 
Pode deixar pessoal,
Eles vão ficar quietinhos agora, por um bom tempo...

Tô querendo encomendar a perlita para que chegue a tempo de aniversariar os bolos..
(O que vcs acham? Perlita é o melhor método para uma primeira vez, não?)
No mercado livre tem aquela qtde. de 4 litros por R$ 14,90.
Quanto de perlita vcs acham que eu compro, para essa quantidade de copos?
 
Finalmente todos os potes estão 100% colonizados.
Amanhã vou fazer o meu terrário.
Comprar um isopor grande, perlita e climatizar com garrafas de gelo, pois aqui nessa ciadade está muuito quente.
Reparei que os micélios do bht e do pink são um pouco diferentes. E o bht parece se bem mais agressivo pois foi inoculado depois e já está tomando a camada do selo de vermiculita.
Vocês acham interessante fazer algum casing?
pink1.jpgpink2.jpgpink4.jpgbht1.jpgbht2.jpgbht3.jpgbht4.jpg
 
Pode deixar pessoal,
Eles vão ficar quietinhos agora, por um bom tempo...

Tô querendo encomendar a perlita para que chegue a tempo de aniversariar os bolos..
(O que vcs acham? Perlita é o melhor método para uma primeira vez, não?)
No mercado livre tem aquela qtde. de 4 litros por R$ 14,90.
Quanto de perlita vcs acham que eu compro, para essa quantidade de copos?
Perlita e vermiculita sao duas coisas todtalmente diferentes.
No bolo e no casing vai Vermiculita, suficiente pra cobrir os pedaços e no maximo ultrapassando 1 cm pra cima.
No fundo do terrario vai perlita, que dissipa a agua para o ar fornecendo umidade para o terrario.

Ae você faz uma camada de 2 ou 3 centimetros no fundo do terrario e umedece com agua para ela evaporar.
 
Putz...Troquei a palavra mesmo.. sei que são coisas diferentes, já arrumei ali... Mas valeu eletrick...
 
Aprontei meu terrário.
- Caixa de Isopor de 50 litros
- 3 sacos de 500g de Perlita (só usei a metade 750g)
- Vou usar gelo para mater a temperatura
- O meu termometro está um pouco confuso, fica variando entre várias temperaturas, mas de tempos em tempos dá a certa

Limpei as paredes do terrario com Lisol e lavei a vermiculita com bastante água e pouco de agua sanitária, ja na lavagem hidratei bastante. Botei no terrário uma camada de 3 a 4 cm, e joguei mais agua filtrada.
Fiz 4 furos nas laterais.
Como vcs vão reparar nas fotos apararei um dos lados do isopor. Fiz isso para que tudo coubesse no meu armário, onde vou botar uma luz branca constante.
Tenho 7 bolos, 3 com BHT e 4 com Pink Buffalo. Fiz o dunk com 3 ontem, 2 Pinks e 1 BHT.
Achei que devia deixar o restante colonizar mais.
Eles já estão lá desde ontem às 21:00, ou seja já tem 24h. Só que ainda não consegui produzir gelo suficiente(ja tenho 4 potes no congelador). Por enquanto só tenho um pote com um pouco de gelo. A temperatura do terrário está em 29,5 graus.
O que eu faço? deixo o bolos no dunk até fazer o resto do gelo ou já vou botando no terrário mesmo assim?
terrario1.jpgterrario2.jpg
 
Rivelino é muito importante que os bolos no terrário fiquem, até a pinagem, numa temperatura baixa, até 18º C, justamente para acelerar a pinagem.

Se você não conseguir manter a temperatura baixa a pinagem demora e corre o risco do bolo resecar, perder água, e o micélio morrer na superfície.

Numa temperatura baixa os bolos podem pinar em 5 ou 7 dias, aí então a temperatura pode ser elevada e ficar até em 25 º C.

Conseguir manter temperatura baixa com gelo é muito trabalhoso, eu optei pelo terrário, de caixa plástica, no quarto com ar condicionador até pinar, mas nem sempre é possível.
 
Conseguir manter temperatura baixa com gelo é muito trabalhoso, eu optei pelo terrário, de caixa plástica, no quarto com ar condicionador até pinar, mas nem sempre é possível.

Um dia chego lá também, mas enquanto isso não acontece, sigo congelando garrafas pet de 1LT para aliviar a temperatura....!

O gelo além de trabalhoso, tem o abre e fecha do terrario todo dia pra trocar as garrafas e isso pode ser uma porta de entrada para surpresas desagradáveis !

Esse Verão tá osso duro de roer !!! Eu quero o outono e o inverno urgente !!!
 
Esse Verão tá osso duro de roer !!! Eu quero o outono e o inverno urgente !!!

eu tambem aguardo pacientemente o outono/inverno pra poder voltar a cultivar.
9h da manhã - 29 graus dentro de casa.
Bauru é tao perto do céu quanto do inferno.
No inverno tenho amanitas aqui pertinho pra ajudar....:rolleyes:
 
É... optei pelo gelo tb..
Gastei muito no início do cultivo e no carnaval tb.. :rolleyes:

Aniversariei os 3 bolos agora, 19/02 às 9:00.

Tirei os bolos do dunk, sequei levemente com papel toalha e botei um em cada pires, previamente limpo com lysol.
Fiz tudo com luvas.

A temperatura no terrário marca em torno de 20 a 22,5 graus.

A luz é necessaria nesse primeiro momento? É que eu acho que a luz "fria" que eu tenho está esquentando um pouco dentro do armário...
aniversario1.jpganiversario2_temp.jpganiversario3.jpg
 
Desculpe minha possivel ignorancia.. mas nao vi como eh feita a troca gasosa.. isso eh um fator de extrema importancia no cultivo, como foi mencionado acima pelo mauricio..
se vc nao possuir, aconselho a comprar uma bombinha de aquario.. aqui por 5 ou6 reais se consegue uma.. eh um belo investimento..

paz
 
Ah, ok..
Ainda bem que vcs deram esse toque..:pos:
Fiz apenas quatro furos nas laterais...

Vou comprar a bombinha amanhã..
Mas aonde faço chegar a mangueira?
Na parte que tem a perlita, com agua ou posso botar acima da agua apenas entrando o ar?



Quanto à luz estou mantendo uma luz fria dentro do armário 24 horas por dia.
Hoje desde as 9:00hs consegui manter a temperatura abaixo dos 20 graus, apenas acrescentei mais um pote de gelo no meio da tarde.
 
Ah, ok..
Ainda bem que vcs deram esse toque..:pos:
Fiz apenas quatro furos nas laterais...

Vou comprar a bombinha amanhã..
Mas aonde faço chegar a mangueira?
Na parte que tem a perlita, com agua ou posso botar acima da agua apenas entrando o ar?



Quanto à luz estou mantendo uma luz fria dentro do armário 24 horas por dia.
Hoje desde as 9:00hs consegui manter a temperatura abaixo dos 20 graus, apenas acrescentei mais um pote de gelo no meio da tarde.
Com a bomba, já compre uns 2 metros de mangueira, 2 pedras porosas e 2 conectores(torneirinhas) para soltar 2 pontas de mangueira. Nas extremidade que vai ficar no interior do terrário você acopla as pedras porosas.
As pedras porosas devem ficar embaixo da perlita para que elas possam oxigenar a solução do terrário, levando O2 para dentro e empurrando o CO2 pra fora através dos furos.

Paz e Luz!
 
Back
Top