Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Thai BHT - 1º Cultivo (Iniciante)

Diário de cultivo completo.
Thai Ban Hua Thanon - 1º Cultivo (Iniciante)

Salve amigos! :D:pos:

Gostaria imensamente de compartilhar com todos aqui do CM, os detalhes do meu primeiro cultivo!

Antes de decidir cultivar, passei bastante tempo lendo vários artigos, técnicas e instruções de como proceder. Maaaas, nada melhor que ter o acompanhamento de pessoas especializadas no assunto, assim, peço que vocês me acompanhem nesse processo, orientando e dando algumas dicas que possam beneficiar meu cultivo!

Nesse primeiro cultivo, vou ter a parceria de um amigo. Assim fica mais fácil de ir cuidando do ambiente, da limpeza, e claro, da nossa colônia.

Iremos cultivar a strain Thai Ban Hua Thanon, cujo print foi cedido gentilmente pelo amigo Caruero! :)


01/08/2008 - Preparação do ambiente/materiais

Passamos o dia comprando os materiais necessários para nosso cultivo, como vocês podem ver abaixo:

- Caixa Tupperware 70L e 60L (encubadora/terrário)
- Vermiculita (cerca de 2kg)
- Argila Expandida (cerca de 5kg)
- Manta para drenagem
- Termostato/Aquecedor de aquário com regulagem de temperatura (até 30ºC)
- Termômetro (específico para terrários de répteis)
- Luminária com lampada fluorescente
- Sacos plasticos de 100L - Preto
- Garrafa Pet 2,5L (para uso com termostato/aquecedor)

- Composto de sementes para pássaros (contendo apenas sementes).
- Arroz Integral (deixado de molho por 12hrs)
- Copos para Whisky de 330ml
- Papel Alumínio (próprio para uso com alimentos)
- Film plastico Magipack (próprio para uso com alimentos)
- Filtro de Café
- Barbante de algodão

- Luvas para procedimentos;
- Máscara de proteção para procedimentos;
- Touca de banho
- Sabonete Protex
- Água sanitária com Cloro (Pato Purific)
- Álcool 92,8º
- Água purificada 4L (destilada e ionizada)
- Esparadrapo
- Seringas de 5ml e 10ml
- Copinho americano 60ml (de cachaça, café, pingado, etc)
- Borrifador padrão de 500ml
- Isqueiro

Depois de todos os materiais devidamente comprados, chegou a hora de preparar o ambiente pra receber nossos amiguinhos.

Optamos por realizar nosso cultivo em um comodo vazio da casa, destinado apenas aos cogumelos e onde não houvesse transito de pessoas, correntes de ar e fosse desinfetado diariamente. Acredito que isso possa fazer alguma diferença na proteção do terrário contra contaminantes externos. A idéia era criar uma espécie de "ambiente quase-estéril" (se é que isso pode mesmo exitir! rsrsrs), tentando reduzir ao máximo a contaminação externa.

O ambiente foi totalmente limpo, tudo com água sanitária com cloro na seguinte proporção: 1/4 de água sanitária com cloro para 3/4 de água filtrada e fervida, e também com álcool 92,8º diluído em água (70% de Alcool).
Borrifamos em todo o ambiente, desde frestas de portas, janelas e maçanetas, até os cantinhos mais escondidos que poderiam servir para proliferação de contaminantes.
Com a porta devidamente trancada, alí só entra quem tiver tomado um bom banho com Protex!

PS: Vocês precisam sentir o cheirinho de limpeza pelo ar! ;)


02/08/2008 - Preparação das Seringas de Esporos

Depois de tudo novamente desinfetado, chegou o momento de vestir as luvas e máscaras para começar o processo de confecção das seringas...

Seguimos as instruções descritas pela CM Tek, onde esterelizamos o copinho de cachaça no microondas, com outro copo sobreposto por cima para não entrar contaminantes. Do jeito que saiu do microondas, entrou em nosso "ambiente quase-estéril", sem correntes de ar e desinfetado, onde começamos a puxar os esporos. Usamos água destilada e fervida para esse procedimento.

Depois de prontas, as seringas ficaram descansando enrroladas dentro de um saco plastico preto, em ambiente seco, por cerca de 24h.


03/08/2008 - Preparação dos Bolos + Inoculação

Preparamos os bolos usando Farinha Arroz Integral (batida no liquidificador) com um composto de Sementes para pássaros contendo Linhaça, Níger, Painço, Alpiste e Aveia, fervida e Vermiculita.

Deixamos o bolo bem aerado, sem excesso de água (apenas úmido ao toque), selamos com 1cm de Vermiculita, deixando espaço de 0,5cm até a boca do copo, cobrimos com 1 camada de filtro de café e mais 2 camadas de papel aluminio (cada camada com 2 micro-furos para melhor esterelização)... e foram para a panela de pressão por 1hora em fogo alto + 2horas e meia de descanso para esfriar!

Só abrimos a panela de pressão dentro do nosso "ambiente quase-estéril"... e como haviamos feito 2 micro-furos em cima da camada de alumínio (seguindo uma dica dada aqui no fórum), a hora que eles sairam da panela, imediatamente cobrimos os furinhos com esparadrapo...

Agora chegou o momento da inoculação!
Pegamos nossas seringas e começamos a inocular os copos, aplicando sempre entre o vidro do copo e o substrato. Deu para notar o líquido escorrendo pelo vidro até o finalzinho!

Inoculamos um pouco mais que 0,25ml por furo. Sendo que fizemos um teste... em dois copos inoculamos 6x cerca de 0,25ml em cada aplicação, fazendo 6 furos.

Depois, cobrimos cada copo com mais uma camada de papel alumínio vedada com esparadrapo e finalmente os copos entraram na encubadora.

Selamos a encubadora com bastante filme plastico, e por fim, colocamos 2 camadas de saco plastico preto sobre o terrário. O ambiente foi deixado no escuro.


04/08/2008 - Primeira espiadinha

Depois de tudo pronto, e devidamente alocado... chega a hora da primeira espiadinha pra saber se a temperatura estava realmente certa, se o termostato estava cumprindo seu papel e claro, se não tinha nenhuma anormalidade.

SEM abrir a vedação da encubadora, retiramos apenas o saco plastico preto e espiamos por cerca de 15 segundos, tendo os seguintes resultados:

Temperatura da encubadora: 27ºC
Temperatura da água na garrafa pet: 32ºC
Temperatura ambiente externa: 19~22ºC

Aparentemente tudo certo... agora a próxima espiadinha só daki alguns dias. :cool:
P8020043.JPGP8030069.JPGP8020024.JPGP8020044.JPGP8020045.JPGP8020059.JPGP8020062.JPGP8030090.JPGP8030092.JPGP8030098.JPGP8030105.JPGP8030106.JPGP8030113.JPG

Já vou aproveitar e deixar aqui minha primeira dúvida...

Preparamos o substrato utilizando a Farinha de Arroz Integral + Composto para Pássaros (Linhaça, Níger, Painço, Alpiste e Aveia) + Vermiculita.

Esse composto de sementes foi fervido por cerca de 1 hora, logo em seguida deixamos em um escorredor de macarrão retirando todo o excesso de água. Após cerca de mais 1 hora, a mistura de sementes já estava bem mais seca, apenas úmida ao toque... no ponto certo!

Misturamos tudo em um recipiente e ficou uma mistura BEM aerada e úmida!
Não achei necessário adicionar mais água, a mistura já estava grudando no garfo que usei para misturar, e levei em consideração que os copos ainda iriam passar pela panela de pressão e isso faria o vapor adentrar o selo e consequentemente condensar no substrato, umidificando ainda mais a mistura.

Dito e feito... logo após que retiramos da panela de pressão, os copos pareciam estar com uma quantidade maior de água em seu interior, chegando a condensar no vidro. Em nenhum copo ficou com excesso de água no fundo.

Será que está certo?
 
Última edição por um moderador:
Ta tudo lindo. O terrário então ta bonitão!!! Mas se eu fosse vc enfeiava-o tampando-o dos lados com papel contact preto.
 
Pow Brother...
Ta responsa aê o cultivo.
terrario , ambiente , cuidado , tudo impecavel !
Parabens aê mano!
Espero q em brve os bebes apareçam fortes e saudaveis...
HAHahaHaH
Boa sorte aê man!
Tow torcendo por vc.
Abração man
E eu tow de olho por aki..
hahahahah

GOOD VIBES!
:)
 
Ta tudo lindo. O terrário então ta bonitão!!! Mas se eu fosse vc enfeiava-o tampando-o dos lados com papel contact preto.

Valeu pelos elogios!!!

Temos algumas melhorias pro Terrário, e o contact preto vai ser uma delas!

:D:pos:

Pow Brother...
Ta responsa aê o cultivo.
terrario , ambiente , cuidado , tudo impecavel !
Parabens aê mano!
Espero q em brve os bebes apareçam fortes e saudaveis...
HAHahaHaH
Boa sorte aê man!
Tow torcendo por vc.
Abração man
E eu tow de olho por aki..
hahahahah

GOOD VIBES!
:)

Essa mania por limpeza está me deixando MALUCO! hahaha... mas é por um bom motivo, que os meninos crescam saudáveis!!!

Valeu mesmo!!! Good vibes pra todos nós! :cool:
 
Última edição por um moderador:
Essa mania por limpeza está me deixando MALUCO! hahaha... mas é por um bom motivo, que os meninos crescam saudáveis!!!

Valeu mesmo!!! Good vibes pra todos nós! :cool:

Cuidado pra não ficar paranoico igual muita gente no forum :) O micélio , depois de colonizado todo o bolo é muito forte e é dificil contaminar. Tem que te higiene, mas não precisa ter a paranoia essencial na inoculação.
 
Cuidado pra não ficar paranoico igual muita gente no forum :) O micélio , depois de colonizado todo o bolo é muito forte e é dificil contaminar. Tem que te higiene, mas não precisa ter a paranoia essencial na inoculação.

Salve Ramza!

Confesso que precisei me policiar bastante pra não ficar paranóico com limpeza! Mas agora está tudo certo!

Tenho uma dúvida...
Deixei a argila expandida de molho por 2 dias numa solução de água + Cloro (na proporção de 9:1), antes de preparar todo o terrário. Passei uma água (fervida) por cima da argila para retirar o excesso de cloro que ainda pudesse conter, porém o cheiro forte do cloro ainda permanecia.

Isso tecnicamente seria até bom para desinfetar o terrário e manter a argila desinfetada por um tempo maior, mas será que isso pode matar os bolos?

Digo isso pelo fato da humidade interna ser diretamente proporcional a água contida no fundo de terrário. Se essa água ainda conter traços de desinfetante, então significa que a humidade também terá.

Isso não seria prejudicial pros bolos???
 
seria sim, nakedwoods

mas temos que observar as escalas, um pouco de água sanitária em vapor não mata o micélio, mas muita...

recentemente um outro cultivador fez o mesmo, mas até agora não teve problemas por isso

o que achei mais interessante fazer, neste caso, foi deixar a argila expandida no cloro, enxaguar e colocar água + água oxigenada (9:1)... assim a água fica limpa e não ataca o micélio

boa sorte, até logo:pos:
 
Salve Ramza!

Confesso que precisei me policiar bastante pra não ficar paranóico com limpeza! Mas agora está tudo certo!

Tenho uma dúvida...
Deixei a argila expandida de molho por 2 dias numa solução de água + Cloro (na proporção de 9:1), antes de preparar todo o terrário. Passei uma água (fervida) por cima da argila para retirar o excesso de cloro que ainda pudesse conter, porém o cheiro forte do cloro ainda permanecia.

Isso tecnicamente seria até bom para desinfetar o terrário e manter a argila desinfetada por um tempo maior, mas será que isso pode matar os bolos?

Digo isso pelo fato da humidade interna ser diretamente proporcional a água contida no fundo de terrário. Se essa água ainda conter traços de desinfetante, então significa que a humidade também terá.

Isso não seria prejudicial pros bolos???

Ferva a argila por meia hr em panela de pressão, quer coisa mais fácil?

A água que vai banha-la, vc adiciona 3 á 4 gotas de hipoclorito(candida) para cada litro de água.
 
um trabalho digno de vossa pessoa irmaozinho.. parabens pelo cultivo, ta tudo muito lindo.. a correria ta grande aqui mas nao deixo de te emanar as energias positivas ;)

quanto ao cloro, eu geralmente faco como voce fez e deixo o terrario cerca de uma semana funcionando sem nenhum bolo ou casing para que evapore todo cloro.. fazer isso sempre me garantiu um ambiente limpo e nunca foi prejudicial ao micelio.. mas se voce perceber que a concentracao de cloro no ambiente esta alta o jeito e lavar a argila com agua fervendo msm..

paz e luz
 
seria sim, nakedwoods

mas temos que observar as escalas, um pouco de água sanitária em vapor não mata o micélio, mas muita...

recentemente um outro cultivador fez o mesmo, mas até agora não teve problemas por isso

o que achei mais interessante fazer, neste caso, foi deixar a argila expandida no cloro, enxaguar e colocar água + água oxigenada (9:1)... assim a água fica limpa e não ataca o micélio

boa sorte, até logo:pos:

Fala Vinicius!!!

Bom, a quantidade de cloro usada foi muito pouca... acredito que não teremos problemas. O sistema está rodando por cerca de 2 dias e os micélios parecem estar mais desenvolvidos que no começo (será os pins chegando???).

Como se trata do primeiro cultivo, tenho tomado o máximo de cuidado possível pra não errar nesses detalhes. Vamos aguardar! :)

Ferva a argila por meia hr em panela de pressão, quer coisa mais fácil?

A água que vai banha-la, vc adiciona 3 á 4 gotas de hipoclorito(candida) para cada litro de água.

Pois é... deveria ter pensado nisso primeiro.

Ficaria com uma argila estéril sem risco para os meninos, em um tempo muito menor! Vamos deixar esse método para o proximo cultivo, valeu pela dica!

Agora é torcer pra que eles continuem crescendo fortes! :pos::pos::pos:

um trabalho digno de vossa pessoa irmaozinho.. parabens pelo cultivo, ta tudo muito lindo.. a correria ta grande aqui mas nao deixo de te emanar as energias positivas ;)

quanto ao cloro, eu geralmente faco como voce fez e deixo o terrario cerca de uma semana funcionando sem nenhum bolo ou casing para que evapore todo cloro.. fazer isso sempre me garantiu um ambiente limpo e nunca foi prejudicial ao micelio.. mas se voce perceber que a concentracao de cloro no ambiente esta alta o jeito e lavar a argila com agua fervendo msm..

paz e luz

Meu irmão! Obrigado pelos elogios, você me ajudou em grande parte!!! :cool::pos:

A quantidade de cloro que coloquei foi pouca, acho que não vai fazer nenhum mal pro micélio. Hoje não tem nem mais cheiro!

Meu medo era perder todo o cultivo, mas até agora estão se desenvolvendo legal no terrário, pois em dois dias que eles estão lá dentro, já notei um certo crescimento em alguns pontos dos bolos!!!

Continue mandando vibrações positivas, afinal eles são descendentes diretos não é mesmo? rs... :D

Valeu!!!
 
Última edição por um moderador:
Puts Adorei seu terrario mó capricho ein!!!!!!!!!!!!!!!!

Continuo aqui nas gooods vibes para tudo dar certo ai!!!!!!!!!!!


Paz e luz!
 
:!:Que o seu cultivo traga sabedoria e luz em sua caminhada por este tempo

ósculos santos de Jhon Lock:cool:
 
Pessoal,

até agora os bolos tiveram um bom crescimento de micélio por cima da vermiculita, a temperatura está constantemente a 21ºC, temos boa umidade que é verificada todo dia, luz sempre 12/12.

Mas não tem nem um sinal de pins (ou mesmo as cabeçinhas vermelhas)! O micélio está forte, parecendo algodão de tão denso!

Já estou no 11º nessas condições... sem sinal de pins! :(:(:(
 
puts que cultivo bem feito

mto legal!



imagino alguem com Transtorno Obcessivo Compulsivo cultivando aehueahuehea

o kra ia limpa tudo com lyson e agua sanitaria acada 30 min pra garanti que nao contamine,e antes de enta n quarto iria toma um banho em uma banheira de Lysol+cloro+agua sanitária+alcool fervido em caldeira pra limpa bem

EHUEAHUEAHEAUHEA
 
Pessoal,

até agora os bolos tiveram um bom crescimento de micélio por cima da vermiculita, a temperatura está constantemente a 21ºC, temos boa umidade que é verificada todo dia, luz sempre 12/12.

Mas não tem nem um sinal de pins (ou mesmo as cabeçinhas vermelhas)! O micélio está forte, parecendo algodão de tão denso!

Já estou no 11º nessas condições... sem sinal de pins! :(:(:(

Ixxxxxxx meu amigo, te acalma ai que cheguei a ficar 35 dias sem sinal de pins :cool:
 
puts que cultivo bem feito

mto legal!



imagino alguem com Transtorno Obcessivo Compulsivo cultivando aehueahuehea

o kra ia limpa tudo com lyson e agua sanitaria acada 30 min pra garanti que nao contamine,e antes de enta n quarto iria toma um banho em uma banheira de Lysol+cloro+agua sanitária+alcool fervido em caldeira pra limpa bem

EHUEAHUEAHEAUHEA

hahahaha... verdade!!!

O "Growing Room" é o cômodo mais limpo da casa!!! :D

Ixxxxxxx meu amigo, te acalma ai que cheguei a ficar 35 dias sem sinal de pins :cool:

Wow... 35 dias? Mas depois desse tempo todo, apareceram os pins???

Ontem notei alguns pontinhos minúsculos avermelhados...
Seráááá?? :D:D:D
 
Última edição por um moderador:
Aparece sim, dá uma olhada lá no meu diário, já tenho 01 cogumelo e vários pins :eek: só não estou tirando muitas fotos com medo de contaminação referente a quando abro o terrário, não confio no ar do meu quarto :)
 
Aparece sim, dá uma olhada lá no meu diário, já tenho 01 cogumelo e vários pins :eek: só não estou tirando muitas fotos com medo de contaminação referente a quando abro o terrário, não confio no ar do meu quarto :)

Tá ficando bonito hein??? Cheio de pins e um filho único!

Mas pq se deu essa demora de 35 dias?
 
Tá ficando bonito hein??? Cheio de pins e um filho único!

Mas pq se deu essa demora de 35 dias?

Bem... deixo essa pergunta a quem já tem alguns cultivos nas costas, logo, mais experiência :)
Abraço brother!
 
Bem... deixo essa pergunta a quem já tem alguns cultivos nas costas, logo, mais experiência :)
Abraço brother!

Pois é Jonathas, achei este tempo bastante extenso!!! Tem casos que pinam no 5º dia!!!

Como a temperatura é um fator decisivo para o processo de pinagem (para tirar o micélio do estado vegetativo), estou controlando rigorosamente a 20ºC! Maaas, como até o momento não tive sucesso, estou pensando em descer para 18ºC.

Será que é uma boa idéia? :confused:
 
Como a temperatura é um fator decisivo para o processo de pinagem (para tirar o micélio do estado vegetativo), estou controlando rigorosamente a 20ºC! Maaas, como até o momento não tive sucesso, estou pensando em descer para 18ºC.

Será que é uma boa idéia? :confused:


Melhor subir a temperatura para a faixa de 23 a 26 graus.
 
Back
Top