Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Thai BHT - 1º Cultivo (Iniciante)

Diário de cultivo completo.
Thai Ban Hua Thanon - 1º Cultivo (Iniciante)

Salve amigos! :D:pos:

Gostaria imensamente de compartilhar com todos aqui do CM, os detalhes do meu primeiro cultivo!

Antes de decidir cultivar, passei bastante tempo lendo vários artigos, técnicas e instruções de como proceder. Maaaas, nada melhor que ter o acompanhamento de pessoas especializadas no assunto, assim, peço que vocês me acompanhem nesse processo, orientando e dando algumas dicas que possam beneficiar meu cultivo!

Nesse primeiro cultivo, vou ter a parceria de um amigo. Assim fica mais fácil de ir cuidando do ambiente, da limpeza, e claro, da nossa colônia.

Iremos cultivar a strain Thai Ban Hua Thanon, cujo print foi cedido gentilmente pelo amigo Caruero! :)


01/08/2008 - Preparação do ambiente/materiais

Passamos o dia comprando os materiais necessários para nosso cultivo, como vocês podem ver abaixo:

- Caixa Tupperware 70L e 60L (encubadora/terrário)
- Vermiculita (cerca de 2kg)
- Argila Expandida (cerca de 5kg)
- Manta para drenagem
- Termostato/Aquecedor de aquário com regulagem de temperatura (até 30ºC)
- Termômetro (específico para terrários de répteis)
- Luminária com lampada fluorescente
- Sacos plasticos de 100L - Preto
- Garrafa Pet 2,5L (para uso com termostato/aquecedor)

- Composto de sementes para pássaros (contendo apenas sementes).
- Arroz Integral (deixado de molho por 12hrs)
- Copos para Whisky de 330ml
- Papel Alumínio (próprio para uso com alimentos)
- Film plastico Magipack (próprio para uso com alimentos)
- Filtro de Café
- Barbante de algodão

- Luvas para procedimentos;
- Máscara de proteção para procedimentos;
- Touca de banho
- Sabonete Protex
- Água sanitária com Cloro (Pato Purific)
- Álcool 92,8º
- Água purificada 4L (destilada e ionizada)
- Esparadrapo
- Seringas de 5ml e 10ml
- Copinho americano 60ml (de cachaça, café, pingado, etc)
- Borrifador padrão de 500ml
- Isqueiro

Depois de todos os materiais devidamente comprados, chegou a hora de preparar o ambiente pra receber nossos amiguinhos.

Optamos por realizar nosso cultivo em um comodo vazio da casa, destinado apenas aos cogumelos e onde não houvesse transito de pessoas, correntes de ar e fosse desinfetado diariamente. Acredito que isso possa fazer alguma diferença na proteção do terrário contra contaminantes externos. A idéia era criar uma espécie de "ambiente quase-estéril" (se é que isso pode mesmo exitir! rsrsrs), tentando reduzir ao máximo a contaminação externa.

O ambiente foi totalmente limpo, tudo com água sanitária com cloro na seguinte proporção: 1/4 de água sanitária com cloro para 3/4 de água filtrada e fervida, e também com álcool 92,8º diluído em água (70% de Alcool).
Borrifamos em todo o ambiente, desde frestas de portas, janelas e maçanetas, até os cantinhos mais escondidos que poderiam servir para proliferação de contaminantes.
Com a porta devidamente trancada, alí só entra quem tiver tomado um bom banho com Protex!

PS: Vocês precisam sentir o cheirinho de limpeza pelo ar! ;)


02/08/2008 - Preparação das Seringas de Esporos

Depois de tudo novamente desinfetado, chegou o momento de vestir as luvas e máscaras para começar o processo de confecção das seringas...

Seguimos as instruções descritas pela CM Tek, onde esterelizamos o copinho de cachaça no microondas, com outro copo sobreposto por cima para não entrar contaminantes. Do jeito que saiu do microondas, entrou em nosso "ambiente quase-estéril", sem correntes de ar e desinfetado, onde começamos a puxar os esporos. Usamos água destilada e fervida para esse procedimento.

Depois de prontas, as seringas ficaram descansando enrroladas dentro de um saco plastico preto, em ambiente seco, por cerca de 24h.


03/08/2008 - Preparação dos Bolos + Inoculação

Preparamos os bolos usando Farinha Arroz Integral (batida no liquidificador) com um composto de Sementes para pássaros contendo Linhaça, Níger, Painço, Alpiste e Aveia, fervida e Vermiculita.

Deixamos o bolo bem aerado, sem excesso de água (apenas úmido ao toque), selamos com 1cm de Vermiculita, deixando espaço de 0,5cm até a boca do copo, cobrimos com 1 camada de filtro de café e mais 2 camadas de papel aluminio (cada camada com 2 micro-furos para melhor esterelização)... e foram para a panela de pressão por 1hora em fogo alto + 2horas e meia de descanso para esfriar!

Só abrimos a panela de pressão dentro do nosso "ambiente quase-estéril"... e como haviamos feito 2 micro-furos em cima da camada de alumínio (seguindo uma dica dada aqui no fórum), a hora que eles sairam da panela, imediatamente cobrimos os furinhos com esparadrapo...

Agora chegou o momento da inoculação!
Pegamos nossas seringas e começamos a inocular os copos, aplicando sempre entre o vidro do copo e o substrato. Deu para notar o líquido escorrendo pelo vidro até o finalzinho!

Inoculamos um pouco mais que 0,25ml por furo. Sendo que fizemos um teste... em dois copos inoculamos 6x cerca de 0,25ml em cada aplicação, fazendo 6 furos.

Depois, cobrimos cada copo com mais uma camada de papel alumínio vedada com esparadrapo e finalmente os copos entraram na encubadora.

Selamos a encubadora com bastante filme plastico, e por fim, colocamos 2 camadas de saco plastico preto sobre o terrário. O ambiente foi deixado no escuro.


04/08/2008 - Primeira espiadinha

Depois de tudo pronto, e devidamente alocado... chega a hora da primeira espiadinha pra saber se a temperatura estava realmente certa, se o termostato estava cumprindo seu papel e claro, se não tinha nenhuma anormalidade.

SEM abrir a vedação da encubadora, retiramos apenas o saco plastico preto e espiamos por cerca de 15 segundos, tendo os seguintes resultados:

Temperatura da encubadora: 27ºC
Temperatura da água na garrafa pet: 32ºC
Temperatura ambiente externa: 19~22ºC

Aparentemente tudo certo... agora a próxima espiadinha só daki alguns dias. :cool:
P8020043.JPGP8030069.JPGP8020024.JPGP8020044.JPGP8020045.JPGP8020059.JPGP8020062.JPGP8030090.JPGP8030092.JPGP8030098.JPGP8030105.JPGP8030106.JPGP8030113.JPG

Já vou aproveitar e deixar aqui minha primeira dúvida...

Preparamos o substrato utilizando a Farinha de Arroz Integral + Composto para Pássaros (Linhaça, Níger, Painço, Alpiste e Aveia) + Vermiculita.

Esse composto de sementes foi fervido por cerca de 1 hora, logo em seguida deixamos em um escorredor de macarrão retirando todo o excesso de água. Após cerca de mais 1 hora, a mistura de sementes já estava bem mais seca, apenas úmida ao toque... no ponto certo!

Misturamos tudo em um recipiente e ficou uma mistura BEM aerada e úmida!
Não achei necessário adicionar mais água, a mistura já estava grudando no garfo que usei para misturar, e levei em consideração que os copos ainda iriam passar pela panela de pressão e isso faria o vapor adentrar o selo e consequentemente condensar no substrato, umidificando ainda mais a mistura.

Dito e feito... logo após que retiramos da panela de pressão, os copos pareciam estar com uma quantidade maior de água em seu interior, chegando a condensar no vidro. Em nenhum copo ficou com excesso de água no fundo.

Será que está certo?
 
Última edição por um moderador:
Em princípio pouca água é melhor que muita, mas se não está acumulando água no fundo pode dar certo.

Quanta vermiculita você usou? Talvez seja melhor usar uma proporção maior dela na próxima vez.
 
Cara.. Boa sorte :D
vc tem o projeto da sua incubadora aí?
to iniciando um cultivo tbm ^^
dá uma passada lá :D
abraço
 
Em princípio pouca água é melhor que muita, mas se não está acumulando água no fundo pode dar certo.

Quanta vermiculita você usou? Talvez seja melhor usar uma proporção maior dela na próxima vez.

Também levei em conta que pouca água seria melhor que muita!

Usei a proporção recomendada de vermiculita de 2/4... sendo que depois de misturar, ainda achei necessário adicionar cerca de 1/16. Isso deixou a mistura muito mais aerada.

Cara.. Boa sorte :D
vc tem o projeto da sua incubadora aí?
to iniciando um cultivo tbm ^^
dá uma passada lá :D
abraço

Vou acompanhar seu cultivo amigo! Troca de energias positivas! :pos:

Quando estava montando a encubadora na hora final, minha máquina acabou a bateria e não consegui tirar as fotos que queria! :(

Mas em todo o caso foi um processo bem simples...
Optei por uma encubadora de plastico (Tupperware ou Plasutil) de 60L, e nela coloquei um Termometro próprio para terrarios de repteis. O aquecimento foi pelo método de uma garrafa pet + aquecedor/termostato, mas ainda estou pesquisando uma maneira mais eficiente.

Vou adicionando maiores novidades. :D
 
Última edição por um moderador:
Bonito :pos:
Trabalho em grupo é?

Agora quero ver o Sr. Micélio tomando conta desses copos!
Tente manter a temperatura na incubadora estável, sem variações, assim você irá obter melhores resultados.
 
Bonito :pos:
Trabalho em grupo é?

Agora quero ver o Sr. Micélio tomando conta desses copos!
Tente manter a temperatura na incubadora estável, sem variações, assim você irá obter melhores resultados.

Com certeza!!! Também aguardo anciosamente a chegada desse carinha aí! :D

A temperatura se mantém com pouca variação, cerca de 26º~28ºC. O termostato que estou usando parece ser bastante eficiente! :D

Durante a noite, a temperatura externa chegou a 12ºC, então notei que a temperatura da encubadora estava em 25ºC, então coloquei os copos alguns centímetros mais perto da garrafa aquecida!

Valeu!!!
 
Otimas fotos ficou muito legal!

Good Vibs para seu cultivo!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abraços
Paz e luz!
 
É isso aí meu velho.. Agora só esperar a mamãe natureza fazer a mágica.. Sabe que to ae qualquer duvida é só dar um toque.. To aqui emanando energias para ti e para teu cultivo!

Mta luz mta paz e mtas vibrações positivas..

abraço
 
eaí? esse micélio já deus as caras?
Começamos no mesmo dia, Eu,
você, e o cubensisJR vamos colher
juntos! Quem sabe até o LitlleGrow

Pelo jeito também tá se segurando para
não abrir. Desde terça que eu não abro...
tô parecendo alcólatra, cada dia é uma
luta... Aeuhaeuh
Na sexta eu abro para ver...
E tu, quando põe foto dos filhos crescendo aí?

Abraço! Bons cultivos! :D
 
Obrigado a todos os amigos que estão emanando boas energias para meu cultivo! Graças a essa vibes, os filhotes estão se desenvolvendo bem!

Ontem 12/08/2008, resolvi dar uma espiadinha pra ver como estavam, e tirei algumas fotos rápidas no celular.

:cool: :pos:

Tiveram dois copos que inoculamos em 4 pontos, e dois que inoculamos em 6 pontos. Nesses de 6 "inoculações", o micélio está bem mais forte, parecendo um algodão! Já nos de 4 "inoculações" ele parece estar mais fraco, se desenvolvendo mais lentamente...

Levando em consideração que os meninos tem apenas 9 dias... o desenvolvimento deles está satisfatório???

Abraços pra todos os amigos! :cool:
12082008(002).jpg12082008(003).jpg12082008(004).jpg
 
Olá NakedWoods, tudo bem? Com os micélios dá pra ver que está ! Nove dias e já estão bem adiantados... Lembre-se de deixá-los na incubadora mais um dia ou dois depois de ver a superfície 100% tomada, pra garantir a coloniazação total do interior também... Ótimas vibs :pos:
 
6 FUROS !!!! :eek:
O desenvolvimento esta bom sim :pos:
 
Olá NakedWoods, tudo bem? Com os micélios dá pra ver que está ! Nove dias e já estão bem adiantados... Lembre-se de deixá-los na incubadora mais um dia ou dois depois de ver a superfície 100% tomada, pra garantir a coloniazação total do interior também... Ótimas vibs :pos:

Ótima dica vinicius!!! :pos::pos::pos:

Realmente não havia pensado dessa maneira, de deixar mais dois dias pra garantir a colonização interna! Obrigado!

6 FUROS !!!! :eek:
O desenvolvimento esta bom sim :pos:

Pois é... 6 furos! :D:pos:

Sei que podiamos inocular mais copos, mas preferi fazer uma "experiencia" e ver como se comportariam dessa maneira, e parece que realmente fez efeito, pois a colonização está bem robusta! :D
 
Última edição por um moderador:
Bora na fé meu irmão! Nossos queridos micélios estão muito apressadinhos hehe!

Acho que vamos colher jutos heim?!
 
Salve meus irmãos!!!

Hoje (finalmente) arrumei um tempo para conseguir atualizar esse meu diario. Confesso que ultimamente não tive o menos tempo para dar uma passada por aqui e dar noticias dos "meninos", e consequentemente, acabei atrasando uns 5 dias para aniversariar os bolos... mas acredito que isso fez os micelios crescerem mais fortes!!!

Colonizaram 100% dos bolos com uma aparencia bem forte e saudável. Em alguns pontos dos potes, nota-se um crescimento bem rizomorfico e o aparecimento de "micro-pins", de cabecinha vermelha!


30/08/2008 - Cold Shock
Após a colonização completa dos bolos, ainda esperei mais 5 dias para poder fazer o Cold Shock.

Inoculei cerca de 20ml de agua purificada para cada copo de whisky, e coloquei na geladeira envolto em um saco plastico preto. A temperatura interna da geladeira estava cerca de 14ºC, apromidamente uma queda de 12ºC comparada à encubadora.

Deixei-os lá, descansando por 24h...


30/08/2008 - Aniversário!
Como tenho a sorte de poder contar com um cômodo em casa, ESPECIALMENTE para o cultivo, é lógico que mantenho esse espaço "semi-estéril". Antes de aniversariar os bolos, desinfetei com uma solução de alcool 70% + Lysol 1/6 novamente todo o ambiente 1 dia antes de realizar esse procedimento.

O cheirinho de limpeza no ar é fantástico!!! :D

Nesse ambiente limpo os bolos foram aniversariados, seguindo a Dunk Tek em vermiculita estéril feita no microondas, e colocados dentro do terrário a uma temperatura controlada de 25ºC.

Agora é esperar pinar... :cool:
30082008.jpg30082008(001).jpg30082008(002).jpg30082008(003).jpg30082008(007).jpg30082008(008).jpg30082008(009).jpg30082008(010).jpg30082008(011).jpg30082008(012).jpg30082008(013).jpg30082008(014).jpg30082008(015).jpg30082008(016).jpg30082008(017).jpg30082008(018).jpg30082008(019).jpg30082008(021).jpg30082008(022).jpg30082008(026).jpg30082008(027).jpg30082008(030).jpg30082008(031).jpg30082008(033).jpg30082008(034).jpg30082008(035).jpg30082008(036).jpg30082008(037).jpg30082008(038).jpg30082008(043).jpg30082008(046).jpg30082008(050).jpg30082008(051).jpg30082008(052).jpg30082008(053).jpg30082008(054).jpg30082008(055).jpg30082008(056).jpg
 
Fala garoto! nossa quanto cuidado em? parabéns , lindo seu terrario, so to com uma duvida, quanto a troca gasosa, tem os furos, e na parte superior e um cooler ? um exaustor ?
 
Fala garoto! nossa quanto cuidado em? parabéns , lindo seu terrario, so to com uma duvida, quanto a troca gasosa, tem os furos, e na parte superior e um cooler ? um exaustor ?

Valeu irmão!!! :cool::pos:

O cuidado com a limpeza esta me deixando maluco! Esse comodo que dedicamos para nosso cultivo, está mais limpo que sala cirúrgica...rsrsrs Dá até gosto de ver! rsrsrsrs

Bom, os furos eu só deixei na parte inferior mesmo, sem cooler por cima...

O gás carbônico possui uma densidade superior à densidade média da massa dos gases que compõem a mistura de gases atmosféricos, o que significa que ele vai ficar por baixo com o oxigenio o pressionando por cima.

O problema de se usar um "tunel de ar", fazendo uma admissão e uma exaustão é que isso pode comprometer um pouco a humidade. Já li alguns casos que a constante troca de ar pode ressecar o micélio. Acredito que esses furos sejam mais que suficientes para uma troca gasosa satisfatória.

:)
 
Trabalho primoroso, muito bem registrado em fotos.

Essa strain propicia frutos grandes e muito potentes.

Dá para fazer 3 carimbos fortes de cada chapéu, com intervalos de 8 horas.

Parabéns !
 
Trabalho primoroso, muito bem registrado em fotos.

Essa strain propicia frutos grandes e muito potentes.

Dá para fazer 3 carimbos fortes de cada chapéu, com intervalos de 8 horas.

Parabéns !

Muito obrigado amigo!!!

Poderia ter caprichado um pouco melhor nas fotos, mas minha camera anda com problemas e a saída foi mesmo usar o celular! Mas acho que deu pra mostrar direitinho como foi feito!

Não vejo a hora de poder colher esses chapeludos!

Abraços!!!
 
Back
Top