Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Testes de meio de cultivo

Diário de cultivo problemático.
E ai galera do forum, tudo na paz?

Bom agora que voltei a movimentar o braço legal já estou começando um novo cultivo hehe, e resolvi nfazer uns testes com um novo substrato, todo mundo sabe aqui o quanto eu nao gosto de arroz.

Bom lá vai a receita :

Milho para pipoca (reidratado por 24h)
Painço
Dextrose
Cremogema Maizena (vide informaçoes nutricionais abaixo)
H2O2 (agua oxigenada hehe)
Vermiculita
Farinha de milho
E agua lógico

Dessa vez ficou sem antibioticos pq tava sem nenhum aqui em casa, vamos confiar na agua oxigenada para segurar um poucoi as contaminaçoes ( e dar mais oxigenio para o micelio)

Bom a cremogema tem o seguinte:
Carboidratos - 20g
Ferro----------6,0 mg
Zinco----------3,0mg
VitaminaA------254mcg
VitaminaB1-----0,51mg
VitaminaB3-----6,8mg
VitaminaB6-----0,55mg
VitaminaB12----1,0mcg
VitaminaC-------19,0mg
Acido Folico------169,0mcg

Porque ele escolheu essa tal de cremogema vcs devem estar se perguntando... as respostas:

O micelio se alimenta basicamente dos carboidratos, o que a cremogema tem pouco, mas eh por isso mesmo que esta associada a mais coisas no substrato, eu escolhi ela principalemnte pelos minerais (ferro e zinco) e pelas vitaminas. As vitaminas do complexo b ajudam na quebra e liberaçao de energia dos carboidratos, o que deve acelerar bem a colonizaçao, melhorando o metabolismo celular. O ferro e o zinco sao minerais que o micelio nao produz entao tao ali pra ele pegar e a vitamina c ajuda na absorçao do ferro. O acido folico tambem serve pra melhorar e acelerar o metabolismo celular, tbem ajuda nas celulas em crescimento ,ou seja, acho que vai ajudar na frutificaçao.

A strain a ser cultivada ainda esta por se decidir, tenho aqui cultura viva em agar de gt, tenho os prints do meu ultimo cultivo de gt tbem, e uma cultura em liquido de koh samui.

Fiz 3 vidros to pensando em fazer dois de gt e um menorzinho do koh samui porque quem me mandou essa cultura falou que tah com medo dela tah contaminada.

Bom desejem sorte, vamos ver se a cremogema dará bons resultados.

Paz, amor e muita poesia!!

Como é um diario vou postando tudo na hora que for acontecendo, no momento estao na "auto-clave" , hehehe panelinha de pressão.

Paz.
 
Obrigado a todos pelo apoio :D ele ajuda muito mesmo, voces nao sabem o quanto :)

Seringa de esporos pronta e hidratando.

Com um algodao embebido em alcool eu limpei o copinho de pinga e a superficie do copo por onde entraria a seringa, suguei 6 ml de agua e lavei as plaquinhas de vidro com os eporos pra dentreo do copinho, tive que raspar com a agulha para que todos eles se descolassem delas. Suguei novamente a agua com esporos e agora ela está quetinha num canto a hidratar :D

O milho continua hidratando, mais a noite coloco ele pra esterilizar :D

Seguem fotos

Paz :)

porto rico 001.jpgporto rico 004.jpgporto rico 005.jpgporto rico 006.jpgporto rico 007.jpgporto rico 008.jpgporto rico 009.jpgporto rico 010.jpg
 
Hey psilo, já que você está fazendo vários testes de meio de cultivo, eu achei uma coisa que talvez seja legal testar, chama-se Grain flakes da Jasmine alimentos integrais.
Ingredientes: flocos de aveia, flocos de milho, extrato de malte, açucar mascavo, germe e fibra de trigo, coco ralado, flocos de arroz, gergelim, óleo de milho e uva passa (essa talvez seria melhor tirar).

Informações nutricionais por 40g:
Valor calórico - 160kcal
Carboidratos - 24g
Proteínas - 4g
Gorduras Totais - 5g
Gorduras Saturadas - 2g
Fibra alimentar - 4g
Calcio - 15mg
Ferro - 1,7mg
Sódio - 40mg

24g de carboidratos por 40g parece bastante :) E ainda tem aveia, milho, extrato de malte, trigo e arroz, coisas que o micélio gosta. Eu só tenho um print que vou usar com semente de pássaros pra depois misturar com esterco de cavalo num bulk por isso não posso testar agora.

Abraços.
 
Gostei da composiçao shroower, vou procurar pra testar sim, micelio gosta bastante de extrato de malte, obrigado pela dica, vou sair pra comprar almoço agora vou ver se jah acho :D

Preparei um pote com lã de vidro - perlon, polyfiil, filtro de aquario etc - como filtro e com milho de substrato principal.

O Substrato já foi esterilizado e esta esfriando, é composto de:

- Milho hidratado por 24 e cozido.
- Levedura
- 75mg de amoxicilina
- Melzinho da yoki

Agora a parte ruim:

Sempre que cultivo em arroz eu sou atacado pelo duende verde,Trichoderma sp. Eu estranhando que ateh agora ele nao tivesse dado as caras em meu bolo de arroz q está a colonizar tao bem. Como comprei o filtro hoje e esse pote eu fiz com o buraco para o filtro resolvi remover a tampa e selar com plastico de pvc, para poder acoplar o filtro e tampar novamente mais tarde. E a minha surpresa na hora que tirei a tampa? Muito micelio sadio e forte, em meio a manchas verdes de trichoderma, dá pra se ver até as hifas do micelio crescendo para cima, como tambem se ve a parte infectada pelo duende. Deixei o bolo em quarentena e isolado dos outros bolos, como a contyaminaçao parece ser apenas superficial tentarei trata-la com sal para testar a sua viabilidade de contençao.

Seguem fotos, segue uma da amoxicilina tambem :)

thricoderma 003.jpgthricoderma 006.jpgthricoderma 008.jpgfiltro 002.jpgfiltro 003.jpgfiltro 005.jpgfiltro 007.jpgfiltro 008.jpgfiltro 009.jpg

Porto riquenho inoculado :D

porto rico 003.jpgporto rico 004.jpg

Parece história de pescador mas nao eh nao minha gente, esses cubensis sao mesmo vikings, ou entao pelo menos jedis !!

Contaminaçao por trichoderma eh o pior pesadelo de qualquer cultivador, eu estava até bolando algumas medidas de contençao, como agua oxigena (?) ou sal, mas hoje quando acordei tive uma bela surpresa. Muitas das areas verdes de ontem do bolo foram tomadas pelo micelio branco dos cubensis e a parte verde está muito menor do que ontem de madrugada, foi uma questao de horas. Nunca vi um micelio se dar tao bem com contaminaçoes, ou pelo menos ser tao resistente a elas. Nao sei se ele vai conseguir matar esse gnomo por inteiro, qualquer coisa eu dou uma ajudinha como todo pai ajuda seu filho, mas antes quero ver do que ele é capaz. Desejem sorte , que a força esteja com eles :D

O vidro grande matriz está apresentando lentidao para colonizar esse fundo de pote. A literatura diz q é normal, e as temperaturas andam bem altas por aqui, creio que possa influenciar.

Hehe até minha mae ficou impressionada com a investida do micelio contra o trichoderma (voces perceberam que sempre estou mostrando as novidades pra ela hehe). ontem eu mostri o verdao pra ela, e hj quando fui mostrar o avanço micelial e a retrataçao verde ela falou : nossa como eles foram rapidos, ontem tinha muito mais verde!

Seguem algumas fotos

trichoderma 001.jpgtrichoderma 002.jpgtrichoderma 003.jpgtrichoderma 004.jpg

Postando para avisar que estarei viajando pelos proximos 4 dias, estarei em um curso sobre educaçao ambiental e soh volto quarta feira. Vamos ver como os bolos estarao até lá.

O trichoderma perdeu mais terreitorio ainda, certamente vou isolar esse micelio ou clonar algum de seus melhores frutos, está se mostrando muito resistente a contaminaçoes, talvez seja o substrato hehehe, parce q estou acertando.
 
Cheguei agora pouco do curso, conheci ateh um mebro do forum (tanto pe como cm) de mogi q trabalha com daime, o curso foi bem interessante e construtivo.

Como todo pai que deixa os filhos sozinhos em casa pela primeira vez eu fiquei bem preocupado, e bem esperançoso. Pensei que ia voltar e encontrar até primordias nascendo in vitro no vidro matriz, uma decepçao, aparentemente o crescimento dele parou onde está, talvbez seja troca de ar, vou fazer um casing com a parte colonizada.

O vidro inoculado com a seringa de porto riquenhos ainda nao apresenta colonizaçao, e nem contaminaçao. Dizem que eh uma raça bem lenta para colonizar.

O pote com trichoderma está indo bem (na medida do possivel, trichoderma eh um bixo maldito) o verde perdeu mais territorio visivel para o branco, mas nao sei como andam as coisas no interior do bolo.

Amanha farei novos potes e uma nova seringa de gt, quero testar trigo por dica do meu amigo Sabbath.

Paz gente, torçam ai q logo estarao vindo frutos :D

Momento magico com a familia :D

Tive um momento muito magico com o micélio. Foi emocionante, estava rolando um som, eu peguei todos eles um por um e eles me disseram q eram todos da mesma familia, ai coloquei todos eles juntos e os abracei, enquanto pensava no que diria a eles. Nao disse nada, eu apenas pensei, sem nenhuma palavra, nao precisei ( e nao consegui) traduzir o que eu sentia e o q eles sentiam e me diziam , era apenas pensamento, uma pontinha ridicula da onisciencia. Ai fui pegando um por um no colo, e dizendo tudo o que eu precisava dizer para eles, e eles me respondiam, um por um, suas vontades de grupo e preferencias individuais. Eles estavam todos separados por causa da contaminaçao. Pediram para ficarem juntos, sao todos uma familia, eles estao vencendo o verde e se ficarem juntos vao ter mais energia ainda.

O porto riquenho que ainda nao deu as caras disse que está com vergonha, todos os professores sao da mesma familia e colonia, e o porto rico é novo na familia. Os outros diseeram que ele é bem vindo, uma das culturas em agar foi inoculada no mesmo pote do gold teacher a tarde. Eu nao sabia pq tinha feito isso, agora ha pouco descobri, ele me contou: quer ajudar e introduzir o porto riquenho na familia, vai ajuda-lo se houver alguma contaminaçao (essa familia é muito boa contra elas) e que vai se juntar com ele, para tentar formar alguma coisa nova, se nao conseguirem vao dividir o substrato ao meio :D

O micelio do pote de arroz me disse que ele nao estava indo tao rapido no começo porque estava se adaptando ao arroz, eles tinham vindo do milho, e q o trichoderma invadiu a colonia em um momento fraco na epoca mas que agora eles estão enxotando os verdes de lá, a parte verde eh muito pequena.

O pote que nao tem nada ainda eu pensei muito positivo pra que a vida exista nele, mesmo que com condiçoes dificeis, depois de nascer ela pode me falar o que está ruim e eu tento melhorar o ambiente.

A cultura do chocolate disse que o substrato tah ebm duro pra furar, que eh pra mim fazer uns retalhos nele aamanha com o bisturi, antes que eles cresçam de mais e eu machuque muito eles. Ah e eles gostaram do chocolate, mas eu tenho q dar um jeito na dureza de como ele fica.

Tiramos umas fotos juntos, vou colocar a que soh aparecem eles por motivos de segurança hehe

Abraço a todos, estou aprendendo muito com meus irmaos cogus, e eles estao se entrosando mais com minha turma, gostam de um amigo meu que considero muito irmao.

Paz amor e poesia a todos!!

familia 001.jpg
 
Vixe, conversando com micélio e potes?
Bom, tudo bem, tem gente que conversa com planta, que mal há em conversar com micélio :rolleyes:
Só toma cuidado pra não ficarem te vendo fazer isso senão é daí pro hospício. :D
 
fala psilo blz hermano? cara realmente vc esta se interagindo totalmente com eles , depende do ponto de vista que vc vê possa parecer estranho, eu não acho, sempre que ando paro perto de alguma planta não escolhida tipo ando e quando vejo perto sentir a textura de suas folhas tocalas, sentir o aroma quando se tem flores eu acredito na energia que eles trazem , mesmo com a agua pode ser somente um liquido vital, mas tem momentos que agente parece enchergar de outra maneira as coisas ,pensamentos voam nessas horas, ontem eu olhei para os meus copos e pensei hj é o dia da mudança que todos sejam muito felizes vivam, é um sentimento que não tem como explicar simplismente acontece....
[]´sss:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
 
Uma observaçao interessante que vi foi que o micélio do pote matriz cresceu apenas 3mm enquanto eu estava fora (4 dias), e que desde que eu cheguei ele jah cresceu mais de 2cm (2,3cm), tudo comporovado quantitativamente.

Eles me tornaram parte da familia, minha missao é coletar vários prints e espalhar a familia por ai, para que eles nao sejam esquecidos e possam fazer sua parte na história.

Creio que será uma otima frutificaçao!
 
Momento magico com a familia :D

psilocibec disse:
Tive um momento muito magico com o micélio. Foi emocionante, estava rolando um som, eu peguei todos eles um por um e eles me disseram q eram todos da mesma familia, ai coloquei todos eles juntos e os abracei, enquanto pensava no que diria a eles. (...) Ai fui pegando um por um no colo, e dizendo tudo o que eu precisava dizer para eles, e eles me respondiam, um por um, suas vontades de grupo e preferencias individuais.

Haha Parece aquele tópico que você lembrou do antigo CM.

Você chega a conclusão que está comendo cogumelos demais quando...
...você segura o micélio no colo e conversa com ele. E ele responde!

Brincadeiras à parte, siga firme! Quero ver o final desta jornada!

Abraço.
 
Hehe, respondem mesmo cara. é emocionante!

Fiz uma cultura liquida, bem basica, a finalidade dela vai ser inocular futuras diferentes culturas liquidas para testar a viabilidade e a melhor mistura. (com ou sem ant, com ou sem levedura, etc).

A receita é bem básica: Agua de copinho + melzinho de milho da yoki

Fervi bem tudo junto e coloquei em um tubo para coleta sanguinea, ele já vem esteril e dentro dele é vacuo, muito pratico, a tampa é de silicone e fecha sozinha depois do furo da agulha, por nao ter ar dentro ele suga o meio da seringa automaticamente, gosto muito deles para fazer meios liquidos ou mesmo conservar seringas.

Coloquei o meio dentro do tubo, esperei esfriar e depois inoculei menos de 1ml da seringa de esporos q vou inocular em um novo vidro mais tarde, foram um bocado de esporos, agora é esperar começarem a colonizar. São professores dourados tambem, da mesma familia dos atuais, usei um carimbo que tirei do meu ultimo cultivo.

Paz

meio liquido 002.jpgmeio liquido 003.jpgmeio liquido 004.jpg
 
Realmente estes tubos são muito praticos , sempre utilizo pra guardar seringas de esporos , muito pratico pra armazenar culturas .

Boa Sorte no cultivo , estamos acompanhando de perto , logo estarei montando um diario , se tudo der certo !

Good Vibes !!!
 
Valew irmao Dani! É isso ai, to torcendo pelos teus tbem!

Novo substrato:

- Farinha de arroz integral
- Cremogema
- Painço
- Mel da yoki
- Levedura
- Sementes para passaros
- Amoxicilina (80mg)

Meu sonho é poder ver um substrato de arroz meu frutificar, e como a colonia da matriz me disse que demorou a se adaptar ao milho resolvi inocular esporos novos, de um carimbo de professores dourados irmao dos que estao colonizando agora, para nao ter esse problema de adaptaçao. A seringa foi hidratada por 24h e o substrato esterilizado por uma hora e meia em panela de pressao. Os potes estão com o filtro, quero ver se realmente aceleram a colonizaçao. Vamos torcer para que meu azar com arroz acabe hehe.

Abraço, seguem fotos.

cremogema 001.jpgcremogema 002.jpgcremogema 004.jpg
 
Psilo, não seria melhor reservar esses tubos pra culturas com tecido vivo não? Com toda essa gama de esporos dentro de um espaço mínimo como o tubo, devem ser geradas populações de substrains diferentes disputando o mesmo espaço.

No final das contas, quando vc utilizar micélio desse tubo vc vai ter que levar em consideração que cada pedaço que vc retirar dele pode conter uma substrain diferente e isso acaba com qualquer chance sua de fazer testes comparativos com ele.

Sorte no projeto!
 
Você tocou num ponto importante Neuro, hehe obrigado por me aponta-lo eu nem havia pensado nisso, mas é meio complicado inocular tecido vivo nos tubos, já que nao há possibilidade de destampa-los. Creio que eu pegue uma amostra de tecido dele e passe para outro tubo, e a partir desse segundo sim faça os testes, pois será do mesmo tecido. Esse primeiro deixarei para inocular substratos normais, quem sabe nao aparece uma nova sub raça melhorada? hehehe x-cogus!
 
Encubei eles para 3 dias no escuro total, coloquei um saco de lixo em cima do isopor, hehe nao conseguia parar de mexer neles, vou deixar que se recolham um pouco e voltem a trabalhar com força total.


:D
 
Casing

Aniversariei o bolo matriz e fiz um casing.

Mistura da camada de casing:
- Pó de casca de coco,
- Vermiculita
-Agua Mineral

Esterilizei os materiais em proporçoes equivalentes em um microondas por 3 minutos, e a quentinha esterilizei em um forno convencional por 20 minutos. Esperei tudo esfriar e coloquei uma camada de menos de 0,5 cm no fundo da quentinha, só para forrar mesmo, coloquei 4 cm de substrato colonizado e por cima mais 2 de mistura para casing.

Guardei o bolo em um ziplock para adaptaçao e recuperação do micélio. Enquanto isso vou montando o lugar onde vão ficar.

O pote matriz ainda tinha 1cm de substrato para colonizar, então deixei 1/4 do bolo ainda no vidro e cobri com camada para casing, minha intenção é que frutifiquem usando o proprio vidro como casing.

Guardei um pouco de substrato colonizado para inocular futuras culturas.

Mandem bons pensamentos hehe, os preparativos para a frutificaçao estão começando !!

Seguem fotos:
casing cremogema 004.jpgcasing cremogema 005.jpgcasing cremogema 006.jpgcasing cremogema 007.jpgcasing cremogema 008.jpgcasing cremogema 010.jpgcasing cremogema 011.jpgcasing cremogema 012.jpgcasing cremogema 013.jpg

Uma foto dos pais deles crescendo :D

milho frutificando 027.jpgmilho frutificando 021.jpgmilho frutificando 028.jpgmilho frutificando 019.jpg
 
Acho que em uma semana , mais tardar duas , o micelio já estará chegando a superficie , dae só colocar os casing no terrário e aguardar os frutos , belas fotos estas em do casing passado , espero que os desse casing crescam bonitos como as do casing anterior !

Boas Vibrações e Luz na Caminhada !!!
 
Neuro no de milho nao percebi, está praticamente com a mesma umidade que estava quando saiu da panela. Mas os de arroz estão um pouco mais secos sim, perderam uma quantidade de umidade considerável, nos proximos bolos eu vou fazer com filtro apenas os de milho :D

Vc tbem nota essa perda?
 
A perda é considerável... e preocupante. Até no milho rola uma perda, mas de fato parece menor.

Começo a desconfiar que substratos PF com filtro devem andar obrigatoriamente de mãos dadas com a dunkTek logo no aniversário, mas por enquanto é só uma suposição.

Isso se o micélio conseguir colonizar tudo dentro de um tempo razoável, pq senão creio que algumas medidas emergenciais tenham que ser tomadas como inoculação de água dentro dos frascos, mesmo com o risco que isso possa ter.
 
Eu já utilizei essa tecnica de inocular agua adicional em substratos que ficaram secos com o tempo, sempre tive bons resultado, inoculo com uma seringa esteril e de um copinho de agua mineral, passo um algodao com alcool como se fosse dar uma injeção e inoculo agua na boa, mas é arriscado mesmo.

Não gosto muito de dunk, meus bolos sao feitos para casing então nao tem uma boa forma estável, preciso pica-los para retira-los dos vidros então uso essa tecnica de reidratação com seringa mesmo.
 
Back
Top