Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Testes de meio de cultivo

Diário de cultivo problemático.
E ai galera do forum, tudo na paz?

Bom agora que voltei a movimentar o braço legal já estou começando um novo cultivo hehe, e resolvi nfazer uns testes com um novo substrato, todo mundo sabe aqui o quanto eu nao gosto de arroz.

Bom lá vai a receita :

Milho para pipoca (reidratado por 24h)
Painço
Dextrose
Cremogema Maizena (vide informaçoes nutricionais abaixo)
H2O2 (agua oxigenada hehe)
Vermiculita
Farinha de milho
E agua lógico

Dessa vez ficou sem antibioticos pq tava sem nenhum aqui em casa, vamos confiar na agua oxigenada para segurar um poucoi as contaminaçoes ( e dar mais oxigenio para o micelio)

Bom a cremogema tem o seguinte:
Carboidratos - 20g
Ferro----------6,0 mg
Zinco----------3,0mg
VitaminaA------254mcg
VitaminaB1-----0,51mg
VitaminaB3-----6,8mg
VitaminaB6-----0,55mg
VitaminaB12----1,0mcg
VitaminaC-------19,0mg
Acido Folico------169,0mcg

Porque ele escolheu essa tal de cremogema vcs devem estar se perguntando... as respostas:

O micelio se alimenta basicamente dos carboidratos, o que a cremogema tem pouco, mas eh por isso mesmo que esta associada a mais coisas no substrato, eu escolhi ela principalemnte pelos minerais (ferro e zinco) e pelas vitaminas. As vitaminas do complexo b ajudam na quebra e liberaçao de energia dos carboidratos, o que deve acelerar bem a colonizaçao, melhorando o metabolismo celular. O ferro e o zinco sao minerais que o micelio nao produz entao tao ali pra ele pegar e a vitamina c ajuda na absorçao do ferro. O acido folico tambem serve pra melhorar e acelerar o metabolismo celular, tbem ajuda nas celulas em crescimento ,ou seja, acho que vai ajudar na frutificaçao.

A strain a ser cultivada ainda esta por se decidir, tenho aqui cultura viva em agar de gt, tenho os prints do meu ultimo cultivo de gt tbem, e uma cultura em liquido de koh samui.

Fiz 3 vidros to pensando em fazer dois de gt e um menorzinho do koh samui porque quem me mandou essa cultura falou que tah com medo dela tah contaminada.

Bom desejem sorte, vamos ver se a cremogema dará bons resultados.

Paz, amor e muita poesia!!

Como é um diario vou postando tudo na hora que for acontecendo, no momento estao na "auto-clave" , hehehe panelinha de pressão.

Paz.
 
A receita parece boa, exceto por umas ineficiencias:

O H2O2 depis de uma panelada vai desaparecer por completo, diabus em segundos dentro da panela aquecida vc só vai ter H2O, talvez possa rolar o argumento q isso serve como uma pré limpada, tipo, matar os esporos residentes no substrato antes da esterilização. Mas mesmo nisso não parece eficiente, h2o2 é caro e mais útil em meio de cultura do q nos copos.


A sua análise dos valores nutricionais do substrato está muito boa, como complemento, passo aqui uma dica de livro texto sobre análise e preparação de composto: a razão entre Carbono e Nitrogênio (C/N) ou q tbm pode ser vista com a relação entre Fibra / Proteína, para os macrofungos tem q estar em algo tipo 25-30/1, isto é, 29 C / 1 N. O q quer dizer um substrato predominantemente Fibra. Aí no caso, pra analisar a cremogema, pegamos todos os Nitrogenados e somamo-os, comparamos com os carbohidratos, o C/N dá algo próximo à 20/0.8, um substrato bastante nitrogenado, mas ainda funcional. Substratos com muito nitrogênio tendem à contaminar fácil e inibir a colonização do fungo objetivo (se duvida, tenta usar o cubensis pra colonizar soja). Por outro lado, um substrato com pouco nitrogênio e vitaminas vai produzir macrofungos bem menos potentes.

Continue postando seus resultados!
 
è verdade cygnus a agua oxigenada antes nao adianta nada mesmo hehehe

Bom jah tah tudo esterilizado, e eu já decidi quais serao as raças e as formas de inoculaçao. Como fiz tres vidros vou inocular um com a matriz em agar, outro com os esporos do meu carimbo, e o menorzinho com a cultura liquida de koh samui. Mas soh a noitinha, pros meios de cultivo jah estarem frios e nao matarem o micelio hehe.

Acabei de preparar a seringa com esporos, a fiz a base de soro fisiologico, dentro dos procedimentos.

A vista ocorreu tudo bem, agora esperar os esporos reidratarem para inocular.

Bom inoculei os substratos mas acho que minha mao nao tah tao boa ssim entao fui meio lerdo, nao consegui ter a agilidade de antes mas vou torcer pra nao contaminar hehe ....

Inoculei um dos bolos com a matriz em agar de gt, o menorzinho com o micelio em meio liguido de koh samui e o ultimo vidro com uma seringa de esporos.

Vamos torcer pra dar tudo certo, to botando fé nesse substrato.

Paz, amor e muita poesia!

cultivo cremogema 003.jpgcultivo cremogema 004.jpgcultivo cremogema 005.jpg
 
BIG SHROOM BROTHER BRAZIL1 :
É só na Cogumlos magicos .org!!!
*nao aguentei ... :D
tou roendo as unhas meu filho, posta alguma coisa dos " encarcerados" deixa eu dar uma " expiadinha" ehhehehe esse topico vai entrar pra historia, e eu queria entrar junto com vcs...ehehehhehehe
parabens, força e luz pra vc (nao muito pros cogus pq dizem que átrapalha no crescimento) boto fé nessa sua nova fase da vida(ou nova vida nesta fase)... e torço por boas vibraçoes... aliáss tudo es´tá vibrando em alguma frequencia.. medite perto dos seus potes para evitar algum tipo de contaminante!!!

**entra vinheta do Big Shroom Brazil com a musica I WISH do infected Mushroom :D
I wish to give, to take, to make, to check, I wanna see it happen
I want to see, to be, the one that plays the game without no
fears and regrets
 
Hehehe.

Obrigado péla força de todos.

Bem até agora nem um sinal de colonizaçao e nem sinal de contaminaçao, estao do jeito que estavam quando foram inoculados, vamos ter paciencia os potes sao bem grandes e as inoculaçoes foram feitas no centro, deve demorar um pouquinho para começarmos a ver o micelio devorando esse pratao de pedreiro hahaah , bom é isso.

Paz, amor e muita poesia!
 
9 dia e nem sinal de micelio, mas tambem sem sinal de contaminaçao, consegui amoxicilina, creio que amanha mesmo se eu tiver tempo vou preparar mais dois potes para testar o antibiotico.

Paz.
 
Finalmente a colonizaçao.

Como eu havia previsto demororaria para ver a colonizaçao devido a expessura do pote, mas agora que ela apareceu se mostrou muito forte e sadia, crescendo com uma força imressionante. O micelio está bem rizoformico, e bem branco, aparenta estar gostando do substrato.

Mais mudanças eu atualizo.

Paz.

cremogema 002.jpgcremogema 004.jpgcremogema 005.jpgcremogema 007.jpg
 
Veeexe pelo q eu tou vendo tã muito lindo isso.. só vi uma pequena nuvem meio cinza, que pode ser um sinal de infecção fraca, que o cubensis parece jah ter até absorvido... boa sorte, e contiue nos mostrando.. quando tiver frutificando eu quero um spore print hein! gostei da rizoformidade desses micelios... sao tão " entrelaçados"!!
 
Notem como é lindo quando um lado do micelio se encontra com o outro lado formando um micélio ainda mais rizomórfico e forte, e tambem muito mais lisergico.

Eu estava desconfiado de uma infecçao no bolo desde os primeiros dias de aparecimento micelial, note que nas primeiras fotos o micelio esta descendo lah de cima - local das inoculaçoes - enquanto que bem abaixo dele se forma uma nuvem branca, sem a caracteristica rizomorfica do micelio acima, como esse professor estava desde o começo descendo como um barbaro viking investindo em cima do inimigo eu fiquei torcendo para que ele contesse a infecçao ou até mesmo (se os deuses vikings permitirem) cura-la por completo. Mas mesmo ele contendo ou nao eu vou clonar uma parte sadia desse micelio e isolar em agar para futuros cultivos, nunca vi um micelio com uma aparencia tao boa como esse, muito rizomorfico e agressivo, vou preservar uma amostra dele para a posteridade hehe.

Paz, amor e muita poesia!

cremogema 003.jpgcremogema 008.jpgcremogema 009.jpgcremogema 010.jpgcremogema 011.jpgcremogema 004.jpg
 
Só uma coisa que eu achei um pouco ineficiente: você não chacoalhou os potes na inoculação e nem depois. Teria acelerado bastante a colonização, já que você está usando grãos, etc, poderia fazer isso sem problemas e eles talvez estivessem totalmente colonizados antes do 9 dia :)
Você vai colocar os bolos pra frutificar direto? O crescimento rizomórfico acontece sempre que o micélio tem que se deslocar bastante, por exemplo, do ponto de inoculação até os lados do pote, já que você não chacoalhou e ele não teve como crescer de vários pontos ao mesmo tempo, não vejo muita vantagem nisso e é por isso que os bolos PF levam anos pra colonizar hehe.
Continue e vamos ver os resultados :)
 
Gostei da metáfora bárbaro viking, tem tudo a ver.

A aparência rizomórfica pode ser por causa do substrato mais "potente". Vc não acha melhor clonar um cogumelo grande e denso?
 
ae, adorei o quadrinho em baixo , dos cogus azuis... vc mesmo que pintou? auwehuaweh
tira uma fotinho pra gente ver mais de perto!
 
shroower disse:
Só uma coisa que eu achei um pouco ineficiente: você não chacoalhou os potes na inoculação e nem depois. Teria acelerado bastante a colonização, já que você está usando grãos, etc, poderia fazer isso sem problemas e eles talvez estivessem totalmente colonizados antes do 9 dia :)
Você vai colocar os bolos pra frutificar direto? O crescimento rizomórfico acontece sempre que o micélio tem que se deslocar bastante, por exemplo, do ponto de inoculação até os lados do pote, já que você não chacoalhou e ele não teve como crescer de vários pontos ao mesmo tempo, não vejo muita vantagem nisso e é por isso que os bolos PF levam anos pra colonizar hehe.
Continue e vamos ver os resultados :)

Nao chacoalhei pois o substrato que eu preparei nao o permitia, se vc tivesse prestado um pouco mais de atençao veria que foi utilizada a cremogema (que eh tipo um mingal) painço, farinha, tudo isso faz com que a mobilidade dos graos seja perdida porem faz tambem com que o meio de cultivo seja mais nutritivo. Um micelio rizomórfico é muito melhor que um micelio algodoado, alem de frutificar mais facil ele tambem é mais forte e agrwessivo. Nao vou colocar pra frutificar direto, graos nao frutificam direto, e mesmo que frutificassem eu prefiro o casing.

E cara , eu nao tenho pressa nao, eles podem demorar decadas, se crescerem direito eu ainda vo tah saindo no lucro :pos:

Cygnus X 1 disse:
Gostei da metáfora bárbaro viking, tem tudo a ver.

A aparência rizomórfica pode ser por causa do substrato mais "potente". Vc não acha melhor clonar um cogumelo grande e denso?


Então Cygnus, eu tava afim de jah clonar esse micelio e depois pegar uma amostra do melhor fruto que ele desse, acho que vou ter que fazer isso de todo jeito se a contaminaçao progredir. Mas essa aparencia rizomórfica eu nunca tinha visto nao viu cara, vo ve se consigo isola bem e se os prints dela vao ter a mesma caracteristica, ai eu isolando já libero aqui pra comunidade cogumeleira.

Paz.

mortandelo disse:
ae, adorei o quadrinho em baixo , dos cogus azuis... vc mesmo que pintou? auwehuaweh
tira uma fotinho pra gente ver mais de perto!

Hehe o quadro eu ganhei de uma ex namorada minha do sul, ela que pintou. Adivinhem onde eu conheci ela hahaha ....

cremogema 006.jpg
 
conheceu ela no santo daime?ehheheh

pootz cibec!! cara a foto composiçao sua tá OTIMA... ehwuewuh oo quadrinho + o bolo+ a maça... só faltou um coguzinho neh!
aweijaejaiej
tá tudo indo muito lindamente bem viu! eu tou com um bolo auqi colonizando em um meio teste tbm, qeu tive que improvisar pra evitar o vencimento de uns esporos que eu tenho.. se der em alguma coisa eu vou postar tbm pra vc vere!!
 
Haha a maçã nao foi nem de proposito, é q eu tava com ela na mao e precisava de um apoio haha ai a primera coisa q eu achei eu coloquei, e como ela jah tava na minha mao mesmo foi ela, note q ela está mordida haha.

E conheci a menina aqui no forum, pinta muito bem, faz esculturas de cogumelinhos e bonequinhos tbem hehe...

Bom, logo posto fotos do processo de clonagem, creio que vou realiza-lo hoje.

Paz.

Bom, para nao perder a cultura para uma possivel contaminaçao resolvi tentar isolar micelio sadio passando um pedaço desse micelio para outra cultura, seguem os procedimentos: (só vou ficar devendo as fotos pois minha maquina tah sem bateria ehehe, mas elas carregadas eu tiro umas fotos da situaçao atual)

Meio de cultivo :
- Farinha de arroz integral (eu mesmo a bati ha um tempo atraz)
- Vermiculita
- Cremogema
- Levedura
- Painço
- 50mg de amoxicilina
- Agua mineral

O recipiente de cultivo é um pote de plastico com tampa, esses potes de plastico sao muito uteis e resistem facil a esterilizaçao (soh nao pode encostar nos lados da panela), e tem uma tampa q veda muito bem e é muito pratica.

Esterilizei em panela de pressao por uma hora e vinte minutos.

Deixei esfriar o meio de cultivo e parti para a parte perigosa: tranferir micelio sadio para o substrato.

Coloquei meu avental de laboratório, luvas, touca, mascara, esquentei agua, coloquei-a em uma tijela com bastante agua sanitaria e cloro ( a agua fervendo faz com que a direçao do ar mude para cima nao deixando cair nenhum contaminante nos meios e fazendo vapores de cloro), passei lysol em tudo, passei um gel antiseptico hospitalar nas maos e coloquei tudo em cima da bancada. Abri o pote contaminado e ele estava com uma aparencia e um cheiro muito bom, igual ao de cogumelos frescos, parece que o professor manteve a contaminaçao apenas na parte de baixo do frasco. Cortei com um bisturi esteril boas partes de substrato, que como eh milho ficou bem despedaçado e os transferi para o outro meio de cultivo com uma pinça. Como um dos primeiros frascos q eu havia preparado nao tinha apresentado nem contaminaçao e nem micelio tambem joguei alguns pedaços de micelio tambem, agora temos 3 meios de cultivo colonizando.

Vedei o vidro antigo com plastico pvc e o novo com a tampa e com fita crepe no buraco no centro da tampa, ele será usado para colocar filtros de polifil, que por causa do carnaval soh vao chegar sexta hehe.

Bom, as pilhas estao carregando logo posto fotos do produto final, se nada contaminar vou isolar esse micelio em agar ou em cultura liquida (talvez nos dois) e fazer uns testes doidos com mel que estou em mente.

É isso, torçam ai e mandem boas energias hehe

Paz.!

Bom , as fotos, notem os milhos com micelio dentro do pote novo, eu inoculei de 5 a 6 pedaços no novo substrato. Notem tambem a rizoformidade do primeiro, coisa linda!

Paz.
cremogema 002.jpgcremogema 003.jpgcremogema 005.jpgcremogema 006.jpgcremogema 009.jpgcremogema 013.jpgcremogema 007.jpg
 
Lindos mesmo!!! parabeins!!! Estão parecendo torrone :p: !!!
 
Sempre quis testar a viabilidade de se usar soro fisiologico em cultivos, e como tava achando que o terceiro vidro tava muito seco mesmo, eu acabei de injetar 10ml de soro fisiologico estéril em todo o bolo e em cima do pedaço de micelio q eu joquei lá, se ele resisitir terei a resposta.

O micélio que foi lesionado quando fiz o corte para a tranferencia de cultura e tinha ficado azulado no dia hoje já está reconstituido, a parte lesionada foi absorvida e uma nova camada de micélio já se formou.

O micélio dos milhos colonizados do novo pote com substrato a base de arroz já está começando a colonizar o novo meio, a parte de micélio que está crescendo só se tornou visivel com uma lupa, quando ela ficar visiivel a olho nu eu posto fotos.

O Pote matriz está com 90% de colonizaçao visivel, é impossivel determinar o quanto do interioro do bolo está colonizado, quando a parte visivel chegar a 100% vou esperar de 2 a 4 dias para começar a pensar em frutificaçao em casing.

Bom , por enquanto é isso.

Paz!
 
Varios pontos de colonizaçao podem ser vistos agora nesse pote, eu consegui dar uma agitada e agora está com bastante colonizaçao na parte de cima, péna a maquina nao conseguir registar fielmente o q está acontecendo, hehe tentei de todos os jeitos angulos e configuraçoes e nenhuma aparece legal, mas logo quando estiver maior a parte colonizada vai aparecer melhor :D

Paz

cremogema 003.jpgcremogema 004.jpgcremogema 006.jpgcremogema 007.jpg

Haha to me sentindo abandonado ninguem mais postou nada ...:(
 
Back
Top