Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Testes de meio de cultivo

Diário de cultivo problemático.
E ai galera do forum, tudo na paz?

Bom agora que voltei a movimentar o braço legal já estou começando um novo cultivo hehe, e resolvi nfazer uns testes com um novo substrato, todo mundo sabe aqui o quanto eu nao gosto de arroz.

Bom lá vai a receita :

Milho para pipoca (reidratado por 24h)
Painço
Dextrose
Cremogema Maizena (vide informaçoes nutricionais abaixo)
H2O2 (agua oxigenada hehe)
Vermiculita
Farinha de milho
E agua lógico

Dessa vez ficou sem antibioticos pq tava sem nenhum aqui em casa, vamos confiar na agua oxigenada para segurar um poucoi as contaminaçoes ( e dar mais oxigenio para o micelio)

Bom a cremogema tem o seguinte:
Carboidratos - 20g
Ferro----------6,0 mg
Zinco----------3,0mg
VitaminaA------254mcg
VitaminaB1-----0,51mg
VitaminaB3-----6,8mg
VitaminaB6-----0,55mg
VitaminaB12----1,0mcg
VitaminaC-------19,0mg
Acido Folico------169,0mcg

Porque ele escolheu essa tal de cremogema vcs devem estar se perguntando... as respostas:

O micelio se alimenta basicamente dos carboidratos, o que a cremogema tem pouco, mas eh por isso mesmo que esta associada a mais coisas no substrato, eu escolhi ela principalemnte pelos minerais (ferro e zinco) e pelas vitaminas. As vitaminas do complexo b ajudam na quebra e liberaçao de energia dos carboidratos, o que deve acelerar bem a colonizaçao, melhorando o metabolismo celular. O ferro e o zinco sao minerais que o micelio nao produz entao tao ali pra ele pegar e a vitamina c ajuda na absorçao do ferro. O acido folico tambem serve pra melhorar e acelerar o metabolismo celular, tbem ajuda nas celulas em crescimento ,ou seja, acho que vai ajudar na frutificaçao.

A strain a ser cultivada ainda esta por se decidir, tenho aqui cultura viva em agar de gt, tenho os prints do meu ultimo cultivo de gt tbem, e uma cultura em liquido de koh samui.

Fiz 3 vidros to pensando em fazer dois de gt e um menorzinho do koh samui porque quem me mandou essa cultura falou que tah com medo dela tah contaminada.

Bom desejem sorte, vamos ver se a cremogema dará bons resultados.

Paz, amor e muita poesia!!

Como é um diario vou postando tudo na hora que for acontecendo, no momento estao na "auto-clave" , hehehe panelinha de pressão.

Paz.
 
Fala Psilo!!!

Ninguem t abandonou naum viu! PRa provar to cum uma superpergunta aki pra vc:

Pq causa, motivo, razão ou circunstancia de utilizar levedura e painço nesse novo pote???
 
Levedura serve como fonte de nutrientes, eui tava consultando uns bancos de dados sobre cultivos e em muitos a levedura aparece como uma incentivadora de micelio mais forte e rimorfico, resolvi testar pra ver se eh verdade.

Painço é da tecnica original do pf, tinha aqui em casa e quis adicionar um nutriente a mais para os cogus, estou testando tudo para depois de muitas comparaççoes e observaçoes chegar a um meio de cultivo mais eficiente e que produza melhor :D

Explicado? Mais alguma duvida eh soh perguntar :)

Paz.
 
Grãos frutificam direto sim. Já vi bolos de grãos de arroz integral frutificando bastante e de semente de pássaros também. Depois mando fotos.

Não sei se concordo com o tal crescimento rizomórfico ser melhor. É bonito sim, mas melhor, não sei. Crescimento rizomórfico mostra que o micélio está correndo em busca de alimento e água. Quanto mais tempo leva pra colonizar a parte mais a frente mais nutrientes são gastos na parte anterior. E como você vai usar casing e vai ter que quebrar todo o bolo não adianta muito ter crescido de maneira rizomórfica ou não já que as ligações entre as partes colonizadas vão ter que ser refeitas após o bolo ter sido quebrado.

É verdade, não li tudo o que você tinha usado mingal, etc.
 
Graos de arroz e sementes frutificam sim, to falando de graos inteiros e grandes, tipo milho e parecidos, eles nao costumam frutificar sem casing nao, mas depois se tiver me manda as fotos que quero ver sim :D, eu elmbro de um usuario do forum que fez os bolos de milho dele frutificarem sem casing, mas foi bem fraco e bem dificil.

Talvez esteja procurando agua, acho que o meio de cultivo tah um pouco seco sim, mas acredito que nao seja atraz de nutrientes, esse substrato esta altamente nutritivo, ateh mais do que eles precisam hahaha tem nutyrientes ai pra eles sobreviverem meses, mas agua axo q tah faltando, eu acabei de esterilizar outro meio de cultivo diferete, vou inocular a partir dessa matriz quase a 100% ai jah vou aproveitar pra adicionar um pouco de agua. Eu tive esse problema uma vez e inoculei agua de copinho com a seringa e deu certissimo, nenhuma contaminaçao.

Hehe e quanto ao crescimento rizoformico é bem mais pela estetica mesmo, mas ele é mais forte e resistente do q o algodoado, tanto é que aparentemente sanou aquela infecçao do começo do cultivo.

Bom é isso, logo mais posto sobre o novo pote com um novo meio de cultivo que acabei de esterilizar, acho que soh a noite depois que eu inocular.

Paz!
 
O lance do rizomorfismo é que, no caso de P. cubensis, essa aparência indica que o micélio é forte, saudável e vigoroso.

Eu lembro de ter lido algo a respeito, mas não tenho certeza, mas que o rizomorfismo tb era indicativo de uma melhor distribuição dos nutrientes pelo tecido micelial - acho que tem lógica.

[]'s
 
Interessante neuro, entao é o contrario... indica q tah bem balanceado e nutritivo, mas mesmo assim to achando seco hehe, amanha vou jogar uma chuvinha freesca pra eles :D

Paz

Acabei de trasnferir micélio para o novo substrato. Ele é composto de:

- Milho reidratado por 48 horas e cozido
- Sementes para passaros
- Amoxicilina (80mg)
- Aveia
- Granola
- Sustacal (sabor chocolate hehe)

Bom, como sabem estou testando varios substratos, esse era mais para testar o sustacal, a granola e a aveia foram ideias da minha mae hehe ela passou enquanto eu estava preparando o substrato e disse: poe aveia e granola, eu resolvi ouvir os instintos maternos dela e coloquei (ou seja, nao tem nenhum motivo ou justificativa cientifica :))

O sustacal contem:

Carboidratos - 24g
Proteinas - 10g
Gorduras totais - 1,4g
Gorduras saturadas - 0,8g
Fibra alimentar - 0,8g
Sódio - 120mg
Calcio - 360mg
Ferro - 5,6mg
Potassio - 250mg
Cloreto - 340mg
Fosforo - 310mg
Magnesio - 104mg
Zinco - 2,8mg
Manganes - 0,92mg
Cobre - 360ug
Iodo - 52ug (ug eh micrograma )
Vitamina A - 240ug
Vitamina E - 4,0mg
Vitamina C - 18mg
Niacina - 6,4mg
Acido Pantotenico - 2,0mg
Vitamina B6 - 0,52mg
Vitamina B2 - 0,52mg
Vitamina B1 - 0,48mg
Biotina - 12ug
Acido Folico - 160ug
Vitamina K - 26ug
Vitamina B12 - 0,96ug

Eu usei esse sustacal tanto por conter muitos nutrientes como porque eu tomava ele quando sai so hospital, fiquei mais de um mes soh no soro, tava magrelo e fraco, esse negocio me boto de pé rapidinho, ai como sobrou um monte e eu ano tomo mais decidi testar em cogumelos :D

Essas quantidades sao para saches de 40g, que foi o quanjto eu usei. Ele tambem tem açucar, leite em pó desnatado, maltodextrina e cacau. O cheiro ficou maravilhosos e invadiu a casa, se eu nao pegasse a panela logo o povo aqui de casa ia ataca o substrato antes dos cogus :D

A cor desse meio de cultivo ficou vbem escura, por cauza do chocolate. Vamos ver no que dá :D

Seguem fotos, olhem o pedaço de micelio tranferido da cultura sadia na parte inferior da foto que mostra ele de cima.Estou atualizando a do pote grande tbem, esta quase a 100%, e tem uma do isoporzinho onde guardo eles :)

Paz, amor e poesia!

cremogema 009.jpgcremogema 011.jpgcremogema 017.jpgcremogema 018.jpgcremogema 019.jpg
 
Psilo, tu tá inventando uma nova strain, a Psilocybe Cubensis T+ (Toddy/Todinho) to muito curioso pra ver o resultado desse substrato.. se crescer vai ser unico.. qual strain foi inoculada ali? abraço
 
webbymaster disse:
Psilo, tu tá inventando uma nova strain, a Psilocybe Cubensis T+ (Toddy/Todinho) to muito curioso pra ver o resultado desse substrato.. se crescer vai ser unico.. qual strain foi inoculada ali? abraço


um pedaço da cultura sadia de gt, nao foi a da matriz principal, foi do pote baixo de plastico, q tava totalmente sadio.

Hehe esterilizando agar pra isolar o micelio :D
 
Daki a pouco o Psilo tah colonizando em Nescau!!!
 
Bom como eu havia dito que faria acabei de inocular agua nos meios de cultivo que achei que estavam secos. Como estava preparando o agar e jah estava de jaleco, mascara essas coisas, resolvi jah aproveitar e colocar a agua.

A agua de copinho nunca me deu nenhum problema em cultivos, passo alcool na tampinha furo com a agulha cubro com fita crepe inoculo a agua no meio cubro com fita crepe, tudo assim bvem rapidinho, sem nenhuma virgula hehe.

O agar ainda está lah na paenla de pressao, quando for falar dele e tiver inoculado eu ponho a receita que usei.

Paz :D

cremogema 002.jpg

Retirei o meio de cultivo da panela e jah o coloquei em seus respectivos potes.

Esterilizei o meio em um pote grande para ele nao ferver e nao se espalhar por toda a panela e esterilizei os tres vidros menores juntos com ele mas sem nada.

A receita que usei para fazer o agar:

- Caldo de uma batata grande cozida
- Alimento a base de glicose da yoki (a unica diferença para o karo é 6 reais :))
- Agar-Agar
- Levedura
- Amoxicilina (50mg)


Fiz 300ml dessa mistura, esterilizei, retirei logo após sair a pressao da panela (para o agar nao endurecer), e agora está esfriando, quando chegar no poonto certo inocularei com amostras de micelio sadio das outras culturas.

Os potes usados foram dois de papinha e um de nescafé, os de papinha sao muito praticos, mas eu nao gostei muito do gosto dela nao hehe

O pote de nescafé estou deixando inclinado para expandir a area colonizavel para o micelio, os de papinha vou deixar solidificar na horizontal mesmo.

Paz :D

cremogema 005.jpgcremogema.jpg
 
Que belo diário de cultivo , tecnicas boas e inovadoras , quanto mais misturas tiver no substrato melhor pra testar os meios que o micelio mais gosta , e logo logo quero ver a frutificação , é bom fazer um casing mix com bastante fibras tbm pra sustentar os frutos , eu uso vermiculita , fibra de coco , turfa , pó de casca de concha pra controle de ph até casca de ovo e tive belas frutificações , vi tbm um post sobre terra vegetal , que apresentou muitos frutos tbm , vale a pena cada vez mais testar , assim logo teremos técnicas mais eficientes com materiais cada vez mais comuns e acessiveis .

Abraço Psilocibec , e boa sorte nesse cultivo , inovando se chega ao longe !!!
Luz Na Caminhada !!!
 
Muito obrigado pelas boas vibraçoes Sabbath, hehe tambem estou esperando ansioso a frutificaçao, como estou fazendo bastante substrato vai dar pra testar varias misturas de casing tambem, gosto muito da fibra de coco, tive bons resultados com ela, eu vi o topico da terra vegetal tambem fiquei bem curioso pra testar hehe. Vamos ver como eles colonizam, o potao principal tah com um micelio bem rizomorfico creio que frutificará com bons resultados, tanto quantitativamente como qualitativamente.

Obrigado cara, quando frutificar te envio uns prints hehe

Paz!
 
psilocibec disse:
A agua de copinho nunca me deu nenhum problema em cultivos, passo alcool na tampinha furo com a agulha cubro com fita crepe inoculo a agua no meio cubro com fita crepe, tudo assim bvem rapidinho, sem nenhuma virgula hehe.

esse é o segredo, fazer na maior agility. Eu já peguei essa jah!!! :pos: :rolleyes:
 
Transferi micelio para os potes com agar, hehe e montei uma bancadinha massa com uma mesinha de aluminio que axei no quartinho, esquecida ha seculos, eu costumava usar ela pra fazer liçao de casa quando tinha 5 anos.

Bom ocorreu tudo bem, nos potinhos de papinha tem o micelio de gt e no potao maior eu resolvi inocular uma cultura de koh samui duvidosa, pra ver se o que tava no liquido é contaminaçao ou micelio, se for micelio vao adicionando mais uma strain a esse cultivo hehe :D

Seguem fotos.
cremogema 001.jpgcremogema 003.jpgcremogema 005.jpgcremogema 006.jpgcremogema 007.jpgcremogema 008.jpgcremogema 009.jpg

Paz.
 
Não acho que seja má idéia testar meios de cultivo não. Acho legal você fazer essas coisas todas pra ver se o micélio cresce lá e frutifica direito. Mas eu acho que é um pouco de chute no vento.
Particularmente acho melhor usar coisas já conhecidas, por exemplo:
The Metabolic Pathway of Psilocybin Production
Que ilustra bem os caminhos das reações. Basicamente tudo parte de ter carboidrato suficiente. Mas eu acho que uma coisa importante seria ter fosfatos no meio pra ajudar na produção de psilocibina. Isso acho que pode ser feito se adicionando um pouco de ácido fosfórico no líquido que o micélio for consumir e regulando o pH com alguma base. Hidróxido de sódio por exemplo. Alguns sais vão se formar, mas não acho que isso seja um grande problema. Com tanto que não seja em quantidade excessiva.

Não sei, mas vou procurar em breve os efeitos das vitaminas nos fungos. Não sei se todo esse composto vitamínico do seu meio de cultivo mostra que realmente o meio é nutritivo. Algumas vitaminas podem até atrapalhar em alguns pontos no metabolismo do micélio talvez do mesmo jeito que podem atrapalhar o seu metabolismo se você ingerir vitaminas em excesso.

Abraços.
 
shroower disse:
Mas eu acho que é um pouco de chute no vento.

Não sei, mas vou procurar em breve os efeitos das vitaminas nos fungos. Não sei se todo esse composto vitamínico do seu meio de cultivo mostra que realmente o meio é nutritivo. Algumas vitaminas podem até atrapalhar em alguns pontos no metabolismo do micélio talvez do mesmo jeito que podem atrapalhar o seu metabolismo se você ingerir vitaminas em excesso.

Abraços.

Hehe , eu pesquisei a açao delas nos fungos, nao eh chute no vento nao :D

Os minerais que eles mais precisam sao ferro fosforo zinco e magnesio. As vitaminas do complexo B ajudam no metabolismo celular ajudando na radiaçao e absorçao de energia e atp, a vitamina A ajuda na absorçao dos minerais, a C tambem catalisa a absorçao de nutrientes e ajuda na retençao de energia.

Achei bem interessante esse link que vc passou, vou ver se desenvolvo algo com base nele, to pensando em esterilizar um novo substrato amanha :)

Paz!

psilocibec disse:
Porque ele escolheu essa tal de cremogema vcs devem estar se perguntando... as respostas:

O micelio se alimenta basicamente dos carboidratos, o que a cremogema tem pouco, mas eh por isso mesmo que esta associada a mais coisas no substrato, eu escolhi ela principalemnte pelos minerais (ferro e zinco) e pelas vitaminas. As vitaminas do complexo b ajudam na quebra e liberaçao de energia dos carboidratos, o que deve acelerar bem a colonizaçao, melhorando o metabolismo celular. O ferro e o zinco sao minerais que o micelio nao produz entao tao ali pra ele pegar e a vitamina c ajuda na absorçao do ferro. O acido folico tambem serve pra melhorar e acelerar o metabolismo celular, tbem ajuda nas celulas em crescimento ,ou seja, acho que vai ajudar na frutificaçao.


Bom desejem sorte, vamos ver se a cremogema dará bons resultados.

Paz, amor e muita poesia!!


Tava lah no comecinho, espero ter dado uma luz ... hehe e mostrado que o chute nao eh no vento nao :pos:
 
Bom saber, dale Psilocybe chocotenses então.
Daria até pra comprar um daqueles negócios cujo slogan é "de A a Zinco" que eu não me lembro o nome então :)

E não se incomode com o "chute no vento", foi só força de expressão :)
 
O bolo feito de arroz está colonizando muito bem, o micelio aprenseta rizomorfidade desde pequeno, com uma colonizaçao de 4 cm de diametro em volta de cada pedaço tranferido e uma aprecnia bem sadia e rizomorfica. O Pote matriz está quase totalemnte colonizado, sua colonizaçao diminuiu um pouco a velocidade mas os sinais de infecçao desapareceram, pelo mnenos por fora e a olho nu.

Estou pensando em tranferis esses potes com agar para a geladeira, está fazendo muito calor aqui e como eu coloquei muito agar nos potes (uma quantidade exorbitante, hehe é a primeira vez que preparo meio de cultivo agar) a agua dos meios está sublimando e evaporando formando bolhas nos potinhos. Iisso eu deduzi, se alguem mais experiente com agar souber de possibilidade do que possa ser eu agradecerei muito :D

Paz, seguem fotos
cremogema 003.jpgcremogema 004.jpgcremogema 009.jpgcremogema 010.jpgcremogema 011.jpgcremogema 012.jpgcremogema 013.jpgcremogema 014.jpgcremogema 018.jpgcremogema 020.jpg

Mais milho hidratando, creio que esse será porto riquenho, vou fazer a seringa daqui a pouco, depois de terminada posto como foi e fotos :D

porto rico.jpg
 
Craaaak a cibeeec tu tah com mais material ae do que os shaman do eu sou xaman meu brother!!!
ae nao esquece minah caloi.. guarda uns prints / mmicelios q logo logo eu vou fazer uma visitinha ae!!! ou vc vem pra cá fazer uma tbm.. tanto faz!!!auwheuhawuhawe
nao esquece q tem pure haze e widow master pra marofar ake em casa hein!
 
fala psilo cara muito legal suas novas ideias, boas energias vamos mandar para tudo dar certo! espero que tenha sucesso, boas informaçoes goooodd :D
[]´s
 
Back
Top