Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Testes de meio de cultivo

Diário de cultivo problemático.
E ai galera do forum, tudo na paz?

Bom agora que voltei a movimentar o braço legal já estou começando um novo cultivo hehe, e resolvi nfazer uns testes com um novo substrato, todo mundo sabe aqui o quanto eu nao gosto de arroz.

Bom lá vai a receita :

Milho para pipoca (reidratado por 24h)
Painço
Dextrose
Cremogema Maizena (vide informaçoes nutricionais abaixo)
H2O2 (agua oxigenada hehe)
Vermiculita
Farinha de milho
E agua lógico

Dessa vez ficou sem antibioticos pq tava sem nenhum aqui em casa, vamos confiar na agua oxigenada para segurar um poucoi as contaminaçoes ( e dar mais oxigenio para o micelio)

Bom a cremogema tem o seguinte:
Carboidratos - 20g
Ferro----------6,0 mg
Zinco----------3,0mg
VitaminaA------254mcg
VitaminaB1-----0,51mg
VitaminaB3-----6,8mg
VitaminaB6-----0,55mg
VitaminaB12----1,0mcg
VitaminaC-------19,0mg
Acido Folico------169,0mcg

Porque ele escolheu essa tal de cremogema vcs devem estar se perguntando... as respostas:

O micelio se alimenta basicamente dos carboidratos, o que a cremogema tem pouco, mas eh por isso mesmo que esta associada a mais coisas no substrato, eu escolhi ela principalemnte pelos minerais (ferro e zinco) e pelas vitaminas. As vitaminas do complexo b ajudam na quebra e liberaçao de energia dos carboidratos, o que deve acelerar bem a colonizaçao, melhorando o metabolismo celular. O ferro e o zinco sao minerais que o micelio nao produz entao tao ali pra ele pegar e a vitamina c ajuda na absorçao do ferro. O acido folico tambem serve pra melhorar e acelerar o metabolismo celular, tbem ajuda nas celulas em crescimento ,ou seja, acho que vai ajudar na frutificaçao.

A strain a ser cultivada ainda esta por se decidir, tenho aqui cultura viva em agar de gt, tenho os prints do meu ultimo cultivo de gt tbem, e uma cultura em liquido de koh samui.

Fiz 3 vidros to pensando em fazer dois de gt e um menorzinho do koh samui porque quem me mandou essa cultura falou que tah com medo dela tah contaminada.

Bom desejem sorte, vamos ver se a cremogema dará bons resultados.

Paz, amor e muita poesia!!

Como é um diario vou postando tudo na hora que for acontecendo, no momento estao na "auto-clave" , hehehe panelinha de pressão.

Paz.
 
Casing

psilocibec disse:
O pote matriz ainda tinha 1cm de substrato para colonizar, então deixei 1/4 do bolo ainda no vidro e cobri com camada para casing, minha intenção é que frutifiquem usando o proprio vidro como casing.


Seguem fotos:

Psilo, vc num axa malhor vc envolver seu vidro com um papel alumínio? senaum os frutos vão crescer pros lados ao invés de crescer pra cima. se fizer desse jeito, sem um bloqueador de luminosidade em volta do vidro, é maís fácil q eles frutifiquem para os lados mesmo, seria um invitro tek naum um casing
 
Casing

Mas a minha intenção é que frutifiquem in vitro tbem, tanto para cima como para os lados, apenas frutifiquem. Quero ver o comportamento da colonia ao ter duas "opções",ver qual ela vai escolher. Se serão mais frutos nascendo in vitro ou se serão mais frutos nascendo pela camada de casing. Depois que alguns nascerem in vitro talvez eu tampe em volta para observar a fotosensibilidade influenciando no direcionamento do crescimento dos frutos, ou mesmo a acão da camada de casing como indutora para o ar livre em vez do nascimento in vitro.

Também vou fazer alguns testes de fotoperiodo com esse vidro, esse cultivo está mais voltado para a experimentação do que para a produção final, claro que eu quero ter frutos e mais frutos mas a intenção primordial é testar :D, mesmo que nada de certo eu ficarei cheio de alegria, pelo menos saberei o que não fazer, hehe já eh uma boa parte a ser aprendida ;)

Abraço cara :D
 
Terrário

Montei o terrário para o casing feito a partir do vidro matriz. Pena que descobri que o saco de argila expandida que eu tinha sumiu hehe, então só amanhã :D

Por ser um casing o terrário é bem básico, um isopor, argila expandida no fundo (breve), um aquecedor de aquário e uma entrada de luz na tampa.

Fiz um furo na lateral para passagem do fio do aquecedor. Estou pensando em um sistema eficaz de ventilação, mas são só idéias por enquanto.

Todo o isopor foi emcapado com plastico de PVC para evitar os vazamentos que tive no outro terrário feito de isopor.

terrario cremogema 001.jpgterrario cremogema 002.jpgterrario cremogema 004.jpgterrario cremogema 005.jpgterrario cremogema 006.jpgterrario cremogema 007.jpgterrario cremogema 008.jpg
 
Acidente

Hoje de manhã acordei e vi que o casing tinha caido do suporte e uma das pontas da quentinha e do casing tinham ficado mergulhadas na agua morna do terrario.

Por um lado vejo isso como um acidente de médio porte, a agúa do terrario era fervida antes de ser colocada e nao tinha nenhum produto quimico (lysol, agua sanitaria etc).

Olhando pelo angulo otimista da coisa posso considerar esse ocorrido como um dunk acidental, podendo até melhorar a frutificaçao e a vida util do bolo.

Hahahaha, agora é esperar o tempo fazer seu trabalho e ver o que o futuro espera para esses professores cremogenados ;)
 
Pode ficar sussegado que tudo vai da certo...

Henrique
 
Vai dar tudo certo Psilo, lembre-se: pensamento positivo!:pos:
 
Hehe ataque trichoderma master. O duende verde dominou geral, estou colonizando outros copos, quiando tiver resultados eu posto.

Encerro aqui o diario dessas experiencias, nao consegui obter uma boa frutificaçao por causa do trichoderma, mas a cremogema se mostrou uma boa fonte de nutrientes.

Usei cremogema tambem em uma receita de agar e obtive otimos resultados. Não queria usar batata entao adicionei meia colher de café de cremogema por "placa" (que eram copinhos de goiabada com uma bundinha em baixo cheia de agar).

Esterilizei no microondas e nao tive nenhuma contaminação. Micelio muito bonito e forte. Vou abir um post sobre essa cultura.

Bom, que pena que nao frutificou, mas aprendi muito com esse cultivo, aprimorei algumas de minhas tecnicas e acabei desenvolvendo outras, melhorando cada vez mais as habilidades de cultivo. Como eu já disse pra alguns companehiros de cultivo, frutificar nem sempre é o mais importante hehehe.

Bom, abraços galera, é muito bom ter o forum de volta!
 
Dúvidas

Oi Calimba,
Meu nome é Sergio e fiz alguns cursos de cogumelo do sol (Agarycus Blazei Murril) e Shitake.
Estou procurando informações sobre os mesmos.
Gostaria de saber qual liquido você usa para fazer spore print em seringa?
Na expectativa....

ATT

Parabens pelos posts.
 
Dúvidas

Oi Calimba,
Meu nome é Sergio e fiz alguns cursos de cogumelo do sol (Agarycus Blazei Murril) e Shitake.
Estou procurando informações sobre os mesmos.
Gostaria de saber qual liquido você usa para fazer spore print em seringa?
Na expectativa....

ATT

Parabens pelos posts.
calimba nao se encontra entre nós.
o Liquido é agua destilada para diluiçao de remedios.
pode ser comprada em ampolas na farmacia, de 15 ml cada.
 
Dúvidas

calimba nao se encontra entre nós.
o Liquido é agua destilada para diluiçao de remedios.
pode ser comprada em ampolas na farmacia, de 15 ml cada.


Tem posto de gasolina que vende tb aqueles vidros plasticos parecidos com de soro, de agua destilada
 
Dúvidas

Tem posto de gasolina que vende tb aqueles vidros plasticos parecidos com de soro, de agua destilada
,
entao mas além de destilada precisa ser ESTERLIZADA, e sao essas as ampolas pra dissoluçao de medicamentos.(a dica nem é minha, é do MAURICIO.)
 
Dúvidas

,
entao mas além de destilada precisa ser ESTERLIZADA, e sao essas as ampolas pra dissoluçao de medicamentos.(a dica nem é minha, é do MAURICIO.)

Sera que aquelas não são esterelizadas??? ,,, vou procurar melhor da próxima vez que passar em algum posto !!
 
O carinha duma farmácia aqui da minha cidadezinha, me prometeu conseguir esses flaconetes de água destilada. Isso foi quando entrei no CM e fim meu primeiro cultivo. Já passei tantas vezes lá (fica na frente do meu trampo), e o cara ainda não conseguiu.... santa má vontade!!!!!:(

Bem... mas os cultivos não podem parar, então, eu uso pra fazer seringa de esporos:

água mineral fervida ou

água de poço artesiano fervida (quase sempre).

Até agora, sempre funcionou.

Os flaconetes de farmácia eliminam o processo de fervura do mesmo.

paz e luz!
 
cara sou novo na comunidade e estou a procura de psilocybe cubensis...mo na região do ipiranga e naun conheço nenhum pasto por aki se alguem souber me dizer aonde tem pasto ow se no Riacho grande eh possivel encontra-los eu agradeço...

obrigado t++ e boas trips !!
 
Fala Robson

Leia atentamente as regras do fórum, esse tipo de informação não é permitida por aqui.

Ipiranga e riacho grande, acredito que existam 100 localidades com esse nome, a nível de Brasil.

Leia muito, e parta para um cultivo, se não encontrar seu alvo.

sucesso!
 
Back
Top