Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo TAZMANIANOS - Ressurgindo das Cinzas - ooops: TKS

Diário de cultivo completo.
Olá
Meus Caros amigos e amigas e com grande prazer que venho anunciar meu cultivo.....

Minha historia com os mágicos é muito longa, mas igual a um esporo estava em dormência esperando o clima e o ambiente adequado para germinar.

Resumindo a história morava com meus pais e os mesmo pediram para eu parar com o cultivo.

Hoje estou casado na época minha namorada minha ajudava hoje minha esposa.........

estamos mais uma vez sentindo o chamado dos mágicos juntos, e, decidimos iniciar mais uma vez nossa jornada.

abaixo seguem as fotos da primeira etapa do cultivo: confecção dos bolos, a qual, foi realizada no dia 04/10/2010

espero que possamos aprender muito com vocês e com as novas experiências.......

4.10.2011 2 - Cópia.JPG

Esta foto mostra o preparo do substrato, para quatro copos foram adicionados 3 copos de whisky (copos redondos) de vermiculita 1 copo de farinha de arroz integral ( o arroz foi batido no liquidificador até virar pó), um copo e meio de água mineral, duas colheres de chá de cremogema tradicional e uma colher de chá de giz de lousa.
:
4.10.2011 3.JPG
Nesta foto podemos ver a massa pronta.... Misturei tudo, lavei as mão com sabonete protex e após desinfectei com alcool 92%, antes de qualquer procedimento. A textura da massa é esta que podemos ver na foto não muito húmida nem muitto seca.
4.10.2011 4.JPG
Para a confecção dos copos foi utilizado uma colher, lembrando que foi feito o selo de vermiculita esteril, tanto na parte de cima, como na de baixo dos copos.
4.10.2011 5.JPG

DSC01764.JPG
Foram feitos quatro copos notem que da para ver o selo de vermiculita em todos os copos, a massa sempre fizemos desta forma: não bater os copos e manter os espaços. Colocamos vermiculita seca no fundo preenchemos com massa e no final completamos com mais vermiculita seca.
DSC01775.JPG
Por fim os copos foram vedados com papel filtro, aluminio e barbante; levados a panela de pressão com água onde foram esterelizados por aproximadamente uma hora. Após deixei esfriar.

Com isto encerreou-se a primeira etapa a segunda etapa inicio no dia 08/10/2011 e no dia 09/10/2011 fizemos a inoculação agora estão na incubadora vou editar as fotos e as coloco logo.

Abraços e obrigado pela ajuda com as fotos ecuador.
 
Pelo que estou lendo nos fóruns também estou pensando em começar os meus próximos cultivos fazendo uma cultura líquida. Parece valer a pena.
 
eu vou fazer cultura liquida no final de semana do restante do carimbo, preciso ler um pouco mais aqui no forum...... Em relação aos copos até o momento sem colonização se até sabádo não colonizar vou abortar e dar continuidade neste diário com a cultura liquida, só vou me informar melhor.
comece outro cultivo, mas nao descarte os copos atuais a nao ser que estejam contaminados, ja tive potes que foram inoculados com multi esporos e so desenvolveram miscelio depois de vinte dias, entao vale a pena esperar...
 
opa passando por aqui somente para deixar aos meus amigos da positiva vibração, que, ainda não houve sinal e colonização, porém não vou desistir comprei copos novos e placas de petri com agar, agora é só testar o restante do carimbo e dar continuidade no diário. um abraço
 
kkkkkkkkkkkkkkkk tchescko é o seguinte eu vou montar uma glove box e testar a "validade do carimbo" vou utilizar um cotonete, tirar mais um pouco do print, passar no meio de cultura e verificar se ocorre algum sinal de vida. :)
 
mas vc comprou placa ja com agra??
foi isso que nao entendi bro...
 
ahh tá tchescko, mas é como o nosso amigo syanid mencionou.

Eu tenho um brother que trabalha com estes produtos então ele me favorece.;)

inclusive estou aguardando logo menos ele chega aqui com as placas, logo posto umas fotos dos procedimentos.
obrigado pela presença e até logo menos.

abraços.
 
fala galera... aqueles compos até então não vingaram, eu arrumei um carimbo de tai koh samui reinoculei-os vamos ver o que vai dar, consegegui as placas de petri mais contaminaram com o restante do carimbo de taz,,,
 
fala galera... aqueles compos até então não vingaram, eu arrumei um carimbo de tai koh samui reinoculei-os vamos ver o que vai dar, consegegui as placas de petri mais contaminaram com o restante do carimbo de taz,,,

Passou os esporos para a placa de petri de que forma?
 
tchesko foi tudo nas mai completa asssepsia, quer dizer o mais próximo de.

fala tupy belz brother?

este procedimento acabei fazendo sózinho normalmente minha esposa esta comigo e tira as fotos, mas infelizmente vou ficar devendo....

a técnica foi a da seguinte forma:

montei uma GB igual esta que já esta no meu diário......
coloquei a placa já com ágar lacrada dentro da gb e proximo do fogo
abri uma embalagen de cotonete dentro da gb e passei um no carimbo, em seguida em zig zag passei os esporos na placa tampei, lacrei e aguardei.

o que tive como resultado, nenhum sinal de micélio, somente contaminantes.....

foi basicamente isto, camarada!:D
 
é trabalhar com essas placas não é fácil não.
Mas volto a dizer, eu não usaria cotonetes, algodão libera muitas partículas, agrega contaminentes do ar também, eu iria de lâminas, que são estéreis.
 
coloquei os bolos reinoculados com esporos de TKS na incubadora vamos aguardar. Agora somente três seguem na jornada, eu verifiquei e realmente sem sinal de contaminação (um dos bolos contaminou, já me encarreguei de eliminar) até o momento sem colonização será que estes bolos estão empacados??? hehehhehehe. Consegui outro isopor desta forma estes cpos ficam isolados.....não posso arriscar de contaminar os de TKS novos.

DSC01996.JPG

Esta nova incubadora cabem 12 copos, vou ter que providenciar mais, porque ao todos tenho somente 10 copos. Os três de TAZ que haviam sido inoculados ficam nesta incubadora.
 
no caso de usar cotonetes eles precisam se esterelizados amigo, esterelize junto com os bolos ...
 
coloquei os bolos reinoculados com esporos de TKS na incubadora vamos aguardar. Agora somente três seguem na jornada, eu verifiquei e realmente sem sinal de contaminação (um dos bolos contaminou, já me encarreguei de eliminar) até o momento sem colonização será que estes bolos estão empacados???

Pode acontecer de teu substrato ter ficado molhado demais ou seco demais, ai, não adianta RE-inocular que não adiantará de nada.
 
eu achei que não iam vingar também, mas olha as fotos que acabei de tirar......

DSC01997.JPG

a incubadora da direita estão os 6 copos de TKS e a incubadora de esquerda estão os três Re-incoulados com TKS. Resolvi Verificar qual a temperatura ideal para colonização: coloquei na incubadora da esquerda a temperatura de 30 graus e na da direita 27 graus. Apesar de os bolos serem de datas diferentes foram incoculados no mesmo dia, a todo caso nos diários seguintes que montar vou fazer estesmo mesmos testes......

DSC01999.JPGDSC01998.JPGDSC02000.JPG

Estes são os bolos que apresentaram sinais de colonização e seguem na jornada..... por enquanto tudo nos conformes.
 
Back
Top