Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo TAZMANIANOS - Ressurgindo das Cinzas - ooops: TKS

Diário de cultivo completo.
Olá
Meus Caros amigos e amigas e com grande prazer que venho anunciar meu cultivo.....

Minha historia com os mágicos é muito longa, mas igual a um esporo estava em dormência esperando o clima e o ambiente adequado para germinar.

Resumindo a história morava com meus pais e os mesmo pediram para eu parar com o cultivo.

Hoje estou casado na época minha namorada minha ajudava hoje minha esposa.........

estamos mais uma vez sentindo o chamado dos mágicos juntos, e, decidimos iniciar mais uma vez nossa jornada.

abaixo seguem as fotos da primeira etapa do cultivo: confecção dos bolos, a qual, foi realizada no dia 04/10/2010

espero que possamos aprender muito com vocês e com as novas experiências.......

4.10.2011 2 - Cópia.JPG

Esta foto mostra o preparo do substrato, para quatro copos foram adicionados 3 copos de whisky (copos redondos) de vermiculita 1 copo de farinha de arroz integral ( o arroz foi batido no liquidificador até virar pó), um copo e meio de água mineral, duas colheres de chá de cremogema tradicional e uma colher de chá de giz de lousa.
:
4.10.2011 3.JPG
Nesta foto podemos ver a massa pronta.... Misturei tudo, lavei as mão com sabonete protex e após desinfectei com alcool 92%, antes de qualquer procedimento. A textura da massa é esta que podemos ver na foto não muito húmida nem muitto seca.
4.10.2011 4.JPG
Para a confecção dos copos foi utilizado uma colher, lembrando que foi feito o selo de vermiculita esteril, tanto na parte de cima, como na de baixo dos copos.
4.10.2011 5.JPG

DSC01764.JPG
Foram feitos quatro copos notem que da para ver o selo de vermiculita em todos os copos, a massa sempre fizemos desta forma: não bater os copos e manter os espaços. Colocamos vermiculita seca no fundo preenchemos com massa e no final completamos com mais vermiculita seca.
DSC01775.JPG
Por fim os copos foram vedados com papel filtro, aluminio e barbante; levados a panela de pressão com água onde foram esterelizados por aproximadamente uma hora. Após deixei esfriar.

Com isto encerreou-se a primeira etapa a segunda etapa inicio no dia 08/10/2011 e no dia 09/10/2011 fizemos a inoculação agora estão na incubadora vou editar as fotos e as coloco logo.

Abraços e obrigado pela ajuda com as fotos ecuador.
 
Hoje estou casado na época minha namorada minha ajudava hoje minha exposa.........
estamos mais uma vez sentindo o chamado dos mágicos juntos, e, decidimos iniciar mais uma vez nossa jornada.

Que bacana isso! :)

outra coisa o aquecedor que estou usando não é o mesmo e a temperatura oscila entre 28 e trinta graus na incubação. terá algum problema?

Guarde o aquecedor de lado e deixe os copos incubando dentro de uma caixa de papelão em cima da estante em temperatura ambiente.
 
valeu pela dica tupynamba e que aqui a temperatura esta em torno de 25 graus acho meio baixo. acabei de ver a temperatura na incubadora esta oscilando entre 29 e 28 graus.
 
Casal mágico!! :D Se receberam o chamado, então é a hora certa!!
Tenho um carimbo TAZ aqui, estou de olho no cultivo!! :)

Vibrações positivas! :)
 
É isso aew basidioma! Boa sorte no seu cultivo, boas vibrações!!!
 
cosmic este cultivo foi do meu próprio carimbo estou na segunda jornada o TAZ é maneiro de cultivar!!!!!!!!!! vale a pena!!!!
 
valeu pela dica tupynamba e que aqui a temperatura esta em torno de 25 graus acho meio baixo. acabei de ver a temperatura na incubadora esta oscilando entre 29 e 28 graus.

ah então tá beleza, só não deixa passar disso, senão é calor demais, vai atrapalhar o crescimento.
 
força para os micélios, consegui estabilizar a temperatura da incubadora, proximo ao aquecedor atemperatura esta 33 graus, e atraz dos copos, proximo da parede do isopor esta em 28 graus.... a temperatura nao oscila mais. O que ao meu ver é muito importante para a colonização pois o que prejudica não é estar em 28 29 0u até mesmo trinta e sim a oscilação, uma vez que a temperatura estabiliza é só esperar para o sucesso.

abraços e agradeço a todos pelas positivas vibrações abaixo seguem as fotos da raspagem do print e preparo da seringa.

Trabalho Realizado dia 08/10/2011

DSC01786.JPG

Nesta imagem podemos ver a montagem da glove box (improvisada) faca para raspar o print cone de esterelidade ( latinha de milho com alcool 92%) para evitar a incidência de microrganismos.

DSC01788.JPG

este carimbo foi feito por mim mesmo nesta data da foto, será que os filhinhos serão melhor que o pai ou mãe hehehehehehehhe
DSC01799.JPG

E por fim a raspagem dos carimbos e preparo da seringa a qual ficou na geladeira por 12 horas e no dia seguinte fiz a inoculação, por falta de tempo posto outra hora. Abraço a todos
 
consegui estabilizar a temperatura da incubadora, proximo ao aquecedor atemperatura esta 33 graus, e atraz dos copos, proximo da parede do isopor esta em 28 graus.... a temperatura nao oscila mais. O que ao meu ver é muito importante para a colonização pois o que prejudica não é estar em 28 29 0u até mesmo trinta e sim a oscilação, uma vez que a temperatura estabiliza é só esperar para o sucesso.

A temperatura é fator importante. Tem-se notado que a temperatura de 30ºC está álém da temperatura que o fungo se adapta. Não esquecendo que nessa fase (de crescimento do micélio) a atividade metabólica dentro do copo é grande o que vai elevar a temperatura dentro do copo. Então se na incubadora voce esta lendo 28ºC dentro do copo é bem possível que esteja a 30 a 31ºC. Temperatura que o fungo não aceita.

Notei que o seu carimbo foi feito em 2008. Ou seja, já é um carimbo velho. Seria bom fazer uma Cultura Líquida para reanimar os esporos. Talvez somente fazendo uma seringa não baste para tirá-los da dormência. Mas claro, pode funcionar também.
 
entendi tupynamba... vou ver se abaixo a temperatura do termostato um pouco.... mas pela média: na extremidade proximo da parede do isopor está 29 e mais ao centro está 33 graus, a média está 31 . e realmente a temperatura não passa disso já controlei em periodos de uma hora em uma hora, depois de quinze em quinze e de seis em seis, não ocorre oscilação você acha que ainda pode ter problemas????
vou tirar uma foto da incubadora pra vc e a galera da cm dar uma olhada se esta configuração seria a mas adequada.
Pelo que li os eporos suportam longos periodos em ausência d'gua ficando em dormência, de qualquer forma estou com dúvidas. Agora so temos uma maneira de saber experimentando hehehehehe.

abraço e fique na paz
 
queimar acho que não queima porque para fritar os esporos precisaria de pico de 40 graus.

Por experiência própria: no meu primeiro cultivo eu cometi o erro de colocar os copos sem regular o termostato.... tcham tcham tcham eu havia colocado dois termometros na incubadora após duas horas estes termometros estouraram porque a temperatura passou dos quarenta graus. Ainda sim a coisa fluiu muito bem, acredito que a temperatura externa era acima de 40 graus mas nos copinhos não alcançou pico de 40 graus se não, não haveria frutificação.

agradeço as boas vibes lupelios

abraço.
 
sem as luvas =] gostei da tek da glovebox. mas deixo a dica da glove edredon box. um loko ai do forum ta se saindo bem nela. boa sorte no seu cultivo!!
 
ja trabalhei sem luvas tambem...mas acho um risco desnecessario,qualquer vacilo pode colocar tudo a perder...
sorte nesse cultivo camarada!!
 
eu optei em trabalhar sem luvas (assumi um risco) mas desinfetei a mão com alcool 92 e sabonete protex antes do trabalho e, só tirei as minhas mãos de dentro da glove box quando encerrei os procedimentos.

Glove edredon box kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa eu fiquei curioso vou vasculhar o fórum para ver...

abraço camaradas e obrigado pela presença.
 
Fala basidoma! Vou acompanhar teu cultivo, espero que tudo corra bem! Eu tive uma tentativa de cultivo que acabou sendo frustrada. Acredito que realmente não era a hora. Pretendo cultivar novamente, espero ter melhor sorte dessa vez, e não cometer nenhum vacilo. Em relação à temperatura de colonização, concordo com o Tupy, deixa a criançada numa caixa de papelão quieta num cantinho do armário.
Boas vibrações para teu cultivo, e pra sua família!
Abraço!
 
Uma dica. Só se ai na sua região for o Sul do Brasil, ou estar morando em clima de montanha, senão não tem necessidade de uma incubadora. Deixe o micélio colonizar em temperatura ambiente.
 
Um bom filho a casa retorna,
muita luz no seu cultivo.
 
Back
Top