Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Seria possível?

calma gente !!!
acho que tudo que foi dito ajuda muito, mesmo as coisas que parecem piada, é serio.
o caso do estrume(esterco como chamamos aqui) na verdade é hipersupervalorizado aqui !!
LEMBREM-SE QUE ESTAMOS AFASTADOS DOS RECURSOS EM GERAL!
então já chegou a 8 REAIS O SACO DE ESTRUME AQUI !!
é serio.
pra 10 ha como é o importante aqui, iria algumas ton. e uns 20-30 mil reais pra deixar como deveria a terra. POREM NÃO TRABALHAMOS COM ESSE IDEIA DE PRESSA CAPITALISTA, podemos sim ir criando animais e assim tirando aos poucos vantagen do estrume deles, seja quais forem: até o nós mesmos seres humanos !!!

tenho coelho já pra quem viu as fotos !!! são otimos. obg pela ideia.
acho que esse topico aqui mostra BEM O QUE ACONTECERIA SE ESTIVESSEMOS PERTO SEM PREPARO !!! SE AQUI DE LONGE É DIFICIL DIALOGAR E AS PESSOAS ENTENDEM MAL.
IMAGINEM DE PERTO, tem que ter mesmo afinidade, estudos, discussoes produtivas, votações, enfim, o uso de tudo que é ferramenta pra manter o grupo mais coeso.

vale até luta em tatame, arte marcial, yoga, projeção juntos, reunião (ahhhg!), tudo isso

até mais e continuem participando.
 
Por isso que falei que é preciso um encontro pessoal antes de mais nada.
 
olha, tenho uma triste noticia, o terreno pegou fogo ontem, juntamente com o dos vizinhos.
parece ter sido causado pela rede eletrica (soluções humanas que causam mais problemas!)

foi muito triste, tá tudo queimado;

MAS AINDA NUM DESISTO. RESISTO.
Na verdade damos sorte de não queimar casa ! foram centenas de ha. de todos.

Sinto pela pessima noticia e passarei mais tempo aqui pela cidade até recompor nossas estrategias. NOVAS;

até
 
Não sei se importam, mas se for oportuno, me informem sobre a validade dessas postagens de pdf que estou a realizar !!!!???

-COMENTE !
 
na minha opiniao ler é sempre bom mas
o essencial mesmo é botar a mão na massa
arrumar os bixo e as plantas e botar pra produzir
tratando sempre com muita observação e amor

oqq q queimou???
essa terra é toda desmatada?
o solo é rico?
como é o clima ae?
fala pra nos das caracteristicas da terra pra agente ver oq q da mais certo nela
 
Nem sempre a queimada é ruim! As vezes os oslo fica mais rico... AS VEZES...
Praterra, descreve o que tem / tinha de árvores naturais e o clima, como Druida falou, assim tem amsi chances de podermos te ajudar...
 
olha, tenho uma triste noticia, o terreno pegou fogo ontem, juntamente com o dos vizinhos.
parece ter sido causado pela rede eletrica (soluções humanas que causam mais problemas!)

foi muito triste, tá tudo queimado;

MAS AINDA NUM DESISTO. RESISTO.
Na verdade damos sorte de não queimar casa ! foram centenas de ha. de todos.

Sinto pela pessima noticia e passarei mais tempo aqui pela cidade até recompor nossas estrategias. NOVAS;

até


Por enquanto, uma alternativa, seria você "tampar" espalhar palha seca (grama cortada, palha de milho, palha de capim, etc) por todo o espaço, não deixar a 'terra queimada' pegar sol. A terra vai se recuperar bem mais rápido.
 
OK Negada....tovendo que o negócio é sério mesmo....


Praterra, se tiver interessada, meu irmão é Engenheiro Agrônomo pela ESALQ e trabalha com projetos para Fazendas, já fez projetos para várias propriedades pela América do Sul com uma empresa de consultoria...o cara é profissio mesmo

Posso falar com ele para fazer um projeto "pela causa":D... Mande MP com e-mail para podermos pedir mais detalhes técnicos da propriedade (recursos hidricos, suplementos..balablaba) para viabilidade de um projeto.Não precisa falar o local exato se tiver com receio...

Já que é sério, vamos fazer "direitinho" então...:eek:

TKS!
 
Sinto emoção em ver muitas pessoas tentando ajudar !:(

Tentei escrever mais, porem assim que ia clicar pra add. tive problemas.
mas vou novamente escrever:

Azrael:Sim, toda ajuda sim benvinda.
Não. não tenho receios nesses foruns, ainda acredito que tem muitas pessoas legais, mais boas pessoas que ruins.

por isso ai vai um link com fotos:
http://pmmprado.spaces.live.com/

e tb evito colocar dados como endereços claro.
email: pmmprado@bol.com.br

Druida e para todos descrição:

a vai:
é que eu tb estou com um terreno aqui em RR, clima sol rachando e poucas chuvas durante esse mes-são uns 3 meses sem chuvas e o restante com chuvas constante aumentando em março e vai diminuindo até julho cessar.
solo: arenoso ACIDO.
Veg.: cerrado de campo sem diversidade, fam. cyperaceas e gramineas.
RAQUITICA porém, exceto o fogo, ela é intacta nesse sentido ´ecologico´
muito sol, 40 graus, chuvas mais de 2000 ao ano, muita,vento muito de norte ppra sul, declive perto de um igarape uns 100 m. desce em declive de uns 4 m de diferença. com solo bem exarcado e pega enchenta por uns 3-6 meses.
fogo, algum risco, mas controlado por acerros.
pouco microclima favoravel as plantas.
porém agua rasa em todo terreno a algums metros de profundidade apenas, uns 4-6m. e que alaga um pouco em meados de março junho...
INTENÇÃO: plantar e recriar uma floresta que existiu ali possivelmente e vizinhaça.

toda sugestão é bem vinda, principalmente quanto ao modo mais barato de plantar

1-pensei em simplesmente espalhar as sementes, mas muitas morrem esturicadas ao sol que está de rachar.

2-pensei em bolas de argila com as sementes, dai algumas poucas nasceram num sei se num conzinharam até as chuvas chegarem, ou jogo em outra epoca.

3-pensei em gradear e junto ir jogando sementes, mas algumas perferiam muito ou pouco enterredas, ficando dificil um controle sobre isso ?? o que acha ?

4-pensei em buracos com materia organica, mas isso leveria muito tempo.
pensei em bolotas de um tipo de gel pra acompanhar as sementes e guardar umidade...
pensei em grandes quantidades ou mudas ?

Então, num é desmate druida, mas vegetação apenas uma polvora !!!

já li muito, mas na pratica num encontro solução para a melhor forma de plantar nessa situação sem chuvas e de forma rapida e viavel.

tupy: boa ideia, mas vou ficar uns dias na cidade e sozinha, meu esposo vai visitar a familia dele longe e será festas !
sem mão de obra aqui a coisa é ralada. isso ai precisa transporte tambem.
mas adorei a ideia e posso tentar !
 
Não tem nenhum instituto de permacultura ai em Roraima?
Seria o ideial pra ti Praterra.
 
Boa idéia tupy.

Tenta entrar em contato com a Embrapa de Roraima, fica em Boa Vista. Eles podem te passar algum material de referência sobre permacultura e congêneres.

http://www.cpafrr.embrapa.br/embrapa/

O fogo faz parte dos ciclos. É uma notícia ruim mas talvez nos ajude a encontrar novos caminhos para este projeto.
 
Sim, tenho contato com a embrapa sim.
Eles ajudam mais no sentido teorico, livros...

Aqui mesmo num encontrei niguem muito interessado não, apenas pessoas um pouco afins, ainda caminhando pra uma coisa que tente agradar grandes e pequenos, gregos e troianos.

Fiz até a analise do solo com eles, mas na pratica mesmo, são instituições quase ´´ publicas´que muito cheias de vicios. Tenho amigos por lá.

e não, não temos ninguem ligado a permacultura mesmo, nenhuma escola
apenas em manaus a 850 km. de estrada ruim.

Pretendo ir lá logo.
 
já que gostaram das pdf para ler... ai vai mais algumas garimpadas a dedo ! literalmente.

-->mas como está restrito o tamanho de arquivos. quem se interessar manda email que envio. ok.

vou finalizando.
 

Anexos

  • especies_florestais ESPÉCIES VEGETAIS UTILIZADAS +.pdf
    740.9 KB · Visualizações: 59
  • RBA-2007-1463 valor de uso Estudo florístico dos quintais agroflorestais+.pdf
    361.9 KB · Visualizações: 7
  • RBA-2007-1662[1] Os quintais agroflorestais em áreas de agricultores familiares no município de.pdf
    374 KB · Visualizações: 7
Então estou ainda na luta aqui.

Acreditava que dentro de tanta gente com a cabeça legal alguem ai querer participar juntos ao vivo, frustrei legal.
É muito estranho isso pra mim, sem querem ofender ninguem.

Sei que é dificil abandonar coisas para fazer outras coisas, mas
acho que para quem tá buscando mudanças é impressidivel isso,
será que não há ninguem disposto oficialmente em mudar de vida, de estado, de contexto...enfim..

será que terei que desistir. enviem email por favor que quer acompanhar mais de perto:
pmmprado@hotmail.com
 
Praterra eu sinceramente sabia que hora mais hora menos você iria sofrer essa decepção. vi com você estava empolgada e até por isso parei de postar no tópico e incentivar pois sei que não poderia me mover para ai agora.

Todos tem muito interesse mas é difícil alguém realmente meter a mão na massa. O processo é extremamente lento e muitos ainda estão se estabelecendo, assim como eu.

Pode ficar calma pois é bem demorado o processo mas a tendência é que logo essa idéia vai começar a se tornar o "único meio". Então quando isso acontecer e você já estiver no meio do projeto, vários vão surgir querendo usufruir da sua terra e de seus esforços. Vai ser então que você verá quem realmente merece ficar nesse espaço com você.

Por favor não desanime, o caminho é difícil mas estamos todos tentando sair dessa babilônia. Cada um da sua maneira lenta e progressivamente.

Peço desculpas se deixei expectativas com relação a alguma coisa mas avisei desde o começo que não poderia me mover nós próximo 2 anos pelo menos.

Com relação a qualquer dúvida ou sujestão que precise, no que estiver ao meu alcance ficarei feliz em ajudar.

Em breve espero poder ajudar muito mais.
 
Bom, estou me correspondendo com a praterra e pretendo subir pro norte em 2011. Só mais um ano para resolver algumas coisas mas a mente está direcionada para este projeto mesmo.

Dou toda força para esta mudança.
 
a ideia é boa sabe oliveira
mais muitos de nos aqui do cm
temos vidas a parte
constituo uma familia
e nao posso largala
por opçao mesmo
mas a iniciativa é muito boa

mas acho que ficaria melhor ainda
se o intuito
fosse tipo um retiro espiritual pra finais de ano
e de semana
com um grande cultivo micologico outdoor
pode crer que eu já tive essa ideia
mais achei que ia ser devaneio meu

nao te desestimulando
mais pra tirar essa ideia
da pagina da internet
vc vai precisar muito mais do que amigos do cm pra isso
cara essa ideia é tipo se desconectar da sociedade...
 
Então estou ainda na luta aqui.

Acreditava que dentro de tanta gente com a cabeça legal alguem ai querer participar juntos ao vivo, frustrei legal.
É muito estranho isso pra mim, sem querem ofender ninguem.

Sei que é dificil abandonar coisas para fazer outras coisas, mas
acho que para quem tá buscando mudanças é impressidivel isso,
será que não há ninguem disposto oficialmente em mudar de vida, de estado, de contexto...enfim..

será que terei que desistir. enviem email por favor que quer acompanhar mais de perto:
pmmprado@hotmail.com

Eu sei bem como vc se sente meu amigo, é frustante ver que só vc pode e quer mudar realmente. É como dizem por ai: Todos querem voltar pra natureza mas ninguém quer abrir mão do carro pra ir a pé.
Se fossemos mudar realmente pra esse tipo de vida temos que largar todo materialismo que existe dentro de nós, se desapegar mesmo de tudo e de todos e ir....mas a pé, senão já começa errado. Usando de carona, ajuda de outros e até mesmo meios como bicicleta seria a saída certa da babilônia para a utopia. Mas isso parece ser fácil mas é mais difícil do que parece.
Sou simpatizante de vossas idéias Oliveira e Praterra e estarei a dispor no que se refere a cultivo auto-suficiente, venho realizando isso já faz algum tempo e posso dar apoio e informações. Se forem usar esterco, usem qlqr. um de animais menos de humanos porque há contaminação através deles.
 
Oi gente, legal ver vocês participando novamente, acho que vou escrever sempre qualquer coisa só pra ver vocês mesmo, gosto do estilo, das ideias, da forma, da cor e sabor que vocês escrevem... e é mesmo por isso que acreditava encontrar mais pessoas dispostas na pratica a abandonar quase tudo.

Digo quase por que não vamos aqui criar nada radical a esse ponto, todos tem suas liberdades individuais privadas ...

Como eu disse antes, tudo vai depender muito de quem aparece aqui primeiro, serão as pessoas que darão forma a coisa.

Acreditando que posso ser mais honesta com todos vocês, quero dizer que nunca pensei que seria facil, mas o que é o facil?
será facil passar a vida com um salario mediocre escravo dos outros nas grandes cidades e sem nada !
nenhuma dignidade ?

Acho que um das questão que rola na mente de quem QUASE PENSA em vir pra cá é a questão ligada mesmo a dinheiro: como viver, como crescer, como ter uma profissão aqui, um familia e coisas assim normal !

Mas olha, garanto que tentarei algo bem equilibrado nesse sentido, não acredito em nada que vá explorar pessoas como alguns lugares ´ecovilas´que conheçi por ai. Todos terão opções e liberdade, penso eu.
Muito disso tem virado empresa e coisa empresarial, e é por isso que coloquei essa proposta bem aqui mesmo.

Mas pela quantidade de pessoas que me escreveram (poucas= nem duas duzias serias e menos de uma meia duzia seria como o nosso amigo oliveira)
vou ter que abrir o leque de divulgação em lugares que de inicio num quis, agora será depois a peneira... entende ?

Mas é muito importante que pessoas como ele digo como e quando pensam em vir, isso dá animo unico.

locumelos --> a ideia pode ter isso sim de receber pessoas em epocas determinadas, e serão bem vindos sim, mas preciso outros que queiram ajudar ao vivo AGORA apoio em trabalhar junto.

louchas --> não penso em ser tão radical, sem essa de coco humano, até porque não precisamos. Mas algo como uma privada seca que poderá servir fertilizante apenas para uma arvoré qualquer sem uso plantada depois de anos encima mesmo dela sem perigo né ???

obrigada e vamos continuar em frente.
 
Praterra querida irmã, tenho o maior respeito e consideração por sua iniciativa, gostaria de poder fazer parte dessa aventura mas com o pé no chão e as idéias no lugar eu não ainda poderei largar minhas responsabilidades que me prendem por aqui (SP) mas tenho muita vontade de fazer isso que vc disse, acho que é o sonho de todos por aqui mas poucos poderão realmente realizar.
 
Back
Top