Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Seria possível?

oliveira

Cogumelo maduro
Membro Ativo
28/09/2008
78
62
Enquanto deito na minha cama e a cabeça pesa e começo a divagar nao sei se a idéia que aparece é fruto de pensamentos loucos ou se seria realmente possível.

Achei que o fórum do CM seria um bom lugar para discutir sobre e quem sabe ter parceiros dispostos a colocar a idéia em prática.

Um comunidade engajada com a paz e a natureza. Essa seria a proposta. Juntar pessoas interessadas, comprar um terreno num interior perto de algum rio(gostaria muito que fosse no norte) e edificar nossas moradas trabalhando juntos. As casas podem ser feitas usando taipa, madeira, palha qualquer coisa que nos dê proteção e conforto e que esteja ao alcance das nossas mãos.

Nao acho que seja impossível se aparecerem pessoas REALMENTE interessadas. É complicado largar a família e viver outra realidade mas quem sabe não montamos algo para que depois venham nos visitar e purificar suas almas, ficariam muito gratos. Poderíamos praticar e desenvolver vários de tipos de arte como música, pintura e literatura e nossas investigações espirituais.

Quanto aos alimentos, vamos tratar de plantar de tudo e viver da terra somente. Ainda nao estudei muito sobre, mas existe a permacultura que parece ser um sistema interessante de interação entre o ser humano e a natureza.

Gostaria de saber a opiniao de vcs e se possível poderíamos debater e juntar o maior numero de idéias para termos um bom projeto e para que tudo dê certo se existirem pessoas interessadas.

PAZ AMIGOS.
 
Pô, cara... Tô procurando alguém que pensa como você..
Coincidência? Também penso assim.. Também acredito nisso, busco isso que você descreve.
Uma comunidade fraternal? Contate-me..
Pensamentos loucos?? Loucos são os outros.. contate-me
 
Vá para alguma tribo de indios, Amazonas , mexico, Perú.Ja tem gente vivendo assim.
 
Se é pra montar OUTRA religião nem perde tempo parceiro.
:neg:
 
nada de outra religiao...

já tem demais

nao quero ser profeta salvador de nada

É só tentar implantar um sistema de vivência com pessoas interessadas
 
Cara muito interessante sua proposta, mas é preciso ter embasamento e bastante conhecimento da terra e do ciclo da natureza para fazer isso.

Meu objetivo futuro consiste + - nisso mas sei que conheço muito pouco para tentar isso.

Já assistiu Into the Wild? Se não, dá uma olhada e diga o que você acha.
 
Pois é. Nao adianta fazer nada na doidera.

Tem que ser estudado e planejado. Se quiser participar de um grupo de discussao via email fique a vontade para me passar o seu. Já estou me correspondendo com o chucky.

E já vi sim o filme, gostei, é bem inspirador.
 
no que precisarem de consultoria micologica eu ajudo a distancia mesmo.
:pos:
 
Cara é um belo projeto, bem penssado

pra quem quer viver numa comunidade assim, seria o paraisoo

e quem nao gostaria d ficar num local assim, sair da selva d pedras nem q fosse por uns dias.

PENSSOU ALTO OLIVEIRA , MAS É ISSO AÍ TEMOS Q SONHAR DISTANTE...
 
A idéia é legal, eu apoio!

Tem várias comunidades alternativas e ecovilas aqui no Brasil que podem servir de fonte de inspiração, dê uma googlada que você encontra. No orkut também tem comunidades discutindo sobre ecovilas, com. aternativas e permacultura. Acho que seria essencial fazer uma visita a algumas comunidades pra sentir como é, coisa que eu pretendo fazer por conta ainda em 2009.

Nesse post do skyscrapercity tem alguma coisa : http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=600490

alguns links interessantes:
http://www.ecovilasbrasil.org/portal/
http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2003-1/ecovilas/index.htm

Um ponto que notei quando discuti sobre esse assunto com o pessoal mais entendido é o da "cola". Segundo eles, pra qualquer comunidade funcionar é preciso uma "cola" que mantenha os membros da comu em uma espécie de equilibrio dinâmico - nas comu do alto paraíso essa cola é o esoterismo por exemplo. Arte e cogumelos mágicos seriam ótimas "colas" na minnha opinião!:cool:

valeu
 
acho que se nos juntarmos todos e tivermos um propósito é possível sim..
concordo que exige muito estudo e planejamento e ainda acho que haverão pessoas dispostas a 'estragar tudo'.. mas viver assim é um sonho e se houverem pessoas dispostas a isso me chamem! :D

:luz:
 
acho que se nos juntarmos todos e tivermos um propósito é possível sim..
concordo que exige muito estudo e planejamento e ainda acho que haverão pessoas dispostas a 'estragar tudo'.. mas viver assim é um sonho e se houverem pessoas dispostas a isso me chamem! :D

:luz:

Mas como as pessoas estariam engajadas para fazer o projeto e estariam dispostas a estragar tudo? de que maneira?


Um planejamento de como deve ser feito é necessário.

1 - Estudar os métodos de subsistência natural (comida e água). Poderiamos cavar uma cisterna que nos desse agua e plantar a comida.

2 - O lugar onde iremos implantar. Alguns terrenos no norte, acho que podem ser comprados de valor nao tao caros.

3 - Discutir sobre o que podemos produzir alem da nossa subsistencia; Chás medicinais, cogumelos e etc.

4 - Como vamos construir nossas casas?

5 - Além de tudo produzir arte também de diversas formas,

Vai ser preciso uniao das pessoas que tem vontade. E nao é coisa de daqui a 2 meses. É tempo de mais de ano pra discutir até que possamos ter condicoes pra implantar. Essas condicoes incluem também um capital monetário inicial que cada um poderá contribuir para que possamos iniciar o projeto. Espero que se surgirem interessados, que venham com idéias! Várias cabeças pensam e chapam mais do que uma. :D
 
Tava pensando com meu botões aqui. Acho que as ecovilas são um modelo primitivo do que que será a humanidade num futuro próximo, se todas as suspeitas de alerta climáticos estiverem corretas. Viver em comunidades menores integradas à natureza, com uma coesão social baseada em afinidades de grupos parece ser uma boa alternativa (se o cara curte cogu vai morar numa de malucos banguelos, se curte engenharia da computação vai morar numa de nerds pesquisadores ou ainda comunidades sincréticas com todo tipo de gente, etc).

Fiquei aqui imaginando um mundo lotado de ecovilas e as cidades atuais como museus gigantescos que a galera vai visitar de vez em quando. Um modelo que segue o padrão de rede, tendo as ecovilas como hubs, algo que pode ser considerado análogo a internet. Pirei aqui com isso. :) Com toda a tecnologia que temos atualmente já seria possível, se tivéssemos um modelo monetário diferente talvez e claro, gente desperta do sono consumista.

Utopia às parte, seria legal tentar garimpar informação de fontes que estão aí experimentando viver assim desde os anos 60. Existem vários modelos pra todo tipo de problema que pode ser encontrado, desde os aspectos sociológicos de uma comunidade / ecovila até a parte estrutural, energética, por exemplo.

A ecovila clareando têm umas iidéias boas pra parte estrutural. Vejam os vídeos com o Seu Hiroshi, um tiozinho muito doido com quem eu adoraria tomar uma cerveja: http://www.clareando.com.br/interno.asp?conteudo=videos

Dá uma olhada nesse PDF da gaia education ( tipo uma faculdade pra ecovilas): http://www.gaiaeducation.org/index.php?option=com_content&view=article&id=47&Itemid=71
Dei uma lida por cima e parece ter uns pontos bem legais sobre o assunto pra quem está começando.

Uma coisa que eu acho importante seria ter uma fonte de renda, ou várias. Não toparia viver numa comunidade isolado do mundo, sem internet, sem grana pra poder viajar pra outros lugares. Acho que esse lance de viver no meio do mato no esquema bicho-grilo é furada. Interação com o mundo é essencial e como ainda não existe um modelo monetário mais justo acho que o lance é partir pra um esquema de planejamento comercial pra manter o sonho vivo. Sei lá, vender cogumelos comestíveis, alimentos orgânicos, esculturas.

Dá uma olhada no que uma das ecovilas mais bem sucedidas do mundo produz: http://www.ecovillagefindhorn.com/findhornecovillage/sustainable.php

Não que precise de tanta seriedade mas é um ponto interessante pra levar em consideração na minha opinião.

Outra ecovila que vale a visita cuidadosa no site é a Damanhur: http://www.damanhur.org/
Esses caras têm um templo subterrâneo faraônico! Coisa de cinema. O foda é que eles são altamente esotéricos e há alguns indícios de fraude por parte do líder da comunidade. Sei lá né...

Putz, esscrevi demais nesse post. Outra hora complemento.

Abbraço
 
Mas como as pessoas estariam engajadas para fazer o projeto e estariam dispostas a estragar tudo? de que maneira?


Um planejamento de como deve ser feito é necessário.

1 - Estudar os métodos de subsistência natural (comida e água). Poderiamos cavar uma cisterna que nos desse agua e plantar a comida.

2 - O lugar onde iremos implantar. Alguns terrenos no norte, acho que podem ser comprados de valor nao tao caros.

3 - Discutir sobre o que podemos produzir alem da nossa subsistencia; Chás medicinais, cogumelos e etc.

4 - Como vamos construir nossas casas?

5 - Além de tudo produzir arte também de diversas formas,

Vai ser preciso uniao das pessoas que tem vontade. E nao é coisa de daqui a 2 meses. É tempo de mais de ano pra discutir até que possamos ter condicoes pra implantar. Essas condicoes incluem também um capital monetário inicial que cada um poderá contribuir para que possamos iniciar o projeto. Espero que se surgirem interessados, que venham com idéias! Várias cabeças pensam e chapam mais do que uma. :D

Po, falei falei e nem toquei nas questões do teu post. Viajei.

1 - Água da fonte com o estritamente necessário, reservatório de captação de chuva para o trivial. Captação de chuva a partir do telhados por exemplo é bem interessante e funciona em algumas ecolvilas que andei fuçando pela net. Alimentação tem a tal da permacultura que é muito bacana e tem se comprocado eficiente. Eu acharia legal per um lago por perto pra criar peixes.

2 - Tem que analisar o local segundo a proposta da comunidade. Geografia, solo, fauna, flora e clima. É um ponto muito delicado que vai determinar vários limites como produção de alimentos, infraestrutura, ensumos, etc.

3 - Outra coisa que é dependente da "cola" da comuinidade e das características de seus membros. Tem que ser algo completamente comum aos membros fundadores. Algo a se discutir com prioridade com o grupo pré-estabelecido. Eu ainda não pensei seriamente sobre isso mas acredito que produção de orgânicos pouco perecíveis (com longos prazos de validade) seja o ideal. Mas aí é algo mais dependente da capacidade dos moradores e deve ser pensado com calma.

4 - É questão de entrar em consenso. Existem várias alternativa baratas a partir de barro argiloso, principalmente. Tijolos adobe, super adobe, pau-a-pique, madeira. Tem até uma tecnica com tijolos adobe que utiliza extrume de vaca na formula dos tijolos e no reboco!! (ecovila clareando faz uso e aprova). Imagina só os cubensis brotando na parede de casa :eek: hehe.
Acho que uma pesquisa profunda sobre esse tópico seria interessante.

5 - Arte é essencial mas pensando no lado comercial, vai depender do talento dos moradores. Mas a despeito disso acho que é um item de ouro. Sou muito adepto de construir toda a comunidade com arte. Desde as hortas até as casas.

Acho que falta pensar também pensar:
energia
tratamento/aproveitamento de degetos/lixo
 
Seguinte.
Hipoteticamente digamos que eu tenha o TERRENO com acesso a agua (uma propriedade grande, em área desmatada da floresta amazonica)
Quem estaria disposto a sério a trabalhar nela comigo e viver nela:?
Vamos "fazer de conta" que essa terra existe.
E que eu ja tivesse passado alguns meses (9 pra ser mais preciso) trabalhando esta terra, preparando -a pra receber manejo, construindo infra estrutura (agua/eletricidade/casa sede)
e estivesse morando sozinho no local.
quem estaria pronto agora de supino para partir e trabalhar a terra^^?
(olhem pro sol ANTES.)
 
EU!!!

Mas... tem que ter muié!!!:p:

(ou índia:D)

E eu teria que me vacinar... muito, muito e...MUITO!
 
Acho que cada um deve conhecer os membros da comunidade pessoalmente antes de começar realmente a trabalhar.
 
Seguinte.
Hipoteticamente digamos que eu tenha o TERRENO com acesso a agua (uma propriedade grande, em área desmatada da floresta amazonica)
Quem estaria disposto a sério a trabalhar nela comigo e viver nela:?
Vamos "fazer de conta" que essa terra existe.
E que eu ja tivesse passado alguns meses (9 pra ser mais preciso) trabalhando esta terra, preparando -a pra receber manejo, construindo infra estrutura (agua/eletricidade/casa sede)
e estivesse morando sozinho no local.
quem estaria pronto agora de supino para partir e trabalhar a terra^^?
(olhem pro sol ANTES.)
Acho que se ninguém tem experiência de rocero, ninguém tá preparado AGORA.

Eu já trabalhei capinando chácara algum tempo atrás, mas hoje já nem tenho o mesmo pique e os calos na mão.

Lembrando também, gostei da parte "olhem pro sol" aiuheaiuheaui Não pode esquecer se for pra amazônia levar umas caixas de protetor solar até se acostumar.

quem estaria pronto agora de supino para partir e trabalhar a terra^^?


Eu to achando muito bacana que o pessoal está interessado nesse assunto, chega a ser até admirável =]

Já que vocês tocaram no assunto "futuro da humanidade" e talz, vou falar um pouco do que eu penso também sobre isso.

Se vocês esperam ter um pouco de qualidade de vida no futuro, isso só será possível por meios próprios. Se é que as "lendas" de 2012 não forem verdade como tudo indica até o momento.

Eu acho que nos encontramos num ponto bem crítico nessa época atual. Vivemos onde temos tecnologia para realizar quase tudo que quisermos, limpar o planeta, melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas, criar coisas que até então pareciam mais sonhos, etc... E em contra partida nós temos um governo que ruma para uma unificação governamental mundial, totalitária, repressiva, fechada, fordiana diria.
Portanto acho que o sistema citado pelo mirador de pequenas vilas conectadas serão um futuro sim, mas isso se os enlouquecidos megalomaníacos permitirem.

Por isso dou muito crédito a essas idéias, pois somente quando as pessoas começarem e ver que é possível viver sem depender do "sistema" que isso será possível.

Mas para isso não é só ir morar no meio do mato e construir uma aldeia, uma vila... Ninguém aqui é índio e nem camponês, somos homens da pedra, criados no concreto e no asfalto. É preciso reconectar com a natureza mas é ilusão pensar que se pode abrir mão de tudo em busca desse sonho.

Já vi amigos tentarem isso e falharem, já vi amigos dos amigos falharem e já vi desconhecidos falharem. Não é fácil, mas não é impossível.

Pra fazer isso dar certo tem que ter comprometimento pesado, e cabeças inteligentes dispostas a pensar juntas. Mas o impressindível, que não pode faltar de jeito nenhum é a renovação da cultura. Não se vive num meio totalmente alternativo com a base filosófica, científica, logística e social da ambiente que deixamos.

Outro detalhe, é que não pode haver radicalismo e nem conformismo. Tenho vontade de morar numa comunidade auto-sustentável, onde a colinha seja a arte e os cogus, mas não admito estagnação tecnológica e conformismo. Tem que sempre estar trabalhando em prol da evolução do lugar. Se for pra ficar sempre na mesma, é melhor ir para alguma tribo indígena ou ser caseiro de sítio mesmo.
Quando falo de tecnologia, não quer dizer uma industrial com material radioativo produzindo ipods para comunidade se "satisfazer" com "tecnologia". Falo de tecnologia simbiótica, tecnologia que nos permita desenvolver sem agredir ou destruir os nossos próprios recursos. A regra dessa tecnologia é somar, jamais subtrair.

Pra não ficar só na ladainha, vou adiantando o que quero dizer por tecnologia simbiótica.

Casas poderiam ser construídas em forma de disco (iguais os de brasilia capital dos corruptos) dessa forma sendo mais resistentes a interpérias climáticas, pois proporcionam melhor isolamento térmico e no telhado poderiam ser plantados nossas plantinhas enteógenas, tudo bem aproveitando, ultilizando todos os recursos naturais da maneira mais inteligente, sendo assim possível construir um lugar tão aconchegante quanto aquele apartamento luxuoso futuristíco que você vê na revista ou até mais.

Todos tem que ter acesso a água corrente e saneamento, nada de cagar na vala! Pensar em como será montar o sistema hidraulico da vila é uma das partes mais delicadas. Acho interessante usar um modelo usado em uma civilização que viveu em creta a 5000 anos atrás em que os riachos eram desviados por canos para uma câmara que fazia o serviço de descarga constante com água corrente 24 x 7. Fora que tem que armazenar a merda pra ultilizar o gás dela e os nutrientes nas plantações.

Na agricultura como as plantas não frutificam o ano todo é preciso montar um plano de plantio para que as épocas de colheita sejam intercaladas pra que nunca falte comida da terra, o ideal é que dependamos pouquisssimo ou nada do sistema para nos alimentarmos.

Socialmente falando também, não podemos ser hipócritas e dizer que vamos viver todos em paz e comunhão com todos... Sempre haverão conflitos e temos que saber como lidar com os diferentes tipos de conflitos.
Eu sinceramente sou um pouco cansado de pessoas que falam, falam e falam e chega na hora faz outra coisa. Portanto se nos comprometermos a fazer um lugar bacana, eu quebro o nariz do primeiro que achar que devemos morar em ocas como índios mesmo.
Todos devem seguir a regra do espaço individual de cada um, sabe aquela regrinha básica que a mamãe ensina? Seu direito acaba onde começa o do outro. Pois é, isso tem que ser equivalente a nossa constituição.

Sobre a questão da arte, acho que ela tem que ser o foco principal de tudo que produzirmos nesse ambiente. Temos que dar vida a nossos empreendimentos, temos que preenche-los de energia para que nossos frutos também sejam cheio de vida, o único meio para isso é através da arte. Vai construir uma cadeira? Essa cadeira tem que ser arte. Vai construir uma casa? Essa casa tem que ser arte. Vai construir um pomar? Esse pomar tem que ser arte.

Se vocês tem vontade de fazer isso, se vocês querem se comprometer assim, isso se torna possível e o que vai ser plantado para comercializar com o mundo será a menor das importâncias.

Estamos ai para somar idéias, abraço lysergico!
 
Esse é o espírito lysergic!! Gostei das idéias.

Sou completamente a favor da implantação de tecnologias alternativas e sobretudo do DESENVOLVIMENTO DE NOVAS. E pra isso... num é ficar o dia olhando o vento passar... É botar a cachola pra funcionar.

O sistema de abastecimento de água pode contar com captação de água de chuvas, bombas e cisternas ou poços artesianos ou a criação de dutos que possam trazer água de um rio.

Quanto ao saneamento, sem muito trabalho achei esse projeto interessante de uma fossa séptica biodigestora: http://www.pronaf.gov.br/dater/arquivos/2014419884.pdf
 
Ai sim quiridão! Vila cheia de rippies cogumeleiros já tem um monte. Futuro mesmo, sustentabilidade + tecnologia, nós é que temos que CRIAR. Fico feliz de saber que você compartilha dessas idéias oliveira.

Vou dar uma olhada nesse pdf depois posto mais.
 
Back
Top