Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Selvagens, Um Sonho, Tornando-se Realidade

Diário de cultivo completo.
SELVAGENS, UM SONHO, TORNANDO-SE REALIDADE PARTE 1

Já faz algum tempo que venho tentando conseguir esporos limpos de cogumelos selvagens, abaixo está o resultado de muita luta!:cool:

Primeiramente agradeço a nossa poderosa mãe natureza por tudo, e é claro, agradeço a toda a família CM...

Bem, vou descrever aqui Passo a Passo a melhor forma que achei para adaptar a espécie Psilocbe Cubensis selvagem em ambiente artificial...Ainda estou aperfeiçoando e estudando, mas ai vai!:)

Raça/Strain: Psilocbe Cubensis(strain em desenvolvimento)
Fornecedor: Mãe Natureza!

:teo_seta_direita:Parte 1 Adquirindo esporos limpos

O cogumelo "Matriz" foi encontrado em seu ambiente natural crescendo em estrume de eqüino, suas características eram:
indisp.png
  1. 9,6cm de altura;
  2. chapéu bem aberto de 5,7cm (diâmetro);
  3. Sua estipe era relativamente grossa, 1,7cm;
  4. Bom esporulador;
  5. A psilocibina apresentou-se azul-esverdeada quando separei o chapéu do talo.
Higienizando o cogumelo
Não o limpei com água para não machucar as lamelas, peguei uma pinça(da minha irmã) esterilizei-a com álcool, e retirei todos os "verminhos" que pude, retirei pedaços de vegetais, etc.

FASE 1
OBTENDO ESPOROS
Os esporos foram retirados da maneira tradicional, em uma folha de papel limpo coloquei o chapéu com as lamelas viradas para baixo(é óbvio), um copinho foi colocado acima para que ele não perdesse muita água para o ambiente e para não cair seres indesejáveis...
Deixei por 24hs esporulando, neste período fiz dois carimbos bem escuros. Retirei o copo de cima, retirei o chapéu(o que eu fiz com a estipe e ele falo em outro tópico) e deixei os esporos secarem por 2hs... Guardei os dois prints em um Zip-Lock, limpo anteriormente com álcool. Nomeei os esporos como Psi-Cub1 pois tenho outros esporos selvagens aqui que também estou estudando...
A SERINGA DE ESPOROS
Sempre usei a Técnica da Sporeworks e a do CM, ambas descritas aqui na biblioteca do CM então não vou ficar falando muito sobre:rollees:...
Segui os procedimentos, guardei a seringa em um zip-lock para reidratar os esporos durante + ou - 24hs.
OS FRASCOS
Aconselho usar frascos pequenos, copinhos de 130mls de vidro.
Mas usei desta vez copos de Nutella, deve dar uns 220mls...
Como os esporos são selvagens, muitos contaminantes podem estar junto a eles, então utilizo estes copinhos só para inocular, use a lógica: Mais substrato mais risco de contaminação, menos substrato, menor as chances de contaminar.
O SUBSTRATO
De início pode se fazer um PF tradicional(estou estudando outros meios, menos propícios a contaminação), 1 copo de farinha de arroz integral, dois de vermiculita e 1 de água...Não vou ficar explicando como faz o meio(tem muitos tópicos explicando):p:, mas sempre misturo a água e a vermiculita antes de adicionar a farinha...Limpei a borda da boca dos copos com papel toalha seco e adicionei o SELO DE VERMICULITA. Cobri os copos com papel alumínio como descrito nas técnicas da biblioteca...
ESTERILIZANDO
Eu costumo esterilizar uns 50min, mas, tive melhores resultados com 1:30h de esterilização na pressão, em fogo baixo. Como os copos são baixinhos, coloquei-os em cima de dois panos, adicionei água até a base dos copinhos e segui todas as recomendações e passos descritas no CM.
INOCULAÇÃO
A inoculação foi simples, é só ter calma(mas seje rápido), tive certeza de que tudo esta bem estéril, inclusive eu mesmo..."inocule em quatro pontos eqüidistantes", Sempre usei Flambagem(coloque a agulha em chama até ela ficar vermelha, para que ela não passe contaminação de um copo para outro), só não exagerei na suspensão para não fazer uma piscina num copinho deste.
INCUBAÇÃO
Guardei os copinhos embrulhados em um saco plástico LIMPO, e coloquei-os em uma incubadora simples, lâmpada + pano para proteger os bolos da luz, + um timer velho que tenho aqui só para regular a temperatura que oscila entre24C a 30C.
MICÉLIO
O micélio deste meu selvagem "Psi-Cub1" aparece geralmente em 4 a 5 dias neste tipo de substrato e incubação,
o micélio apresentou-se de forma risomórfica com velocidade média de crescimento.
Os copos que apresentam micélio e contaminates eu faço um "rescue" ou "resgate"(nem sei se já existe algo assim) técnica que consiste em resgatar o micélio e inocula-lo como Spawn em outro tipo de substrato. Os copinhos colonizam rápido, quando estão a 100% colonizado eu faço spawns, para isso quebre os bolinhos em pequenos pedaços, eu faço isso em ambiente aberto, no meu quintal, e nunca tive problemas com contaminação, parto o micélio com um canivete limpo.
Os micélios que passam por rescue eu guardo separado dos campeões.
Depois, embrulhei em um plástico de PVC e deixei-os em temperatura de incubação por no máximo 1 dia(pode se deixar na geladeira por mais tempo).

FASE 2
SEGUNDO SUBSTRATO
Com os Spawns em mão você deve preparar um novo tipo de substrato eu uso uma mistura de esterco de eqüinos e bovinos secos. Peguei o necessário para meu filho(micélio), com uma pá de jardim eu pico o esterco em pequenos pedaços(quanto menor melhor), deixo então secando no Sol por horas para matar alguns seres indesejáveis, pegue o esterco misture BEM com pouca água, deixe úmido, eu sempre deixo o estrume no Sol por meia hora só para garantir que não vou ter problemas com água.
Pegue copos ou potes, de vidro ou de polipropileno de 200mls a 300mls, encha ¾ do copo, com esterco ÚMIDO, feche os copos com folhas de papel alumínio.
ESTERILIZAÇÃO(segunda vez)
Esterilizei o meio em pressão por 30min, e esperei a panela esfriar, blá blá blá...
INOCULANDO(Segunda vez)
A inoculação foi ainda mais simples, em cultivos anteriores percebi que o esterco tem menos chances de contaminar...peguei meus Spawns, furei a tampa de alumínio com uma caneta, e joguei em média 5 em cada copo, lacrei o buraco feito pela caneta com durex, coloquei mais uma tampa de alumínio em cima e sacudi para espalhar os spawns.
INCUBAÇÃO
Incubados novamente, os potes colonizam mais rapidamente(Spawn + Sacudida + Estrume).
Em 10 a 14 dias meus copos estavam 100% colonizados, não faço sacudidas freqüentes, só a da inoculação, mais fica a critério de vocês.

O TERRÁRIO
O meu terrário é assim: Caixa de isopor + argila expandida + Aquecedor de aquário + Termômetro + Água, a tampa fiz de vidro para poder aproveitar a luz Solar INDIRETA que bate em baixo da janela do meu quarto. Eu usava um aquecedor regulável + ele quebrou e estou usando um de 5 W. A temperatura regulo com a quantidade de água... Resultado consigo temperatura que oscila entre 20C a 25C, a umidade fica bem alta, as vezes pinga nos bolos(o que não é bom) mas nunca tive muitos problemas com isso.
indisp.png

ANIVERSÁRIO
Agora com os copos 100% colonizados e o terrário pronto, eu fiz diversas técnicas para aniversariar, Dunk and Roll é minha favorita para bolos, os meus potes in-vitro só dou um Dunk, com um dos bolos fiz um casing simples, dunkei um bolo, peguei um pote de margarina que foi apenas limpo, no fundo coloquei vermiculita seca e estéril no microondas, acima dela coloquei estrume estéril para teste, quebrei o bolo acima dele e deixei fechado com a própria tampa da margarina, por um dia na incubadora. No dia seguinte peguei mais vermiculita umedeci-a e esterilizei no microondas, esperei esfriar e cobri o micélio, que já estava crescendo. Coloquei tudo no terrário(nem todos foram no mesmo dia).
OS FRUTOS
Percebi que depois de +ou_ 10 dias os meus bolos, o meu in-vitro e meu mini-Casing começaram a frutificar não juntos(pois não foram no mesmo dia para o terrário). Percebi que em meus cultivos com "bosta", os cogumelos crescem maiores e mais largos(geralmente no segundo flush). Os raros bolos de 200mls PF que não contaminaram, geraram muitos frutos pequenos a médio, em 5 flushes... Todos os esporos obtidos foram selecionados pelas características gerais do fungo(micélio mais rápido, rizomorfismo, tempo do crescimento do "fruto", etc).
Na "bosta":
indisp.png
Flushes do Raro PF:
indisp.png

ESPOROS LIMPOS
Para concluir esta primeira parte do projeto(conseguir cogumelos maduros e esporos limpos), retirei os esporos limpos obtidos em condições artificiais e livre de contaminantes(espero), os esporos depositados em papel alumínio e guardados em um Zip-Lock limpo para dar continuidade ao projeto.
OBS: Todas as características desde a germinação foram e devem ser anotadas...
Agora, com esporos LIMPOS do selvagem Psi-Cub1, vou partir para a parte 2 do meu projeto, tentar com a ajuda de vocês, fazer uma nova linhagem deste cogumelo que me deu luz e foi tão importante para mim em minha primeira experiência, dedicada a todos vocês do CM que me deram apoio e conhecimento(direto e indiretamente) durante estes tempos de estudo micológico...Em um futuro nada distante vocês é quem vão dar o nome para a provável Linhagem....OBRIGADO Família CM...
Seguem mais algumas fotos deste projeto...
indisp.png

Aguardem...;)

Ah, e por favor, Comentem...
Novas Idéias são muito bem vindas!:D
E algumas dicas para os próximos passos são essenciais!:)
Cultivados secos em abril de 2007.jpg
 
Tenho de maneira nada desesperada conviver e trabalhar com a linhagem do selvagem de três maneiras diferentes:

:teo_seta_direita:A primeira (para mim a mais importânte) é manter a linhagem via multiesporo em cultivos in-door.

:teo_seta_direita:A segunda (para ele :) a mais importânte) é manter a linhagem via multiesporo em cultivos out-door.

:teo_seta_direita:A terceira (para alguém a mais importânte) é isolar um "único" indivíduo (strain) e mante-lo puro para muitos cultivos. Com esta strain, também será mantido seus descendetes (sub-strains) atravéz de multi-esporo ou conforme for o desejo.

:teo_seta_direita:Há uma quarta, que está sendo questionada, analizada para um futuro.

Todas recebem a mesma atenção.

Os três Caminhos.jpg
 
Figuraa, valeu muito cara, tu atualiza o tópico e deixa ele cada vez melhor, muito bom essa camada de folhas pasteurizadas, vou tentar desfiando folhas de bananeira, teus cogus são lindos, com aqueles restinhos do 1º véu em cima do chapeu e os cogus grandões lindos tb, esse tópico eu acompanho com o coração mesmo irmão, tamo junto nos selvagens!

Esta camada é muito importânte seja lá do que for feita ela protege muito bem, dos ventos que roubam úmidade, das variações bruscas de temperatura, do impacto das gotas de chuva, da luz solar e toda sua radiação. Ainda não tentei P. cubensis em folhas de bananeira picada, mas é certo que funciona! Os restinhos do primeiro véu são um charme né. Os tópicos de domesticar selvagem são de coração, caminhar, coletar, carimbar, confiar e conseguir, é muito belo.

Se eu fosse comparar qual melhor método para cultivo out-door eu ficaria em dúvida. As covas tem vantagem que talvez não precisa de tantos materiais ou procedimentos visto que o próprio solo é o que protege as laterais do micélio, mas porém a cova encharca maléficamente mais facilmente e não permite que a frutificação ocorra como no natural, por todos os lados do composto.

Este método que utilizei que simula o funcionamento da frutificação em escremento, tem uma proteção também contra ao exesso de água porque o micélio fica em cima de um buraco e não dentro do mesmo, evitando assim o depósito de água no micélio, permitindo também mais opção para frutificação.
 
Se eu fosse comparar qual melhor método para cultivo out-door eu ficaria em dúvida. As covas tem vantagem que talvez não precisa de tantos materiais ou procedimentos visto que o próprio solo é o que protege as laterais do micélio, mas porém a cova encharca maléficamente mais facilmente e não permite que a frutificação ocorra como no natural, por todos os lados do composto.

Este método que utilizei que simula o funcionamento da frutificação em escremento, tem uma proteção também contra ao exesso de água porque o micélio fica em cima de um buraco e não dentro do mesmo, evitando assim o depósito de água no micélio, permitindo também mais opção para frutificação.

O que percebo é que grande parte de cogumelos principalmente em dia mais secos eu acho próximo aos matinhos colados na bosta ou arbustinhos, protegidos nas laterais e também do sol mas com partes que nascem os cogumelosm iluminadas
 
Caramba hein figura! Tá profissa nos cultivos e também nas fotos. Muito bonitas! Tô colecionando suas fotos de out aqui.

Pensei num esquema pro problema de encharcar as covas: Fazer um escoadouro.
Um pote de sorvete vazio com a tampa toda furada enterrada logo abaixo do substrato pode ser que funcione bem...

Só uma idéia que piscou aqui.

Abç
 
Pensei num esquema pro problema de encharcar as covas: Fazer um escoadouro.
Um pote de sorvete vazio com a tampa toda furada enterrada logo abaixo do substrato pode ser que funcione bem...

Só uma idéia que piscou aqui.

Abç

Eterno amador certamente :)

A idéia é exatamente essa mirador! Criar idéias!
Eu acrescentaria apenas a argila expandida dentro da caixa, ela como no meu, além de armazenar água fornece gradativamente úmidade para o micélio. Continue a piscar amigo!

Flapjack disse:
O que percebo é que grande parte de cogumelos principalmente em dia mais secos eu acho próximo aos matinhos colados na bosta ou arbustinhos, protegidos nas laterais e também do sol mas com partes que nascem os cogumelosm iluminadas
Os cogumelos crescem com e sem luminosidade direta do Sol nos pastos, apenas o micélio tradicional não pode ficar exposto. As moitas de capim são interessantes pois seguram úmidade ali.
 
Última edição por um moderador:
Nossa figurinha!!! Esse diario é fantastico!!!

Penso em um dia fazer algo parecido com os salvagens daqui!!!

Muito bacana!!! :)
 
Tenho de maneira nada desesperada conviver e trabalhar com a linhagem do selvagem de três maneiras diferentes:

:seta:A primeira (para mim a mais importânte) é manter a linhagem via multiesporo em cultivos in-door.

:seta:A segunda (para ele :) a mais importânte) é manter a linhagem via multiesporo em cultivos out-door.

:seta:A terceira (para alguém a mais importânte) é isolar um "único" indivíduo (strain) e mante-lo puro para muitos cultivos. Com esta strain, também será mantido seus descendetes (sub-strains) atravéz de multi-esporo ou conforme for o desejo.

:seta:Há uma quarta, que está sendo questionada, analizada para um futuro.

Todas recebem a mesma atenção.
View attachment 24056

Muito legal figurinha, acho que todas estas maneiras são importante para manter o ciclo natural do fungo, só fiquei curioso pra saber qual essa quarta forma ae
 
Antes de voce abrir a enquete, eu ja dou um nome e que se dane a opiniao publica.
nome da strain:
FIGURENCIS BRASILEIRO
 
Ou ainda: Figuritus Brasilensis =)
Demorou pra dar um nome bacana e enviar pra profungos hein!
 
Eu sou o arco, a flecha e o alvo

Demorou pra dar um nome bacana e enviar pra profungos hein!

Não tem prazo, nem há quem me diga que agilizar é vantagem sobre o longo tempo que houve ou haverá de demorar. Meu propósito não é lançar novas strains (produto de manipulação) para nossos respeitáveis amigos e bons "fornecedores" (não estou dizendo que você mirador esteja me propondo isto), mas sim incentivar o cultivador a se aproximar das origens de todas as strains e obter experiência e gratidão em trazer do pasto uma dificuldade que ainda temos.

Uma vez um amigo, me aconselhou a parar de "lêr" a criação dos outros para que eu viesse a tornar-me o criador do meu próprio mundo. Observei a maravilha que estava acontecendo com os ex-selvagens, e deixei para tráz algumas necessidades que envolviam o cultivo de cogumelo, segui minha trilha expontânea e ainda sim segura.

Então, se realmente há necessidade em se conseguir os "peixes", por que haveria eu obrigação de lhe entregar "peixes" ou entregar-lhe a "vara de pesca"? Há quem se sente necessitado e para estes deixo apenas meu exemplo, seja livre para montar a vara como eu montei, pescar como eu pesquei, mas não espere presentes da minha parte, porque o melhor presente que pode receber na vida é aquele que você constrói com as próprias mãos.

Presentear uns aos outros com os "peixes" ou com a "vara de pesca", parece bom, vender "peixes" e "varas de pesca" parece ruim. Receber presentes parece ótimo, comprar presentes não parece original.
Mas no princípio e no final a única certeza que tenho é que aqueles que aprendem a montar as "varas de pesca" e a "pescar os peixes" com as próprias mãos são os mais adaptados para seguir em frente ensinando e aprendendo. Compartilhando procedimentos e não somente resultados.

Eu sou o arco, a flecha e o alvo.
É mais difícil entregar um nome a uma vida ou uma vida a um nome?
 
Eu sou o arco, a flecha e o alvo

Não tem prazo, nem há quem me diga que agilizar é vantagem sobre o longo tempo que houve ou haverá de demorar. Meu propósito não é lançar novas strains (produto de manipulação) para nossos respeitáveis amigos e bons "fornecedores" (não estou dizendo que você mirador esteja me propondo isto), mas sim incentivar o cultivador a se aproximar das origens de todas as strains e obter experiência e gratidão em trazer do pasto uma dificuldade que ainda temos.

Uma vez um amigo, me aconselhou a parar de "lêr" a criação dos outros para que eu viesse a tornar-me o criador do meu próprio mundo. Observei a maravilha que estava acontecendo com os ex-selvagens, e deixei para tráz algumas necessidades que envolviam o cultivo de cogumelo, segui minha trilha expontânea e ainda sim segura.

Então, se realmente há necessidade em se conseguir os "peixes", por que haveria eu obrigação de lhe entregar "peixes" ou entregar-lhe a "vara de pesca"? Há quem se sente necessitado e para estes deixo apenas meu exemplo, seja livre para montar a vara como eu montei, pescar como eu pesquei, mas não espere presentes da minha parte, porque o melhor presente que pode receber na vida é aquele que você constrói com as próprias mãos.

Presentear uns aos outros com os "peixes" ou com a "vara de pesca", parece bom, vender "peixes" e "varas de pesca" parece ruim. Receber presentes parece ótimo, comprar presentes não parece original.
Mas no princípio e no final a única certeza que tenho é que aqueles que aprendem a montar as "varas de pesca" e a "pescar os peixes" com as próprias mãos são os mais adaptados para seguir em frente ensinando e aprendendo. Compartilhando procedimentos e não somente resultados.

Pô figurinha, falei na maior inocência aquela frase, pode acreditar. Em tom de brincadeira mesmo! Não quis dizer que passou do prazo e tal (se vc morasse em sampa acho que entenderia melhor hehe).
Em um momento infantil e lúdico pensei que seria praticamente uma honra cultivar (e quem sabe colaborar para o aprimoramento de) os cogumelos que uma figura conhecida deu tanto suor, dedicação e amor. Sério mesmo. Nem passou pela cabeça toda esse parada da bolsa família que tu falou aí e que eu não entendi nada! =)

Foi mal aí carinha.

Cada um tem seu tempo, e vamos respeitar o seu. Sem grilis!

É mais difícil entregar um nome a uma vida ou uma vida a um nome?

Eu acho que nome é só uma maneira de classificar coisas inclassificáveis pra podermos manter a realidade coesa. As coisas estão antes dos nomes, sempre!
Pra mim seria a menor das preocupações. Se tivesse isolando uma strain e soltasse um peido durante a inoculação, pronto, tá feito o nome:
Peidinho Azul

Naboa
 
Eu sou o arco, a flecha e o alvo

FIGURINHA
nao custa nada fixar-se no simples.
nao rende nada alem de amor, doar amor, viver de amor.
se mudar o proposito pra muito longe disso, volte as bases sempre.
 
Ninguém é rejeitado por rir do palhaço, nem mesmo por chorar.

mirador disse:
Pô figurinha, falei na maior inocência aquela frase, pode acreditar. Em tom de brincadeira mesmo! Não quis dizer que passou do prazo e tal (se vc morasse em sampa acho que entenderia melhor hehe).
Em um momento infantil e lúdico pensei que seria praticamente uma honra cultivar (e quem sabe colaborar para o aprimoramento de) os cogumelos que uma figura conhecida deu tanto suor, dedicação e amor. Sério mesmo. Nem passou pela cabeça toda esse parada da bolsa família que tu falou aí e que eu não entendi nada! =)

Foi mal aí carinha.

Cada um tem seu tempo, e vamos respeitar o seu. Sem grilis!

Mas mirador, seu post anterior foi uma boa oportunidade para expor um pouco do que penso camarada, fiquei feliz ao lêr, em momento algum fiquei grilado. Só achei legal abrir um leque, dar sinal de zap, mostrar a intenção real da brincadeira toda. Não escrevi criticas a ninguém se não a mim mesmo, afinal falei sobre o carinha deste lado aqui da máquina. Não tenho problemas que me separem de vocês. Não me entenda mal novamente, existe uma diferença entre expor o meu pensamento alegremente (olha a foto do palhaço), de passar a me sentir pressionado, por algo tão inocênte, cai entre nós, já faz 4 anos que este tópico existe, meus próprios posts antigos me precionariam mais que o seu, e nem mesmo surtem efeito, as mudanças virão com naturalidade como sempre, não estou frágil assim, e prometo que só estou pintando meu caminho, abobadamante alegre, colorido como está!

figurinha disse:
Então, se realmente há necessidade em se conseguir os "peixes", por que haveria eu obrigação de lhe entregar "peixes" ou entregar-lhe a "vara de pesca"? Há quem se sente necessitado e para estes deixo apenas meu exemplo, seja livre para montar a vara como eu montei, pescar como eu pesquei, mas não espere presentes da minha parte, porque o melhor presente que pode receber na vida é aquele que você constrói com as próprias mãos.

Provavelmente (não somente a isto) você tomou esses LHES para você, quando minha intenção era únicamente transmitir pensamento e não inserir você no texto. Esperava por comentários sobre o sentido disto, não exatamente de como você pensa que pensei diante deste pensamento. Eu só estava narrando uma histórianha, um pensamento, mas agora virou um espelho.

Caso de fato não tenha entendido nada do ponto vital em meu post anterior, imagine que a resposta foi:
Demorou pra dar um nome bacana e enviar pra profungos hein!
:seta:Vai acontecer camarada, pode demorar mais 4 anos alegres, mas vai acontecer!
:seta:Demorei, mas chegarei, sem qualquer emergência camarada!
:seta:puxa é mesmo! Já vejo a hora de acontecer hehehe

Ninguém é rejeitado por rir do palhaço, nem mesmo por chorar.

Vem cá e me da um abraço vai!
 
Ninguém é rejeitado por rir do palhaço, nem mesmo por chorar.

Provavelmente (não somente a isto) você tomou esses LHES para você, quando minha intenção era únicamente transmitir pensamento e não inserir você no texto. Esperava por comentários sobre o sentido disto, não exatamente de como você pensa que pensei diante deste pensamento. Eu só estava narrando uma histórianha, um pensamento, mas agora virou um espelho.

Senti que foi comigo pq o teor da sua historia estava ligada a minha resposta.
Se eu digo: Solta esse brinquedo no mundo pra eu poder brincar também e você responde: Não tenho obrigação de lhes dar presentes. O que é que vou pensar? =)

Caso de fato não tenha entendido nada do ponto vital em meu post anterior, imagine que a resposta foi:

:teo_seta_direita:Vai acontecer camarada, pode demorar mais 4 anos alegres, mas vai acontecer!
:teo_seta_direita:Demorei, mas chegarei, sem qualquer emergência camarada!
:teo_seta_direita:Puxa é mesmo! Já vejo a hora de acontecer hehehe

Ninguém é rejeitado por rir do palhaço, nem mesmo por chorar.

Vem cá e me da um abraço vai!

De fato eu entendi sua resposta (mas não entendi você e a sua motivação), eu prefiro imaginar isso que você está dizendo agora. É bem mais colorido e tem setinhas verdes! Mas convenhamos que pra entender isto a partir daquilo só mesmo com uns cogumelinhos na cabeça. =) Ainda bem que eu sei que vc é um figura!

Sabe porque eu não o entendo figurinha? Porque eu não acredito em exemplos, não acredito em salas de aula, não acredito em escolas. Eu acredito mesmo é no amor e na vida, o resto são conseqüências e invenções que preenchem o vazio.
Esse tópico tá cheio amor e vida, não me entenda mal. Agora essa sua historia de bolsa família de cogumelos é que me parece sem nexo. Ninguém quer bolsa família de cogu brother! =O A gente quer é trocar energias, misturar encantos, somar. Somo todos alkimistas enlouquecidos metidos a xamãs do asfalto nada coerente e nada condizentes. hehe

---
Sinta-se abraçado!:)

Mortandello disse:
nao custa nada fixar-se no simples.
nao rende nada alem de amor, doar amor, viver de amor.
se mudar o proposito pra muito longe disso, volte as bases sempre.

:):):)
 
Ninguém é rejeitado por rir do palhaço, nem mesmo por chorar.

mirador disse:
Senti que foi comigo pq o teor da sua historia estava ligada a minha resposta.
Se eu digo: Solta esse brinquedo no mundo pra eu poder brincar também e você responde: Não tenho obrigação de lhes dar presentes. O que é que vou pensar? =)

Que eu estou de TPM? hehehehe
Não, agora é sério, eu preciso te confessar: as vezes esqueço que não estou conversando (ouvindo e falando) comigo mesmo e que as coisas ai fora podem arder um bucado sendo compreendidas de maneiras diferentes, esqueci que a vida é esse turbilhão de confusões. E você?


mirador disse:
De fato eu entendi sua resposta (mas não entendi você e a sua motivação), eu prefiro imaginar isso que você está dizendo agora. É bem mais colorido e tem setinhas verdes! Mas convenhamos que pra entender isto a partir daquilo só mesmo com uns cogumelinhos na cabeça. =) Ainda bem que eu sei que vc é um figura!

Sabe porque eu não o entendo figurinha? Porque eu não acredito em exemplos, não acredito em salas de aula, não acredito em escolas. Eu acredito mesmo é no amor e na vida, o resto são conseqüências e invenções que preenchem o vazio.
Esse tópico tá cheio amor e vida, não me entenda mal. Agora essa sua historia de bolsa família de cogumelos é que me parece sem nexo. Ninguém quer bolsa família de cogu brother! =O A gente quer é trocar energias, misturar encantos, somar. Somo todos alkimistas enlouquecidos metidos a xamãs do asfalto nada coerente e nada condizentes. hehe

Veja como é belo tudo isso, até do que eu não sei falar participo? Claro, estamos conversando na sala de aula da vida, enquanto (como sempre) o professor está explicando a matéria, estou aprendendo um bucado com você e tenho maior orgulho de dizer que não me envergonho disto, miração de exemplos? A escola parece interessante hoje, aqui é minha sala de aula, e sua. De amor ou ódio, de vida ou morte, com e sem você. Não tenho como dizer que não gosto do que você me escreve. As vezes melhor que um carinho é um tapa(,) maninho. Não se/nos leve tão a sério, porquê se há amor e eu sei que há, no final restam os sorrisos como este que estou dando e daremos juntos, diante destas e muitas outras situações que virão, aqui no CM.

Não é por mal que o palhaço solta gargalhadas discaradas aos olhos dos outros, não é para o bem que ele induz vossa risada porém. É um auto sacrificio pelo amor de um sorriso qualquer.

mirador disse:
Sinta-se abraçado!:)

Aguarde muleke, eu vou aparecer na sua experiência!! Vai sorrir e chorar, como o palhaço aqui sempre faz.

Por estas e outras, TE AMO CM.

PROVOCANTEMENTE Não há Evolução sem amor, não há verdade que se alcançe sem dor, não há palhaço sem cores, PROVOCANTES.


Vai esperando, uma hora o palhaço não aguenta as próprias gracinhas e cai na gargalhada, esperando para chorar de tanto rir dele mesmo.
 
Ninguém é rejeitado por rir do palhaço, nem mesmo por chorar.

Bom dia sol!

O Palhaço passa pela rua cinza e as cores vão se abrindo:
- Sorrir pela manhã! Eis aí a mágica do nariz vermelho!

Grande figurinha.

Claro que eu também me esqueço do turbilhão de confusão,
mas aí eu acabo passando em frente a um espelho e lembro que também tenho um nariz vermelho.
 
Em 2010 utilizando esporos da 5ª geração obtidos em 2009, foi realizado um ligeiro cultivo para obtenção de uma nova geração de esporos do Selvagem Domesticado (psi-cub1) experimentando novas técnicas, incluindo seleção e obtenção de uma strain isolada através de clonagem.

Nesta primeira fase, algumas C.L.s foram preparadas a base de extrato de grãos diluído, esterilizadas por 30 minutos e inoculadas com duas gotas da solução de esporos. Após a inoculação foram incubadas. Duas semanas depois o micélio estava grande suficiente para ser inoculado em um novo substrato e para isto foram preparados três copos com milho e um com receita PF padrão.

domesticado 2010.JPG domesticado 2010 (1).JPG domesticado 2010 (2).JPG

Como inoculo para os quatro copos utilizei uma das C.L. com melhor crescimento, os copos então foram incubados. Foram aguardados cinco dias para então fazer uma primeira visualização dos copos, e muito belamente os diversos micélios se desenvolviam em todos os copos sem qualquer sinal de contaminante.

domesticado 2010 (3).JPG domesticado 2010 (4).JPG domesticado 2010 (5).JPG domesticado 2010 (6).JPG

Nos três copos com milho o micélio se desenvolveu mais rápido e completou colonização no décimo quinto dia. O PF no décimo sétimo dia também finalizou a colonização. Por terem completado a colonização mais rapidamente, para os grãos de milho comecei a preparar substrato pasteurizado a base de vermiculita, esterco e calcário. O substrato foi inoculado com os grãos mantidos e incubados dentro de sacos. O PF quando finalizou colonização foi cortado em discos para então ser utilizado como inoculo em esterco puro pasteurizado que foi incubado da mesma maneira que os anteriores.
Ao retirar as tampas do copo PF, observei o quão forte o micélio cresceu para cima da camada de vermiculita seca, que colonizou por completo também o filtro utilizado no copo. O filtro acabou sendo utilizado como Spawn para inocular um resto de esterco. As fotos deste serão colocadas em uma das próximas postagens.


domesticado 2010 (8).JPG domesticado 2010 (7).jpg domesticado 2010 (9).JPG

Devido ao limite máximo de fotos, continuamos no próximo post...
 
...continuando domesticado 2010 (11).jpg domesticado 2010 (12).jpg domesticado 2010 (13).jpg domesticado 2010 (10).JPG domesticado 2010 (14).jpg domesticado 2010 (16).jpg domesticado 2010 (17).jpg domesticado 2010 (18).jpg domesticado 2010 (19).jpg

No décimo primeiro dia após a utilização dos grãos de milho para inoculação nos sacos, o micélio chega a 90% da colonização, neste ponto estes sacos foram virados de ponta cabeça para auxiliar o término da colonização na parte de baixo. Assim permaneceram por dois dias. Após os dois dias o substrato colonizado foi colocado em novos sacos e dunkados por doze horas na geladeira. Após este tempo, foram finalmente para o terrário. Quatro dias depois os mesmos procedimentos foram tomados com o atrasado substrato inoculado com o PF.

domesticado 2010 (20).jpg

Devido ao limite máximo de fotos, continuamos no próximo post...
 
Back
Top