Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Selvagens, Um Sonho, Tornando-se Realidade

Diário de cultivo completo.
SELVAGENS, UM SONHO, TORNANDO-SE REALIDADE PARTE 1

Já faz algum tempo que venho tentando conseguir esporos limpos de cogumelos selvagens, abaixo está o resultado de muita luta!:cool:

Primeiramente agradeço a nossa poderosa mãe natureza por tudo, e é claro, agradeço a toda a família CM...

Bem, vou descrever aqui Passo a Passo a melhor forma que achei para adaptar a espécie Psilocbe Cubensis selvagem em ambiente artificial...Ainda estou aperfeiçoando e estudando, mas ai vai!:)

Raça/Strain: Psilocbe Cubensis(strain em desenvolvimento)
Fornecedor: Mãe Natureza!

:teo_seta_direita:Parte 1 Adquirindo esporos limpos

O cogumelo "Matriz" foi encontrado em seu ambiente natural crescendo em estrume de eqüino, suas características eram:
indisp.png
  1. 9,6cm de altura;
  2. chapéu bem aberto de 5,7cm (diâmetro);
  3. Sua estipe era relativamente grossa, 1,7cm;
  4. Bom esporulador;
  5. A psilocibina apresentou-se azul-esverdeada quando separei o chapéu do talo.
Higienizando o cogumelo
Não o limpei com água para não machucar as lamelas, peguei uma pinça(da minha irmã) esterilizei-a com álcool, e retirei todos os "verminhos" que pude, retirei pedaços de vegetais, etc.

FASE 1
OBTENDO ESPOROS
Os esporos foram retirados da maneira tradicional, em uma folha de papel limpo coloquei o chapéu com as lamelas viradas para baixo(é óbvio), um copinho foi colocado acima para que ele não perdesse muita água para o ambiente e para não cair seres indesejáveis...
Deixei por 24hs esporulando, neste período fiz dois carimbos bem escuros. Retirei o copo de cima, retirei o chapéu(o que eu fiz com a estipe e ele falo em outro tópico) e deixei os esporos secarem por 2hs... Guardei os dois prints em um Zip-Lock, limpo anteriormente com álcool. Nomeei os esporos como Psi-Cub1 pois tenho outros esporos selvagens aqui que também estou estudando...
A SERINGA DE ESPOROS
Sempre usei a Técnica da Sporeworks e a do CM, ambas descritas aqui na biblioteca do CM então não vou ficar falando muito sobre:rollees:...
Segui os procedimentos, guardei a seringa em um zip-lock para reidratar os esporos durante + ou - 24hs.
OS FRASCOS
Aconselho usar frascos pequenos, copinhos de 130mls de vidro.
Mas usei desta vez copos de Nutella, deve dar uns 220mls...
Como os esporos são selvagens, muitos contaminantes podem estar junto a eles, então utilizo estes copinhos só para inocular, use a lógica: Mais substrato mais risco de contaminação, menos substrato, menor as chances de contaminar.
O SUBSTRATO
De início pode se fazer um PF tradicional(estou estudando outros meios, menos propícios a contaminação), 1 copo de farinha de arroz integral, dois de vermiculita e 1 de água...Não vou ficar explicando como faz o meio(tem muitos tópicos explicando):p:, mas sempre misturo a água e a vermiculita antes de adicionar a farinha...Limpei a borda da boca dos copos com papel toalha seco e adicionei o SELO DE VERMICULITA. Cobri os copos com papel alumínio como descrito nas técnicas da biblioteca...
ESTERILIZANDO
Eu costumo esterilizar uns 50min, mas, tive melhores resultados com 1:30h de esterilização na pressão, em fogo baixo. Como os copos são baixinhos, coloquei-os em cima de dois panos, adicionei água até a base dos copinhos e segui todas as recomendações e passos descritas no CM.
INOCULAÇÃO
A inoculação foi simples, é só ter calma(mas seje rápido), tive certeza de que tudo esta bem estéril, inclusive eu mesmo..."inocule em quatro pontos eqüidistantes", Sempre usei Flambagem(coloque a agulha em chama até ela ficar vermelha, para que ela não passe contaminação de um copo para outro), só não exagerei na suspensão para não fazer uma piscina num copinho deste.
INCUBAÇÃO
Guardei os copinhos embrulhados em um saco plástico LIMPO, e coloquei-os em uma incubadora simples, lâmpada + pano para proteger os bolos da luz, + um timer velho que tenho aqui só para regular a temperatura que oscila entre24C a 30C.
MICÉLIO
O micélio deste meu selvagem "Psi-Cub1" aparece geralmente em 4 a 5 dias neste tipo de substrato e incubação,
o micélio apresentou-se de forma risomórfica com velocidade média de crescimento.
Os copos que apresentam micélio e contaminates eu faço um "rescue" ou "resgate"(nem sei se já existe algo assim) técnica que consiste em resgatar o micélio e inocula-lo como Spawn em outro tipo de substrato. Os copinhos colonizam rápido, quando estão a 100% colonizado eu faço spawns, para isso quebre os bolinhos em pequenos pedaços, eu faço isso em ambiente aberto, no meu quintal, e nunca tive problemas com contaminação, parto o micélio com um canivete limpo.
Os micélios que passam por rescue eu guardo separado dos campeões.
Depois, embrulhei em um plástico de PVC e deixei-os em temperatura de incubação por no máximo 1 dia(pode se deixar na geladeira por mais tempo).

FASE 2
SEGUNDO SUBSTRATO
Com os Spawns em mão você deve preparar um novo tipo de substrato eu uso uma mistura de esterco de eqüinos e bovinos secos. Peguei o necessário para meu filho(micélio), com uma pá de jardim eu pico o esterco em pequenos pedaços(quanto menor melhor), deixo então secando no Sol por horas para matar alguns seres indesejáveis, pegue o esterco misture BEM com pouca água, deixe úmido, eu sempre deixo o estrume no Sol por meia hora só para garantir que não vou ter problemas com água.
Pegue copos ou potes, de vidro ou de polipropileno de 200mls a 300mls, encha ¾ do copo, com esterco ÚMIDO, feche os copos com folhas de papel alumínio.
ESTERILIZAÇÃO(segunda vez)
Esterilizei o meio em pressão por 30min, e esperei a panela esfriar, blá blá blá...
INOCULANDO(Segunda vez)
A inoculação foi ainda mais simples, em cultivos anteriores percebi que o esterco tem menos chances de contaminar...peguei meus Spawns, furei a tampa de alumínio com uma caneta, e joguei em média 5 em cada copo, lacrei o buraco feito pela caneta com durex, coloquei mais uma tampa de alumínio em cima e sacudi para espalhar os spawns.
INCUBAÇÃO
Incubados novamente, os potes colonizam mais rapidamente(Spawn + Sacudida + Estrume).
Em 10 a 14 dias meus copos estavam 100% colonizados, não faço sacudidas freqüentes, só a da inoculação, mais fica a critério de vocês.

O TERRÁRIO
O meu terrário é assim: Caixa de isopor + argila expandida + Aquecedor de aquário + Termômetro + Água, a tampa fiz de vidro para poder aproveitar a luz Solar INDIRETA que bate em baixo da janela do meu quarto. Eu usava um aquecedor regulável + ele quebrou e estou usando um de 5 W. A temperatura regulo com a quantidade de água... Resultado consigo temperatura que oscila entre 20C a 25C, a umidade fica bem alta, as vezes pinga nos bolos(o que não é bom) mas nunca tive muitos problemas com isso.
indisp.png

ANIVERSÁRIO
Agora com os copos 100% colonizados e o terrário pronto, eu fiz diversas técnicas para aniversariar, Dunk and Roll é minha favorita para bolos, os meus potes in-vitro só dou um Dunk, com um dos bolos fiz um casing simples, dunkei um bolo, peguei um pote de margarina que foi apenas limpo, no fundo coloquei vermiculita seca e estéril no microondas, acima dela coloquei estrume estéril para teste, quebrei o bolo acima dele e deixei fechado com a própria tampa da margarina, por um dia na incubadora. No dia seguinte peguei mais vermiculita umedeci-a e esterilizei no microondas, esperei esfriar e cobri o micélio, que já estava crescendo. Coloquei tudo no terrário(nem todos foram no mesmo dia).
OS FRUTOS
Percebi que depois de +ou_ 10 dias os meus bolos, o meu in-vitro e meu mini-Casing começaram a frutificar não juntos(pois não foram no mesmo dia para o terrário). Percebi que em meus cultivos com "bosta", os cogumelos crescem maiores e mais largos(geralmente no segundo flush). Os raros bolos de 200mls PF que não contaminaram, geraram muitos frutos pequenos a médio, em 5 flushes... Todos os esporos obtidos foram selecionados pelas características gerais do fungo(micélio mais rápido, rizomorfismo, tempo do crescimento do "fruto", etc).
Na "bosta":
indisp.png
Flushes do Raro PF:
indisp.png

ESPOROS LIMPOS
Para concluir esta primeira parte do projeto(conseguir cogumelos maduros e esporos limpos), retirei os esporos limpos obtidos em condições artificiais e livre de contaminantes(espero), os esporos depositados em papel alumínio e guardados em um Zip-Lock limpo para dar continuidade ao projeto.
OBS: Todas as características desde a germinação foram e devem ser anotadas...
Agora, com esporos LIMPOS do selvagem Psi-Cub1, vou partir para a parte 2 do meu projeto, tentar com a ajuda de vocês, fazer uma nova linhagem deste cogumelo que me deu luz e foi tão importante para mim em minha primeira experiência, dedicada a todos vocês do CM que me deram apoio e conhecimento(direto e indiretamente) durante estes tempos de estudo micológico...Em um futuro nada distante vocês é quem vão dar o nome para a provável Linhagem....OBRIGADO Família CM...
Seguem mais algumas fotos deste projeto...
indisp.png

Aguardem...;)

Ah, e por favor, Comentem...
Novas Idéias são muito bem vindas!:D
E algumas dicas para os próximos passos são essenciais!:)
Cultivados secos em abril de 2007.jpg
 
Adorei seus estudos cara :pos:
Sempre quiz fazer isso, mas antes eu tenho que estudar muito ainda..
Quem sabe depois que eu montar meu laboratorio :D

Mas parabens cara, continue atualizando, esse tipo de diario sempre nos tras mais conhecimentos

abrax
 
PUTS, pessoal...OREGON, fico muito feliz por saber que posso estar ajudando vc, e muitos outros espero que os passos deste tópico sejam de grande utilidade, para que vcs possam é claro aperfeiçoar!
Obrigado pela Força!:)
DIGO, Vai com fé em seus experimentos futuros, irmão!;)
Pakalolo, sou grato pela fé que tu me da rapaz!!
TapiKala, rsrsrsrsrsr!
VALEU PESSOAl:D:):D!!!!!!!!

Adorei seus estudos cara :)
Sempre quiz fazer isso, mas antes eu tenho que estudar muito ainda..
Quem sabe depois que eu montar meu laboratorio :D

Mas parabens cara, continue atualizando, esse tipo de diario sempre nos tras mais conhecimentos

abrax

Eu ainda tenho muito a estudar, todos temos assim novas idéias surgirão...
No fim destas idéias as coisas mais úteis serão melhoradas por todos, chegando então em algo realmente BOM! POR ISSO ESTUDE SIM, E MUITO:!: Antes do laboratório principalmente, para quando vc telo, você já saber seus próximos passos!
PAZ!!!:)

Muito bom, sempre quis fazer isso e nunca tive como. Como vai chamar a strain? De onde ela é?

Isso é algo que pretendo fazer com vcs futuramente!
Mas ainda não está na hora, Este foi um pequeno e difícil Passo, conseguir esporos limpos, Agora vou começar o segundo passo, Domar a fera, selecionar sub-linhagens, para finalmente conseguir uma Linhagem bem VIÁVEL!
Estou escrevendo meus próximos passos, mas não vou postar...quero passar a vcs informações certas(não adianta eu ficar falando uma coisa e chega no final, acontece outra!):D

LOGO a PARTE 2 DO projeto COMEÇARÁ!
Paz a todos!

sabe quando a gente faz aquela resposta linda e maravilhosa, mas quando aperta enviar resposta o forum responde: ESTA PAGINA NAO PODE SER EXIBIDA....
que bosta.
depois eu do um jeito de editar aqui e colocar tudo dinovo
poxa.. que bad esse erro.

Puts...fui responder este seu post e aconteceu a mesma coisa:confused: esse negócio pega meu:D!!
Edita sim véio!

Grande projeto, selvagens são fantásticos. Espero postagens a respeito da potência dele no terrário. Parabéns, você é muito louco melo!

Valeu cara, e concordo SELVAGENS SÃO MESMO FANTÁSTICOS...

Quanto a potência, que bom que você pediu!
Tem um negócio engrassado...
De início o terrário estava recebendo luz de uma lampadazinha fluorescente...A lampadazinha queimou, e pensei: "Por quê a natureza não poderia me dar esta mãozinha:?:" então coloquei o terrário em baixo da janela, reparei que os cogus anteriores à janela, tiveram um azulamento consideravelmente menor aos pós janela!
A maioria dos da janela, onde eu encostava para colher, escurecia, de verde para o azul, onde cortava, ficava preto depois de algum tempo, os antes janela, demoravam mais para escurecer!!!
Lógicamente não parei para fazer uma analize, sobre! afinal a lâmpada queimou por acaso! Mais tai algumas curiozidades que notei!:D
Valeu!
Paz!:D Segue foto tirada pra vc...
Trinta segundos após o corte estava assim:
indisp.png
Depois ele ficou preto!

A, pessoal olha só agora meus filhos estão em seu terceiro flush, seus frutos já deram uma diminuida... reparei isso nos feitos em Esterco, eles deram, no primeiro flush, cogumelos grandes a médios(10 cm a 14cm), no segundo, dava uns bem grandão(16cm em média, para mim é bem grande;)!), no terceiro eles dão médios a pequeno, ai vai diminuindo eu acho...
O Raro PF ele deram 5 flushs, até agora, os cogu estão ficando bem menores, acho que vou aposenta-lo:)!

Algumas fotos fresquinhas dos colhidos agora de madruga!
Reparem como eles já estão mais finos e menores as fotos sairam uma merda pois minha maquina fica bem ruim a noite...
indisp.png

PAZ a todos!
 
Última edição por um moderador:
Aew, parabéns pela experiencia de cultivo com os selvagens, e também por compartilhar o conhecimento!!
Muita força pra vc!!
 
Valeu Homer(rsrsrsr):D! Compartilhar é algo que sinto prazer em fazer! Obrigado... e BEM VINDO A SELVA!

Atualizando, Olha os frutos colhidos ontem de manhã, este foi o primeiro Flush de mais um bolo de bosta(literalmente)...
indisp.png
Usando luvas para não salgar!:)(Valeu Vitor!!)
indisp.png
In-vitro já em seu 4 flush, bem mais fraco!
indisp.png
 
Poxa inacreditavel!!

Meus parabens!!!
:D

Ainda tenho vontade de coletar as merdas colonizadas nos pastos e montar um cultivo outdoor em casa com selvagens e desse cultivo tentar um isolamento.

Novamente meus parabens.

Uma pergunta, voce irá buscar o substrato ideal (onde o micelio se desenvolve com mais facilidade) ou pretende "selecionar" uma sub strain mais "adaptada" para um determinado substrato. E se for qual substrato?


Abraços.
 
Poxa inacreditavel!!

Meus parabens!!!
:D

Ainda tenho vontade de coletar as merdas colonizadas nos pastos e montar um cultivo outdoor em casa com selvagens e desse cultivo tentar um isolamento.

Novamente meus parabens.

Uma pergunta, voce irá buscar o substrato ideal (onde o micelio se desenvolve com mais facilidade) ou pretende "selecionar" uma sub strain mais "adaptada" para um determinado substrato. E se for qual substrato?


Abraços.

Obrigado pela força!
Pode funcionar, essa
Bem inicialmente, me preocuparei em adaptar em meios de arroz, e também uns bolos de bosta para comparar!
Mas claro que no final do processo farei toda as observações necessárias para identificar o melhor substrato para a nova linhagem!
vamos ver amanhã começo a fase 2 do processo(quero que de trabalho assim terei certeza de um isolamento bem sucedido!!)!:cool:
Obrigado mais uma vez pela força! paz para Você e para todos da família CM!

Hoje tenho um segundo flush de pins menores, no meu ultimo bolo de bosta(os outros bolos são Cambodian do meu outro tópico)...
Im000351.jpg
 
Grande Garoto!

Parabés pelos flush's, tá lindo seu trabalho..

Bem por aqui tomei vergonha e á alguns dias atraz montei um agar com esporos da nossa strain selvagem.....

Ontem fui dar uma conferida e tá bombando lá, cheinho de "micélio vivo", agora vem a duvida? O que farei com isso!!! Só Jah sabe........

ROD:

Ano passado fizemos isso que você tem intenção, a de pegar mostas colonizadas com selvagens e cultivá-las em casa, dá certo sim, pelo menor por aqui foi bem legal irmão......vai que dá!!!!

Paz Luz e Sucesso á todos por aqui.....
 
Valeu Oregon, vai firme com isso ae, isola micélio bunitinho e inocula em substratos!
Quero ver seus garotos selvagens!:pos:(sabe como tenho uma queda por Selva)!
paz!

Bem, Hoje colhi os frutos do segundo flush do meu ultimo bolo selvagem os frutos foram menores que o do primeiro flush, mas aposto no terceiro flush! Ele foi para mais um Dunk...
Segue fotos dos frutos!
Im000360.jpg
 
Ai pessoal... colhi hoje meu terceiro flush(bem mais fraco) do meu ultimo bolo de bosta de Psi-Cub1 este dividiu o terrário com os Cambo... amanhã acho que vou coloca-lo no cemitério pra ver se da mais frutos!!!;)

Encerro aqui, está primeira parte do projeto!:cool::pos:
Sucesso a todos!
Im000002.jpg
 
Selvagens domesticados, vamos nomear essa strain! LIndos louco melos!

Vamos nomear todos juntos sim! mas... ainda não é a hora!

A segunda parte deste estudo já começou e logo postarei o segundo tópico sobre para vocês...

Quero melhorar(adaptar) ainda mais estes garotos em ambientes artificiais, e separar sub-linhagens que mais me agradam...

Já estou tendo muitas surprezas agradáveis com eles na segunda parte do projeto...

OBRIGADO CM!!!

...LOGO-LOGO...
 
E aí, diário encerrado? Os flushs pararam? Good vibes for you man!
 
E aí, diário encerrado? Os flushs pararam? Good vibes for you man!

Yes Man, Diário encerrado... os flushs(finalmente) param! ficaram frutificando por 2 meses...

Agora começo a faze de clonagens e isolamento... Posto em outro Tópico...
Thanks for the Vibes!:):pos:
 
Parabens Fugurinha,,,Seudn diario foi um sucesso...
Agora estamos todos curiosos pra saber o nome que será dado aos selvagens..
Boa sorte nas proximas empreitadas...saudações cosmicas...:)
 
Muito bom homem-decalque !!!

Seu trabalho está ótimo, e estamos juntos na empreitada, acredito que será a primeira strain isolada e nomeada por usuários do CM.

Resultado perfeito de seus estudos meu camarada. Parabéns!!!

Mando as good vibes, continua firme e com fé.

abraço:pos::pos::pos::pos::pos:
 
Parabens Fugurinha,,,Seudn diario foi um sucesso...
Agora estamos todos curiosos pra saber o nome que será dado aos selvagens..
Boa sorte nas proximas empreitadas...saudações cosmicas...:)

Fala Su, imagina eu, Estou MUITO ancioso para nomear estes garotos mas como já disse com a ajuda de todos do CM O que acham de uma enquete, ou um tópico de opiniões dobre o nome??
Mas de qualquer forma, vamos esperar mais um pouco OK, quero mais resultados! Valeu por tudo Susu, Sorte nos cultivos ai também!
Sir. MuiLok disse:
Muito bom homem-decalque !!!

Seu trabalho está ótimo, e estamos juntos na empreitada, acredito que será a primeira strain isolada e nomeada por usuários do CM.

Resultado perfeito de seus estudos meu camarada. Parabéns!!!

Mando as good vibes, continua firme e com fé.

abraço:):):):):)

:Dfala Sir!
Bem se será a primeira eu não sei, o importânte é todos do CM participarem(dando opiniões, etc)...

Ótimos resultados até então(esporos limpos e tudo mais), mas, a adaptação do garoto no arroz é que está dando mais trabalho... bem, não vou ficar falando muito para não perder a graça, mas as coisas estão ficando ainda mais quentes aqui!

:teo_seta_direita:Foto1 Uma palhinha para vocês!
Casing de arroz com camada de estrume e vermiculita... foto tirada neste exato momento!!! (Estou observando os resultados dos esporos limpos e me preparando para isolamentos e clonagens!)

Sugestões sempre bem vindas...


PAZ e LUZ PARA TODOS....

CM... eu te AMO!
20 Palhinha do fluh 1 SELVA.jpg
 
dê você o nome.
lembre-se de albert hoffman e os 6 mosqueteiros.
o filho é SEU.
:)
(eu tava esperaaando)
 
Fala Figurinha

Excelente trabalho, estou acompanhando seu esforço nessa pesquisa.

Quanto ao nome a sugestão é que siga o padrão utilizado na nomeclatura das raças.

Eu recebi um carimbo de um selvagem assim domado como você o fez.

O carimbo chegou as minhas mãos com o nome de NATIVO.

Eu denominei NATIVO CAMPINAS/SP, local onde o selvagem foi colhido.

Use o nome do local onde você colheu seu especíme.
 
Isso aí figura......

Saberá fazer a escolha certa do nome....

Paz e Luz !!!
 
Back
Top